Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • NADA CONTRA A USINAINFO, COMPRA, AGILIDADE, ENTREGA, EMBALAGENS, MAS COMPREI UM FERRO DE SOLDA HICARI 25W 220V E NOS PRIMEIROS RESISTORESDE 1/4W QUE SOLDEI A PONTA SE OXIDOU E SAIU A CAMADA/PELICULA DE ALUMINIO, TUDO PRETO QUE NEM A PASTA RESOLVEU....FICOU INUTILIZADO TOTALMENTE, A HICARI DEVERIA SER RESPONSABILIZADA POR ESSE CASO, ATÉ DE SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO, TERMINEI MEU TRABALHO COM UM MODELO DA FAME QUE EU TINHA QUE AINDA SERVIA. ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA ENVIAR FOTOS OU O PRODUTO PARA...
    JOSÉ MARCIO COSTA FONSECA, GRAMADO/RS
  • Mais uma compra realizada com sucesso. Como todas as vezes produto entregue sem nenhum problema e dentro do prazo. Altamente recomendado a quem procura bons produtos com qualidade. Mais uma vez parabenizo a toda equipe da Usina. Até a próxima.
    Roberto Kunieda, São Paulo/SP

Sensores

O que são sensores arduino e onde são utilizados?

Os sensores arduino são dispositivos eletrônicos com amplas capacidades de detecção de estímulos, sejam eles, movimentos, cheiros, luzes, entre outros, enviando outro estímulo sempre que...

O que são sensores arduino e onde são utilizados?

Os sensores arduino são dispositivos eletrônicos com amplas capacidades de detecção de estímulos, sejam eles, movimentos, cheiros, luzes, entre outros, enviando outro estímulo sempre que perceber o primeiro. Em geral, sensores arduino são utilizados em projetos eletrônicos maker diy, solucionando problemas do dia-a-dia, de formas mais econômicas e inovadoras.

Qual é a função de um sensor?

A função de um sensor arduino é detectar um estímulo e enviar outro, ou seja, quando ele esta devidamente programado e conectado ao microcontrolador, ele reage diante de um acontecimento para o qual foi desenvolvido. Um exemplo prático seria um sensor de fumaça, onde sempre que a detectar enviará sinais ao microcontrolador arduino para que faça alguma ação (pré-programada) diante do ocorrido.

Quais são os tipos de sensores?

Os tipos de sensores arduino mais conhecidos são capacitivos, indutivos, ultrassônicos, magnéticos, fotoelétricos, laser, entre outros, onde cada tipo de sensor apresenta suas particularidades em relação ao seu modo de funcionamento, alguns apresentando resultados mais precisos que outros.

Qual a função do sensor de proximidade?

A função do sensor de proximidade é detectar a aproximação de algo, seja um objeto ou uma pessoa, assim como o próprio nome sugere. Em batalhas robóticas o sensor de proximidade é utilizado para identificar o oponente, bem como perceber as bordas da pista, evitando que ele saia ringue.

Como funciona o sensor de cor?

O sensor de cor funciona a partir de fotodiodos que são capazes de filtrar as cores primárias (vermelha, azul e verde), os quais são responsáveis por capturar a luminosidade, filtrar as cores recebidas e gerar um sinal de onda quadrada, que é responsável por trazer as informações sobre a intensidade das cores primária, permitindo verificar a cor correta da leitura (descrição do funcionamento de um sensor de cor TCS230).

Mais Menos

205 produtos

Sensores Arduino: entenda mais sobre eles!

Todos os dispositivos de entrada podem ser classificados como sensores. Estes são componentes cuja saída (geralmente uma tensão analógica) muda de acordo com uma propriedade do ambiente circundante.

Essa mudança pode ser qualquer coisa, desde uma mudança de temperatura, gravidade, carga eletromagnética. Sensores são dispositivos incrivelmente úteis. Sem eles, o circuito elétrico simplesmente não faria muito sentido!

Você achará fácil incorporar sensores em seus projetos usando um Arduino, principalmente se eles estiverem embutidos em uma placa de circuito impresso. Na verdade, os Projetos com Arduino e sensores são muito populares entre profissionais e mesmo aqueles amadores que mexem com eletrônica.




Sensores para ArduinoSensores para Arduino de Diversos Modelos

Porém, com tantos tipos de sensores para escolher, decidir qual usar pode não ser tão simples. Hoje vamos entender melhor tudo isso e dar dicas sobre sensores e arduino para você!

Nos últimos anos temos visto um crescimento impressionante dos projetos envolvendo a plataforma microcontroladora Arduino no Brasil, fazendo a cada dia mais adeptos da utilização deste pequeno e eficiente cérebro eletrônico.

O pequeno microcontrolador que permite integrar uma diversidade gigantesca de funções, com o auxílio de pequenos sensores arduino eletrônicos, capazes de fazer as coisas mais interessantes, sendo que algumas dessas tarefas talvez não cheguem a passar em sua cabeça.

Os Sensores Arduino são acessórios essenciais para oferecer suporte ao pequeno Arduino, permitindo detectar ações e reações em determinado ambiente ou objeto, podendo também serem utilizados pelos mais variados microcontroladores até então conhecidos, como, por exemplo, Raspberry Pi, ESP32, ESP8266, Omega2, PIC, Atmel, ARM, AVR, entre outros.
 


Principais Sensores Arduino

Quando diversos ambientes de ensino introduziram noções de robóticas, desde o ensino básico com crianças e jovens, viu-se um salto elevado na procura desses produtos, o que veio a incentivar a importação de sensores arduino, trazendo tudo o que é desenvolvido na área internacional.

Entre os mais diferentes tipos encontrados, existem os que apresentam maior demanda entre o público, com especial destaque para sensores ultrassônicos, infravermelhos, de temperatura, de umidade, de gás, de poeira, de tensão, de corrente, de fluxo, de nível de líquido, entre muito outros.

Eles já estão tão integrados que estão sendo aplicados para testes na área da saúde, onde os movimentos e efeitos corporais conseguem exercer incentivos para o microcontrolador Arduino, como os sensores de pulso, sensores de batimentos cardíacos, sensores musculares, etc.

Sensores Arduino são um componente-chave em qualquer dispositivo que dependa dessas informações, como um sistema de jardinagem automatizado que abre ou fecha uma janela em uma estufa, dependendo da temperatura interna. Você encontrará frequentemente sensores de temperatura e umidade agrupados na mesma placa de interrupção.



Tipos de Sensores para Arduino
Tipos de Sensores para Arduino

Entre os tipos mais comuns de sensor de temperatura está o termostato. A maioria dos termostatos contém duas tiras metálicas, colocadas uma em cima da outra. Um muda de forma em resposta a mudanças de temperatura, fazendo com que ambos dobrem e toquem um contato próximo. Os termostatos são baratos de produzir, mas não são tão precisos quanto outros tipos de sensores sensíveis à temperatura, como termistores.

Assim como a temperatura, existem vários meios eletrônicos para medir a distância. Na maioria das vezes, eles funcionam de maneira semelhante: colocando um impulso e examinando o sinal de retorno para mudanças, bem como a ecolocalização.

Já os sensores de força e toque convertem força física em sinais elétricos. Como os outros sensores que mencionamos, eles vêm em várias variedades diferentes, cada uma adequada para uma aplicação ligeiramente diferente.

Sensores sensíveis à força são encontrados em muitos dispositivos, como telefones celulares, balanças digitais e também no seu carro, como parte do sistema de acionamento do airbag.

Tem também os sensores de luz. A forma mais simples de sensor de luz é o resistor dependente da luz, ou LDR (ou foto-resistor). A resistência do LDR cai quando exposta à luz, em comparação com o valor da resistência medido no escuro. Em outras palavras, a medição amostrada no LDR é a da resistência, e não a própria luz. Usamos e LDR em nosso girassol mecânico, que vira para o lado onde o sol estiver.



Sensores e Arduino em Projetos de Eletrônica

O Arduino é um microcontrolador de placa única. Destina-se a tornar a aplicação de objetos ou ambientes interativos mais acessíveis. O hardware consiste em uma placa de código aberto projetada em torno de um microcontrolador Atmel AVR de 8 bits ou de um ARM Atmel de 32 bits.

O Arduino é uma placa realmente divertida para a criação de projetos poderosos, como telefones celulares, controles remotos, drones, sistemas de segurança, localização e até brinquedos.

Se você deseja que o seu Arduino sinta o mundo ao seu redor, será necessário adicionar um sensor. Há uma grande variedade de sensores para escolher e cada um deles tem um objetivo específico.

Tipos de Sensores para ArduinoProjeto Girassol com Sensor de Luz


Existem muitos projetos gratuitos com Arduino e sensores na Internet, pesquisando o básico a respeito do funcionamento do Arduino e dos sensores você pode também ter suas próprias ideias do que fazer com eles.

Uma ótima ideia é usar o Arduíno junto a um sensor para medir a temperatura, e essa é uma das ideias mais aplicadas em diferentes tipos de projetos.

Também é possível fazer projeto com Arduino e sensor de luz LDR, termômetro com leds e sensor de temperatura, iluminação de LED automatizada, sensor de temperatura e umidade com alarme RGB, sensor de toque capacitivo com Arduino, projetos com sensores de movimento e muitas outras coisas úteis e divertidas.


Por que os sensores arduino são tão populares?

O Arduino é tão popular porque apresenta uma ótima relação de custo x benefício e é capaz de proporcionar diversas aplicações em razão do seu hardaware e software, fazendo com que muitas pessoas venham a utilizar, criando um banco inesgotável de exemplos de códigos e projetos de ampla utilização.

Além disso, a própria placa Arduino é um hardware de código aberto. Isso significa que, enquanto existe uma empresa chamada Arduino que fabrica placas Arduino e suporta o IDE Arduino, também existem muitas outras empresas que fabricam placas compatíveis com Arduino que também podem ser programadas no IDE Arduino.



Onde os sensores Arduino são mais utilizados?

Os sensores arduino são mais utilizados em escolas e universidades por alunos de diferentes graduações que envolvem o manejo de equipamentos eletrônicos, além de professores, inventores, profissionais do ramo da eletrônica, pessoas que fazem seus próprios projetos em casa (makers) e até mesmo em atividades industriais. Seu código aberto, preço acessível e facilidade de uso tornam os sensores e o Arduino equipamentos muito utilizados em todas as áreas.



Sensores Arduino Digitais e Analógicos

Em geral, são divididos em dois tipos, os que trabalham com sinais digitais e os que operam com sinais analógicos, onde cada tipo de função e resultado que o sensor apresenta exigirá uma comunicação diferente, definindo seu padrão de sinais. Lembrando que o Arduino possui os dois tipos de portas: analógicas e digitais.

Os sensores analógicos apresentam expressiva quantidade entre os sensores Arduino mais comuns, de forma que se comunicam de forma analógica com o microcontrolador, onde conforme a intensidade que ele estiver recebendo estímulos vai largando uma tensão, na prática podemos perceber isso em alguns sensores de obstáculos, de forma que quanto mais o sensores forem chegando perto do objeto, maior a tensão de saída, o que a depender da programação fará o Arduino tomar as mais diferentes providências.

Arduino Uno possui portas digitais e analógicas
Arduino Uno possui portas digitais e analógicas


Por sua vez, Sensores Arduino com sinais digitais, quando expostos a situações semelhantes as relatas anteriormente, enviarão um sinal lógico zero ou 1, de forma que a programação interpretará como detectado ou não detectado. Em alguns casos os sensores digitais oferecem respostas mais rápidas que os analógicos, mas se for trabalhar com ajustes mínimos o ideal vai ser um analógico.

Agora que você já conhece essa diferença básica entre os Sensores Arduino, pode navegar na Usinainfo e procurar pelo modelo de sensor que mais se adapta ao seu projeto. Aqui você encontra a maior diversidade de sensores para Arduino do Brasil para comprar, contando com os melhores preços e aquela garantia que só nós oferecemos.