Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • Gostei do ótimo atendimento e chegou antes do prazo previsto!
    João Maria Ferreira De Lacerda, ASSU-RN
  • Atendimento excelente, ótimo produto e entrega no prazo. Parabéns!
    Luka Lenz Irineu, Cerro Largo/RS

Diodo

O que é um Diodo?

Um diodo é um semicondutor que trabalha basicamente como um tipo de chave unidirecional para corrente, atuando de forma a permitir que ela flua em sentido único, impedindo de forma eficaz que a corrente flua no sentido...

O que é um Diodo?

Um diodo é um semicondutor que trabalha basicamente como um tipo de chave unidirecional para corrente, atuando de forma a permitir que ela flua em sentido único, impedindo de forma eficaz que a corrente flua no sentido contrário.

Ele também é conhecido como retificador, pois é capaz de transformar a corrente alternada (AC) em uma corrente continua pulsante (DC), sendo devidamente classificados de acordo com o tipo e com a capacidade de corrente e tensão.

O diodo tem dois terminais um positivo conhecido com ânodo e um negativo conhecido como cátodo, sendo assim, podemos dizer que o diodo é um componente polarizado e que aliás, na maioria da vez, possibilita a condução de corrente quando a tensão positiva é aplicada diretamente no terminal ânodo.

Em resumo, podemos dizer que se o diodo possibilitar a passagem de corrente ele é do tipo diretamente polarizado. Já quando ele atua na forma de um isolador não possibilitando a fluidez de corrente, dizemos que ele é reversamente polarizado.

Mais Menos

20 produtos

Qual o Símbolo do Diodo?

O símbolo do diodo padrão é representado conforme mostrado no diagrama, um triângulo adjacente à linha. O terminal que entra na borda plana do triângulo representa o ânodo e a outra extremidade, o cátodo. A corrente sempre flui de um ânodo para o cátodo, mas nunca o contrário.

Os diodos podem ser feitos de qualquer um dos dois materiais semicondutores, silício e germânio. Quando a voltagem do ânodo é mais positiva do que a voltagem do cátodo, diz-se que é polarizado diretamente e conduz prontamente com uma queda de voltagem relativamente baixa. Da mesma forma, quando a voltagem do cátodo é mais positiva do que a do ânodo, diz-se que o diodo é polarizado reversamente. A seta na simbologia do diodo representa a direção do fluxo de corrente convencional quando o diodo conduz.

Símbolo do DiodoSímbolo do Diodo

Quais são os Tipos de Diodo que existem?

Diodo Emissor de Luz (LED)

Quando a corrente elétrica entre os eletrodos passa por este diodo, a luz é produzida. Em outras palavras, a luz é gerada quando uma quantidade suficiente de corrente de encaminhamento passa por ele. Em muitos diodos, essa luz gerada não é visível, pois são níveis de frequência que não permitem visibilidade. Os LEDs estão disponíveis em cores diferentes, além de existirem LEDs tricolores (RGB) que podem emitir três cores de cada vez. A cor da luz depende da lacuna de energia do semicondutor usado.


Diodo Laser

É um tipo diferente de diodo, pois produz luz coerente. É muito utilizado em unidades de CD, DVDs e dispositivos a laser. Eles são caros quando comparados aos LEDs e mais baratos quando comparados a outros geradores a laser. A vida limitada é a única desvantagem desses diodos.


Diodo Avalanche

Este diodo pertence a um tipo de polarização reversa e opera usando o efeito de avalanche. Quando a queda de tensão é constante e independente da corrente, ocorre a quebra da avalanche . Eles exibem altos níveis de sensibilidade e, portanto, são usados para detecção de fotos.


Diodo Zener

É o tipo de diodo mais útil, pois pode fornecer uma tensão de referência estável. Eles são operados em polarização reversa e quebram na chegada de uma determinada tensão. Se a corrente que passa pelo resistor for limitada, uma tensão estável será gerada. Os diodos Zener são amplamente usados em fontes de alimentação para fornecer uma tensão de referência.


Diodo Schottky

Ele tem uma tensão direta mais baixa do que outros diodos de junção PN de silício. A queda será vista onde há baixa corrente e, nesse estágio, a tensão varia entre 0,15 e 0,4 volts. Eles são construídos de forma diferente para obter esse desempenho. Os diodos Schottky são muito usados em aplicações de retificadores.


Foto-diodo

Um foto-diodo pode identificar até mesmo uma pequena quantidade de fluxo de corrente resultante da luz. Eles são muito úteis na detecção da luz. Este é um diodo de polarização reversa e usado em células solares e fotômetro. Eles até são usados para gerar eletricidade.

Quais são as Características do Diodo?

Diodo com polarização direta

Há uma pequena queda de tensão no diodo, quando ele é polarizado diretamente e a corrente está conduzindo. Para o diodo de silício, a tensão direta é 690mV e para o germânio, 300mV é a tensão direta. A energia potencial através do material tipo p é positiva e através do material tipo n, a energia potencial é negativa.


Características do DiodoCaracterísticas do Diodo

Diodo de polarização reversa

Diz-se que um diodo tem polarização reversa quando a tensão da bateria cai completamente. Para diodo de silício, a voltagem reversa é -20μA e para germânio, -50μA é a voltagem reversa. A energia potencial através do material tipo p é negativa e através do material tipo n, a energia potencial é positiva.

Diodo de polarização zero

Quando o diodo é polarizado por zero, o potencial de tensão através do diodo é zero.

Quais são as Aplicações do Diodo?

Os diodos são amplificados na grande maioria dos circuitos de placas eletrônicas, sejam elas para simples alimentação ou não, podendo tambem ser utilizados em projetos com mircontoladores. Quando aplicados eles pode ter as seguintes aplicações e usos:

  • • Diodos como retificador
  • • Diodos no circuito de recorte
  • • Diodos em circuitos de fixação
  • • Diodos em portões lógicos
  • • Diodos em proteção de corrente reversa

Como Testar um Diodo com o Multímetro?

Testar o diodo com um multímetro é a maneira rápida e simples de verificar a saída de um diodo do circuito. Um bom diodo mostrará uma resistência extremamente alta (idealmente um aberto) com polarização reversa e uma resistência muito baixa com polarização direta. Um diodo aberto com defeito mostrará uma resistência extremamente alta (ou aberto) para polarização direta e reversa. Um diodo resistivo ou em curto com defeito mostrará zero ou uma baixa resistência para polarização direta e reversa. Um diodo aberto é o tipo de falha mais comum.

Posição de teste de diodo no Multímetro

Muitos multímetros digitais têm uma função de teste de diodo que fornece uma maneira conveniente de testar um diodo. Ele tem um pequeno símbolo de diodo para marcar a posição da chave de função. Quando configurado para teste de diodo, o medidor fornece uma tensão interna suficiente para polarização direta e polarização reversa de um diodo. Esta tensão interna pode variar entre diferentes marcas de DMM, mas 2,5 V a 3,5 V é uma faixa típica de valores. O medidor fornece uma leitura de tensão ou outra indicação para mostrar a condição do diodo em teste.


Quando o diodo está funcionando

Na Figura (a), o fio vermelho (positivo) do medidor é conectado ao ânodo e o fio preto (negativo) é conectado ao cátodo para polarizar o diodo. Se o diodo estiver bom, você obterá uma leitura entre aproximadamente 0,5 V e 0,9 V, com 0,7 V sendo típico para polarização direta.

Na Figura (b), o diodo é girado para polarização reversa, conforme mostrado. Se o diodo estiver funcionando corretamente, você normalmente obterá uma leitura de “OL”. Alguns DMMs podem exibir a tensão interna para uma condição de polarização reversa.

Teste de Diodo com Multímetro Frente e Reverso

Teste de Diodo com Multímetro Frente (Direto) e Reverso


Quando o diodo está com defeito

Quando um diodo falha na abertura, você obtém uma indicação “OL” fora da faixa para as condições de polarização direta e reversa, conforme ilustrado na Figura (c). Se um diodo estiver em curto, o medidor lê 0 V nos testes de polarização direta e reversa, conforme indicado na parte (d).

Teste de Diodo Aberto e em Curto com Multímetro

Teste de Diodo Aberto e em Curto com Multímetro