Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • Mais uma compra realizada com a mesma satisfação de sempre. Tudo certo conforme pedido. Material testado e aprovado. Obrigado a todos da Usina.
    Roberto Kunieda, Sao Paulo/SP
  • Parabéns pra Usinainfo que dispõe de vários produtos para os consumidores, eu estava procurando uma bomba de ar para uma estação de solda ar quente, já tinha procurado em vários sites, só tinha a estação completa, encontrei na Usinainfo, excelente, salvei minha estação. Produto de qualidade estou satisfeito, recomendo a todos.
    geraldo da silva, Paulo Afonso / Bahia

Ferramentas Manuais

As ferramentas manuais são ferramentas que cada vez mais conquistam seu espaço nas bancadas e caixas de ferramentas de todos, são ferramentas de fácil manuseio e possuem os preços mais diferenciados para contentar todo tipo de...

As ferramentas manuais são ferramentas que cada vez mais conquistam seu espaço nas bancadas e caixas de ferramentas de todos, são ferramentas de fácil manuseio e possuem os preços mais diferenciados para contentar todo tipo de usuário.

Considerados dispositivos bastante utilizados tanto por profissionais da área da eletrônica quanto por entusiastas, as ferramentas manuais possibilitam a manutenção e o desenvolvimento eletrônico de módulos dos mais diversificados, indo desde os processos de verificação até os processos de aplicação.

Dentre as ferramentas responsáveis pelos processos de verificação, podemos destacar os multímetros, sensores de temperatura e afins e dentre as ferramentas de aplicação, podemos destacar os ferros de solda e seus respectivos complementos. Além disto, não podemos esquecer-nos das ferramentas manuais de apoio como alicates, chaves e etc.

Para realizar um trabalho de qualidade e aumentar ainda mais o profissionalismo de seus procedimentos, tanto profissionais quanto entusiastas da eletrônica necessitam de uma bancada adequada, com ferramentas manuais de qualidade e que lhe auxiliem, estas ferramentas você encontra abaixo.

Mais Menos

387 produtos

Ferramentas manuais para eletrônica são ferramentas básicas imprescindíveis para a realização de um trabalho de eficiência e eficácia que garantem o bom funcionamento dos equipamentos eletrônicos, uma manutenção de qualidade necessita de um profissional de qualidade, e um profissional de qualidade precisa de ferramentas de qualidade.

Ter as ferramentas adequadas para cada procedimento também é a melhor forma de garantir uma  boa praticidade no trabalho diário, poupando tempo e auxiliando na execução das mais diferenciadas tarefas.

Muitas vezes nos perguntamos qual ferramenta manual é preciso comprar para compor uma bancada de trabalho de qualidade, qual modelo de alicate, qual tipo de chave, qual ferro de solda, então não perca abaixo uma breve explicação sobre cada um destes e sua devida importância.

 

Ferramentas Manuais -  Ferro de Solda 

A primeira ferramenta manual, a que com certeza não pode faltar na bancada de trabalho de nenhum profissional e até mesmo entusiasta em eletrônica é o ferro de solda. Diversos são os modelos de ferro de solda disponível no momento, normalmente variando-se de acordo com a sua potência.

Ferramentas Manuais - Ferro de Solda
Ferro de Solda

Essa é uma das ferramentas mais usadas pelos técnicos de eletrônica, o ferro de solda serve para transformar corrente elétrica em calor, fundindo uma parte metálica do estanho. Maiores informações quanto ao funcionamento deste produto você encontra na sua categoria específica, acesse: FERRO DE SOLDA.

 

Quais as aplicações do ferro de solda, entre as ferramentas manuais em uma oficina de eletrônica?

O ferro de solda possibilita a união e fixação de diversos componentes nas mais diversas placas, além de ser de grande auxilio na manutenção destas.

 

Quais as opções de ferro de solda que tenho para escolher em ferramentas manuais de eletrônica?

Ao escolher o ferro de solda deve-se saber que serão encontrados equipamento  disponível em vários modelos e potências.  A melhor forma de escolher o seu ferro de solda é estipulando inicialmente a aplicação à qual será utilizado, ou seja,  se você vai precisar de um modelo mais completo e potente ou se um ferro de solda mais simples que atende às suas necessidades.

 

Ferramentas Manuais - Alicate de Bico

O segundo produto que aparece na lista das ferramentas manuais indispensáveis na bancada de trabalho de eletrônica é o Alicate de Bico, um produto de diversas aplicações que auxilia em diversos processos de montagem e manutenção.

Ferramentas Manuais - Alicate de Bico Alicate de Bico

Considerada uma ferramenta coringa, o Alicate de Bico não poderia de ficar de fora desta lista, suas hastes alongadas são bastante úteis inclusive quando o espaço para montagem é apertado e precisamos segurar uma porca para rosquear, por exemplo, um parafuso.

 

Quais os principais usos do alicate de ponta em ferramentas manuais de eletrônica?

O alicate de ponta tem muitos usos, como:

  1. Puxar fios;
  2. Retirar componentes;
  3. Segurar componentes em posição de soldagem;
  4. Evitar que o calor da soldagem atinja um componente mais sensível;
  5. Ajudar a segurar uma peça onde os dedos não alcançam.

 

Quais profissionais devem ter um alicate de ponta entre suas ferramentas manuais?

Essa é uma ferramenta indicada para qualquer pessoa que trabalha com eletrônica, desde profissionais com oficinas elaboradas, até quem quer apenas fazer pequenos reparos em casa.

 

Ferramentas Manuais - Sugador de Solda

A terceira ferramenta manual indispensável para quem deseja trabalhar com eletrônica é o Sugador de Solda. O sugador de solda vai facilitar os mais diversificados processos de manutenção e fazer com que se ganhe Tempo e dinamismo no trabalho.

Ferramentas Manuais - Sugador de Solda
Sugador de Solda

Mais uma ferramenta manual básica de eletrônica que não pode falar na bancada de quem deseja maior qualidade em seus processos de soldagem.

 

Quais os usos do sugador de solda entre as ferramentas manuais de eletrônica?

O sugador é empregado para fazer a retirada de componentes no circuito eletrônico. Depois de derreter a solda você vai sugá-la com esta ferramenta, retirando a solda da placa de circuito impresso e possibilitando a remoção do componente em questão.

 

Como funciona o sugador de solda?

Ele é formado por um pistão que impulsiona uma mola para dentro de um tubo de plástico ou de metal, que aspira a solda quando retorna à sua posição.

 

Ferramentas manuais - Alicate de Corte

Quem trabalha com eletrônica sempre está precisando cortar alguma coisa, seja fios, terminais alongados de componentes e até mesmo rebarbas que encontramos em nossos módulos e demais dispositivos.

Ferramentas Manuais - Alicate de Corte
Alicate de Corte

O alicate de corte é indispensável, ele assegura aos seus procedimentos maior segurança e praticidade, possibilitando executar além do corte, o auxílio em processos de decapagem, por exemplo.

 

Quais os principais usos do alicate de corte em ferramentas manuais de eletrônica?

Esse alicate é muito importante para cortar os excessos dos terminais de componentes que ficam depois da soldagem, e para cortar fios.

 

Quais  profissionais precisam ter um bom alicate de corte entre suas ferramentas manuais de eletrônica?

Esse alicate é  perfeito para realizar o corte de fios e cabos e também utilizado para descascar fios. É uma ferramenta muito útil para  os profissionais de eletrônica e informática.

 

Ferramentas Manuais – Jogo de Chaves 

É praticamente impossível a manutenção de equipamentos e a abertura dos mais diversificados cases sem a utilização de uma chave fenda, Phillips e Allen, por exemplo. Como são diversos modelos de parafusos e também diversos tamanhos, a aquisição de um jogo de chaves com um apanhado das principais ferramentas manuais desta categoria é indispensável.

Ferramentas Manuais - Jogo de Chaves
Jogo de Chaves

Através de um cabo normalmente isolado que garante maior segurança aos procedimentos eletrônicos, conseguimos utilizar diversas ponteiras que são facilmente trocadas através de procedimentos simples e práticos.

 

Qual a importância das chaves de fenda e chaves Phillips que acompanham o jogo de chaves?

Essa é uma ferramenta básica que serve tanto para os profissionais que trabalham com isso quanto para aqueles que querem apenas fazer reparos em casa.  É uma das ferramentas mais importantes.

 

Quais as recomendações e aplicações para utilização da chave de fenda e Phillips?

As chaves de fenda servem para fazer ajustes de potenciômetros com eixos de fenda e só devem ser usadas para colocar e retirar parafusos de fendas, não para outros tipos de parafusos, nem como talhadeira.

Já as chaves Philips têm vários modelos e tamanhos, servem para apertar e soltar parafusos.

 

Ferramentas Manuais - Multímetro

Quem trabalha com eletrônica está todo momento tendo de lidar com eletricidade e os diferentes tipos de testes que envolvem este trabalho. Através de um multímetro podemos medir numericamente a tensão, corrente, resistência, continuidade, até aqui já provamos o quanto ampla é a aplicação deste produto e tem modelos que fazem muito mais que isto ainda.

Ferramentas Manuais - Multímetro Digital + Pontas de Prova
Multímetro Digital + Pontas de Prova

Ter um bom multímetro é muito importante e essa é outra ferramenta manual básica em eletrônica, a escolha do melhor modelo, porém vai depender da aplicação desejada e dos testes que serão necessários. Para aplicações do cotidiano, modelos mais simples satisfazem totalmente as necessidades de qualquer usuário.

Maiores informações quanto ao funcionamento deste produto você encontra na sua categoria específica, acesse: MULTÍMETRO.

 

Quais os usos do multímetro entre as ferramentas manuais de eletrônica?

O Multímetro mede e avalia a resistência elétrica e demais medidas elétricas tanto de redes de corrente contínua quanto alternada.

 

Ferramentas Manuais de Eletrônica: Concluindo

Ferramentas manuais de certas é essencial para você fazer um bom trabalho em eletrônica,  isso é válido tanto para profissionais da área quanto para aquelas pessoas que só querem fazer uma manutenção em sua casa.

 

Quais outras ferramentas manuais de eletrônica que eu também preciso ter na minha bancada?

Além das ferramentas que citamos você também pode ter um alicate descascador de fios,  que te ajuda a desencapar fios. Também é interessante que você tenha um bom martelo e uma boa ferramenta de corte, como uma serra para metal. Tenha também um martelo de borracha para dar batidas leves e uma morsa para te ajudar a limar, cortar ou dobrar peças de metais.