Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • NADA CONTRA A USINAINFO, COMPRA, AGILIDADE, ENTREGA, EMBALAGENS, MAS COMPREI UM FERRO DE SOLDA HICARI 25W 220V E NOS PRIMEIROS RESISTORESDE 1/4W QUE SOLDEI A PONTA SE OXIDOU E SAIU A CAMADA/PELICULA DE ALUMINIO, TUDO PRETO QUE NEM A PASTA RESOLVEU....FICOU INUTILIZADO TOTALMENTE, A HICARI DEVERIA SER RESPONSABILIZADA POR ESSE CASO, ATÉ DE SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO, TERMINEI MEU TRABALHO COM UM MODELO DA FAME QUE EU TINHA QUE AINDA SERVIA. ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA ENVIAR FOTOS OU O PRODUTO PARA...
    JOSÉ MARCIO COSTA FONSECA, GRAMADO/RS
  • Mais uma compra realizada com sucesso. Como todas as vezes produto entregue sem nenhum problema e dentro do prazo. Altamente recomendado a quem procura bons produtos com qualidade. Mais uma vez parabenizo a toda equipe da Usina. Até a próxima.
    Roberto Kunieda, São Paulo/SP

Jaleco Antiestático

O que é o Jaleco Antiestático?

O Jaleco Antiestético é um equipamento de proteção individual desenvolvido especialmente para garantir maior segurança durante a manutenção de equipamentos eletrônicos, impedindo que ocorram danos em razão da...

O que é o Jaleco Antiestático?

O Jaleco Antiestético é um equipamento de proteção individual desenvolvido especialmente para garantir maior segurança durante a manutenção de equipamentos eletrônicos, impedindo que ocorram danos em razão da energia estática.

Por que utilizar o jaleco antiestático?

É preciso utilizar o jaleco antiestético porque o corpo humano é um grande produtor de energia estática, podendo armazenar altas cargas que ao entrarem em contato com placas e circuitos sensíveis acabamos danificando-as, impossibilitando o conserto. O jaleco proporciona o efeito blindagem (gaiola de faraday).

Como lavar o jaleco antiestático?

Para lavar o jaleco antiestático utilize detergente neutro, água com Ph7 em temperaturas inferiores a 70°C graus. Vale lembrar que durante a lavagem não deve friccionar contra superfície abrasiva. Apresenta vida útil media de 90 a 120 lavagens.

Por que usar um jaleco antiestático?

O Jaleco antiestático precisa ser utilizado para proteger usuário de descargas elétricas e serve também para proteger equipamentos que estejam ao redor, pois ele contém fio de carbono em sua composição que serve dissipar a carga.

Mais Menos

9 produtos

Jaleco Antiestático: entenda a importância de ter o seu!

Hoje nós vamos falar sobre jaleco antiestático, explicar o que é esse equipamento e destacar a importância da sua utilização no seu dia a dia de trabalho, ou seja, na sua oficina em casa ou no trabalho.

Sempre destacamos a importância de que você precisa se cuidar no seu trabalho com equipamentos de segurança adequados. Quem trabalha com eletrônica lida diariamente com correntes elétricas e diversos equipamentos que exigem cuidado e atenção em seu manuseio.

Jaleco Antiestático Protege Durante as Manutenções

Jaleco Antiestático Protege Durante as Manutenções


Além disso, é preciso usar também os equipamentos de proteção adequados para garantir a sua integridade, a de outras pessoas ao seu redor e a dos seus equipamentos. É exatamente sobre um equipamento de proteção individual (EPI) que nós vamos falar hoje. O jaleco antiestático. Entenda melhor sobre esse EPI com a gente a seguir.

Como o jaleco antiestático é desenvolvido?

O jaleco antiestático apresenta uma barreira condutora e estática de proteção entre descargas eletrostáticas (ESD) que emanam do seu corpo e todos os componentes eletrônicos que você pode estar perto. Fabricadas com tecido dissipativo estático, esses EPIs também resistem a serem carregados com eletricidade estática.

Para entendermos melhor sobre esse tipo de jaleco, vejamos as propriedades de blindagem estática. Qualquer coisa que seja feita de um material condutor serve potencialmente para uma função de "blindagem estática". Os condutores protegem a estática porque atraem elétrons. Uma vez que o elétron está no condutor, ele pode ser aterrado pelo condutor.

O aterramento é o que impede que a estática se acumule nas superfícies e ESD (descargas eletrostáticas). No jaleco antiestático, a passagem de carbono é costurada em uma grade na superfície do algodão ou poliéster em uma colcha de retalhos.

Assim como uma cerca protege um quintal, o padrão de grade em rosca de carbono preto evita que os elétrons estáticos em seu corpo "pulem" através da blusa, à medida que as descargas eletrostáticas (ESD) e as correntes elétricas e eletrônicas próximos sejam atraídos para o seu corpo.

Por que é importante usar um jaleco antiestático em conjunto com outros equipamentos de segurança de aterramento, como uma manta ou pulseira?

O Jaleco antiestático, como uma peça de controle estático possui condutividade embutida, sempre existe o perigo potencial de que a pessoa que a usa possa se tornar um condutor flutuante isolado se não estiver aterrado. É por isso que é sempre importante usar roupas ESD em conjunto com mantas e pulseiras antiestáticas adequadamente aterrados nas estações de trabalho.



Energia Estática é Altamente Potencial a DanosEnergia Estática é Altamente Potencial a Danos em Equipamentos

Quais os principais cuidados que eu devo ter para manter o meu jaleco antiestático?

É importante lavar e secar suas roupas ESD corretamente. Com o tempo, quase todas as peças de controle estático perdem sua condutividade devido a lavagens repetidas.

No entanto, a exposição ao calor do secador pode derreter a passagem de carbono; os alvejantes podem corroer a passagem de carbono e o uso de detergentes aniônicos pode remover os íons positivos no tecido de algodão ou poliéster da peça.

Consequentemente, essas interações podem tornar esse tipo de jaleco predisposto a carregar uma carga negativa em uso futuro.

Utilize o Jaleco Antiestático e Proteja-se!

É importante salientar que o jaleco antiestático ajuda a reduzir o problema, mas não é a solução para 100% dos casos, portanto, usa-lo não dispensa outros equipamentos de segurança, principalmente o fio terra e outros aterramentos na sua estação de trabalho.

Portanto, jaleco antiestático funciona como um tipo de roupa isolante, de modo semelhante a uma roupa cirúrgica para um médico e outras vestimentas de proteção de trabalho. A distinção do jaleco antiestático é que é uma peça de roupa pensada para pessoas que trabalham com eletrônica.

Desta forma, precisa estar protegida contra diversos tipos de correntes elétricas e outras situações que envolvam o uso de aparelhos eletrônicos e energia.


Utilização do Jaleco AntiestáticoUtilização do Jaleco Antiestático com Proteção Adequada

Basicamente, o jaleco antiestático protege você de uma descarga eletrostática (ESD), um fenômeno que normalmente é causado pela interação entre homem e objeto. A descarga eletrostática acontece em razão de um de balanceamento dos elétrons, e esse fenômeno pode ser influenciado pelo tipo de material, da velocidade de contato e da separação dos corpos, ou seja, trata-se de uma Interferência eletromagnética.

Evidentemente, esse é um fenômeno muito perigoso para quem trabalha com eletrônica sem equipamento de segurança, como o jaleco antiestático. E também pode ser prejudicial a durabilidade dos seus equipamentos.

Quando há uma transferência de carga entre dois objetos desta forma e não há um aterramento adequado, o objeto em questão pode ter a sua vida útil reduzida, o seu funcionamento prejudicado ou até mesmo pode para de funcionar.

Quais outros cuidados, além de usar o jaleco antiestático, que eu posso ter para prevenir esse tipo de fenômeno eletromagnético na minha oficina?

É muito importante que você evite a presença de materiais com alta concentração de carga. Outra estratégia é fazer o aterramento de todos os materiais condutivos pessoais e essenciais para que a descarga eletrostática não ocorra em outro objeto.
Lembre-se de tomar cuidado durante qualquer tipo de transporte de material e estocagem. Além disso, utilize embalagens apropriadas para a prevenção de descargas eletrostáticas.

Como vimos, o jaleco antiestático é um equipamento de segurança básico para quem trabalha com eletrônica e qualquer tipo de trabalho que envolva o manuseio de objetos eletricamente carregados ou que possam assim ficar. Vai trabalhar com eletricidade e eletrônica? Adquira antes seu jaleco antiestático mesmo que o seu trabalho seja um hobby. Sua segurança em primeiro lugar!