Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • Gostei do ótimo atendimento e chegou antes do prazo previsto!
    João Maria Ferreira De Lacerda, ASSU-RN
  • Atendimento excelente, ótimo produto e entrega no prazo. Parabéns!
    Luka Lenz Irineu, Cerro Largo/RS

Estação Meteorológica com Arduino

A Estação Meteorológica Arduino é um equipamento de precisão amplamente utilizado em portos e aeroportos, permitindo definir parâmetros do tempo, por exemplo, bem como a análise de condições de temperatura, direção e velocidade do vento,...

A Estação Meteorológica Arduino é um equipamento de precisão amplamente utilizado em portos e aeroportos, permitindo definir parâmetros do tempo, por exemplo, bem como a análise de condições de temperatura, direção e velocidade do vento, índice das chuvas, entre outros.

Ano após ano, a popularidade da estação meteorológica cresceu muito, de forma que começaram a aparecer diversos interessados em ter uma em sua própria casa, mostrando assim que não são apenas profissionais e agricultores que estão focados nas condições climáticas.

O principal desafio era construir um modelo de baixo custo e fácil montagem, o que foi possível com a utilização do famoso microcontrolador Arduino, ele permitiu que a  Estação Meteorológica Arduino viraliza-se de uma forma esplêndida, apresentando resultados em tempo real com custo relativamente atrativo.

Em ambientes domésticos e de cultivo, ela consiste de duas partes principais: os sensores que medem a temperatura, velocidade e direção do vento, umidade, precipitação de chuvas; e a unidade de exibição dos resultados em local conveniente para o projetista.

O sensor responsável pela medição da velocidade do vento é o anemômetro Arduino, ele consiste em um equipamento com tipicamente 3 “conchas”, as quais giram de acordo com o vento que estiver soprando, possibilitando por meio do seu sensor e da interpretação do Arduino, definir a velocidade do equipamento em um exato momento.

Por sua vez, o indicador de direção do vento permite definir em que direção o vento está soprando, seja ele em qualquer posição geográfica de norte a sul, abrangendo os 360° da Rosa dos Ventos. Ainda encontramos o sensor de temperatura e umidade do ar que deve estar devidamente alocado em um alojamento especifico para tal finalidade, visto que a influência do vento, do calor e da luz solar pode afetar os dados apresentados.

Resta ainda a presença necessária de um Pluviômetro Arduino para permitir definir com exatidão o índice de precipitação das chuvas em determinado local, onde atua de modo rápido e prático junto à Estação Meteorológica Arduino.

Para transmitir os dados é possível utilizar junto à Estação Meteorológica Arduino um módulo wireless para transmissão dos dados, um emissor e um receptor infravermelho, um módulo GSM, um módulo Wifi ou um Xbee, tudo vai depender da distância entre a origem dos dados e o destinatário.

Mais Menos

8 produtos

Estação Meteorológica Arduino

Você sabe o que é Estação Meteorológica com Arduino e o que ela pode fazer? É provável que você já tenha se deparado com alguma e não tenha se dado conta disso.

Em alguns lugares, como aeroportos e também portos, é necessário se ter um conhecimento do tempo e clima para que vidas humanas não corram riscos.

Muito usadas também por pesquisadores, projetista e cientistas, a estação meteorológica com arduino será detalhada neste texto.


O que é a Estação Meteorológica Arduino? 

A Estação Meteorológica Arduino é a responsável por fornecer para pesquisadores, cientistas e outros que necessitam do recolhimento de dados meteorológicos, em um breve resumo, as condições climáticas para que seu projeto possa ser executado.



Estação Meteorológica Arduino Compacta
Estação Meteorológica Arduino Compacta



Ela pode ser equipada com diversos instrumentos e também sensores eletrônicos para que sejam feitos medições e registros das variáveis climáticas.


Para que serve a Estação Meteorológica Arduino?

A Estação Meteorológica Arduino serve para o fornecimento de dados climatológicos que são utilizados para que seja feita a previsão do tempo de forma mais precisa, que pode ser facilmente acessada pela Internet e analisada de qualquer lugar.

Vale lembrar que estações meteorológicas também podem ser conhecidas por “estações climatológicas”. Graças a tecnologia presente no nosso dia a dia, é possível que programas de computador possam integrar dados climáticos coletados, e desta forma, tornar possível a apresentação dos dados para a previsão do tempo.

A maioria das estações mais tecnologicamente avançadas, fazem com que os dados sejam enviados para computadores remotos por linhas telefônicas, redes de GSM e vários outros meios de transmissão de dados.

A sua utilidade da estação tecnológica com arduino vai bem mais além que ser fontes de dados sobre o clima para a mídia. Ela pode ser útil também para o dia a dia de pessoas comuns, mas que tem um certo interesse na área em geral de pesquisa ou que apenas desejam saber por conta própria a previsão do dia, para se planejar melhor.


Quais são os tipos de Estações Meteorológicas?

Existem dois tipos principais de estações meteorológicas, confira nos tópicos a seguir.


Estações Meteorológicas Automáticas

Neste tipo de estação o agrupamento de dados é fornecido totalmente de uma forma automatizada. Quando se trata de uma Estação Meteorológica Arduino automática, os sensores presentes nela podem emitir sinais elétricos.

Esses sinais são recebidos por sistemas de aquisição de dados (também conhecido como datalogger), a fim de possibilitar um armazenamento e processamento do maior número de dados informados possíveis.




Estação Meteorológica Arduino Automática
Estação Meteorológica Arduino Automática



Assim é possível que os usuários da estação automatizada economizem o tempo e consigam dados precisos de forma mais rápida.


Estações Meteorológicas Convencionais

Essas estações precisam da presença diária de alguma pessoa para que seja realizada a coleta de todos os dados medidos por ela.

Entre todos os instrumentos que fazem a composição desta estação, podemos citar os termômetros, sistema mecânico de registro, como o termo higrômetro, algum pluviômetro e até mesmo um anemômetro.

Elas podem ser classificadas com base na sua finalidade e também do número de variáveis obtidas pela observação da estação e seus pesquisadores em questão.



Qual a Função da Estação Meteorológica Arduino?

A função da estação meteorológica com arduino é importante em diversos meios, principalmente no meio da agricultura ou de plantações independentes, onde modelos profissionais são utilizados no planejamento dos portos e aeroportos com previsões do tempo, incluindo direção e velocidade do vento, temperatura e umidade relativa do ar, além da medição das chuvas.

Variações na atmosfera que são medidas por estações meteorológicas possuem uma grande influência direta na produtividade da maioria das plantações.

Com uma estação meteorológica com arduino é possível que você possa mensurar os mais diversos fatores que possuem influência na gestão de atividades presentes em uma fazenda, como por exemplo:

● A direção que os ventos predominam;
● Precipitações acumuladas em uma safra;
● Temperatura de um determinado período e outros.

Estação Meteorológica Arduino Utilizada na Lavoura
Estação Meteorológica Arduino Utilizada na Lavoura


Monitorar todas as variáveis possíveis no presente momento também é deveras importante para que a decisão mais sábia seja tomada dentro do campo. Além disso, faz com que o maior registro das variáveis recolhidas ofereça um maior suporte para que o planejamento agrícola se torne cada vez mais eficaz.

A propósito, com uma estação meteorológica também se torna possível realizar o manejo de irrigação. Visto que com o uso dos dados registrados pela Estação é possível saber a quantidade necessário da entrada e saída para suas plantas.

Essa queda tem como função o suprimento da água para sua planta e o processo de evapotranspiração possui a função da perda de água pela planta.

Todos esses pontos citados atuam de forma conjunta para que as informações criadas por uma Estação Climática se tornem uma peça essencial para o sucesso agrícola.



Produtos utilizados para criar uma Estação Meteorológica Arduino

Para se montar uma estação meteorológica com arduino são necessários alguns equipamentos, obviamente, mas não se preocupe, é possível ainda ter uma criada por conta própria. Outra possibilidade é comprar uma já pronta e com segurança de qualidade na UsinaInfo, se for da sua preferência.

Os instrumentos que podem compor uma Estação Climática são os seguintes:
  • ● Arduino Uno
  • ● Ethernet Shield;
  • ● DHT22;
  • ● BMP180;
  • ● Anemômetro;
  • ● Pluviômetro.

Como dito, é possível com esses equipamentos realizar a construção por conta própria de uma estação meteorológica com base no uso do Arduino.

Cada peça dessa tem uma função importante, confira quais são a seguir.


Ethernet Shield

O controle de sensores ou o envio das informações de forma remota é de fato um objetivo alvo de quem se torna usuário de um Arduino.

Arduino Ethernet é um tipo de dispositivo pode possibilitar o acesso às informações com a ajuda da sua rede local.

Além disso, o Arduino Ethernet tem acesso a conexão com internet, o que possibilita o monitoramento de qualquer canto do mundo.


Sensor de Umidade e Temperatura DHT22

Este é um sensor que mede temperatura e umidade relativa. O DHT22 é um sensor que faz uso de dois pinos que tem como objetivo a alimentação e um só pino que é responsável pelo envio dos dados.


Sensor de Pressão BMP180

O sensor BMP180 tem como característica, ser de pressão e também por fornecimento de temperatura. Ele faz a utilização de dois pinos de alimentação e também dois pinos para o envio de dados, esses por I2C.


Anemômetro Arduino

O anemômetro vem do grego “anemus”, que significa vento, dado esse nome e significado, ele é o instrumento que tem como função medir a velocidade do vento, possibilitando que essa informação seja convertida em Km/h.


Anemômetro da Estação Meteorológica Arduino Anemômetro da Estação Meteorológica Arduino 


Pluviômetro Arduino

Pluviômetro é um sensor meteorológico que tem como função recolher e medir, em milímetros lineares, uma determinada quantidade de líquido ou sólido brusco em um certo tempo e local.



Exemplos de Utilização da Estação Meteorológica Arduino

A criação de estações meteorológicas com arduino, podem englobar os mais variados projetos, que também possuem grande importância para a sociedade, como:

  • ● Projetos de criação e ensino em escolas;
  • ● Uso dessa estação para controle e monitoramento de plantação;
  • ● Uso para estudos mais avançados;
  • ● Uso no dia a dia de pessoas que são entusiastas das mudanças climáticas.

Como já mencionado, o uso das estações meteorológicas com Arduino são fáceis de criar e também podem auxiliar bastante você.