Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • Gostei do ótimo atendimento e chegou antes do prazo previsto!
    João Maria Ferreira De Lacerda, ASSU-RN
  • Atendimento excelente, ótimo produto e entrega no prazo. Parabéns!
    Luka Lenz Irineu, Cerro Largo/RS

Válvulas Solenoides

A Válvula Solenóide é um dispositivo eletrônico utilizado em conjunto com microntroladores Arduino, Raspberry Pi e relés para fazer a interrupção ou permitir a passagem de líquidos em projetos robóticos e de automação residencial.

A Válvula Solenóide é um dispositivo eletrônico utilizado em conjunto com microntroladores Arduino, Raspberry Pi e relés para fazer a interrupção ou permitir a passagem de líquidos em projetos robóticos e de automação residencial.

Internamente possui um dispositivo eletrônico que abre, permitindo a passagem de água ou outros líquidos sempre que for acionada, isso porque, no geral possui estado de NF (normalmente fechada), ou seja, quando não for fornecido nenhum tipo de energia vai manter a passagem interrompida.

A Válvula Solenóide pode ser considerada um dispositivo de segurança em projetos que envolvam sistemas de alarme, por exemplo, liberando a passagem de água para dispositivos do tipo sprinkler, de forma a combater princípios de incêndio, ou mesmo em projetos que envolvam irrigadores de jardim, projetos de carros de bombeiro, máquinas de suco automáticas e etc.

As principais diferenças estão nos tipos de conectores, a maioria dos modelos possui conexão do tipo espigão para mangueiras, além de ponteiras com roscas compatíveis com canos de ½” e ¼” disponibilizadas nas redes de água das distribuidoras.

Outra característica fundamental da Válvula Solenóide está nos tipos de tensão de trabalho, possuindo modelos que trabalham com tensão alternada de 127V ou 220V AC, além de modelos que trabalham com tensão contínua de 12V DC.

Mais Menos

16 produtos

Válvulas Solenoides - Saiba tudo sobre!

Vamos falar das Válvulas solenoides, elas são válvulas utilizadas largamente em diversas plantas industriais. Nesse artigo você vai conhecer mais das suas funções e o porquê que ela é tão útil, o que exatamente ela é, seus derivados e outros.

O que é a Válvula Solenoide?

A válvula solenoide é um tipo de dispositivo eletromecânico que abre e fecha a passagem de um fluxo de água e outros líquidos semelhantes, sendo composta de duas partes principais: o corpo da válvula e a bobina solenoide.

A estrutura corporal é composta pela sua tampa, mola e diafragma, além do seu corpo, claro. Essa estrutura conta com a sua função mecânica no conjunto total da válvula solenoide.

Já a bobina é composta principalmente de fio de cobre. Esse fio é devidamente enrolado na bobina, com o centro dela livre. A bobina por sua vez é considerada a peça mais importante desta válvula.

Válvulas Solenoide com Saída 3/4, 1/2 e 1/4

Válvulas Solenoide com Saída 3/4, 1/2 e 1/4

Como utilizar a Válvula Solenoide?

A Válvula solenoide pode ser utilizada de várias formas, em geral, a sua aplicação é dada em qualquer ação que se necessite de um controlador da passagem de fluidos com ativação elétrica.

Esse dispositivo é de extrema importância para a automação industrial, permite que as ações de fechar, dosear, mesclar ou até mesmo a distribuição de qualquer fluxo (líquido, gás e óleo) sejam feitas de forma automática, com controle e segurança.

Além de ser possível usá-las no lugar de uma válvula maior, como as de esfera eletricamente acionada. Essa tem como vantagem o menor uso de espaço pela peça. Este tipo de operação também é muito mais rápido e eficiente que outras tecnologias presentes em outros tipos de válvulas.

Como Controlar a Válvula Solenoide?

A válvula solenoide é controlada por meio de um microcontrolador, Arduino, por exemplo, onde após receber determinada carga elétrica, puxa um pino em seu interior, fazendo com que a passagem de líquidos ou gases seja liberada, assim que alimentação é interrompida o pino volta ao estado original.

Em casos como esses, às vezes o uso de outro componente se faz necessário para o controle da pressão ou até de um fluxo em específico em uma máquina ou equipamento industrial, por exemplo, com a finalidade de manter condições de trabalho seguras.

Estão presentes no mercado válvulas que são proporcionais, essas integram uma regulação da pressão e do fluxo que estão incorporadas apenas em um só equipamento.

Existem sinais de entradas que são mais usados, este é o sinal de loop de aproximadamente 4mA até 20mA, que uma grande porcentagem das indústrias utiliza. As válvulas também são comumente controladas pelo PLC (controlador lógico programável) ou algum sistema de funções parecidas.

Funcionamento da Válvula Solenoide

Qual a finalidade da Válvula Solenoide?

A finalidade da válvula solenoide é fazer o controle do fluxo de líquidos, permitindo a passagem e interrupção sempre que necessário, podendo ser aplicado em funções industriais e domésticas.
Ela pode administrar com excelência e maestria diversas funções, de forma a garantir que sejam realizadas em seguranças e boa administração o percurso de vários fluidos, como em acontece em plantas industriais.

A válvula solenoide também é indicada para trabalhar com equipamentos que estão sob alta e baixa pressão, por proporcionar uma maior durabilidade e confiabilidade durante os processos em uma indústria. Para detalhes, sempre consulte as especificações técnicas de cada modelo.

Classificação da Válvula Solenoide

A classificação da válvula solenoide varia de acordo com o tipo de ação que se executa. Estas ações podem ser diretas ou indiretas, a depender do seu tipo de operação.

Para a baixa habilidade e pequenas aberturas, deve se utilizar as válvulas de ação direta, já as válvulas de ação indireta, controladas por um piloto, são usadas em agrupamentos de grande porte.

No meio da linha de produtos de válvulas solenoide em que se trabalham no Brasil, existe uma linha singular que recorre aos outros variantes modelos: a válvula de 2, 3, 4 ou 5 vias.
Cada um desses modelos é utilizado para uma tarefa exata, elas são:

● Duas vias - controlar o fluido e a automação pneumática;
● Três vias - desvios e convergência entre fluxos;
● Quatro e Cinco vias - atuação de cilindros e atuadores de ação dupla.

Descubra agora as principais diferenças entre os tipos dessa válvula e saiba em que contexto elas devem ser utilizadas, confira a seguir.

Tipos de Válvulas Solenoides

A válvula solenoide pode ser construída de materiais variados, e por isso, cada material escolhido para suas características químicas e o seu custo.

O material que é utilizado como a base desta válvula não depende apenas do líquido que ela irá controlar, mas também do ambiente em que será criada, visto que eles algumas vezes podem ser corrosivos, perigosos ou estéreis.

O material utilizado no corpo e da tampa da válvula devem ser verificados sempre se são os adequados para o contexto para que não ocorra um descarte antecipado da válvula solenoide.

Válvula Solenoide para Água x Válvula Solenoide para GásVálvula Solenoide para Água x Válvula Solenoide para Gás

Solenoides de Latão

Já pelo seu nome, a válvula solenoide tem como estrutura principal uma tampa de latão, com exceção a mistura de elementos internos de latão e aço inoxidável, que entra constantemente em contato com um líquido que está presente no interior da válvula.

Solenoide de Aço Inoxidável

As válvulas solenoide com o corpo feito de aço inox, tem como estrutura base o aço inoxidável AISI304 ou AISI316, com uma mistura intrínseca de vários tipos de aço inox. Os tipos de aço inoxidável que em boa parte dos casos terá contato direto com o líquido presente na válvula são os: AISI302, AISI304 e 430F.


Solenoides de Bronze

Esse tipo de válvula possui corpo de bronze e é uma fusão de elementos químicos entre aço inox, a liga metálica que é o latão, aço inoxidável 302, 304 e o 430F.

Solenoide de Polímeros

A válvula solenoide de polímeros (popularmente conhecido como válvula solenoide corpo de plástico) está à disposição em uma diversidade de materiais de válvulas de nylon de custo menor para sistemas de água, eletrodomésticos e conjuntos agrícolas de uso em geral, através de uma válvula solenoide feita de plástico do tipo PVC, PP, PVDF e PTFE que são feitos para os ácidos e álcalis hostilizados e corrosivos.

Válvula Solenoide para Alta Pressão

Essas válvulas solenoides foram criadas exatamente para execuções de alta pressão, com um corpo mais rigoroso, tubo central, proteção e normalmente um eletrodo, e ele é mais poderoso.

Estas práticas de alta pressão necessitam de um tratamento mais cuidadoso e atenção às pressões máximas e mínimas, quantidade requerida, materiais de construção, confrontação química, função, tamanho e tensão de controle. Sempre consulte as especificações de cada produto para ver se atende sua necessidade.

Qual a diferença entre as válvulas solenoides?

A diferença das válvulas solenoides, além do material de fabricação, é o fato de serem normalmente abertas (NA) e normalmente fechadas (NF). A Válvula NA quando não esta energizada deixa passar o fluxo pelo seu interior, sempre que energizada ela muda de estado e fechando o caminho.

A Válvula NF é o contrário da NA, sempre que não esta energizada o fluxo esta interrompida e quando alimentada libera a passagem, por isso, sempre preste atenção no momento da escolha.