Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • NADA CONTRA A USINAINFO, COMPRA, AGILIDADE, ENTREGA, EMBALAGENS, MAS COMPREI UM FERRO DE SOLDA HICARI 25W 220V E NOS PRIMEIROS RESISTORESDE 1/4W QUE SOLDEI A PONTA SE OXIDOU E SAIU A CAMADA/PELICULA DE ALUMINIO, TUDO PRETO QUE NEM A PASTA RESOLVEU....FICOU INUTILIZADO TOTALMENTE, A HICARI DEVERIA SER RESPONSABILIZADA POR ESSE CASO, ATÉ DE SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO, TERMINEI MEU TRABALHO COM UM MODELO DA FAME QUE EU TINHA QUE AINDA SERVIA. ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA ENVIAR FOTOS OU O PRODUTO PARA...
    JOSÉ MARCIO COSTA FONSECA, GRAMADO/RS
  • Mais uma compra realizada com sucesso. Como todas as vezes produto entregue sem nenhum problema e dentro do prazo. Altamente recomendado a quem procura bons produtos com qualidade. Mais uma vez parabenizo a toda equipe da Usina. Até a próxima.
    Roberto Kunieda, São Paulo/SP

Dimmer para Arduino

O que é o Dimmer Arduino?

O Dimmer Arduino é um mecanismo feito com o objetivo de oferecer ao seu usuário o poder de controlar a iluminação das lâmpadas, de modo a variar a iluminação entre mais claro e mais escuro. Ele também oferece maior...

O que é o Dimmer Arduino?

O Dimmer Arduino é um mecanismo feito com o objetivo de oferecer ao seu usuário o poder de controlar a iluminação das lâmpadas, de modo a variar a iluminação entre mais claro e mais escuro. Ele também oferece maior controle em relação à quantidade de energia que se é repassada para uma lâmpada ou mais. Dessa forma, ele proporciona um ambiente mais agradável e assim é gerada uma maior economia de energia.

Como funciona o Dimmer Arduino?

O Dimmer Arduino funciona controlando a quantidade de energia que entre e sai de seus terminais, podendo apresentar ajuste por meio de um microcontrolador ou de forma manual por meio de um potenciômetro integrado, a depender do modelo.

Posso utilizar o Dimmer Arduino para controlar a velocidade de um motor?

Sim, é possível utilizar o Dimmer Arduino para controlar a velocidade de um motor de forma segura, no entanto, é preciso lembrar que o dimmer foi projetado para controlar cargas resistivas e não motores. Quando utilizado com motores ele permite o controle do RPM, mas não apresenta resultados tão precisos como em cargas resistivas (como lâmpadas incandescentes, por exemplo).

O Dimmer funciona apenas com Arduino?

Não, o dimmer pode ser utilizado com Arduino ou outros microcontroladores compatíveis, permitindo o ajuste da carga eletronicamente. Vale relembrar que existem modelos que não precisam de microcontroladores para funcionar, permitindo que a carga seja ajustada manualmente pelo próprio usuário.

Mais Menos

5 produtos

Conhecendo o Dimmer Arduino

É muito importante conhecer o Dimmer Arduino e saber porque ele é uma ferramenta que pode ser muito útil para você. Quer criar algumas decorações ou até mesmo ter uma economia visível na conta de energia todo mês? O Dimmer arduino pode ser uma ótima solução.

Ele pode ser aplicado em diversas coisas, neste material você vai saber mais sobre como fazer um bom uso dele e ainda fazer uma bela junção com o arduino, que vai facilitar ainda mais o seu projeto.

O Dimmer Arduino é uma forma simplificada e barata de dimerizar os mais diversos tipos de sistemas elétricos, sejam eles de iluminação ou por meio de motores, tornando essa árdua tarefa em uma prática simples e eficaz.

A origem da palavra dimmer vem do inglês “dimmer” que significa a possibilidade que um dispositivo elétrico tem de ser dimerizado, onde torna-se possível controlar eletricamente a intensidade luminosa e a corrente de consumo.

Dimmer Arduino com Ajuste Eletrônico e Manual

Dimmer Arduino com Ajuste Eletrônico e Manual



Existem alguns modelos que funcionam de forma manual, ou seja, após fazer a instalação elétrica, utiliza-se um pequeno potenciômetro integrado a placa, que é capaz de reduzir a energia que está passando pelo circuito.

Outra opção é a utilização de um Dimmer Arduino, ou seja, para ele funcionar é necessário a interferência de um microcontrolador, precisando de um Arduino, um Pic ou um Raspberry Pi, por exemplo. Esse modelo automatizado é ideal para quem deseja tornar essa função automática, permitindo que todos os ajustes sejam feitos em determinadas condições ou horários, por exemplo.

Uma dúvida frequente de muitos usuários é a aplicabilidade do Dimmer quanto aos tipos de sistemas que podem ser aplicados. No geral, ele é indicado para o controle da luminosidade de lâmpadas incandescentes, não podendo ser utilizado em lâmpadas de led ou fluorescente, por exemplo, já que esses tipos de iluminação não podem dimerizados.

Outra aplicação é no controle da rotação de motores elétricos, no entanto, não são todos que podem ser dimerizados, isso porque, o dimmer trabalha com cargas resistivas. Mesmo assim, se a carga for indutiva vai funcionar com alguma perda de eficiência, se comparada ao tipo primeiramente indicado.


Exemplos de usos de um Dimmer Arduino

Confira um ótimo exemplo de utilização do Dimmer Arduino na modificação e controle da iluminação que você deseja:
No final da madrugada, pode-se usar o dimmer para adaptar a luz do seu cômodo ao necessário, para se preparar para a chegada do amanhecer. Ou também é possível o inverso disso, como adaptar a iluminação necessária para o ambiente para a chegada do anoitecer.

Além de permitir o controle da iluminação de um determinado ambiente da forma que desejar e da maneira que necessitar. O dimmer serve também para você usufruir dele apenas como decoração de cômodo, e faz com que exista um controle da iluminação do local para determinadas ocasiões.


Vale lembrar, que o dimmer só consegue oferecer tamanho controle de energia com poder de bloqueio, por causa da regulagem dos disparos que é organizada pelo Arduino, Raspberry e outros.


Como funciona o Dimmer?

Os modelos de dimmers que são mais antigos, funcionam apenas com um resistor variável. Isso quer dizer que eles basicamente são um potenciômetro que limita a passagem da corrente elétrica que vai até a lâmpada.

A limitação de uma corrente elétrica ocorre pela variação de resistência do potenciômetro. Portanto, o quão maior for a resistência, maior será a oposição da passagem de corrente elétrica.

De acordo com a lei de Ohm, é possível ser feito um cálculo da queda da tensão de um potenciômetro e também da sua potência já dissipada. Porém, isso se tornar um dos maiores problemas de antigos modelos dimmers.

Ajuste do Dimmer Arduino com PotenciômetroAjuste do Dimmer Arduino com Potenciômetro



Um dos pontos mais favoráveis de se ter um controle sobre a intensidade de alguma iluminação, é melhorar ao máximo seu consumo de energia elétrica.

Apesar de tudo, um problema que persiste de toda forma nos antigos dimmers, é que a energia continua a ser gasta da mesma forma que a de uma lâmpada que estivesse em sua iluminação máxima, porém, a energia é transformada em calor e é dissipada no resistor variável.

Com isso, acaba que a lâmpada não chega exatamente a oferecer nenhum tipo de economia de energia elétrica na sua conta.


Finalidades do Dimmer Arduino

O Dimmer possui uma série de finalidades e todas elas podem ser benéficas para você durante seu dia a dia, seja ele qual for, confira nos próximos tópicos as informações básicas sobre essas finalidades.


Controle de intensidade

Intensidade de um brilho em um determinado ambiente decide o que você consegue e não consegue realizar, assim gera um efeito gigantesco em relação a como você se sente na área em questão.

Todos sabemos que uma leitura com pouca iluminação na noite pode ser prejudicial, mas também uma leitura sob uma forte luz também não é nada boa para seus olhos.

Alguns exemplos de desequilíbrio da iluminação é usufruir da luz de uma vela para ler ou também usar uma lâmpada muito forte para realizar um jantar romântico, o que não é nada habitual para essas situações.

Com isso em mente, é óbvio que muitas pessoas necessitam, às vezes, usar o mesmo cômodo ou ambiente para vários propósitos e a iluminação adequada é muito importante para realizar a atividade você desejar neste local.

E é nesse momento que o dimmer entra na sua vida, para auxiliar você no controle da iluminação do local em questão, o que torna melhor e mais agradável possível. Assim, você tem um ambiente com total versatilidade para qualquer ocasião que surgir.


Lâmpadas dimerizadas com Dimmer Arduino

Lâmpadas Incandescentes controladas pelo Dimmer Arduino



E como já mencionado também, o Dimmer é um equipamento ideal para ajudar na conta de energia do fim do mês, pois você terá total controle do desperdício de energia.

Dimmers apesar de úteis e de um grande reforço para o seu lar, não devem ser usados em certos em algumas situações e aqui vai uma lista rápida de quais você deve evitar:

  • ● As lâmpadas que são fluorescentes;
  • ● Lâmpadas dicroicas, mas apenas caso estiverem com um transformador eletrônico que não tenha compatibilidade;
  • ● Controle da velocidade de um motor;
  • ● Controlar volume de uma caixa acústica;
  • ● Controlar a velocidade de ventiladores de teto, mas existem ventiladores de teto que podem ser controlados por um.


Como destacado, alguns ventiladores funcionam sim com Dimmer e você já deve ter esbarrado com um em sua escola e/ou faculdade, para que seja feita um melhor controle dos gastos de energia, mas lembre-se, não são todos que funcionam.


Aplicação do Dimmer com e sem Arduino

O dimmer pode ser tanto aplicado com, quanto sem o Arduino. O microcontrolador serve para auxiliar o controle a distância via  aplicativo no seu smartphone ou computador.

Além de ser possível controlar seu dimmer através disso, é pode também definir previamente alguns padrões de comando para o seu dimmer, sem ter que se preocupar em mudar em certas horas.

Para você que chegou de paraquedas aqui, vamos fazer uma rápida recapitulação do que seria o Arduino.

O arduino é uma das plataformas de prototipagem eletrônica que conta com um open-source. Ele tem como base o uso de hardware e software flexíveis, bem simples de serem usados por você.

A maioria de usuários que fazem uso do arduino são os seguintes:

  • ● Artistas;
  • ● Designers;
  • ● Hobbistas;
  • ● Profissionais que criam projetos, objetos e ambientes interativos.


O “Público alvo” do arduino, por assim dizer, é composto por essas pessoas pelo fato de que este oferece uma gama elevada de opções. Dessa forma, ele permite que o seu usuário sentir e interagir com o ambiente que o cerca, através de recepções de sinais dos sensores que tiverem presentes.

Existe um microcontrolador dentro da placa que pode ser programado através da linguagem de programação arduino, que é baseada também na linguagem Wiring.

Projetos que fazem uso do arduino podem ser autônomos ou também podem se comunicar com um computador para a realização de tarefas, claro que com uso de devidos software em específico.


Ideias de projetos com Dimmer Arduino

Com o uso do dimmer arduino você pode realizar diversos projetos, bons exemplos disso são:

  • ● Criar decorações com luzes, como LED’s em geral;
  • ● Controle de luz do seu ambiente para as mais diversas situações;
  • ● Controlar intensidade da iluminação de sua casa ou escritório para obter uma maior economia nas suas contas.


Seja por diversão ou a trabalho, é certo que o uso do dimmer arduino deixa o ambiente muito mais agradável e no clima perfeito para cada situação.