Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • Fizemos uma compra dos mais variados itens na UsinaInfo, somando tudo quase 100 itens diferentes em quantidades diferentes. Veio absolutamente tudo, bem armazenado e muito rápido. Fizemos auditoria dos itens e veio tudo inclusive numerado, facilitando a organização. Recebi em 2 dias úteis após a aprovação do pagamento. Recomendo e muito a loja. A compra e a qualidade são garantidas. E um agradecimento à empresa e seu profissionalismo, parabéns!
    Chico Prates, PORTO ALEGRE/RS
  • Olá bom dia, gostei muito dos produtos que comprei da USINAINFO, que são muitos bons, principalmente por entregarem no prazo estipulado, que achei muito rápido, valeu e muito obrigado a todos por um ótimo atendimento.
    Jorge Fontenele, São Paulo/São Paulo

Lupas

As Lupas são dispositivos ópticos desenvolvidos com o intuito de ampliar imagens e que com o passar dos anos difundiram-se e passaram a ser aplicadas nas mais diversificadas áreas invenção tão importante para a eletrônica e que...

As Lupas são dispositivos ópticos desenvolvidos com o intuito de ampliar imagens e que com o passar dos anos difundiram-se e passaram a ser aplicadas nas mais diversificadas áreas invenção tão importante para a eletrônica e que possui as mais diversas aplicações.

Considerados objetos difundidos e conhecidos pela maioria, as lupas são equipamentos simples, de diversos modelos e preços, para quem trabalha com componentes pequenos é considerado um equipamento essencial, uma vez que auxilia no desenvolvimento de módulos eletrônicos e também em suas manutenções.

As lupas diferenciam-se fundamentalmente através da sua capacidade de ampliação e também suas dimensões, que determinam suas aplicações específicas, existem modelos de lupas com sistemas de fixação de placas embutido através de garras e também modelos utilizados para fixação em mesas, por exemplo, para melhor mobilidade e estabilidade.

Mais Menos

38 produtos

As lupas são instrumentos ópticos munidos de uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas. Isso significa que quando você observa algo através de uma lupa, a imagem se amplia e aí você vê os detalhes mais de perto.

A principal finalidade da lupa é permitir a observação mais fácil de pequenos objetos, detalhes e superfícies. A lupa também é chamada de microscópio simples, o qual se constitui de uma única lente convergente. 

Lupas - Ampliação de eletrônicos
Aumento de circuito Eletrônico através de Lupas

As lupas são instrumentos conhecidos desde a antiguidade. Uma lente plano-convexa foi encontrada nas ruínas de Pompéia, antiga cidade Romana. Os chineses, que fabricam vidro do século VI a.C também conheciam lentes de aumento e de diminuição, usando também lentes para iniciar o fogo. 

No século XVIII as propriedades de uma lupa foram descritas por Roger Bacon, na Inglaterra, dando início a construção dos modernos instrumentos ópticos como microscópio de índice de aumento mais potentes.

Para que possamos compreender como é o funcionamento da lupa é preciso que analisemos tanto como a lupa conjuga imagens, como estas imagens tornam-se objetos virtuais para nossos olhos, e também como essas imagens acabam sendo projetadas na nossa retina.

O olho humano só focaliza a imagem de um objeto em sua retina se a distância entre ambos, objeto e olho, for maior que a de um ponto específico, chamado de Ponto Próximo.

O Ponto Próximo é obtido ao variar a distância entre o objeto e o olho, no ponto o qual a imagem se torna desfocada é o qual chamamos assim. A posição do ponto próximo se altera de pessoa para pessoa.

Agora, imagine um objeto que foi colocado exatamente sobre o Ponto Próximo de um olho humano. Nesse caso, o tamanho da imagem produzida na retina varia com o ângulo que este ocupe no campo de visão.

E então, ao aproximar esse objeto do olho, o ângulo aumenta. Assim aumentamos a capacidade de observar detalhes do objeto, mas como ele está numa distância menor que do ponto próximo, ele é visto sem nitidez, por estar fora de foco.

Para que seja possível fazer com que esta imagem assim vista pela retina humana e que está desfocada fique nítida de novo, colocamos uma lente convergente entre o olho e o objeto, e assim funciona a lupa. Agora,  o que o olho enxerga é uma imagem virtual do objeto.

 

Quais as limitações de ampliação que as lupas possuem?

Como vimos, as lupas permitem aumentar as imagens que percebemos desfocadas por estarem no ponto próximo. No entanto, apesar dessa ampliação, a lupa não serve para observar objetos muito pequenos como células, bactérias e insetos pequenos, pois nesses casos se faz necessário um aumento muito grande.

Lupas - Microscópio Composto
Microscópio Composto

Nesse caso se faz necessário um microscópio composto, que é assim denominado por ser montado com  duas ou mais lentes convergentes.

 

Como se apresenta o Ponto Próximo em pessoas de diferentes idades  e como isso se relaciona com o uso das lupas?

O ponto próximo é a distância  mínima na qual um objeto pode ser percebido pelo olho humano sem ser desfocado.  Essa distância é comumente maior entre pessoas idosas, o que explica porque algumas pessoas não conseguem ler de perto, mas esticando o braço e aumentando a distância do papel para o olho é  capaz de fazer a leitura.  

 

Conheça os diferentes tipos de Lupas

O tipo mais comum de Lupas que encontramos em nosso cotidiano são os óculos com lente de aumento.  Esses óculos possuem lentes mais potentes que os óculos de grau normais são desenvolvidos para os pacientes com limitações mais severas de visão e que precisam aproximar muito o objeto de leitura do olho.

Entre os diferentes tipos de lupas podemos citar também as lupas manuais. Essas lupas possuem a capacidade de aumentar de forma considerável o objeto a ser visto e precisam ser seguradas manualmente pelos usuários enquanto eles estiverem realizando as atividades.

Há também as lupas de apoio, que permanecem apoiadas sobre o objeto que está sendo observado e são utilizadas em conjunto com óculos de correção para enxergar de perto. 

Lupas - Lupa com Suporte Terceira Mão
Lupa com Suporte Terceira Mão

As chamadas  telelupas por sua vez, são lupas que conseguem ampliar imagens distantes e podem ser utilizadas acopladas aos óculos de leitura ou manipuladas com as mãos.

Para profissionais que atuam com eletrônica existem diferentes modelos de lupas,  inclusive lupas de bancadas, que facilita o seu trabalho em diferentes modos.

Muitos modelos possuem iluminação, facilitando a observação dos detalhes e o uso em ambientes mais escuros. Com as lupas você pode  observar facilmente pequenos componentes eletrônicos, ver circuitos elétricos de placas e outras atividades do dia a dia.

 

Qual outro equipamento construído com base em lupas é utilizado para auxiliar pessoas com problemas de visão?

Além dos óculos e dos equipamentos que citamos acima, existem os prismas, instrumentos capazes de mover as imagens do campo visual afetado para uma porção do campo visual saudável.

 

Onde posso encontrar um exemplo de equipamento eletrônico do dia a dia que faz uso de lupas?

Há um equipamento que todos nós, ou pelo menos a grande maioria de nós, tem em casa e que não existiria sem as lupas, a televisão.

O circuito fechado de televisão amplia a imagem através de um sistema  que faz o uso dos mesmos princípios pelos quais as lupas são constituídas. Além disso, é possível aumentar ou diminuir o contraste de acordo com as necessidades da pessoa portadora de dificuldade visual.

 

Lupas: equipamento básico

Como vimos, as lupas possuem diferentes finalidades,  principalmente em um laboratório científico, oficinas eletrônicas  e também para melhorar a visão de pessoas que têm problemas oculares.

A escolha de uma Lupa vai depender da aplicação a qual a mesma será utilizada e a sua capacidade de aumento, por exemplo vai depender do material que será aumentado, lembrando que assim como o ponto próximo, a lupa também precisa de um ajuste manual de foco.