Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • Gostei do ótimo atendimento e chegou antes do prazo previsto!
    João Maria Ferreira De Lacerda, ASSU-RN
  • Atendimento excelente, ótimo produto e entrega no prazo. Parabéns!
    Luka Lenz Irineu, Cerro Largo/RS

Trimpot

O que é um Trimpot?

O Trimpot é um pequeno potenciômetro do tipo “configurar e esquecer” que permitem ajustes muito finos ou ocasionais a serem feitos facilmente em um circuito (por exemplo, para calibração), também é amplamente conhecido como...

O que é um Trimpot?

O Trimpot é um pequeno potenciômetro do tipo “configurar e esquecer” que permitem ajustes muito finos ou ocasionais a serem feitos facilmente em um circuito (por exemplo, para calibração), também é amplamente conhecido como potenciômetros predefinidos.

Os trimpots rotativos de volta única são versões em miniatura do resistor variável padrão projetado para ser montado diretamente em uma placa de circuito impresso e são ajustados com o uso de uma chave pequena de fenda ou algo com uma ponta semelhante.

Geralmente, esses potenciômetros predefinidos de trilha de carbono linear são de um design de esqueleto aberto ou de um formato de quadrado fechado que, uma vez que o circuito é ajustado e configurado de fábrica, são deixados nesta configuração, sendo ajustados novamente apenas se ocorrerem algumas alterações nas configurações do circuito.

Mais Menos

10 produtos

Onde os Trimpots são Utilizados?

Os potenciômetros trimmer ou “trimpots” são dispositivos retangulares multivoltas com trilhas lineares que são projetados para serem utilizados, instalados e soldados diretamente em uma placa de circuito através do orifício ou como montagem em superfície. Isso fornece ao aparador conexões elétricas e montagem mecânica, e o revestimento da esteira em uma caixa de plástico evita os problemas de poeira e sujeira durante o uso associado às predefinições de esqueleto.

TrimpotTrimpot

As predefinições podem ser ajustadas de seu valor mínimo a máximo em uma única volta, mas para alguns circuitos ou equipamentos esta pequena faixa de ajuste pode ser muito grosseira para permitir ajustes muito sensíveis. Resistores variáveis multivoltas, entretanto, operam movendo o braço do limpador usando uma chave de fenda pequena em um certo número de voltas, variando de 3 a 20 voltas, permitindo ajustes muito precisos.


Tipos de Trimpots

Os trimpots estão disponíveis em várias versões diferentes, utilizando métodos diversos de montagem (smd, através do furo) e orientações de ajuste (topo, lado), bem como variações de uma e várias voltas.

Trimpot 1 Volta

Ajustadores / predefinições única volta são os comuns e usados onde a resolução de uma volta atende com eficácia o projeto, ou seja, é suficiente. Eles são os resistores variáveis mais econômicos disponíveis.

A maioria das peças eletrônicas são de estado sólido - ou seja, não têm peças móveis. As exceções óbvias são motores, interruptores e potenciômetros. Você pode encontrar facilmente diagramas de corte para motores e interruptores, mas os compensadores costumam ser esquecidos.

Trimpots de uma Volta

Trimpots de uma Volta

O corte cuidadoso do invólucro de plástico de um trimpot de 3/8 de polegada revela um design simples, elegante e confiável. A camada mais inferior consiste em uma placa de cerâmica com três fios condutores rebitados, três traços condutores e um segmento circular escuro de filme resistivo. O filme geralmente é cermet: uma combinação de cerâmica e metal.

Visão Interna Trimpot 1 Volta

Visão Interna do Trimpot 1 Volta

Trimpot Multivoltas

Para resoluções de ajuste mais altas, trimpots multi-voltas são utilizados. A quantidade de voltas que possuem tem uma variação aproximada entre 5-25, em todo caso, modelos de 5 , 12 ou 25 voltas podem ser facilmente encontrados. Eles geralmente são construídos usando um mecanismo de engrenagem sem-fim (trilha rotativa) ou parafuso de avanço (trilha linear) para atingir a alta resolução.

Devido ao seu desenvolvimento ter mais grau de complexidade, eles acabam tendo um custo de produção mais elevado que os modelos de resistores predefinidos de volta única.

Os trimpots de várias voltas são muito semelhantes aos trimpots de uma volta, exceto pela adição de engrenagens para fornecer um ajuste mais preciso do mostrador.

Trimpots MultivoltasTrimpots Multivoltas

A peça de plástico branco que contém o limpador tem dentes de engrenagem moldados nela, semelhante a uma engrenagem reta, mas chamada de engrenagem sem-fim ou roda sem-fim. Uma longa haste de latão foi usinada em um formato de parafuso chamado sem-fim. Conforme a haste de latão é girada, ela gira lentamente a peça de plástico central com o limpador de metal, para ajustar lentamente a resistência.

Os fabricantes podem alterar o tamanho ou aspereza do sem-fim para alterar quantas voltas são necessárias para girar a engrenagem do sem-fim do início ao fim do filme resistivo.

Observe que a engrenagem tem um monte de dentes faltando. Essa lacuna impede que a engrenagem gire além da trilha do filme resistivo. Assim, um usuário excessivamente ambicioso não danificará o trimpot girando o parafuso muito em uma direção.

Visão Interna Trimpot MultivoltasVisão Interna Trimpot Multivoltas

Símbolos do Trimpot

Os seguintes símbolos IEC são usados para trimpots e resistores predefinidos. Embora estes sejam os símbolos oficiais para resistores ajustados ocasionalmente, os símbolos padrão para um potenciômetro ou reostato são frequentemente usados.

Símbolos dos Trimpots

Símbolos dos Trimpots