Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • Os produtos chegaram rápido, o atendimento é bem prestativo. Pretendo comprar novamente.
    Henrique Matheus, Tavares/PB
  • Boa noite. Recebi o produto em perfeita condição e dentro do prazo acordado. Já na minha primeira compra na USINAINFO tive a impressão de ter um parceiro para as futuras compras. Por ora, obrigado.
    José Coutinho Filho, Rio de Janeiro

Fita de Cobre

O que é fita de cobre?

A fita de cobre é simplesmente uma fina tira de cobre que é coberta com um adesivo. É um produto popular e amplamente disponível, em grande parte graças à sua versatilidade e adequação para uma ampla variedade de tarefas....

O que é fita de cobre?

A fita de cobre é simplesmente uma fina tira de cobre que é coberta com um adesivo. É um produto popular e amplamente disponível, em grande parte graças à sua versatilidade e adequação para uma ampla variedade de tarefas. Também é altamente flexível e pode ser facilmente moldada para se adequar aos usos desejados e aos ambientes de instalação.

É um material condutor, mas está disponível em dois tipos comuns, conhecidos como condutores e não condutores. A fita de cobre condutora pode conduzir eletricidade na parte superior e inferior da fita, enquanto a fita de cobre não condutora é condutora apenas em um lado. Isso torna cada um dos diferentes tipos mais adequados para aplicações variadas.

Os usos da fita de cobre são variados e podem incluir tarefas como: blindagem eletromagnética, dissuasor de lesmas e caracóis, criação de circuitos de papel, enrolar fios ou cabos, artesanato e aplicações domésticas.


Como funciona a fita de cobre?

A fita de cobre funciona de forma semelhante a outros tipos de fita padrão. No entanto, a principal diferença é que ele possui um suporte adesivo que precisa ser removido para que a fita seja colada em uma superfície.

Normalmente disponível em rolos de comprimentos variados, a fita de folha de cobre pode ser facilmente cortada no tamanho usando uma tesoura padrão ou ferramentas de corte especializadas para proporcionar um corte mais fino e preciso. Dependendo da aplicação pretendida, a fita de cobre pode funcionar de várias maneiras. É usada principalmente por suas propriedades condutoras, mas é prática e fácil de aplicar em uma variedade de situações.


Tipos de fita de cobre

Existem dois tipos principais – condutor e não condutor. Estes são explorados em maiores detalhes abaixo:


Fita de cobre condutora

A fita de cobre condutora é projetada para conduzir eletricidade em ambos os lados. Isso permite que as conexões elétricas sejam facilmente feitas colando vários comprimentos uns aos outros. Vale a pena notar que a força dessa conexão elétrica pode diminuir com o tempo, portanto, métodos alternativos de conexão podem ser necessários para garantir a condutividade contínua por períodos prolongados. Da mesma forma, uma única tira contínua de fita de folha de cobre sempre será um condutor mais eficaz do que várias tiras unidas. Por último, deve-se notar também que o adesivo condutor não é projetado para transportar altos níveis de corrente.

Fita de cobre não condutora

A fita de cobre não condutora é condutora apenas em um lado (normalmente na parte superior da fita). Se usado para criar uma conexão elétrica, vários comprimentos devem ser soldados juntos para garantir uma união confiável e condutora. Uma alternativa rápida e de curto prazo (embora muito menos confiável) à soldagem é dobrar as extremidades da fita na junção de modo que os lados condutores de cada tira fiquem voltados um para o outro. Isso pode ser fixado para servir ao mesmo propósito que a fita condutora.


Onde usar a fita de cobre?

Devido à sua natureza versátil, a fita de folha de cobre pode ser usada em uma ampla gama de aplicações e ambientes. É usada por profissionais e amadores, em um espectro de usos, incluindo blindagem eletromagnética, repelente de lesmas e artesanato DIY.
Alguns dos usos mais comuns são abordados nas seções abaixo:

Fita de cobre para solda

É possível soldar fita de cobre, prática muito utilizada quando se trabalha com fitas não condutoras. Tiras separadas podem ser soldadas juntas, criando uma junção forte e um caminho mais confiável para a conexão elétrica fluir através de vários comprimentos.
A soldagem é um processo relativamente simples, mas é importante soldar com segurança e garantir que o equipamento correto e a ponta do ferro de solda sejam usados para criar uma união segura. A segurança é essencial, portanto, certifique-se sempre de estar totalmente preparado para a tarefa antes de usar o equipamento de solda .

Fita de cobre para blindagem

A interferência eletromagnética (EMI) pode ser problemática em certas situações. Ele pode danificar componentes delicados e causar excesso de feedback eletrônico, portanto, a blindagem é uma maneira importante de proteger e proteger uma variedade de equipamentos. A blindagem funciona essencialmente criando um invólucro condutor e aterrado (uma gaiola de Faraday) ao redor do(s) componente(s).
A fita de folha de cobre pode ser usada para blindar componentes em uma variedade de aplicações e ambientes. Isso pode incluir tudo, desde a blindagem de RF até a blindagem de um pickguard de guitarra para proteger os componentes eletrônicos do instrumento contra interferências externas.

Fita de cobre para vasos de plantas

A fita de cobre para vasos de plantas é usada principalmente por jardineiros para manter as lesmas longe das plantas. As lesmas são pragas que podem arruinar as plantas se não forem controladas, e muitos jardineiros optam por usar fita de folha de cobre para impedir as lesmas e manter as plantas no seu melhor.

O processo é simples – basta colar uma tira de fita de cobre ao redor do vaso, logo abaixo da borda, para atuar como uma barreira. Há uma discussão em torno da eficácia desse método e se a fita de cobre realmente impede as lesmas, mas muitos jardineiros preferem tentar usar folha de cobre em vez de alternativas menos ecológicas, como certos repelentes de lesmas e caracóis.

Fita de cobre para circuitos de papel

Circuitos de papel são circuitos elétricos de baixa tensão que podem ser facilmente criados usando uma seleção de materiais comuns. Eles são frequentemente usados em ambientes domésticos ou de bricolage, muitas vezes para ensinar as crianças sobre circuitos e condutividade elétrica.
A fita de cobre é usada para fornecer a corrente de uma parte do circuito para outra. Existem vários designs de circuito diferentes que você pode usar para atividades como essa, mas a fita de cobre é um ótimo complemento e é ideal para conduzir baixos níveis de eletricidade ao redor do circuito.


A fita de folha de cobre conduz eletricidade?

A fita de cobre condutora é projetada para conduzir eletricidade. No entanto, dependendo do suporte de fita adesiva usado, ele só pode conduzir na extremidade de cobre e não em ambos os lados da fita.


A fita de cobre é condutora em ambos os lados?

É possível comprar fita de cobre que seja condutora em um lado (a extremidade de cobre) ou em ambos os lados, incluindo o suporte adesivo de folha de cobre. Isso proporciona um maior grau de flexibilidade e permite a liberdade de escolher a fita condutora mais adequada para os requisitos do seu projeto. Além disso, a fita de cobre com adesivo não condutor é a variedade mais comumente disponível.

Mais Menos

16 produtos

Fita de Cobre

O que é fita de cobre? Para que serve a fita de cobre?

 

A fita de cobre é uma película desenvolvida a partir de fibras de papel e de cobre, componentes que unidos possuem diversas propriedades. Dentre as quais, podemos destacar a resistência térmica, elétrica, magnética, além de ser compatível com solda estanho e ser de fácil aplicação.


A aplicação da fita de cobre na eletrônica serve tanto para proteger traços de componentes eletrônicos, circuitos impressos e cabos flexíveis, quanto para blindar equipamentos contra radio-frequência, sendo utilizada inclusive na fabricação de antenas.


Fita de Cobre


Como é adesiva, a fita de cobre é facilmente aplicada, pois conta com um dorso revestido por cola coberto por uma película de proteção que pode ser rapidamente removida, além é claro, de ser maleável e facilmente ajustável a qualquer superfície.


Caracterizada como ótima condutora, a fita de cobre possui seus dois lados condutivos, sendo destinada inclusive para a fabricação de trilhas para condução, que levam eletrecidade de um ponto ao outro. Importante lembrar que devido há presença de cola em um dos lados da fita de cobre, é possível que esse apresente alguma variação.


Muito usada para fazer cobertura de fios, a fita de cobre é utilizada pela sua condutividade, que se apresenta melhor que outros metais usados na fabricação de condutores. A fita de cobre possui diversos modelos, entretanto o que muda é a largura, que vai depende da sua necessidade.


Fita de cobre


A fita de cobre é feita para você que está a procura de aplicações que necessitam de perfeita condutividade elétrica ou para blindagem eletromagnética em equipamentos diversos. Ao adquirir a fita de cobre lhe garantimos um excelente material que vai lhe proporcionar muita praticidade, já que é de fácil aplicação, oferecendo beleza e organização aos seus projetos e trabalhos manuais.