Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • Ótimo serviço! Recomendo.
    Alexandre N. Fukuda, S.Bernardo do Campo/SP
  • Realizem minha primeira compra há alguns dias e tudo correu perfeitamente bem! A entrega foi feita pela TNT/FEDEX inclusive antes do prazo previsto, os produtos chegaram impecáveis e bem embalados. Gostei muito da experiência e voltarei a comprar de novo em breve! E o mais importante: aqui você consegue comprar quase tudo em uma única compra, o que facilita a reduz muito o custo de frete! Parabéns a USINAINFO pelo atendimento!!!
    Amarildo F Lopes, S.J.Rio Preto/SP

Acelerômetro para Arduino

O que é o acelerômetro?

O Acelerômetro Arduino é um dispositivo eletrônico que mede a aceleração, podendo ser utilizado para medir a inclinação de um objeto, ao perceber a direção de gravidade da Terra, podendo ser utilizado para os mais...

O que é o acelerômetro?

O Acelerômetro Arduino é um dispositivo eletrônico que mede a aceleração, podendo ser utilizado para medir a inclinação de um objeto, ao perceber a direção de gravidade da Terra, podendo ser utilizado para os mais diversos projetos em eletrônica. O acelerômetro acoplado a uma placa Arduino forma uma verdadeira estação de medição.

Para que serve o acelerômetro?

O acelerômetro serve para indicar em projetos eletrônicos a inclinação que um dispositivo esta, permitindo que o microcontrolador consiga saber com precisão, além disso, são utilizados para orientação em drones, robôs, controles e telas de jogos portáteis.

Como funciona o acelerômetro?

O acelerômetro funciona medido a aceleração aplicada sobre um corpo, ou seja, será possível descobrir qual é a força que esta sendo aplicada sobre esse corpo. Em outras palavras, o acelerômetro é um dispositivo que mede a intensidade e repassa a informação ao microcontrolador, Arduino, por exemplo.


O que é acelerômetro no celular?

O acelerômetro no celular é o instrumento eletrônico que informa para a placa central qual a posição da tela, permitindo que mantenha automaticamente sempre na posição vertical, esta presente em todos os smartphones, incluindo modelos iPhone.

Mais Menos

4 produtos

Como funciona o Acelerômetro Arduino?

O acelerômetro arduino funciona mediando a aceleração adequada, sendo a aceleração (ou taxa de mudança de velocidade) de um corpo em seu próprio quadro de repouso instantâneo, não é o mesmo que aceleração de coordenadas, sendo a aceleração em um sistema de coordenadas fixas.

Por exemplo, um acelerômetro em repouso na superfície da Terra medirá uma aceleração devido à gravidade da Terra , reta para cima (por definição) de g ≈ 9,81 m / s 2. Por outro lado, acelerômetros em queda livre (caindo em direção ao centro da Terra a uma taxa de cerca de 9,81 m / s 2) medirá zero.


Acelerômetro Arduino 3 Eixos Acelerômetro Arduino 3 Eixos

Os acelerômetros têm múltiplas aplicações na indústria e na ciência, sendo altamente sensíveis e, são componentes de sistemas de navegação inercial para aeronaves e mísseis. São usados para detectar e monitorar vibrações em máquinas rotativas, também em computadores, tablet e smartphones, para que as imagens nas telas sejam sempre exibidas na vertical.

Eles também são utilizados em drones para estabilização de vôo. Os modelos coordenados podem ser usados para medir diferenças na aceleração adequada, particularmente na gravidade, durante a separação no espaço; isto é, gradiente do campo gravitacional.

Quais os principais modelos de Acelerômetro Arduino?

Modelos de acelerômetro podem ser de eixo único ou múltiplo, estão disponíveis para detectar magnitude e direção da aceleração adequada, como uma quantidade vetorial, e podem ser usados para detectar orientação (porque a direção do peso muda), coordenar aceleração, vibração, choque e queda em um meio resistivo (um caso em que a aceleração adequada muda, pois começa em zero e depois aumenta).

Já os acelerômetros de sistemas microeletromecânicos (MEMS) micromaqueados estão cada vez mais presentes em dispositivos eletrônicos portáteis e controladores de videogame, para detectar a posição do dispositivo ou fornecer entrada para o jogo.


O que é a aceleração adequada medida pelo Acelerômetro?

A aceleração adequada medida pelo acelerômetro é a aceleração que experimenta em relação à queda livre, e que é sentida por pessoas e objetos. Dito de outra forma, em qualquer ponto do espaço-tempo o princípio de equivalência garante a existência de um referencial inercial local, e um acelerômetro mede a aceleração relativa a esse referencial. Tais acelerações são popularmente denominadas força-g; isto é, em comparação com a gravidade padrão.

Quais os principais usos do acelerômetro arduino em eletrônica?

O Acelerômetro conectado a uma placa de arduino tem diversas aplicações nas mais variadas aéreas do conhecimento, podendo ser usados para medir vibrações em carros, máquinas, edifícios, sistemas de controle de processos e instalações de segurança. Eles também podem ser usados para medir a atividade sísmica, inclinação, distância dinâmica e velocidade com ou sem a influência da gravidade.

Os pedidos de acelerômetros que medem a gravidade, em que um acelerômetro é configurado especificamente para uso em gravimetria, são chamados gravímetros. Também são cada vez mais utilizados nas ciências biológicas. Registros de alta frequência de aceleração biaxial ou triaxial permitem a discriminação de padrões comportamentais enquanto os animais estão fora de vista.


Utilização do Acelerômetro ArduinoUtilização do Acelerômetro Arduino



Nas indústrias são usados para o monitoramento da integridade das máquinas para relatar a vibração e suas alterações no tempo dos eixos nos rolamentos de equipamentos rotativos, como turbinas, bombas, ventiladores, rolos, compressores ou falha no rolamento que, se não for atendida imediatamente, pode levar a reparos dispendiosos.

Os dados de vibração do acelerômetro permitem ao usuário monitorar máquinas e detectar essas falhas antes que o equipamento rotativo falhe completamente. Também pode ser usado em aplicações que exigem detecção de inclinação.

O módulo ADXL335, por exemplo, mede a aceleração ao longo dos eixos X, Y e Z e fornece uma saída de tensão analógica proporcional à aceleração ao longo desses 3 eixos. Os microcontroladores podem processar essas tensões convertendo-as em sinais digitais usando o ADC.

Como posso usar o Acelerômetro Arduino em um projeto de eletrônica?

O acelerômetro Arduino pode ser utilizado para monitorar um dispositivo de localização, movimento e inclinação usando tensões analógicas do módulo acelerômetro e exibindo-as no monitor serial do Arduino.

Eles também são amplamente utilizados em aplicativos sensíveis ao custo, de baixa potência, movimento e sensor de inclinação, como dispositivos móveis, sistemas de jogos, proteção de unidade de disco, estabilização de imagem e dispositivos de esportes e saúde.