Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • NADA CONTRA A USINAINFO, COMPRA, AGILIDADE, ENTREGA, EMBALAGENS, MAS COMPREI UM FERRO DE SOLDA HICARI 25W 220V E NOS PRIMEIROS RESISTORESDE 1/4W QUE SOLDEI A PONTA SE OXIDOU E SAIU A CAMADA/PELICULA DE ALUMINIO, TUDO PRETO QUE NEM A PASTA RESOLVEU....FICOU INUTILIZADO TOTALMENTE, A HICARI DEVERIA SER RESPONSABILIZADA POR ESSE CASO, ATÉ DE SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO, TERMINEI MEU TRABALHO COM UM MODELO DA FAME QUE EU TINHA QUE AINDA SERVIA. ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA ENVIAR FOTOS OU O PRODUTO PARA...
    JOSÉ MARCIO COSTA FONSECA, GRAMADO/RS
  • Mais uma compra realizada com sucesso. Como todas as vezes produto entregue sem nenhum problema e dentro do prazo. Altamente recomendado a quem procura bons produtos com qualidade. Mais uma vez parabenizo a toda equipe da Usina. Até a próxima.
    Roberto Kunieda, São Paulo/SP

Manta Antiestática

O que é a Manta Antiestética?

A Manta Antiestética é um material de proteção que deve ser utilizado em bancadas de trabalho para permitir maior segurança durante as manutenções de eletrônicos, impedindo que descargas estáticas danifiquem os...

O que é a Manta Antiestética?

A Manta Antiestética é um material de proteção que deve ser utilizado em bancadas de trabalho para permitir maior segurança durante as manutenções de eletrônicos, impedindo que descargas estáticas danifiquem os componentes em conserto.

Manta Antiestática para que serve?

A Manta Antiestática serve para dissipar a energia estática gerada pelo corpo humano, permitindo que a energia seja conduzida até o aterramento, sem causar nenhum tipo de dano aos componentes sensíveis que estão sendo manuseados.


Como a Manta Antiestática é produzida?

A Manta Antiestática é produzida com uma camada dupla de borracha muito resistente, sendo que a superior é dissipativa (em geral é de cor azul ou verde), enquanto a inferior é condutiva (em geral de cor preta), possibilitando que tenha total eficácia na proteção de operadores e componentes, além de melhorar o visual da bancada de trabalho.


A Manta Antiestática é vendida por metro?

Sim, a Manta Antiestática é vendida por metro para facilitar a adaptações nos mais diversos locais de manutenção, possibilitando que o técnico compre exatamente o pedaço que vai precisar. Alguns modelos já são vendidos em pedaços cortados, portanto, verifiquei com atenção no momento da compra.


Qual é a Manta Antiestática para notebook e celular?

A Manta Antiestática para notebook e celular é a do tipo dissipativa e condutiva, sendo capaz de proporcionar a dissipação da energia estática de forma segura, aumentando a segurança da manutenção e reduzindo o risco de danos estáticos aos componentes das placas dos eletrônicos.


Como instalar Manta Antiestética?

Instalar a manta antiestética é muito simples, basta estender a manda sobre a sua bancada de trabalho com o lado azul ou verde para cima, fazer algum recorte para que encaixe perfeitamente. Na sequência instale o conector que acompanha para fixação do cabo e o conecte no aterramento.

Mais Menos

3 produtos

Manta Antiestática - Saiba tudo sobre!

A manta antiestática é um dos equipamentos que são usados para executar o trabalho de manutenção de aparelhos eletrônicos. A manta serve para facilitar e também possibilitar o manuseio das diferentes peças dos aparelhos.

É um item muito utilizado e recomendado para este tipo de serviço e aqui você irá conferir o que ele é e irá entender tudo sobre o seu funcionamento.

Um dos elementos-chave para a criação de uma área protegida antiestaticamente é o emprego de uma manta anti-estatica. Uma bancada de trabalho com proteção ESD irá proporcionar ao usuário uma área de dissipação estática, fornecendo assim segurança para o trabalho com componentes eletrônicos sensíveis.
 
As bancadas com manta ESD são amplamente empregadas na indústria eletrônica e assistências técnicas, pois fornecem uma superfície adequada para quem trabalha na construção, reparação, teste, enfim, qualquer procedimento relacionado à componentes e equipamentos eletrônicos.

Para a criação de uma bancada de trabalho segura e ao mesmo tempo completa, o usuário deverá atentar principalmente para o desenvolvimento de um sistema de proteção antiestático ESD.


Tipos de Mantas Antiestáticas

Tipos de Mantas Antiestáticas



A começar pelo revestimento da superfície da bancada, que deverá ser composto por uma manta anti-estática, pois é ela quem dissipará a estática criada pelo atrito da placa com a manta e também a energia estática advinda do próprio usuário. Porém, para que esta energia estática seja dissipada de forma correta a manta deverá estar conectada a um sistema de aterramento eficaz e em pleno funcionamento.

As mantas antiestaticas, são fabricadas com duas camadas de borracha vulcanizada, resistente a altas temperaturas e também a corrosão causada por solventes. Estas camadas tem por finalidade garantir durabilidade, além de formar o sistema de proteção antiestático.

Praticamente todas as mantas possuem cores diferenciadas para suas camadas. Na maioria das vezes a parte com a cor mais clara (superior) é a parte dissipativa, pois fica em contato com a mão do operador, que descarrega sua carga de energia estática diretamente para o componente em manutenção. Já a parte com a cor escura ou preta (inferior) é a com propriedade condutiva, uma vez que é por ela que a energia será carregada até o cabo que seguirá para o aterramento.

Deve, por outro lado, ser observado atentamente que o sistema de proteção antiestática eficiente é formado pelo emprego da manta anti-estática juntamente à pulseira antiestática. Pois o uso de um equipamento isoladamente poderá não ter a eficiência desejada. A manta por si só não garante a total proteção do equipamento ou componente em manutenção, uma vez que ela apenas dissipa e conduz a energia estática formada na sua superfície, não interferindo na energia produzida pelo usuário.

Portanto, profissional ou técnico, ao criar sua bancada de trabalho esteja totalmente atento à questão da proteção antiestática ESD. Pois, observando este importante ponto, você estará evitando danos e prejuízos desnecessários.

Onde a Manta Antiestática é utilizada?

Por ser um produto amplamente empregado em meio a indústria de eletrônicos e assistências técnicas, a manta antiestática desempenha um papel fundamental no bom resultado do trabalho de manutenção de diversos aparelhos eletrônicos.

A sua presença durante a execução de um serviço do tipo é algo fundamental, pois sem ela, os dispositivos em questão ficam desprotegidos de descargas eletrostáticas, as quais podem danificar seriamente o produto.

A manta é apenas um dos muito importantes equipamentos ESD usados em trabalhos de manutenção de eletrônicos. Ela por si só desempenha o papel de aterramento e desvio de estática, e previne infames dificuldades e acidentes ao aparelho em conserto.



Utilize a Manta Antiestática na Bancada de Trabalho
Utilize a Manta Antiestática na Bancada de Trabalho


Como utilizar a manta antiestática?

A manta antiestática deve ser posicionada em cima da bancada de trabalho, com a sua parte de cor mais clara virada para cima.
Apesar de ter diferentes cores, as mantas normalmente seguem este padrão, onde a parte mais clara é responsável por dissipar e a mais escura por conduzir.

Para que a manta seja eficaz é imprescindível o seu correto aterramento, e só utilizá-la se ela estiver devidamente conectada a um sistema de aterramento eficaz e em funcionamento.

E também, não se pode esquecer do uso de uma pulseira antiestática, que acrescenta segurança ao aparelho e garante a sua total proteção.

Junto a manta e aos outros equipamentos existentes, é muito recomendado o uso da manta de silicone, a qual é encontrada normalmente na cor azul.

Ela é utilizada sobre a manta antiestática por oferecer mais resistência a grandes temperaturas, as quais podem ser suportadas no máximo até 500° C.

Por fim, o uso da manta antiestática é algo indispensável em meio a um serviço de manutenção eletrônica, por dar segurança para o usuário e o dispositivo a ele confiado.




Manta Antiestática e Pulseira ESDManta Antiestática e Pulseira ESD para Proteção Completa


Curiosidades da manta antiestática

Afinal, de forma direta e resumida, a função de uma manta antiestática é prevenir que os aparelhos em conserto não sejam afetados negativamente pela energia proveniente da pessoa que é responsável pela manutenção.

Ao se mexer nos dispositivos montados, não há problemas em questão de estática e de descargas, mas quando suas peças internas são tocadas e manuseadas, o cuidado com este assunto é importante.

Os principais defeitos causados por conta do descuido no manuseio de um componente eletrônico são o mau funcionamento, a falha por completo, o desempenho prejudicado e degradado e a grande redução na expectativa de vida útil do aparelho.

Além dos efeitos negativos causados aos aparelhos, o uso da manta e de outros equipamentos de segurança e prevenção podem evitar acidentes mais graves, como incêndios repentinos, choques elétricos e contaminação por pó ou fuligem.


Proteção ESD

ESD, a sigla citada aqui anteriormente, significa “Electro Static Discharge”, que se traduz para “Descarga Eletrostática”, e é um dos riscos a se pensar e prevenir no manuseio de peças eletrônicas.

Como já foi dito, a manta antiestática existe para proteção do aparelho que está em conserto ou manutenção e da pessoa que o faz. Além dela, outros equipamentos desempenham papéis similares. Estes outros equipamentos serão abordados aqui mais para frente.

Mas afinal de contas, o que exatamente é a ESD e como ela funciona tanto na teoria quanto na prática? Vamos entender isso melhor agora.



Manta Antiestática com dupla camadaA Manta Antiesática possui uma camada condutiva e uma dissipativa


A descarga eletrostática tem como definição a transferência de carga entre corpos, os quais apresentam potenciais elétricos distintos. Ela é criada por meio do contato e da separação de dois materiais distintos, por conta da fricção gerada entre eles e sua interação.

É um fenômeno físico não perceptível aos olhos, mas possível de se sentir, a descarga eletrostática é encontrada na natureza por meio dos raios que vemos no céu nublado.

Além disso, no dia a dia, podemos ver o fenômeno nas seguintes situações, como ao tocar uma maçaneta ou outro objeto metálico, e também ao aproximarmos o braço à tela de um televisor mais antigo, como os de tubo.


Quais os danos pela energia estática?

Como foi dito, quando se há um desequilíbrio eletrostático, a tendência de um objeto será sempre de retornar ao seu estado normalizado. Com isso, os cuidados não devem ser tomados apenas na montagem de um aparelho, mas também ao manuseá-los quando estiverem expostos nocivamente.

Apesar de não ser diretamente prejudicial aos humanos, estes tipos de descargas estáticas podem causar falhas em dispositivos ao redor da pessoa, e por isso são considerados, então, um perigo indireto.

Para que seja preservada a integridade dos dispositivos, é recomendado o uso de aparelhos como a manta antiestática, mas a limpeza das placas com o uso de produtos de revestimento chamados de “Conformal Coating”, também ajudam na proteção contra o ambiente.

Um último detalhe interessante a se comentar é que, segundo estudos feitos pelos pesquisadores, a descarga precisa ser superior a 10 volts para que seja prejudicial a componentes eletrônicos.