Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • Gostei dos produtos que comprei. São todos de qualidade que já conheço. São ótimos. Estou satisfeito. Vieram todos de acordo com o que foi combinado. Vou continuar comprando!
    Ramão Mamoré Luciano Martins, Campo Grande/Mato Grosso do Sul
  • Minha primeira compra de componentes eletrônicos foi com a usina info, não me arrependo em nada... pacote cuidadosamente selecionado, componentes bem alinhados, já fiz vários testes e queimei alguns...hehehe... em breve outro pedido.
    Daniel Barbosa De Freitas Ribeiro, rio de janeiro

Driver para Motor

O Driver Motor é utilizado em projetos robóticos maker diy com Arduino para fazer o controle de motores de corrente contínua, incluindo motores DC e motores de passo,...

O Driver Motor é utilizado em projetos robóticos maker diy com Arduino para fazer o controle de motores de corrente contínua, incluindo motores DC e motores de passo, permitindo dar maior funcionalidade e opções de uso aos protótipos.

Esses drivers para motores existem em vários modelos para uso maker, entre os mais procurados estão os drivers L298N, A4988 e bts7960. Eles necessitam de certo conhecimento de programação para que sejam feitos de forma correta e que façam os motores funcionarem.

Para a mecânica eletrônica em geral, é necessário conhecer mais sobre os drivers que podem auxiliar bastante todo o seu trabalho na hora de controlar a velocidade e o sentido do giro de motores em geral.


O que é o Driver Motor?

O driver motor é um controlador para motores, sendo amplamente conhecido por ser um dispositivo que pode trabalhar em conjunto com um controlador que gera pulsos PWM, possibilitando controlar a velocidade de giro dos motores, bem como o sentido de rotação.

Esse é um driver inteligente que capta os pulsos elétricos que são gerados por um controlador e realiza o chaveamento de todos os componentes de potência, para que seja fornecida uma corrente desejada e que seja dado os movimentos dos motores.

Vale lembrar que os drivers para motores são de extrema importância para os motores CC e CA, por isso faremos uma rápida recapitulação do que exatamente são esses motores:


Motores de Corrente Contínua

Esse é um motor que como já diz o nome, é um modelo alimentado por uma corrente contínua, que tem sua alimentação provida por uma bateria ou outra de qualquer alimentação CC. Por isso, ele pode ser conhecido por “Motor CC ou DC”.


Motores de Corrente Alternada

Um motor de corrente alternada é o equipamento rotativo que apenas pode funcionar a partir da energia elétrica alternada. O que já difere este dos outros de motores elétricos conhecidos, pois, um motor CA, não possui a necessidade de qualquer entreposto dela pela alimentação para funcionar.

Mais Menos

33 produtos

Finalidade do Driver Motor

Os drivers motor tem como finalidade poupar um bom tempo na hora de fazer a configuração do seu motor, é quase que indispensável o uso de driver, principalmente nos motores de passos para que funcionem corretamente, vindo a permitir o controle da velocidade dos motores e o sentido do giro.

Fique sempre atento nas informações do driver para que não exista erro no momento em que for realizar as instalações do driver que comprar, pois a depender do modelo de motor utilizado, da tensão de trabalho e da correte, um drive diferente pode ser exigido.


Como funciona o Driver para Motor

Os drivers para motores servem para auxiliar no controle desses motores através das modulações de Largura de Pulso - PWM (Pulse Width Modulation).

O motor de passo, por exemplo, tem como função conseguir um posicionamento com precisão com o uso do controle digital do driver. Esse equipamento funciona com a sincronização de precisão com uma saída do pulso, que se origina do controlador para o drive.

Driver Motor Ponte H BTS7960B em Teste com Motor DC

Driver Motor Ponte H BTS7960B em Teste com Motor DC

Existem também diversos modelos de drivers para motores e faz com que eles ofereçam melhores funções para um determinado motor escolhido, como por exemplo:

  • ● Monster Moto Shield;
  • ● Controlador PWM para Velocidade de Motores;
  • ● Motor Shield L293D;
  • ● Driver Duplo Ponte H de motor DC ou Passo L9110s.

Vamos também dar a descrição de algum desses drivers para um conhecimento geral maior sobre qual é o necessário para cada função em um motor:

Monster Moto Shield

O Driver para Motores Monster Moto Shield além de ter o mesmo formato que o modelo que mencionados anteriormente, possibilitando simplificada conexão, é capaz de operar com dois motores que atingem correntes elevadas, podendo chegar a máximas de 14A com picos de 30A.

Ele é capaz de trabalhar com frequência máxima PWM de 20 kHz, permitindo o controle da largura de pulso, o que impacta diretamente no funcionamento do motor que estiver conectado. Vale destacar ainda que por trabalhar com correntes elevadas, é recomendado que seja instalado um dissipador de calor sempre que a corrente for superior a 6A.

Controlador PWM para Velocidade de Motores

Esse tipo de controlador em específico possui um dimmer para redução da potência dos equipamentos e faz uso de um tipo de sistema eletrônico controlador por um potenciômetro com função giratória.

Ele é capaz de converter sinais de tensão DC em sinais de saída PWM, o que oferece ao sistema independência e total controle de suas ações sem a necessidade de equipamentos adicionais.

Ao utilizar o potenciômetro se tem o controle de redução de velocidade dos motores, da luminosidade ou até mesmo o controle da temperatura do seu equipamento que estão conectados na saída.

Motor Shield L293D

O driver Motor Shield L293D é um controlador de motor em formato diferenciado, pois a placa pode ser conectada diretamente nos pinos do microcontrolador Arduino Uno sem quais dificuldades, dispensando a utilização de qualquer tipo de jumpers, basta encaixar e pronto.

Ele é capaz de trabalhar com até 4 motores de corrente contínua independestes (motores DC) ou de forma alternativa, possibilita o controle de até 2 motores de passo independentes utilizando-se de passo completo, meio passo e micro-passo. Não menos importante, há pinagem extra para servo motores.

Por ser um modelo completo e de baixo custo, o driver Motor Shield L293D tem fácil aquisição, trabalhando com uma corrente limite de operação por canal de 600mA, com possibilidades de corrente de pico de até 1.2A.

Motor Shield L293D Teste com Motor DC

Motor Shield L293D Teste com Motor DC

Driver duplo ponte H de motor DC ou passo

Um driver duplo ponte H de motor DC ou o até o passo L9110s, é um equipamento bem desenvolvido e com o propósito de aplicar também em projetos eletrônicos que façam o uso de plataformas de prototipagem como base e são elas as mesmas de um driver controlador para motores DC em geral.

Esse driver conta com um módulo duplo driver motor, que tem como ser aplicado para controlar 2 motores DC de forma independente ou apenas um único motor de passo bifásico de até 4 fios, em que se pode controlar o sentido de giro e também velocidade dos motores.

Uma das partes mais interessante também, é que ele é bastante usado em projetos que envolvem a robótica. Desta forma, esses drivers são de grande utilidade para muitos projetos que você deseja realizar.

Claro que esses não são todos, afinal, existem muitos outros tipos, porém esses são os mais conhecidos e também os que são mais vendidos, então fica a sugestão de quais procurar para seu trabalho.


Aplicação do Driver Motor com Arduino

A aplicação do driver motor com o Arduino é justamente para permitir que o cérebro eletrônico tenha a capacidade de controlador de forma autônoma os movimentos, velocidades e sentido de rotação dos motores em carrinhos robóticos, braços mecanizados e outros dispositivos.

Ainda, é responsável pela integração com dispositivos externos, possibilitando controle por meio de controles sem fios, seja via bluetooth ou via Internet, quando dispositivos de comunicação são adicionados ao microcontrolador.

Driver Motor L298N com Arduino em Projeto Robótico

Driver Motor L298N com Arduino em Projeto Robótico


Vantagens de uso do Driver Motor

As vantagens do driver motor vão desde o controle total dos motores via distância, até as configurações que são moldáveis. O motor nem sempre pode usar as mesmas rotações e a modulação de largura de pulso é uma ótima ferramenta para o bom funcionamento geral do motor.

A praticidade não é das maiores, pois a simples conexão não fará com que funcione, vai precisar que o microcontrolador seja devidamente programado de forma a tornar compatível a comunicação com os motores.

O que auxilia em muito os iniciantes é o fato de a maioria dos modelos de driver apresentar amplos conteúdos na Rede Mundial de Computadores. Isso ajuda e poupa bastante tempo na hora de fazer o uso, por isso é recomendado sempre ler manuais e dicas que podem ser encontrados por outros usuários.

Para que já possui conhecimento e estudo de programação com certeza pode guiar sem muita dificuldade os drivers para motores, pois em geral, seu funcionamento não varia muito de modelo para outro, apenas em características pontuais.