Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • Gostei do ótimo atendimento e chegou antes do prazo previsto!
    João Maria Ferreira De Lacerda, ASSU-RN
  • Atendimento excelente, ótimo produto e entrega no prazo. Parabéns!
    Luka Lenz Irineu, Cerro Largo/RS

Estanho para Solda

O que é o Estanho para Solda?

O Estanho para Solda é um composto feito através de bases de estanho e chumbo que são misturadas e preparadas nas mais diversas proporções, assim como podem ser adicionados outros elementos em pequena quantidade,...

O que é o Estanho para Solda?

O Estanho para Solda é um composto feito através de bases de estanho e chumbo que são misturadas e preparadas nas mais diversas proporções, assim como podem ser adicionados outros elementos em pequena quantidade, por exemplo, o antimônio, a prata e o bismuto.

Quando misturado com outros elementos assim como os mencionados logo acima o estanho para solda é capaz de mudar sua maleabilidade e composição, já que tem a habilidade de poder modificar sua própria dureza.

Como sabemos o estanho para solda é um material muito procurado por seu uso prático e pelas inúmeras atividades em que o mesmo pode ser aplicado, sendo assim, o estanho para solda é um metal muito utilizado em processos industriais.

O estanho para solda é comumente usado na fabricação de folhas-de-flandres, que são nada mais nada menos que lâminas de aço ou ferro que recebem em sua superfície uma cobertura de estanho.

Também é usado na indústria de peças e equipamentos eletrônicos para proteger o aço contra corrosão, além de ser essencial na soldagem de terminais elétricos de cobre e suas ligas como, por exemplo, latão e bronze, sendo que não é usado para soldar outros materiais como alumínio e ferro.

Os fios de estanho para solda possuem ponto de fusão situado entre ~200°C e 300°C, sendo assim o estanho para solda é classificado como uma solda simples já que existem muitos outros elementos de soldagem que chegam a temperaturas muito maiores e são ainda mais resistentes.

Em síntese o estanho para solda é um metal abundante e com um custo muito acessível sendo que as suas características estão o tornando um produto cada vez mais atraente no emprego da engenharia para galvanização de metais como o aço (tornando ela resistente contra corrosão).

Até mesmo nos dias de hoje as ligas com estanho para solda ainda não foram substituídas por falta de substitutos, tornando este metal um componente vital para a indústria eletrônica já que seu uso é abundante e essencial.


O que é a Solda?

A solda consiste na ação de unir dois ou mais metais, por meio do derretimento de determinado tipo de material, formando ao final do processo de soldagem, apenas uma.

A soldagem é de grande importância na questão que envolve a criação de projetos que unem duas peças metálicas ou mais, o que garante a fixação e a junção das propriedades físicas e químicas das peças.

Mais Menos

14 produtos

O Estanho para Solda

Estanho é um dos metais mais usados em solda. Um metal leve, flexível, com boas propriedades condutoras e que não necessita de muito calor para entrar no estado de fusão, o estado físico necessário para a soldagem.

O uso da solda tem várias finalidades, devido sua utilização resultar em inúmeras aplicações. Aplicações essas que vão desde os itens mais básicos, sem muita complexidade, até peças e materiais mais sofisticados.

Classificação química do Estanho

O Estanho para Solda se trata de um elemento químico pertencente à classe dos metais, representado por “Sn” da Tabela Periódica e tem também uma massa atômica de aproximadamente 118,7u.


Características físicas do Estanho

O estanho também se trata de um metal maleável, pouco dúctil e de uma coloração branco-prateada. É um metal muito utilizado também porque não é oxidável e apresenta uma boa resistência a corrosão.

Os principais minérios que constituem o estanho para solda são Hematita e Cassiterita. Os minerais citados costumam passar por um processo inicial de purificação e logo depois são submetidas a uma fusão com carbono para que seja formado o metal puro.

Como funciona a solda com estanho?

A solda com o uso do estanho é um processo comum, só que é composta de estanho e chumbo, e por isso é considerada umas das manuseáveis.
É possível ter uma variedade de outros elementos como antimônio, prata e também bismuto, para realizar determinadas modificações em suas propriedades, como a sua dureza.



Soldagem com Estanho para Solda
Soldagem com Estanho para Solda


Proporção das soldas

Afirmar que a solda é 70/30, tem como significado dizer que 70% é o percentual do estanho e no 30% restante, é percentual que contém de chumbo.

A soldas utilizam frequentemente as proporções de 50/50, 60/40, 40/60 e 70/30. Dessa forma, pode-se fazer soldas com um menor ponto de fusão e com equipamentos de soldas de potências menores, como um maçarico GLP.


O uso do Estanho para Solda

A soldagem com estanho é muito utilizada em serviços mais simples e/ou amadores, que permitem uma menor confiabilidade. Trata-se de uma solda que pode ser mais utilizada por leigos na questão de soldagem.

Juntas que são soldadas com estanho tem uma maior resistência em relação a tensão tangencial e a compressão, contudo, ela possui uma menor resistência em relação a esforços de tração.


Dicas de utilização da soldagem

Para iniciar a soldagem de forma segura, é indispensável a limpeza dos locais em que serão unidas as partes. A limpeza evita a contaminação ou danificações devido a presença de partículas indesejadas durante o processo em realização. Para se assegurar de sua limpeza, é necessário usar uma pasta especial para soldar.



Utilização do Estanho para Solda na Manutenção de PlacasEstanho de Solda para Soldagem de Componentes



Finalidade do Estanho para Solda

O estanho para solda é usado para soldagem de cobre e também suas ligas, como o latão e o bronze, entre outros materiais. O latão é composto de zinco e cobre, já o bronze tem como composição o cobre e o estanho.

Porém, ela não possui utilidade para soldagem dos demais metais, como por exemplo, o ferro. O estanho é usado para soldas em eletroeletrônica e em hidráulica.


Tipos de estanho para Solda

O estanho de Solda se divide em concordância com a sua aplicação na soldagem, como nos seguintes tipos:

  • ● Estanho comercial (puro): É utilizado nas plantas de destilação, no transporte de águas de extrema pureza, dentre mais realizações que exigem o consumo de materiais que são quimicamente inativos.

  • ● Solda de estanho antimonial: Esta seria a soldagem utilizada em ferramentas elétricas, tubulações de cobre e também cilindros de resfriamento de aparelhos refrigeradores.

  • ● Solda-prata: É criada a partir da porcentagem de 95% do componente químico Sn e também de 5% de Ag, símbolo que representa a prata na Tabela. A solda-prata é voltada para itens de funcionamento elétrico e grandes temperaturas.

  • ● Solda-prata eutética: É muito semelhante com o processo anterior, mas diferença entre a solda-prata eutética e a solda-prata é que esta tem um acúmulo maior de estanho.

  • ● Solda-branca: Nesta solda encontram-se dois tipos. Um deles com 70% de Sn, aplicado na união de metais. O outro tipo possui 60% de Sn, usado para soldar produtos eletroeletrônicos, e é o ponto principal em circuitos impressos.