Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • Realizem minha primeira compra há alguns dias e tudo correu perfeitamente bem! A entrega foi feita pela TNT/FEDEX inclusive antes do prazo previsto, os produtos chegaram impecáveis e bem embalados. Gostei muito da experiência e voltarei a comprar de novo em breve! E o mais importante: aqui você consegue comprar quase tudo em uma única compra, o que facilita a reduz muito o custo de frete! Parabéns a USINAINFO pelo atendimento!!!
    Amarildo F Lopes, S.J.Rio Preto/SP
  • Infelizmente não estou com a mesma sorte dos demais, fiz uma compra e optei pela transportadora ''TNT FEDEX ''Mercadoria esta a 40 km de onde eu moro a 14 dias no depósito, eles não me entregam e nem deixam buscar só porque no prazo é de ate 28 dias .
    Élio Luis Luis, Nova Serrana

Voltímetro Digital Analógico

O voltímetro é um instrumento de medição e teste utilizado para medir a diferença de potencial / tensão entre dois pontos distintos de um circuito elétrico, ou seja, atuando como um medidor de tensão, o voltímetro verifica o valor...

O voltímetro é um instrumento de medição e teste utilizado para medir a diferença de potencial / tensão entre dois pontos distintos de um circuito elétrico, ou seja, atuando como um medidor de tensão, o voltímetro verifica o valor desta unidade de medida analisando os terminais positivos e negativos de um equipamento.

As redes de energia elétrica atuais diferenciam-se em contínua e alternada, circuitos de corrente contínua são normalmente encontrados em equipamentos eletrônicos com controle de corrente e voltagem mais precisos, enquanto que circuitos de corrente alternada são atribuídos a equipamentos elétricos com um ajuste mais grosso de suas variáveis.

Outro fator que diferencia os modelos de voltímetro é quanto ao seu sistema de exibição de dados, que pode ser tanto analógico quanto digital, um voltímetro analógico é constituído por um galvanômetro sensível em série com uma alta resistência, apresentando seus valores em um painel de valores fixos, já o voltímetro digital, apresenta os seus valores diretamente através de números variáveis, proporcionando uma melhor visualização e agregando precisão aos valores obtidos.

Mais Menos

19 produtos

O Voltímetro é um equipamento desenvolvido com o intuito de medir a Diferença de Potencial (DDP) ou, como estamos mais habituados a chamar, a tensão de um circuito elétrico.

Considerado um instrumento de medição utilizado para mensurar o ganho ou a perda de tensão entre dois pontos diferentes de um circuito elétrico, o Voltímetro pode realizar a verificação tanto em equipamentos de corrente contínua, quanto em equipamentos de corrente alternada.

Teoricamente, a medição realizada pelo Voltímetro é feita tomando como base a corrente de trabalho ao invés da tensão, mesmo sendo medida em Ampére, a Lei de Ohm possibilita a conversão do valor através da sua devida fórmula, exibindo desta maneira, o valor em Volts.

Uma característica dos Voltímetros, por sua vez, é a sua capacidade de alimentar-se do mesmo equipamento ao qual esteja verificando, eliminando alimentações externas, ou seja, através dos seus únicos dois fios, ele consegue realizar a medição da voltagem presente em seu circuito como também utilizar esta mesma alimentação para o seu funcionamento.

Voltímetro Digital

Os valores obtidos pelo Voltímetro são sempre valores analógicos, estes dados são enviados continuamente para uma cadeia de bits com a finalidade de serem processados por sistemas digitais. Normalmente conhecidos como conversores analógicos digitais (A/D), esta função é desenvolvida através de Transdutor.

Voltímetro Digital
Voltímetro Digital

Assim que coletados e convertidos, os valores estão prontos para exibição, para manter a acurácia dos dados, o Voltímetro realiza continuamente comparações do sinal de entrada através de uma DDP constante gerada por um dispositivo interno.

Voltímetro Analógico

O voltímetro é um instrumento que já realiza as suas leituras em formato analógico, então nestas ocasiões, não é necessária uma conversão prévia de dados como no Voltímetro Digital. Seu sistema de medição utiliza o galvanômetro como base de leitura e verifica a DDP através da ligação em série entre um resistor e o mesmo.

Voltímetro Analógico

Voltímetro Analógico

Seus dados são normalmente expressos através de um ponteiro instalado em um painel com valores fixos, sendo que este ponteiro varia de acordo com os valores obtidos durante a verificação. Este fator diminui a precisão durante as leituras, uma vez que não possibilita valores em mV, por exemplo.

Voltímetro de Leituras DC

Os voltímetros desenvolvidos para realizar a verificação de correntes contínuas são comumente atribuídos a projetos eletrônicos dos mais diversificados, podendo verificar a tensão de baterias, e circuitos elétricos DC sem problema e podendo ser aplicado inclusive em projetos automotivos.

Voltímetro Digital de Corrente Contínua
Voltímetro Digital de Corrente Contínua

Fisicamente este modelo não se diferencia dos de verificação AC, por isto mesmo vale ficar de olho no momento da compra para ter certeza de ter escolhido o painel que realmente se aplica ao seu projeto.

Voltímetro de Leitura AC

Os voltímetros de leitura AC, diferente dos citados anteriormente, realizam a leitura de correntes alternadas, geralmente atribuídos a medições de rede elétrica, como por exemplo, tomadas ou geradores de tensão alternada dos mais diversos.

Voltímetro Digital de Corrente Alternada
Voltímetro Digital de Corrente Alternada

Este equipamento precisa de bastante cuidado durante seu manuseio uma vez que trabalha com redes elétricas de alta tensão que podem ocasionar choques elétricos.

Voltímetro Amperímetro

Este tipo de equipamento possui a capacidade de verificar tanto a corrente quanto a tensão dos objetos em teste. Diferente dos Voltímetros que medem apenas a tensão, este modelo necessita de alimentação externa para realizar suas medições.

Para os modelos de Voltímetro Amperímetro que trabalham com verificações de correntes mais elevadas, é necessária a utilização de um Resistor Shunt, equipamento que possibilita a verificação de maneira mais precisa reduzindo o sinal de entrada para realizar as sua medições.

Voltímetro Amperímetro com Resistor Shunt
Voltímetro Amperímetro com Resistor Shunt

Outros modelos de Voltímetro Amperímetro utilizam Transformadores TC para realizarem as verificações, o que torna estas mais seguras já que possibilita a leitura de corrente sem o contato direto do fio energizado com o módulo.

Além dos Voltímetros Amperímetros tradicionais já vistos, também existem exclusivos equipamentos Wattímetros que medem também a quantia de watts por hora consumida e apresentam, além disto, tensão, corrente e potência, assim como os Voltímetros Amperímetros AC, este modelo também realiza suas verificações através de um Transformador TC.

Wattímetro com Transformador TC
Wattímetro com Transformador TC

Como funciona o voltímetro digital?

Os voltímetros digitais precisam fazer a conversão dos dados analógicos, que são representados por valores contínuos, para uma cadeia de bits a fim de poderem ser processadas por sistemas digitais.

Esta conversão é conhecida com Conversão Analógica Digital (A/D) e são feitas por aparelhos chamados transdutores.

Uma vez que esta conversão tenha sido empreendida com sucesso, o aparelho voltímetro digital faz as comparações periódicas do sinal de entrada com uma diferença de potencial constante, que é gerada por um dispositivo interno.

Em seguida, o aparelho voltímetro digital converte as diferenças calculadas anteriormente em um final numérico que é exibido em um painel LCD encontrado no dispositivo.

E, caso haja pequenas variações no valor durante o tempo de medição, o valor exibido vai ficar mudando periodicamente conforme o voltímetro digital vai fazendo os novos cálculos a cada mudança da tensão na corrente elétrica medida.

Não se esqueça que a utilizar o voltímetro digital outro aparelho elétrico você não deve encostar em superfícies não alteradas e não devem constar no solo, evite também o contato com superfícies metálicas e os devidos equipamentos de proteção.

Lembre-se que você vai estar com um equipamento conectado diretamente em uma corrente elétrica e dependendo da tensão do circuito você pode sofrer mais que dente caso não siga as medidas de segurança necessárias e obrigatórias para todos os profissionais que trabalham com eletricidade.

Esse conselho é válido também para as pessoas que pretendem fazer manutenções em casa ou pequenos projetos individuais em oficinas pessoais. Use os equipamentos de segurança necessários e caso não se tem, providencie sua aquisição.

É um investimento não apenas no seu trabalho mais na segurança da sua própria vida e de terceiros ao trabalhar.

Quais as diferenças entre os modelos de voltímetro digital que posso encontrar à venda?

Assim como outros Equipamentos elétricos, o voltímetro digital possui diferentes modelos e as variações dependem da sofisticação do aparelho. Alguns voltímetros digitais além de fazer a medição da tensão da corrente elétrica possuem ainda funções para monitorar, controlar e transmitir dados.

O voltímetro digital mais sofisticado é capaz de exibir valores para tensões significativas e esse equipamento normalmente são usados por profissionais em diferentes situações.

Quais as principais características do voltímetro digital para uso profissional?

A principal distinção do voltímetro digital mais elaborado em comparação aos modelos mais simples para uso caseiro o cotidiano em pequenas oficinas, para uso profissional é a capacidade da atenção que ele consegue medir. Os voltímetros laboratoriais práticos têm intervalos máximos de 1000 a 3000 volts (V). 

Já a maioria dos voltímetros fabricados comercialmente tem várias escalas, aumentando em potências de 10; por exemplo, 0-1 V, 0-10 V, 0-100 V e 0-1000 V.

Voltímetro digital: dicas finais

Um bom voltímetro digital pode facilitar o seu trabalho uma vez que ele vai poupar o tempo de análise do valor medido ao já exibir o valor exato na tela LCD.

Se você trabalha com eletricidade e eletrônica e quer dar mais dinamismo ao seu trabalho diário, o voltímetro digital é um equipamento básico que você precisa ter.

Escolha o modelo ideal voltímetro digital, conforme suas necessidades e não se esqueça de seguir as orientações de segurança usar!

Esta é a nossa linha completa de Voltímetros! Confira outros modelos de Amperímetros também Resistores Shunt em nossa Categoria Amperímetro Analógico Digital.