Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • NADA CONTRA A USINAINFO, COMPRA, AGILIDADE, ENTREGA, EMBALAGENS, MAS COMPREI UM FERRO DE SOLDA HICARI 25W 220V E NOS PRIMEIROS RESISTORESDE 1/4W QUE SOLDEI A PONTA SE OXIDOU E SAIU A CAMADA/PELICULA DE ALUMINIO, TUDO PRETO QUE NEM A PASTA RESOLVEU....FICOU INUTILIZADO TOTALMENTE, A HICARI DEVERIA SER RESPONSABILIZADA POR ESSE CASO, ATÉ DE SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO, TERMINEI MEU TRABALHO COM UM MODELO DA FAME QUE EU TINHA QUE AINDA SERVIA. ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA ENVIAR FOTOS OU O PRODUTO PARA...
    JOSÉ MARCIO COSTA FONSECA, GRAMADO/RS
  • Mais uma compra realizada com sucesso. Como todas as vezes produto entregue sem nenhum problema e dentro do prazo. Altamente recomendado a quem procura bons produtos com qualidade. Mais uma vez parabenizo a toda equipe da Usina. Até a próxima.
    Roberto Kunieda, São Paulo/SP

LoRa

O que é Esp32 LoRa Heltec?

O Esp32 Lora Heltec é um módulo eletrônico que conta com um microcontrolador ESP32 dotado da inovadora tecnologia de comunicação LoRa, conjunto que faz com que possa ser aplicado em muitos projetos IOT e maker DIY,...

O que é Esp32 LoRa Heltec?

O Esp32 Lora Heltec é um módulo eletrônico que conta com um microcontrolador ESP32 dotado da inovadora tecnologia de comunicação LoRa, conjunto que faz com que possa ser aplicado em muitos projetos IOT e maker DIY, alcançando excelentes resultados de processamento e comunicação externa, inclusive via Wifi e Bluetooth.

Quais são os pinos do Esp32 LoRa?

Os pinos do ESP32 LoRa são 36 pinos digitais, sendo 16 canais com conversores Analógico Digital ADC de 12-Bits (16 canais), além de 2 canais com conversor Digital Analógico DAC de 8-Bits. Vale destacar que a pinagem pode mudar ligeiramente de um modelo para outro, a depender da variante e do fabricante, por isso, consulte a página do modelo desejado.

Qual o alcance do Esp32 LoRa?

O alcance do Esp32 LoRa é de aproximadamente 3,6km de distância em ambiente aberto e sem barreiras, distância muito superior a outras tecnologias, sendo essa a razão para o grande sucesso que essa placa faz no mundo maker.


O que é Esp32 Lorawan?

O Esp32 Lorawan é o tipo de comunicação que é feita com os dispositivos LoRa, sendo reconhecida como um protocolo que atende camadas superiores com amplas distâncias, em inglês é a abreviatura Long Range Wide Area Network , que a tradução é rede de longa distância traduzida de longo alcance.

Como funciona o Módulo LoRa Arduino?

O Módulo LoRa Arduino funciona de forma simplificada em conjunto com o Arduino, pois permite integração através de dispositivos como o Módulo RF Wireless LoRa 433MHz com Antena de Longo Alcance, possibilitando que a tecnologia de longo alcance possa trabalhar em conjunto com o famoso microcontrolador Arduino.

Qual a diferença do LoRa SX1278 e SX1276?

A diferença do LoRa SX1278 é que ele trabalha com a frequência 433Mhz, enquanto o chip SX1276 trabalha com frequência de 868/915MHZ, sendo a principal diferença entre os dois suas bandas de trabalho, atuando em frequências diferentes.

Mais Menos

10 produtos

LoRa - Tudo o que você precisa saber!

Hoje nós vamos se falar sobre a tecnologia LORA, um importante sistema de transmissão de dados de baixa frequência que revolucionou as comunicações no mundo moderno.

A principal característica desta forma de transmissão de dados é o seu longo alcance, que permite que a comunicação seja estabelecida entre diferentes dispositivos com até 3,6 km de distância sem barreiras.

O que é a tecnologia LoRa?

LoRa (Long Range) é uma tecnologia de comunicação de rede de área ampla de baixa potência (LPWAN) que se baseia em técnicas de modulação de espectro de propagação derivadas da tecnologia chirp spread spectrum (CSS).

É uma tecnologia muito usada em ambientes que precisam de conexão com a Internet em lugares amplos como empresas e indústrias, universidades e outros locais semelhantes.

Foi desenvolvida por Cycleo de Grenoble, França, e adquirido pela Semtech, o membro fundador da LoRa Alliance.

O LoRa é um padrão de comunicação sem fio de baixa potência 'Long Range' destinado a fornecer uma rede de comunicações com baixa taxa de dados no estilo celular (wi-fi e bluetooth).

Ela usa bandas de radiofrequência sub-gigahertz sem licença, como 433 MHz, 868 MHz (Europa), 915 MHz (Austrália e América do Norte) e 923 MHz (Ásia). O LoRa permite transmissões de longo alcance com baixo consumo de energia.

A tecnologia cobre a camada física, enquanto outras tecnologias e protocolos, como o LoRaWAN (Long Range Wide Area Network), cobrem as camadas superiores.

Em janeiro de 2018, novos chipsets LoRa foram anunciados, com menor consumo de energia, maior poder de transmissão e tamanho reduzido em comparação à geração mais antiga.

Destinado ao mercado M2M e IoT, o LoRa é ideal para fornecer conectividade intermitente de baixa taxa de dados em distâncias significativas.

A modulação LoRa e a interface de rádio foram projetadas e otimizadas para fornecer exatamente o tipo de comunicação necessária para os nós remotos de IoT e M2M.

Porque a tecnologia LoRa é ideal para fornecer conectividade intermitente de dados em distâncias significativas?

A interface de rádio da LORA foi projetada para permitir o recebimento de níveis de sinal extremamente baixos e, como resultado, até transmissões de baixa potência podem ser recebidas em faixas significativas.


Quais as principais características dos dispositivos LoRa?

Os dispositivos LoRa possuem como principais caracterísicas recursos de localização geográfica usados para trilaterar posições de dispositivos por meio de carimbos de data/hora dos gateways. A LoRa e LoRaWAN permitem a conectividade de longo alcance para dispositivos da Internet das Coisas (IoT) em diferentes tipos de indústrias.


Como funciona a tecnologia LoRa

O LoRa já está implantado em milhões de sensores, de acordo com a Lora Alliance. Alguns dos principais componentes que servem como base para a especificação são serviços bidirecionais de comunicação, mobilidade e localização.

Uma área em que o LoRa difere de outras especificações de rede é que ele usa uma arquitetura em estrela, com um nó central ao qual todos os outros nós estão conectados e os gateways servem como ponte para retransmitir mensagens entre os dispositivos finais e um servidor de rede central no back-end.

Os gateways são conectados ao servidor de rede por meio de conexões IP padrão, enquanto os dispositivos finais usam comunicação sem fio para um ou mais gateways.

A comunicação de ponto final ll é bi-direcional, e suporta multicast, permitindo atualizações de software over the air. De acordo com a Lora Alliance, a organização sem fins lucrativos que criou as especificações LoRaWAN, isso ajuda a preservar a vida útil da bateria e a alcançar conexões de longo alcance.

O LoRa também se baseia na modulação do espectro de chir spread, que a Aliança alega manter características de baixa potência e aumentar significativamente o alcance da comunicação.

Quais as principais aplicações do chip spread Lora nas últimas décadas?

O espectro de propagação Chip tem sido usado na comunicação militar e espacial há décadas, mas o LoRa é a primeira implementação de baixo custo para uso comercial.

Como é a comunicação entre os dispositivos finais e os gateways da LoRa?

A comunicação entre dispositivos finais e gateways da LoRa é espalhada em diferentes canais de frequência e taxas de dados. A seleção da taxa de dados é uma troca entre o intervalo de comunicação e a duração da mensagem. 

Devido à tecnologia de espectro de dispersão, as comunicações com diferentes taxas de dados não interferem entre si e criam um conjunto de canais "virtuais", aumentando a capacidade do gateway. As taxas de dados LoRaWAN variam de 0,3 kbps a 50 kbp.


Tipos de Módulos LoRa

Até agora, os dispositivos conectados rodam principalmente nas mesmas redes e protocolos que suportam a Internet e as comunicações móveis - celular, WiFi, Bluetooth etc.

Um dos principais tipos de módulos Lora é o módulo sem fio de rede de área ampla de baixa potência (LPWAN). Esse é um módulo pequeno e econômico, mas que é capaz de suportar uma ampla gama de sensores, em um protocolo sem fio de longo alcance.

Mas, há vários módulos LoRa RF no mercado. Em particular, a família SX127x de transceptores de RF para os mercados IoT/M2M estão entre os mais usados. Esses módulos de RF operavam entre 860-1000 MHz e 137-960MHz. A Semtech também oferece dispositivos de avaliação e teste na faixa de 860MHz.

E recentemente também foram introduzidas no mercado várias placas de interrupção e placas de desenvolvimento baseadas nos módulos Semtech RFM69 e RFM95 para uma faixa de frequências como 433, 868 e 960 MHz.

E esses são apenas alguns modelos disponíveis, existem vários outros no mercado.


Quais são as vantagens dos módulos de Tecnologia LoRa para a duração da bateria dos dispositivos como smartphones e outros?

As vantagens da tecnologia LoRa para é justamente a economia de energia que é capaz de gerar, ela possui um algoritmo de taxa de dados adaptável para ajudar a maximizar a vida útil da bateria e a capacidade da rede dos nós, permitindo maior tempo de funcionamento.

Por que os módulos LoRa são seguros?

Sim, os módulos Lora são seguros, pois seu protocolo inclui várias camadas diferentes de segurança, incluindo criptografia no nível da rede, aplicativo e dispositivo para comunicações seguras. A segurança é uma das principais vantagens dessa tecnologia em comparação com similares.