O Módulo Dimmer Arduino e ESP32 MC-8A 127V é um equipamento eletrônico que permite realizar o controle da quantidade de energia que é enviada para a lâmpada incandescente, consecutivamente proporcionando maior ou menor luminosidade, de forma a dimerizá-la.
O funcionamento de um dimmer é feito por meio de um sistema um controlador Triac BT137 que está integrado na placa, sendo utilizado comumente para chavear a corrente alternada, onde tem a capacidade de dimerizar uma ou mais lâmpadas incandescentes, de forma a controlar eletricamente a intensidade luminosa ou o consumo de uma fonte de luz qualquer, como, por exemplo, uma lâmpada incandescente tradicional.
O Dimmer controlador Arduino e ESP32 MC-8A 127V serve para interromper o envio de corrente a um dado circuito através de uma regulagem de disparos que é programada através do Arduino, Raspberry Pi, PIC, entre outros.
Conexões Dimmer Arduino MC-8A
Com uma entrada e uma saída específica para corrente de 127V ou 220V (deve ser escolhido no momento da compra), ele proporciona através das portas do microcontrolador uma configuração capaz de controlar a intensidade de lâmpadas incandescentes de uma forma muito mais prática e eficiente, aumentando ou diminuindo a faixa luminosa.
A porta representada pela entrada ZC (Zero Cross) manda um aviso para o microcontrolador de que a tensão está cruzando o zero. A Platafroma Microcontroladora, por sua vez, manda um pulso de volta para o Dimmer Arduino MC-8A 127V através da porta DIM que fará com que o módulo controle o brilho das lâmpadas incandescentes instaladas.
Em uma visão mais ampla o Dimmer Triac Arduino MC-8A 127V é um dispositivo que possui a capacidade de variar a luminosidade de uma ou mais lâmpadas incandescentes, tornando o ambiente muito mais agradável, de fácil controle, trazendo consigo inclusive o benefício de maior economia de energia.
ACESSE O ARTIGO DO NOSSO PARCEIRO: "Arduino e dimmer com Triac: criando um amanhecer artificial".
Conexão Dimmer Arduino MC-8A com Arduino Uno
Conexão Dimmer Arduino MC-8A com ESP32
Dúvidas Frequentes Módulo Dimmer para Arduino Pic MC-8A:
É normal o resistor do dimmer esquentar?
Sim, o resistor é o responsável pela dissipação da energia durante o funcionamento do dimmer, sendo normal seu aquecimento, mesmo que não esteja dimerizando nenhuma lâmpada.
Como saber a tensão do meu módulo dimmer MC-8A?
O Módulo Dimmer MC-8A possui uma diferença bastante simples de se verificar entre os seus modelos de 127V e 220V, o resistor grande instalado em pé junto ao módulo possui uma resistência de 15K Ohms para tensões de 127V e uma resistência de 33K Ohms para tensões de 220V.
O Módulo Dimmer pode ser utilizado com qualquer lâmpada?
Não, ele só pode ser utilizado com lâmpadas incandescentes ou com lâmpadas de LED Dimerizáveis do tipo “leading edge”. Não será possível realizar o controle de lâmpadas de LED comuns e fluorescentes, por exemplo, podendo causar danos às mesmas.
Posso realizar o controle de motores através dimmer?
Não, ele não é o produto mais indicado para o controle de motores, uma vez que não proporcionará um controle muito preciso. Este modelo foi produzido para utilização em cargas resistivas e não indutivas, que é o caso de motores.
O Led do Dimmer não esta acendendo, é defeito?
Não, o led não é um indicativo de funcionamento do dimmer, ele apenas é acionado quando entra sinal no pino “dim”, portanto, verifique o código de programação.
Conectei todos os pinos e meu dimmer não esta funcionando, e agora?
É possível realizar um teste simples para ver ser seu dimmer esta funcionando, alimente o pino “dim” com 5V direto, se o led acender, o módulo esta funcionando e o problema deve ser no código de programação ou nas conexões, sendo assim, revise-os.
Comprei o dimmer e não consigo utilizar, o que fazer?
Nós vendemos apenas a placa, não trabalhamos com desenvolvimento de projetos. O módulo dimmer é um projeto complexo e cheio de detalhes para que funcione de forma correta, por isso, é preciso um prévio estudo para entender o funcionamento da placa. Recomendamos a leitura de um do post no blog Usina Info “PROJETO ESP32 DIMMER – AUTOMAÇÃO PARA CONTROLE DE LUZ”.
Como testar de forma direita se o dimmer está funcionado?
Para testar o dimmer de forma direta insira 5V no pino DIM (utilize o pino GND como terra), assim a lâmpada deve ficar acesa. Se ela acender, problemas elétricos de fábrica no dimmer estão descartados, devendo revisar o código de programação ou os fios de conexão.
CARACTERÍSTICAS:
- Dimmer Arduino MC-8A 127V;
- Possibilita o controle da quantidade de energia que é transmitida às lâmpadas incandescentes;
- Proporciona controle preciso da luminosidade das lâmpadas incandescentes;
- Controlador Triac BT137 integrado;
- Capacidade de dimerizar uma ou mais lâmpadas incandescentes;
- Luminosidade controlada através de sistemas microcontroladores;
- Porta ZC (Zero Cross) que avisa quanto a tensão estiver cruzando o zero;
- Porta DIM que recebe um pulso de tensão do microcontrolador como resposta ao ZC;
- Compatível com lâmpadas incandescente ou led dimerizáveis tipo leading edge;
- Led D5 indica status do pino DIM;
- Torna o ambiente muito mais agradável;
- Diminui o consumo de energia;
- Fácil controle;
- Simples instalação;
- Datasheet Triac BT137;
- Código para Teste de Frequência com Módulo Dimmer;
- Código de Programação Dimmer Arduino MC-8A.
ESPECIFICAÇÕES:
- Marca: Microtech;
- Modelo: MC-08;
- Produto Exclusivo Usinainfo;
- Triac: BT137;
- Tensão para lâmpadas incandescentes: 127VAC ou 220VAC (escolher no momento da compra);
- Tensão junto ao Arduino: 5V DC;
- Tensão entrada de disparo: DIM 5V;
- Corrente consumida na entrada 5V: 5mA;
- Resistor: 15K 5W (127V - Marrom / Verde / Laranja) / 33K 5W (220V - Laranja / Laranja / Laranja);
- Potência: 880W (127V) / 1760W (220V);
- Corrente: 8A (necessário dissipador de calor);
- Dimensões (CxLxA): 62x34x18mm;
- Peso: 21g.
VÍDEO DO PRODUTO:
Liguei no meu esp8266 porém ao colocar brilhos mais baixos (50%~70%) a lampada fica piscando ou tem pequenas quedas de brilho.
O dimmer está alimentado no meu esp 3v3, tentei conectar a uma fonte externa 5v/3A porém o dimmer não ligou...
Saberiam me ajudar?
Equipe Usinainfo
Boa tarde!
Pesquisando sobre as lâmpadas desta marca, elas não tem uma boa qualidade, muitos usuários tiveram problemas dela não apagar totalmente e queimarem em poucos dias. Sugiro testar com uma lâmpada de outra marca ou com uma lâmpada halógena.
Equipe Usinainfo
Para que o dimmer opere corretamente, é crucial sincronizá-lo com o início da onda senoidal, conhecido como Zero Cross. Uma vez identificado esse ponto, o sinal é então ativado após um intervalo determinado, permitindo assim a regulagem da intensidade de uma lâmpada. Possíveis problemas podem surgir devido a interferências, como ocorreu em nosso caso quando uma fonte de notebook estava conectada à mesma rede elétrica. Para solucionar isso, recomenda-se utilizar uma tomada de energia diferente, onde as interferências possam ser menores.
Equipe Usinainfo
Vai precisar de uma tensão de 5V, poderia pegar essa tensão de uma fonte externa..
Equipe Usinainfo
Bom dia Eduardo, sim, é ótimo para o controle de resistências.
Equipe Usinainfo
Boa tarde Diego, sim, ele é compatível com lâmpadas led dimerizáveis (leading edge).
Equipe Usinainfo
Bom dia Leonardo, acesse o projeto do nosso parceiro, aqui você e encontra todos os detalhes: https://br-arduino.org/2016/03/arduino-triac-dimmer.html . Se tiver dúvidas, envie e-mail para contato@usinainfo.com.br
Equipe Usinainfo
Boa tarde Felipe, o Led é o indicador de status do pino DIM.
Equipe Usinainfo
Bom dia Felipe, entre em contato para que possamos auxiliar através do email: contato@usinainfo.com.br
Grato pela atenção.
Equipe Usinainfo
Bom dia Leonardo, não é possível utilizar sem o microcontrolador.
Equipe Usinainfo
Bom dia Gabriel, sim, pode fazer sem problema, vai da programação apenas.
Equipe Usinainfo
Boa tarde Cleverson, além de lâmpadas, o módulo dimmer é indicado para o controle de qualquer equipamento de carga resistiva. A corrente máxima de funcionamento do Dimmer é de 8A, mas mesmo assim nestas condições é necessária a utilização de um dissipador de calor. É necessário verificar a aplicação específica uma vez que este módulo é administrado através de um microcontrolador.
Equipe Usinainfo
Boa tarde Rodrigo, ele é de 5W.
Gostaria de saber se posso adaptar este módulo para controlar a velocidade de ventiladores. A lógica é exatamente a mesma de dimmerizar lâmpadas.
Grato.
Equipe Usinainfo
Boa tarde Thiago, o Dimmer é indicado para cargas resistivas e não motores, quando utilizado com motores ele permite o controle do RPM, mas não apresenta resultados tão precisos como em cargas resistivas (como lâmpadas incandescentes, por exemplo).
Equipe Usinainfo
Boa tarde Gabriel, infelizmente não possuímos.
É possível se comunicar com o SCADABR?
Equipe Usinainfo
Bom dia Gabriel, não possuímos o código pra Raspberry Pi.
Equipe Usinainfo
Bom dia Alvaro, a troca do resistor deve resolver o problema com a tensão.
Equipe Usinainfo
Boa tarde Daniel, recomendamos apenas o uso com lâmpada incandescente, pois não irá funcionar com Led.
Equipe Usinainfo
Boa tarde Vinicius, não, recomendamos utilizar lâmpada incandescente.
Equipe Usinainfo
Boa tarde Vinicius, não, recomendamos utilizar lâmpada incandescente.
Equipe Usinainfo
Bom dia Carlos, não, ele é indicado apenas para uso com lâmpada incandescente.
Equipe Usinainfo
Bom dia Eduardo, sim, é possível controlar. Infelizmente não possuímos nenhum código para executar essas funções. Precisa utilizar um dissipador para melhor funcionamento. Nosso parceiro tem um projeto que pode ser utilizado como base, segue o link: https://br-arduino.org/2016/03/arduino-triac-dimmer.html
Equipe Usinainfo
Boa tarde Roberto, a única opção é utilizar outro microcontrolador escravo junto ao dimmer, para que possa receber as informações do mestre e executar. Se optar por transmissões utilize do mesmo tipo.
Equipe Usinainfo
Boa tarde Roberto, pode sim, apenas fique atento para não ultrapassar o limite de corrente do circuito.
Equipe Usinainfo
Boa tarde Gylles, desse tipo não possuímos. O modelo mais próximo com uma potência similar é este do link: https://http://www.usinainfo.com.br/dimmer-arduino/dimmer-4000w-regulador-de-tensao-eletrica-scr10-220vac-4786.html
Equipe Usinainfo
Bom dia Eduardo, possuímos um modelo. Você pode utilizar e acompanhar o aquecimento, pois vai variar de conforme a carga utilizada. Segue o link: https://http://www.usinainfo.com.br/diversos/dissipador-de-calor-em-aluminio-275x15x16mm-cpp812-3710.html
Equipe Usinainfo
Bom dia Matheus, para que possamos auxiliar envie um e-mail com suas duvidas detalhadas para contato@usinainfo.com.br
Esse dissipador me resolve?
Preciso fazer um controle de temperatura com resistencia de 500W
Equipe Usinainfo
Bom dia Matheus, possivelmente vai atender você. O aquecimento vai depender muito do tempo de uso contínuo do módulo. Recomendamos que você monte seu projeto com o dissipador e acompanhe o aquecimento, caso o calor gerado seja exagerado, será necessário um dissipador maior.
É possível?
Equipe Usinainfo
Boa tarde Fábio, você pode utilizar qualquer outro tipo de microcontrolador, basta verificar se ele fornece as portas necessárias para funcionamento do dimmer. Att. Equipe UsinaInfo.
Equipe Usinainfo
Boa tarde Vinicius, o recomendado é utilizar lâmpadas incandescentes. Att. Equipe Usinainfo.
Equipe Usinainfo
Boa tarde Jeferson, o Dimmer é indicado para cargas resistivas e não motores, quando utilizado com motores ele permite o controle do RPM, mas não apresenta resultados tão precisos como em cargas resistivas (como lâmpadas incandescentes, por exemplo). Att. Equipe Usinainfo.
Equipe Usinainfo
Bom dia Jeferson, sim, você vai conseguir controlador a velocidade do ventilador. O dimmer pode ser utilizado em motores, no entanto você não vai conseguir tirar a máxima eficiência do produto. Att. Equipe Usinainfo.
Muito Obrigado Equipe Usinainfo!
Se não, quais as implicações esse mesmo módulo ?
Equipe Usinainfo
Boa tarde Eduardo, para motores o indicado é um inversor de frequência. O dimmer pode ser utilizado em motores, no entanto você não vai conseguir tirar a máxima eficiência do produto. Att. Equipe Usinainfo.
desde já agradeço
Equipe Usinainfo
Bom Dia Alberto! A troca do triac pode ser realizada para executar potências mais elevadas porém, vale ressaltar que deve verificar as trilha para ver se são grossa o suficiente e se conseguirá conduzir tal corrente.
Equipe Usinainfo
Bom dia Fernando, não possui dissipador, mas é necessário a instalação para evitar o aquecimento, o qual vai depender muito da carga, potência dimerizada e o tempo de uso. O Dimmer é indicado mais para cargas resistivas, será possível controlar a velocidade do motor, apenas não conseguirá tirar a eficiência máxima do dimmer. Att. Equipe UsinaInfo.
Equipe Usinainfo
Bom dia Eduardo, ele já possui optoacoplador. Att. Equipe UsinaInfo.
"Corrente: 8A (necessário dissipador de calor)".
Para uso em correntes abaixo disso pode-se dispensar incluir o dissipador, usar somente esse módulo mesmo basta?
Obrigado!
Equipe Usinainfo
Bom dia Eduardo, indicamos utilizar o dissipador de calor em qualquer caso para evitar danos ao circuito, isso porque, o aquecimento vai depender muito da carga, potência dimerizada e o tempo de uso.
Obrigado!
Equipe Usinainfo
Bom Dia Eduardo!
Não encaminhamos código exemplo junto ao produto, porém pode encontrar alguns projetos junto ao site do nosso parceiro BR Arduino, segue o link de um deles: https://br-arduino.org/2016/03/arduino-triac-dimmer.html
Equipe Usinainfo
Bom dia Rafael, o Dimmer é indicado mais para cargas resistivas. Será possível controlar a velocidade do motor, apenas não conseguirá tirar a eficiência máxima do dimmer. Att. Equipe UsinaInfo.
Os holofotes tem controle remoto e são bivolt.
Obrigado
Equipe Usinainfo
Bom dia, esse Dimmer não serve para trabalhar com Leds, somente lâmpadas incandescentes, não atendendo sua necessidade. Tenho outro modelo que pode atender ao que você precisa, no entanto, é necessário verificar a tensão e a corrente dos leds no seu projeto e comparar com as especificações do produto. Segue o link: http://www.usinainfo.com.br/materiais-eletricos/amplificador-rgb-controlador-dimmer-para-fita-de-led-rgb-0-10v--3030.html
Equipe Usinainfo
Bom dia, este módulo é indicado para utilização junto a lâmpadas incandescentes, não atendendo suas necessidades.
Equipe Usinainfo
Bom dia, o número de lâmpadas utilizadas vai depender da sua potência e da faixa de tensão na qual irá ser instalada, ou seja, se utilizar uma lâmpada de 40W em uma rede 110V, basta dividir 880/40 que dará um total de 22 lâmpadas e se utilizar uma lâmpada de 40W em uma rede de 220V será 1760/40 que possibilitará a ligação de 44 lâmpadas.
Faça login para comentar