10-Projetos-com-Arduino-para-Fazer-em-2022

10 Projetos com Arduino para Fazer em 2022

Se você é um ávido amante de eletrônicos como eu, que adora brincar com componentes complexos para criar algo único a partir deles, bem-vindo a este guia. Hoje, estamos descrevendo os 10 melhores projetos com Arduino para impulsionar sua jornada eclética no campo mágico do realismo da eletrônica em 2020.

O Arduino, como você já deve saber, é uma placa eletrônica de baixo custo que permite construir não apenas sistemas eletrônicos complexos, mas também únicos. Esses sistemas podem ser programados com bastante facilidade, graças à implementação do Arduino e de um ambiente de programação eficaz. Chega de bate-papo, vamos nos aprofundar nesta lista dos melhores projetos do Arduino para você construir este ano.

Não tem conhecimento do Arduino? Você pode conferir o nosso guia sobre “O que é Arduino?” para obter uma introdução sobre esta incrível plaquinha!

O que é Arduino

Tutorial “O que é Arduino”

 

Sobre o Arduino

Nos projetos a seguir vamos utilizar como base o Arduino Uno e o Arduino Mega, eles são os modelos mais simplificados e completos para programação, mostrando-se ideais para você que deseja começar com codificação e eletrônica.

Não esqueça que toda programação é feita por meio do Software Arduino IDE, um programa que pode ser baixado diretamente do site da arduino.cc e instalado diretamente no seu computador, possuindo ainda uma versão que pode ser instalada diretamente no smartphone via APP.

 

Por que utilizar o Uno R3 e o Mega 2560?

No caso do Uno isso ocorre porque ele possui 14 pinos de entrada / saída digitais (onde 6 podem ser usados como saídas PWM), 6 entradas analógicas, uma conexão USB, uma tomada de energia, um botão de reset e muito mais. Ele contém tudo o necessário para suportar o microcontrolador. Simplesmente conecte-o a um computador com um cabo USB ou ligue-o em uma fonte DC ou uma bateria para começar.

Arduino UNO R3 VS Arduino MEGA 2560

Arduino UNO R3 VS Arduino MEGA 2560

 

Já no caso do Arduino Mega 2560 o principal diferencial está na maior quantidade de portas disponíveis o que amplia suas possibilidades de uso. Ele inclui 16 portas analógicas, 54 portas (entradas/saídas) digitais, 4 portas de nível serial (UARTs), além das demais características já citadas no UNO.

Vale mencionar que esses dois modelos também são as placas comumente mais usadas pelos fabricantes e estão bem documentadas, com uma variedade enorme de tutoriais disponíveis online, o que as tornam muito adequadas para iniciantes. Isso também significa mais projetos!

 

Top 10 de Projetos com Arduino para 2022

Antes de prosseguir diretamente com os projetos, precisamos mencionar que todos são ideias que podem ser complementadas e adaptadas das mais diversas formas, e não projetos passo a passo. Os links internacionais com passo a passo estarão disponíveis no título de cada projeto. Prontos? Vamos lá!

 

Projeto Arduino 1 – Máquina de Coquetéis Portátil

Cada vez mais os projetos eletrônicos e a robótica estão presentes em nossas vidas, para diversas ações, resolvendo problemas e facilitando nossas vidas, mas já pensou em desenvolver algo para preparar as suas bebidas e ajudar a preparar coquetéis cada vez melhores e com a medida certa?

A máquina de coquetéis portátil é um projeto desenvolvido com uma finalidade bem simples, preparar bebidas e fazer isto de forma completa e satisfatória, dentre suas diversas características, ela possibilita a vinculação de diversas bebidas que possibilitam diferentes combinações.

Através da ideia inicial do projeto, o mesmo é vinculado a um aplicativo com diversas bebidas, cada qual preparada de modos diferentes através de bebidas diferentes, o que amplia ainda mais as capacidades do projeto e a satisfação na hora de utilizá-lo.

Destaques do Projeto

  • A escolha da bebida é feita diretamente através de um aplicativo conectado via Bluetooth com Arduino;
  • A quantia de líquido fornecido pela mini bomba é definida através do tempo em que a mesma permanece acionada, ou seja, o volume de líquido é controlado via delay;
  • Cada Mini Bomba de água é controlada por um relé, mas vale lembrar que a alimentação das bombinhas não é proveniente do Arduino, uma vez que necessitam de 12V para funcionar;
  • Existem diferentes modelos de módulos Bluetooth, cada qual com suas compatibilidades com sistemas operacionais, esta informação é bem importante na hora de comprar os componentes do projeto.

 

Projeto Arduino 2 – Escada automatizada com Fita de LED

O desejo de automatizarmos nossas casas está sempre presente quando descobrimos o imenso mundo de possibilidades que um microcontrolador e seus diversos componentes e módulos nos dão.

Mas a aplicação dos nossos conceitos tanto de eletrônica quanto de programação se amplia quando nossos projetos possuem um meio e sabemos que terão uma utilidade em nosso cotidiano facilitando de alguma forma nossas vidas, é o caso da Escada Automatizada que usa fita de LED para iluminar-se e evitar tropeços e acidentes.

Com um sistema de funcionamento extremamente simples e com uma aplicação muito importante, a Escada Automatizada com Fita de LED é um projeto que pode ser desenvolvido tanto por quem já está a anos no ramo da eletrônica e robótica, como por aqueles que estão recém iniciando.

Destaques do Projeto

  • Projeto de automação residencial para facilitar processos do cotidiano e evitar acidentes em escadas;
  • Projeto compacto desenvolvido com Arduino Nano;
  • Desenvolvido apenas com Arduino, sensores PIR e fita de LED, o projeto ainda conta com acessórios de acabamento e sistema de alimentação;
  • Instalado um sensor PIR em cada extremidade da escada, possibilita o liga e desliga das fitas de LED;
  • Controle dos LED de cor única feito diretamente através do Arduino, sem necessidade de módulos para isto.

 

Projeto Arduino 3 – Fita de LED Reativa ao Som

A facilidade de entendimento e o baixo custo envolvendo a ralação custo x benefício das fitas de LED em geral, é normal encontrarmos a mesma em diversos projetos, desde projetos de automação e aplicação profissional, como vimos acima, até projetos mais simples desenvolvidos por hobistas, como o que veremos abaixo.

Este projeto é um pouco mais aberto, não possui uma aplicação final, mas pode ser utilizado em diversos ambientes, ao reagir ao som, variando suas intensidades luminosas, a Fita de LED acompanha as variações sonoras e traz um efeito muito interessante ao ambiente.

Seja para uma festa com os amigos, depois que acabar a pandemia, seja para um trabalho da escola ou até mesmo para a decoração do seu quarto, a Fita de LED reativa ao som é um projeto que se espelha aos espectros de música e que com certeza vale o investimento.

Destaques do Projeto

  • Efeitos luminosos que se adaptam as músicas captadas através de um sensor de som, lembrando que para melhor aproveitamento, as músicas necessitam de batidas sólidas para auxiliar no efeito;
  • O projeto da fita de LED reativa ao som é desenvolvido uma fita de cor única, porém pode ser desenvolvido também com um único LED, vários LED interligados ou até fitas de LED RGB;
  • O sensor de som normalmente é utilizado em projetos como o que ligamos as luzes com a batida de palmas, por exemplo, mas como podemos ver, sua aplicação se amplia a diversas outras variações sonoras;
  • Esquema de ligação simples, código simples, o projeto ideal para todos e que se adapta em diversos ambientes.

 

Projeto Arduino 4 – Óculos Anti-Sono

O óculos anti-sono é um projeto desenvolvido com a finalidade inicial de impedir que motoristas, por qualquer motivo, seja cansaço, falta de dormir ou afins, acabe pegando no sono e causando algum acidente que traga risco à sua vida e aos demais que estão em seu carro ou fora dele.

Desenvolvido através de componentes pequenos e com a finalidade de ocupar o menor espaço possível, o dispositivo anti-sono consegue identificar se o portador de seus óculos está com o olho aberto ou fechado e caso os olhos fiquem fechados por um período de tempo fora do comum, o mesmo emite um sinal sonoro para chamar atenção.

Ao utilizar como base um óculos tradicional, o dispositivo é todo fixado em uma de suas laterais e está associado a uma bateria recarregável de lítio que torna possível o deslocamento do sensor e remove a necessidade de um cabo ou qualquer outro sistema de alimentação.

Destaques do Projeto

  • Desenvolvido com base no microcontrolador Arduino Pro Mini, o projeto garante menor espaço de desenvolvimento e qualidade ao projeto;
  • Através do sensor infravermelho que conta com emissor e receptor embutido, é possível identificar se os olhos estão fechados ou abertos;
  • Ajuste de intensidade do sensor infravermelho deve ser feita via trimpot localizado em seu corpo;
  • Sistema de alarme desenvolvido através de buzzer e motor de vibração que notificam o motorista;
  • Alimentação via bateria recarregável de 3,7V.

 

 Projeto Arduino 5 – Mão Animatrônica com Arduino

A mão animatrônica é um projeto teoricamente simples, mas bastante sofisticado, que traz um exemplo de projeto robótico muito trabalhado ultimamente, a ideia de simulações humanoides em que projetos simulem movimentos semelhantes aos do ser humano de diversas formas diferentes.

Com uma estrutura mecânica de movimento semelhante à de uma mão humana, o projeto controla o movimento de cinco dedos, associando os mesmos ao movimento de uma mão real, a qual é equipada com um sistema emissor de sinais que capta os movimentos e envia através de um sistema sem fio os comandos para acionamento dos motores que controlam os dedos.

Mesmo que atualmente o sistema Xbee utilizado no projeto já esteja um pouco defasado e está cada vez mais difícil encontrarmos este produto para comercialização atualmente, é possível substituirmos o mesmo por outros sistemas de comunicação sem fio, até mesmo redes de internet Wi-Fi ou Bluetooth.

Destaques do Projeto

  • Projeto com dois circuitos isolados, um para simulação de movimentos e outro para reprodução via servo motor;
  • Circuito 1: Simulação de Movimentos realizada via Sensor Flex preso a luvas e envio de sinal feito através de Arduino e dispositivos Xbee;
  • Circuito 2: Receptor de sinal com Arduino e dispositivo Xbee para execução de movimentos junto ao Servo Motor;
  • Cada Servo motor controla um dedo da mão humanoide e o movimento das articulações é feito através da própria peça plástica que representa cada dedo e que possui lacunas para esta ação;

 

Projeto Arduino 6 – Luzes de direção controladas por voz

Cresce o número de bicicletas e ciclovias na grande maioria das cidades do nosso país e é sempre importante nos preocuparmos com a segurança ao utilizarmos este item que parece tão simples, mas que necessita sim de muita atenção de quem o utiliza.

Como diz o ditado, “quem é visto é lembrado”, os elementos de sinalização podem ser cruciais e a inclusão de luzes de direção pode salvar vidas e facilitar a vida tanto do condutor quanto de quem está na rua junto dele.

Uma das principais dificuldades que encontramos em bicicletas é o pouco espaço para inclusão de dispositivos de acionamento e a dificuldade de ficarmos apenas com uma mão no volante para acioná-los, por isto este projeto traz consigo a facilidade de acionarmos as luzes de direção apenas com a voz, ocupando menor espaço e melhorando seu uso.

Destaques do Projeto

  • Projeto Arduino de sinalização para bicicletas com luzes de indicação;
  • Sinaliza através de fitas de LED a direção que o ciclista irá tomar em casos de conversão;
  • Todas as ações do indicador de direção são controladas via comando de voz;
  • Alimentação via Power Bank com sistema de baterias recarregáveis que possibilitam maior mobilidade;
  • A base para instalação das fitas de LED foi um régua transparente 30cm, porém é possível optar por outros materiais transparentes.

 

Projeto Arduino 7 – Robô Desenhista

Periodicamente encontramos navegando pela internet modelos de robôs desenhistas que entregam um trabalho cada vez mais impressionante, porém a grande maioria envolvem esquemas de ligação complexos e difíceis de executar, mas esta proposta é para quebrar com este conceito.

Desenvolvido de maneira simplificada e com a menor quantia possível de componentes, o Robô Desenhista além de ser simples também possui um custo bastante reduzido de produção quando comparado com outros modelos e uma mecânica curiosa e inteligente.

Com apenas dois motores de passo o Robô Desenhista possui a capacidade de controlar tanto os eixos x quanto y de movimento, navegando tranquilamente pelos quatro quadrantes com um sistema de movimento preciso e que controla através de um servo, os riscos da caneta.

Destaques do Projeto

  • O Arduino UNO associado a um Shield Motor de Passo controla todas as ações e funcionamentos do projeto;
  • Dois Motores de passo 28BYJ-48 controlam todo o movimento da base de traço, movimentando-a tanto na horizontal quanto vertical;
  • Um Micro Servo Motor SG90 controla os riscos da caneta, levantando e baixando a mesma, de acordo com a necessidade;
  • Peças para sistemas de movimento (rolamentos e afins) produzidos em sua maioria através de impressora 3D.

 

Projeto Arduino 8 – Router CNC

A Router CNC é um projeto de Fresa bastante simples de construir e que não foge de muitos outros projetos com motor de passo que estamos acostumados a observar, mas ao mesmo tempo em que possui um sistema simplificado, seus resultados são bem acima das expectativas para um projeto relativamente básico como este.

Em dimensões reduzidas e desenvolvida com o objetivo de reduzir custos, a fresadora CNC é bastante precisa e apresenta resultados satisfatórios na marcação de madeira e corte de peças em acrílico, o que só comprova a sua eficiência e qualidade.

Diferente dos modelos maiores e mais sofisticados, este modelo de Fresadora CNC não consegue cortar metais e demais superfícies mais rígidas, mas é compreensível tendo em vista os seus custos, fator o qual traz uma velocidade um pouco reduzida ao nosso equipamento, por exemplo, que utiliza motor de passo 28BYJ-48 ao invés de modelos mais sofisticados.

Destaques do Projeto

  • Controle de movimentos via Motores de Passo 28BYJ-48 que diminui velocidade, mas não diminui qualidade;
  • Capacidade de marcação em madeira e corte de acrílico;
  • Controle de motores via Arduino e CNC Shield com Driver Motor de Passo A4988;
  • Motor de alta rotação e torque que garante pressão e qualidade aos cortes;
  • Possui tanto peças em madeira quanto peças produzidas via impressora 3D.

 

Projeto Arduino 9 – Avião Arduino RC

Existem diversos brinquedos que queríamos quando éramos crianças e infelizmente nunca tivemos, um deles com certeza sempre foi um Avião com controle remoto, mas e se eu te dissesse que você pode fazer seu próprio Avião com Arduino?

O Avião com Arduino é um projeto totalmente DIY que explica passo a passo quais as ligações, recortes e instalações são necessárias para o êxito do desenvolvimento deste projeto que conta com dispositivos amplamente conhecidos e materiais facilmente encontrados.

Com um controle via Radio Frequência, o Avião Arduino RC possibilita um controle à distância que é fundamental para esta aplicação e utiliza como base para este controle um dispositivo exclusivo criado para suprir diversas necessidades, que veremos logo abaixo.

Destaques do Projeto

  • Projeto de comunicação sem fio via transmissor e receptor de radio frequência com Arduino;
  • Estrutura DIY desenvolvida basicamente com isopor e componentes adicionais para posicionamento;
  • Componentes compactos que diminuem espaço de uso e diminuem o peso, fatores importantes para o projeto;
  • Bateria ESC recarregável para alimentação do motor com elevada corrente de alimentação.

 

Projeto Arduino 10 – Transmissor DIY Arduino RC

O Transmissor DIY é um dispositivo de Rádio Controle com Arduino que possibilita através de comunicação via Radio Frequência uma quantidade extremamente grande de comandos e funções, o que faz deste produto um às na manga ara muitos projetos.

Com uma diversidade relativamente grande de componentes e sensores em sua composição, o Transmissor RC possibilita desde o controle de movimento até o acionamento de funções e ajuste analógico, mas o melhor de tudo, todas estas funções já estão associadas ao envio de dados sem fio.

Desenvolvido sem uma finalidade específica, o Transmissor RC de Rádio Frequência consegue se adaptar a uma diversidade extremamente grande de projetos. Desenvolvido desde a base, o controle possui desenho para impressão de terminais e todas as informações necessárias para sua construção.

Destaques do Projeto

  • Transmissor de Rádio Frequência que simula um Controle Remoto para diversos projetos;
  • Conta com dispositivos de acionamento e controle dos mais diversos, inclusive Acelerômetro e Giroscópio;
  • Com uma comunicação sem fio totalmente programável, o Transmissor conta com um Arduino em sua base que possibilita facilmente alterações em seu código;
  • Através da diversidade de componentes é possível controlar posição, brilho, velocidade, ON/OFF e uma diversidade extremamente grande de ações.

 

Agora que finalizamos a nossa indicação de projetos para o ano de 2022, que tal relembrar um pouco os projetos que havíamos citados anteriormente para o ano de 2021?

 

Top 10 de Projetos com Arduino para 2021

Antes de prosseguir diretamente com os projetos, precisamos mencionar que todos são ideias que podem ser complementadas e adaptadas das mais diversas formas, e não projetos passo a passo. Os links internacionais com passo a passo estarão disponíveis no título de cada projeto. Prontos? Vamos lá!

 

Projeto Arduino 1 – Construa um espelho infinito com caleidoscópio

Um dos melhores projetos do Arduino que ajudam você a dominar a tecnologia e ver na prática diretamente os resultados do seu esforço. Este projeto exige que construa um espelho infinito com caleidoscópio usando a placa Arduino. Ele criará uma ilusão de espelho infinito impressionante para os olhos do espectador.

Como não se trata de um simples espelho infinito, ao alterar a orientação ele gera um efeito caleidoscópico (a cada movimento, combinações variadas e agradáveis de efeito visual vão sendo geradas), ou seja, as cores variam com base na orientação da moldura.

O projeto pode ser facilmente incrementado com outras funções, por meio da integração de outros módulos e sensores, introduzindo um efeito vividamente psicodélico (efeitos profundos sobre a experiência consciente) no espelho, por exemplo.

 

Projeto Arduino Construa um espelho infinito com caleidoscópio

Projeto Arduino 1 – Construa um Espelho Infinito com Caleidoscópio

 

Destaques do projeto

  • Para desenvolver esse projeto basicamente será preciso utilizar uma moldura com aproximadamente 3cm de espessura (no mínimo), um pedaço de fita led RGB para ter o efeito das cores, um controlador RGB, uma fonte 12V e um sensor de inclinação ou um acelerômetro;
  • Vale lembrar que tudo será controlado pelo UNO, podendo ser utilizado um modelo menor, como o Arduino Nano, possibilitando trabalhar com estruturas menores, basta prestar atenção nos pinos que serão utilizados;
  • Para fazer o isolamento adequado dos fios e para melhor acabamento utilize tubos termo retráteis, eles são de simplificada utilização e facilmente adaptados;
  • Se desejar que seu espelho infinito seja um modelo portátil, sem utilizar fontes chaveadas, pode optar por utilizar baterias, nesse caso, faça as devidas adaptações para alcance a tensão adequada para os leds e para o Arduino.

 

Projeto Arduino 2 – Crie um clone do popular jogo Flappy Bird

Este pode ser um dos melhores projetos do Arduino se você gosta de jogos. Ele é um clone do popular jogo de pássaros Flappy Bird para smartphones, onde você como jogador controla o pássaro tocando na tela sensível ao toque capacitiva e tenta evitar os pilares presentes no caminho.

Durante o desenvolvimento aprenderá muitas coisas diferentes, o que inclui os fundamentos do Arduino e a teoria dos jogos. O aspecto da codificação é um pouco complicado, mas com paciência suficiente, temos certeza de que conseguirá.

 

Crie um clone do popular jogo Flappy Bird

Projeto Arduino 2 – Crie um clone do popular jogo Flappy Bird

 

Destaques do projeto

  • Você precisa de uma tela sensível ao toque TFT de 3,2 polegadas para exibir o jogo;
  • Utilize um adaptador TFT Mega Shield e uma placa Arduino Mega para este jogo;
  • Utilize as bibliotecas UTFT e URTouch para a parte de codificação deste projeto;
  • Você pode usar a biblioteca EEPROM para armazenar a pontuação mais alta.

 

Projeto Arduino 3 – Desenvolva um sistema de alarme Arduino personalizado

Aqui está uma ótima opção para aqueles que desejam trabalhar com o Arduino na área da . É divertido construir este projeto, além de ser natureza gratificante ao ver tudo funcionando de forma adequada.

Ele requer que você construa um sistema de alarme ultrassônico usando uma placa Arduino. Este é um excelente ponto de partida para todos os entusiastas da segurança. O sistema de alarme será ativado sempre que uma pessoa ou objeto aparecer na frente do sensor. Você pode desativar o alarme digitando uma senha predefinida de sua escolha.

Nada impede que outros sensores venham ser instalados, como os Sensor Magnético de Sobrepor presentes na imagem abaixo, os quais são utilizados para detestar aberturas de portas e janelas, não esqueça de implementar ainda uma sirene para que o larápio possa ser pego de surpresa.

Outra opção que pode ser acrescentada é utilização de um módulo GSM que pode ligar para um número de telefone pré-programado sempre que alguma movimentação disparar o alarme. O limite é a sua criatividade.

 

Projeto Arduino Desenvolva um sistema de alarme Arduino personalizado

Projeto Arduino 3 – Desenvolva um sistema de alarme Arduino personalizado

 

Destaques do projeto

  • Os componentes do projeto incluem basicamente um sensor ultrassônico, um display LCD 16×2, um teclado matricial e uma sirene;
  • O sensor detecta quaisquer movimentações e ativa o alarme, deixando o usuário ciente do ocorrido por meio de avisos sonoros;
  • O usuário digita uma senha para desativar o sistema de forma imediata.

 

Projeto Arduino 4 – Construa uma lâmpada noturna acionada por movimento para usar embaixo da cama

Já tropeçou em objetos redundantes ao acordar no meio da noite? Nesse caso, esse será um dos melhores projetos do Arduino para a sua vida prática. O projeto exige que você construa um sistema de iluminação LED que será controlado por uma placa Arduino.
Ele detectará seu movimento durante a noite e acenderá as luzes assim que você se levantar da cama. Parece irresistível, não é? Participe deste incrível projeto do Arduino que deixará seus amigos impressionados com sua habilidade em eletrônica.

 

Construa uma lâmpada noturna acionada por movimento para usar embaixo da cama

Projeto Arduino 4 – Construa uma lâmpada noturna acionada por movimento para usar embaixo da cama

 

Destaques do projeto

  • Ligue as luzes de LED embaixo da sua cama em uma boa série, você pode optar por utilizar uma fita de led, ela vai garantir boa iluminação além de ter um comprimento adequado para instalação;
  • Acione as luzes utilizando os sensores de movimento conectados à placa Arduino, pode ser do tipo ultrassônico, infravermelho ou outro que você possa ter na sua gaveta ou encontrar facilmente em lojas especializadas;
  • Programe o sistema de forma que ele não acenda enquanto você estiver dormindo pacificamente ou em uma sala diferente.

 

Projeto Arduino 5 – Crie um carro robô automatizado

Nada supera a combinação de motores DC e do Arduino quando se trata de construir projetos eletrônicos inspiradores. Portanto, um dos melhores projetos do Arduino que você pode realizar este ano é construir um carro robô a partir do zero.

Você só pode usar materiais domésticos e de eletrônicos já descartados, pode optar pela impressão 3D dos componentes do seu carro se estiver procurando um robô visualmente impressionante ou mesmo adquirir algumas partes em especial, como o chassi, por exemplo.

Este projeto não é apenas fascinante no visual, mas também o recompensa com uma profunda compreensão do controle avançado do motor.

 

Projeto Arduino 5: Crie um carro robô automatizado

Projeto Arduino 5: Crie um carro robô automatizado

 

Destaques do projeto

  • O carro robótico será alimentado por uma bateria de íon de lítio e um conjunto de motores DC. Recomendamos que você fique com as variantes de 5 a 12V, pois possuem bom torque e as baterias são mais fáceis de encontrar;
  • Utilize um joystick analógico e o driver L298N para controlar o carro. Caso deseje pode implementar um módulo bluetooth e controlar todos os movimentos por meio de APP diretamente na tela do seu smartphone;
  • Se estiver procurando um escopo muito mais amplo, você pode até utilizar sensores de obstáculos para que seja autônomo ou mesmo sensores detectores de linha para que siga pistas especificas sem qualquer ajuda humana.
  • Possuímos um projeto semelhante a esse que já foi desenvolvido e pode ser utilizado como base até que o do exemplo seja feito. Acesse “Carrinho Arduino controlado através de bluetooth e sistema android!“.

 

Projeto Arduino 6 – Desenvolva uma Fechadura com Biometria para Abrir a Porta da sua Casa sem as chaves.

Esse é outro grande projeto da vida real, nele você criará um leitor biométrico que o deixará entrar em sua casa depois de confirmar sua impressão digital diretamente no leitor.

Este é um dos melhores projetos, onde você lida com um problema prático com sua própria solução DIY Arduino. Embora o projeto possa parecer um pouco complexo à primeira vista, acreditamos que você pode implementá-lo facilmente se tiver uma forte determinação.

Basicamente, assim que a digital é confirmada pelo leitor, o Arduino envia um sinal para que um relé libere a tranca permitindo a passassem, caso não seja reconhecida após 3 tentativas, pode disparar um alarme por exemplo, impedindo que um estranho tente invadir a residência.

 

Fechadura com biometria para abrir a porta sem as chaves

Fechadura com biometria para abrir a porta sem as chaves

 

Destaques do projeto

  • Instale uma pequena placa ao lado da porta da casa. Para maior segurança pode deixar para o lado externo apenas a região de leitura das digitais, deixando todo o restante embutido na parede ou oculto pelo lado interno.
  • Você pode imprimir em 3D o case se estiver procurando por um scanner visualmente atraente, ou mesmo utilizar outros materiais para alocar todo o conjunto.
  • Possuímos um projeto semelhante a esse que já foi desenvolvido e pode ser utilizado como base até que o do exemplo seja criado. Acesse “Leitor biométrico Arduino: sistema de cadastramento e leitura de digitais”.

 

Projeto Arduino 7 – Construa um sistema de exibição climática

Este é um dos melhores projetos para iniciantes e entusiastas do Arduino. Requer que você construa uma pequena tela que mostre o clima atual, valores máximos e os mínimos de temperatura medidos durante o dia.

Programe o sistema de maneira que ele possa exibir temperaturas com unidades diferentes – Celsius e Fahrenheit. Embora possa parecer um projeto pequeno, agravará suas habilidades em Arduino necessárias para projetos avançados posteriormente.

 

Projeto Arduino 7 - Construa um sistema minúsculo de exibição climática

Projeto Arduino 7 – Construa um sistema minúsculo de exibição climática

 

Destaques do projeto

  • Selecione uma pequena placa Arduino Uno se desejar maior facilidade de conexão, caso precise de dimensões reduzidas pode utilizar um Arduino Nano;
  • Obtenha um pequeno display OLED para mostrar o clima;
  • Você pode imprimir em 3D a caixa para uma melhor experiência visual ou pode adaptar modelos plásticos, em madeira, MDF ou o que estiver mais perto do seu alcance, não se limite ao que vê nas imagens, deixa a imaginação fruir.

 

Projeto Arduino 8 – Desenvolva um refrigerador autônomo “Siga-me”

Um projeto divertido e gratificante para criar para desenvolvedores experientes. Ele é muito útil para utilizar no dia-a-dia e impressionar as pessoas por onde passar. Neste projeto, você criará um refrigerador autônomo que o seguirá aonde quer que você vá.

Parece divertido, certo? Você pode encontrar um cooler que já não está sendo utilizado ou até mesmo comprar uma versão menor para desenvolver o projeto. Crie uma base de madeira que inclua as rodas para o transporte do refrigerador. Este projeto garantirá que as suas cervejas fiquem frescas e logo atrás, onde quer que você vá!

 

Projeto Arduino 8 - Desenvolva um refrigerador autônomo “Siga-me”

Projeto Arduino 8 – Desenvolva um refrigerador autônomo “Siga-me”

 

Destaques do projeto

  • Use um painel de fibras de densidade média (MDF) para o painel da base, lembra-se que o material não pode ser muito pesado, pois vai influenciar diretamente na movimentações dos motores, os quais, devem ter um bom torque .
  • O cooler precisa se conectar ao seu smartphone via Bluetooth ou GPS para navegar atrás de você.
  • O driver do motor L298n é recomendado para controlar os motores. Utilize uma bateria com boa capacidade de armazenamento, assim ele vai seguir você por muito mais tempo.

 

Projeto Arduino 9 – Crie um sistema de detecção de fumaça usando o sensor de gás MQ-2

Definitivamente esse projeto ficará no topo dos melhores que você pode realizar este ano. Ele não é apenas chique em relação à apresentação, mas também resolve um problema da vida real de uma maneira excepcionalmente bem definida. Seu projeto consistirá em um sistema que detecta fumaça e outros gases inflamáveis utilizando o sensor de gás MQ-2 .

Ele exibirá uma campainha que será ativada sempre que um determinado nível de fumaça for detectado pelo sistema. Também será apresentado um indicador LED que ficará vermelho quando o sistema detectar esses gases e permanecerá verde quando o ambiente for seguro.

 

Crie um sistema de detecção de fumaça usando o sensor de gás MQ-2

Projeto Arduino 9 – Crie um sistema de detecção de fumaça usando o sensor de gás MQ-2

 

Destaques do projeto

  • O sensor de gás MQ-2 detectará a presença de possíveis gases;
  • A entrada analógica do sensor ativará a campainha após atingir um nível pré-especificado de presença de gás;
  • A campainha será ligada e o LED sinalizará uma luz vermelha em caso de qualquer detecção;
  • Apimente o projeto, para que ele envie um SMS para o seu número pessoal sempre que detectar algum gás, por meio do módulo GSM.

 

Projeto Arduino 10: Acesso de segurança usando o leitor RFID

A marcação RFID é um sistema de identificação que usa identificação de radiofrequência para permitir acesso aos mais diversos ambientes, podendo ser utilizado em portas, portões ou mesmo para liberar o funcionamento de máquinas, por exemplo.

Neste projeto, você criará um leitor RFID usando o Arduino enquanto o emparelha com um cartão ou um chaveiro exclusivo para acesso de segurança. Sempre que o leitor identificar a tag cadastrada vai liberar trava, impedindo a passagem daquelas não cadastradas.

Em geral esse tipo de mecanismo é encontrado em portarias de prédios, dispensando a necessidade carregar chaves, tornado o acesso exclusivo para portadores dos cartões ou chaveiros. Vale destacar que a tecnologia RFID apresenta um campo pequeno de leitura, sendo assim é preciso aproximar a tag do leitor.

 

Projeto Arduino 10: Acesso de segurança usando o leitor RFID

Projeto Arduino 10: Acesso de segurança usando o leitor RFID

 

Destaques do projeto

  • O leitor vai permitir a passagem apenas de tags pré-cadastradas;
  • Em conjunto com o Arduino e um rele pode facilmente controlar a abertura e fechamento da tranca, operando em modo automatizado;
  • Se desejar pode implementar outras funções ao projeto, como acionar uma câmera sempre que um cartão não identificado seja utilizado, podendo registar quem está tentando entrar no ambiente;
  • Possuímos um projeto semelhante a esse que já foi desenvolvido e pode ser utilizado como base até que o do exemplo seja criado. Acesse “Projeto Arduino controle de acesso RFID”.

 

Considerações Finais

Chegamos ao final do post de hoje, apresentando os melhores projetos do Arduino para 2020. Obrigado por permanecer conosco em uma jornada tão longa. Nós selecionamos essa lista de maneira que tanto os iniciantes quanto os especialistas experientes em Arduino possam encontrar alguma forma de inspiração e assumir um projeto específico da lista.

Os projetos serão desenvolvidos em breve, um a um, para aqueles que desejem replicar em casa, em todo caso, incentivamos você a modificar os projetos à medida que os constrói, porque acreditamos que essa é a única maneira de aprender eletrônica.
Agradecemos novamente e espero que você fique conosco para futuras postagens nesta incrível placa eletrônica.

Todos os produtos para o desenvolvimento do projeto com Arduino podem ser encontrados na UsinaInfo.

Categorias
ArduinoProjetos

Entusiasta em Sistemas Eletrônicos Embarcados. Gestor de Marketing Digital. Bacharel em Ciências Sociais Aplicadas / Direito – URI.
17 Número de Comentários
  • Teruo Sato
    18 maio 2020 at 18:05
    Deixe seu Comentário

    Não entendi muito este link, são matérias e o projeto ?

    • Daniel Lemos da Rosa
      19 maio 2020 at 11:24
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Teruo, o artigo se refere a ideias de projetos que podem ser desenvolvidos. Nos títulos de cada projeto você encontra os links para os projetos originais internacionais. 😉

  • Carlos Alberto andrade dos santos
    11 novembro 2020 at 08:58
    Deixe seu Comentário

    Bom dia! Gostaria de construir um carro rc para colocar um cortador de grama, com funções direita, esquerda, frente e ré. Os Senhores teriam um projeto ou onde posso encontrar um projeto que possa me auxiliar.
    Att,
    Carlos Santos

  • Marcelo afonso
    7 abril 2021 at 01:50
    Deixe seu Comentário

    Olá! Bom dia! …

    Uma pergunta totalmente de leigo. Na placa Arduíno se faz a programação da FUNÇÃO que se esperar criar, certo? E depois estas informações são transferidas para o circuito que se criou para operacionalizar estas operações. Exemplo: se eu quero criar um sistema que capte a presença de alguém na minha porta. Eu tenho que ter um circuito montado com o sensor de presença na parte externa, outro circuito para o alarme, outro para me ligar … ou todos estes elementos podem ser acoplados ao mesmo circuito? Se puder responder e indicar literatura agradeço. Achei a ideia bem interessante para estes tempos de isolamento e fora dele.
    Obrigado.
    Marcelo Afonso

    • Matheus Gebert Straub
      7 abril 2021 at 16:13
      Deixe seu Comentário

      Olá Marcelo! Me desculpe se não entendi exatamente a sua pergunta, mas vou tentar respondê-la, um mesmo microcontrolador pode ser utilizado para executar n funções, vou dar alguns exemplos, assim como este de automação residencial, que possibilita o controle de lâmpadas, possui um sistema de alarme com detector de presença, controla um servo motor para abrir e fechar a porta da garagem, e ainda poderia comportar outras funções, de acordo com os limites de portas digitais e analógicas do controlador que no caso é um ESP32: https://www.usinainfo.com.br/blog/automacao-residencial-com-esp32-controle-sua-casa-pela-web/
      Além disto tem este sistema de alarme que verifica a presença de pessoas e libera o sinal para um relé que pode estar associado a um dispositivo sonoro ou luminoso, além de que pode ser associado com diversos outros dispositivos e funções: https://www.usinainfo.com.br/blog/sensor-pir-arduino-em-alarme-para-automacao-residencial/

  • MARCIO SOUZA
    16 maio 2021 at 17:19
    Deixe seu Comentário

    GOSTARIA DE SABER SE TEM UM SENSOR ARDUINO, IDENTIFICA PEQUENAS EXPLOSÕES DE CALOR E CONTA. EXEMPLO: UM MOSQUITO CASEIRO BATER NA TELA COMO UMA RAQUETE QUE MATA MOSQUITO, E CONTAR , QUANTOS ELA MATOU?

  • Marcos
    26 setembro 2021 at 21:34
    Deixe seu Comentário

    Olá, existe algum projeto em que se imprime em uma impressora USB com um Arduíno, pode ser com a utilização de uma USB Host SHild, obrigado!

    • Matheus Gebert Straub
      28 setembro 2021 at 14:02
      Deixe seu Comentário

      Olá Marcos! Infelizmente até o momento nunca fiz nada semelhante.

  • Melissa
    2 dezembro 2021 at 15:14
    Deixe seu Comentário

    Bom dia.
    gostaria de saber se tem um projeto de aspersor caseiro que possa ser controlado pelo celular.

    • Matheus Gebert Straub
      6 dezembro 2021 at 12:16
      Deixe seu Comentário

      Olá Melissa! Infelizmente não tenho nenhum projeto específico que faça isto, tenho um projeto de controle de fluxo com mini bomba d’agua e diversos projetos de comunicação via smartphone, porém existem opções como Bluetooth, Wi-Fi, GSM, recomendo verificar qual ficaria melhor para você.

  • Júnior
    6 abril 2022 at 03:19
    Deixe seu Comentário

    Bom dia, Boa tarde, Boa noite.Estou precisando de ideias para o meu projecto de final de curso de Ensino médio.

  • José Carlos
    23 abril 2022 at 08:25
    Deixe seu Comentário

    Tudo muito bom, em fim muito útil, porem o que eu preciso é de um circuito que monitora ventoinha. Numa situação em que a ventoinha para de funcionar, faz o corte da alimentação do aparelho refrigerado pela ventoinha. tudo fazendo uso um arduino, fototransitor etc

  • Dani
    12 maio 2022 at 20:20
    Deixe seu Comentário

    Muito legal, os vídeos e as informações me fizerem lembrar da minha infância, de uma personagem de revistinha em quadrinho, Professor Pardal. Eu gostava bastante do personagem.

  • ElissandrA Barreto
    12 março 2023 at 22:55
    Deixe seu Comentário

    Amei os projetos!! Neste momento gostaria de ver projetos escolares que em que envolvesse energia renováveis.

  • ElissandrA Barreto
    12 março 2023 at 22:55
    Deixe seu Comentário

    Amei os projetos!! Neste momento gostaria de ver projetos escolares que em que envolvesse energia renováveis.

  • Silvano A. vieira
    2 setembro 2023 at 23:11
    Deixe seu Comentário

    Boa noite amigo. Excelentes seus artigos, parabéns! Eu pretendo automatizar um avião de brinquedo de minha neta, colocando sensor de obstáculos e motores. Pretendo colocar também som de avião mas não acho um código de exemplo em lugar nenhum. Você tem ideia de onde eu poderia conseguir? Desde já agradeço.

  • Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados