Automação Residencial Arduino: Ideias para Deixar sua Casa Igual a do Homem de Ferro!

Já pensou em ter uma casa tecnológica? Uma que possa oferecer todas as possibilidades de automação residencial arduino que o mercado oferece? Pois bem, a menos que você seja o Homem de Ferro e conte com a ajuda do J.A.R.V.I.S (computador do Homem de Ferro) isso não será totalmente possível no momento, mas com a ajuda do nosso pequeno e esperto super herói A.R.D.U.I.N.O você vai poder reproduzir muitas coisas em sua casa que só vê em filmes.

Nesse artigo vamos apresentar 5 ideias de projetos com Arduino que você pode empregar nas dependências de sua casa, permitindo que o mundo da automação residencial invada todos cômodos, controlando e monitorando sua segurança e suas tarefas do dia-a-dia (não conseguimos lembrar de fazer tudo, né!).

Para quem ainda tem duvidas sobre o Arduino, convidamos a fazer a leitura do artigo “O que é Arduino?”. Lá você fica conhecendo muitos detalhes interessantes sobre esse pequeno e magnífico microcontrolador, o qual é responsável pelas diferentes possibilidades dos projetos apresentados a seguir.

Artigo o que é Arduino?

 

Antes de entrar nas ideias de projetos, lembramos que são apenas sugestões do que pode ser feito no ambiente doméstico, não apresentando, nesse momento, projetos específicos de cada ideia, o que será feito mais tarde, aqui mesmo no Blog Usinainfo.

Se você tem seu Arduino ai está na hora de tirar ele da prateleira e dar aquela retirada na poeira pra colocá-lo trabalhar (somos todos culpados disso de vez em quando, não acham?). Vamos acrescentar alguns módulos, sensores, um pouco do nosso tempo e conseguir feitos extraordinários.

Prontos!? Apertem os cintos e vamos lá!

 

1- Projeto Arduino Controle de Iluminação pelo Celular

Um dos projetos mais cobiçados pelos amantes da tecnologia é a automação residencial Arduino, onde você pode, por meio de aplicativos, comandar a casa como um todo, permitindo abrir e fechar cortinas e janelas motorizadas, ligar e desligar televisores em horários pré-definidos, comandar ventiladores e tudo mais que você pensar, isso diretamente em seu telefone, tablet ou computador.

Grandes coisas em automação podem serem feitas adicionando ao Arduino um Ethernet Shield, permitindo a você transformar o pequeno microcontrolador em um dispositivo conectado à Internet, capaz de mudar o estado de luzes, TVs, máquinas de café – praticamente qualquer coisa que você pode pensar – ligado e desligado, utilizando uma interface baseada em browser ou um temporizador.

Projeto Arduino Controle de Iluminação pelo Celular

 

Já pensou, por exemplo, em acordar de manhã e o café já estar pronto, sua TV ligada e sintonizada no seu canal favorito, pois bem, no mundo Arduino tudo possível, é apenas uma questão de ter os acessórios necessários e fazer a programação correta.

Não há muito segredo nos itens necessários para isso, vai precisar basicamente de 1 Arduino, 1 Ethernet Shield ou 1 Módulo Wifi, 1 Módulo Relé, leds e jumpers. Também é possível dar esses comandos diretamente do smartphone por meio de Bluetooth, se quiser conferir com detalhes esse último projeto, da uma olhadinha no artigo “Projeto Arduino Controle de Iluminação pelo Celular” e comece a desenvolver seu sistema agora mesmo.

 

2 – Projeto Arduino Controle de Acesso com RFID

Que tal substituir a velha chave por uma tag RFID para acessar sua residência? Com um Arduino e um Kit RFID você e seus familiares podem abrir portas de maneira rápida, simples e muito segura, onde bastará passar o cartão na frente do leitor RFID para liberar a tranca ou fechadura eletrônica da porta.

A tecnologia RFID utiliza ondas de rádio para comunicação e transferência de dados, onde uma tag com numeração única (código) é embutida em cartão ou um chaveiro, por exemplo, e ao passar o objeto codificado na frente do leitor, ele receberá a informação do proprietário do cartão, onde se estiver permitindo, liberará a trava da porta dando acesso ao ambiente.

O cadastro dos cartões ou tags que serão previamente autorizados a ter passagem são configurados e salvos diretamente no Arduino, o qual é responsável pela comparação das informações, bem como gerenciamento do procedimento de leitura e comando para abertura da porta através do acionamento de um relé, o que consequentemente liberará a fechadura elétrica.

Projeto Arduino Controle de Acesso com RFID

 

Claro que não basta conectar o Arduino e o Leitor RFID para que você consiga efetuar esse projeto, é preciso que a porta conte previamente com algum tipo de fechadura elétrica, a qual será interligada ao conjunto de programação, executando os comandos recebidos.

Para execução você vai precisar de 1 Arduino, 1 Kit RFID RC522 (o qual inclui o Leitor RFID e duas tags, sendo uma em formato de chaveiro e outra no formato de cartão), 1 módulo relé, 1 Display 16×2, 1 fechadura ou trava elétrica e jumpers.

Esse tipo de automação residencial não se limita a utilização em portas, podendo ser aplicada em portões, gavetas, armários e tudo mais que você possa imaginar, basta usar a criatividade e colocar em prática. Para mais detalhes sobre esse projeto acesse “Projeto Arduino Controle de Acesso com RFID“.

 

3 – Projeto Alarme de Segurança Inteligente com Arduino

Para quem busca uma proteção a mais e não está querendo arcar com os altos custos de compra e pagamentos de mensalidades de sistemas de alarmes modernos e sofisticados, o pequeno Arduino pode ser uma excelente opção, entregando ótimos resultados e um custo relativamente baixo.

A tecnologia tem beneficiado muitos proprietários preocupados com a segurança de sua propriedade, com um número crescente de sistemas de segurança baseados em PCs os valores tem ficado cada vez mais expressivos e chegam a doer no bolso de quem não está tão preparado assim para cobrir esse gasto extra.

Projeto Alarme de Segurança Inteligente com Arduino

 

O Arduino pode ajudar a automatizar a segurança doméstica, proporcionando uma solução compacta (reunindo tudo em único equipamento) para controlar sensores de movimento PIR, sensores magnéticos, sirenes, câmeras, trancas elétricas, luzes sinalizadoras e muito mais, e isso com ativação e desativação controlada por códigos seguros manuseados diretamente em teclados numéricos.

O tipo de residência, a quantidade de cômodos e o perfil de segurança que você busca é que vai definir quais sensores e módulos utilizar, onde poderá empregar sensor de movimento PIR para detectar movimentos baseados na variação da luz infravermelha emitida pela radiação do corpo humano, disparando uma sirene em caso afirmativo, por exemplo.

Se for utilizar uma grande quantidade de sensores pode ser necessário utilizar um Arduino Mega, o qual possui muito mais portas para conexão que o Arduino Uno, o que pode vir a proporcionar maiores possibilidades, destacando que em ambos os casos o funcionamento se dará do mesmo modo.

 

4 – Projeto Irrigação Arduino – Estufa Autônoma

Agora acabou a desculpa: “Puts, Esqueci”. Quem tem um jardim ou uma estufa sabe que deve regar regularmente. Talvez você adore flores ou tenha na estufa saladas e legumes que está ansioso para comer, no entanto, regar pode ser um desafio, principalmente se você estiver viajando ou tiver de sair à noite (isso porque deve-se evitar regar durante o dia, pois a água em conjunto com o sol escaldante pode queimar as folhas).

Então, e agora? Não devo plantar mais nada? Calma, a solução é a automação residencial Arduino, onde mais uma vez ele salva o dia, permitindo que o seu jardim consiga manter-se suprido de água sozinho, com o auxilio de sensores especialmente desenvolvidos para essa finalidade.

Projeto Irrigação Arduino – Estufa Autônoma

Usando sensores especializados de umidade e temperatura do solo, o Arduino pode detectar quando as plantas precisam ser regadas e acionar uma válvula solenóide ou bomba de água, por exemplo, vindo a suprir a necessidade das plantas alojadas naquele determinado local, isso porque será capaz de definir quando a terra está seca e quando está molhada (Em tempo real!), apresentado resultados melhores do que aqueles em que uma pessoa gerencia.

E do que vou precisar? Alguns itens similares já utilizados até aqui e alguns especiais, sendo necessário 1 Arduino, 1 bomba de água ou válvula solenóide, 1 modulo relé, 1 Sensor de Umidade Do Solo e Jumpers, além, é claro, daquela programação especifica para o tipo de local que deseja automatizar, permitindo que se mantenha sozinho. Pronto, a partir de agora esse compromisso de regar diariamente não é mais seu. Para mais detalhes acesse o “Projeto Arduino de Irrigação Automática“.

 

5 – Projeto Comedouro Automático para Cães com Arduino

Os Pets são nossos parceiros na casa, sejam gatos ou cachorros, precisam de muitos cuidados em especial, principalmente uma alimentação balanceada e nutritiva na medida e na hora certa. Mas, como controlar essa medida se você trabalha e fica fora de casa o dia todo?

Excesso de alimento não faz bem ao animal, a medida deve ser certa e regrada com intervalos definidos entre as refeições, ou seja, deixar a tigela transbordando de ração de manhã e esquecer-se durante o resto do dia não é uma boa solução.

Nada melhor que a automação residencial com Arduino para solucionar esse impasse e proporcional um hábito saudável que vai influenciar na saúde do seu pet. Proporcionando alimentação na quantia ideal e nos horários corretos.

Projeto Comedouro Automático para Cães com Arduino

 

Gostei, mas como funciona? Com um alimentador autônomo conectado à Internet você poderá enviar comandos para o Arduino alimentar o seu cão ou gato no momento correto ou em horários programados se estiver utilizando um RTC (Módulo Relógio de Tempo Real) conectado ao sistema microcontrolador.

Eficiente e simples, o alimentador fica fixo em um local já abastecido com ração, onde um tipo de pá presa em um motor é responsável por dosar a quantia de alimento, motor esse que é acionado pelo Arduino conforme programação prévia, de forma a servir mais ou menos, possuindo ainda um sistema de buzzer para avisar o pet que é hora de comer.

Eletronicamente será necessário para essa automação 1 Arduino, 1 Módulo Relé, 1 Ethernet Shield (se desejar conectar a internet) ou 1 RTC (se desejar trabalhar com horários pré-programados), 1 Motor, 1 Driver de motor, 1 Buzzer e jumpers. Como aqui tudo é possível, pode-se substituir qualquer componente por outro, sendo meras sugestões que podem ou não ser seguidas, vai depender da vontade e possibilidades de quem fará a instalação e programação.

 

Conclusão

Essas 5 ideias de projetos são apenas algumas possibilidades de iniciar a automação residencial com Arduino em sua casa, podendo ser amplamente estendidas em razão da grande quantidade de sensores e módulos eletrônicos existentes atualmente. Conheça toda linha de produtos Arduino disponível no site UsinaInfo.

E ai, qual delas você vai por em prática? Hora de tirar o Arduino da folga e colocá-lo trabalhar. Mais do que nunca a revolução eletrônica está cada vez mais próxima, quem sabe um dia poderemos chegar a ter uma casa totalmente automatizada, tão inteligente quanto a do Homem de Ferro. Enquanto esse dia não chega, vamos dar o pontapé inicial, porque essa década será das máquinas!

Até a próxima!

Categorias
ArduinoAutomação Residencial

Entusiasta em Sistemas Eletrônicos Embarcados. Gestor de Marketing Digital. Bacharel em Ciências Sociais Aplicadas / Direito – URI.
21 Número de Comentários
  • Elisa
    27 maio 2017 at 20:01
    Deixe seu Comentário

    I could not rᥱsist commenting. Perfectly ᴡritten!

  • janaina
    26 agosto 2018 at 23:17
    Deixe seu Comentário

    oi eu não entendi muito bem o Destrancando a porta sem utilizar chaves.
    bom o processo para entrar eu entendi, mas como faço para sair da sala?
    será que vc pode me explicar.

    • Equipe Usinainfo
      11 setembro 2018 at 13:42
      Deixe seu Comentário

      Olá Janaina!
      Existe mais de uma possibilidade, vai depender de qual sistema de tranca estará utilizando. Existem trancas com cortes especiais que possibilitam a abertura na parte de dentro, existe a possibilidade de utilizar fechaduras que podem ser abertas somente na parte de dentro manualmente, pode-se inclui buttons na parte de dentro para destrancar a porta, existem diversos métodos, fica a critério do projetista escolher o melhor.

    • NANDA
      19 outubro 2020 at 13:41
      Deixe seu Comentário

      Ameii ne ajudou muito ♡
      Muito bem explicado! Parabéns.

  • Bruno
    13 setembro 2018 at 16:54
    Deixe seu Comentário

    Olá, poderia me informar com que material elaborou a maquete do item 3 – Alarme de Segurança Inteligente com Arduino?

    • Equipe Usinainfo
      16 outubro 2018 at 13:47
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Bruno!

      As imagens utilizadas na ilustração do referente artigo não são de nossa autoria, qualquer detalhe quanto ao desenvolvimento e método utilizado não podemos lhe assegurar com total certeza.

  • Daniel Soares
    3 novembro 2018 at 22:15
    Deixe seu Comentário

    Gostei do seu conteúdo. Bem completo e explicativo!

    • Equipe Usinainfo
      28 novembro 2018 at 13:01
      Deixe seu Comentário

      Olá Daniel!
      Muito obrigado! Ficamos felizes em poder auxiliar e compartilhar nossos conhecimentos.

  • matheus
    26 novembro 2018 at 21:29
    Deixe seu Comentário

    Qual a programação do arduino para o projeto pet?

    • Equipe Usinainfo
      4 abril 2019 at 17:46
      Deixe seu Comentário

      Olá, infelizmente não desenvolvemos o código do projeto de alimentação para Pets mas estamos trabalhando nisto, fique de olho em nosso blog que em breve estaremos trazendo mais esta novidade.

  • Mauricio
    7 fevereiro 2019 at 12:46
    Deixe seu Comentário

    Então Janaina, você pode realizar diversas formas para destranca, por sensor de voz, sensor de batidas, casó n tenha botão para abertura, por senha, por reconhecimento facial, vai depender da sua criatividade.
    No caso de abertura interna, voce pode ter um botão secreto, ou uma senha específica, ou até mesmo uma chave, como dito, depende de sua criatividade.
    digamos que queira colocar a trava em seu quarto e para abrir por dentro, você teria que acertar uma sequencia de botoes que encontramse espalhados pelo cômodo. entendeu?
    tudo vai depender da sua criatividade.

    espero ter ajudado.

  • jefferson
    11 abril 2019 at 16:02
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde, por acaso vc teria o projeto consolidade com o passo a passo da ” ESTUFA AUTONOMA “?

    • Equipe Usinainfo
      18 junho 2019 at 18:50
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Estamos finalizando um projeto de sistema de irrigação autônomo para postar em nosso blog, fique de olho que em breve ele estará disponível.

  • Washington gomes
    30 junho 2019 at 12:15
    Deixe seu Comentário

    Olá, gostei muito da matéria!!!

    fiquei curioso sobre o projeto do alarme.

    Existe uma forma de comunicar todos os arduinos(que tenham sensor de movimento) usados em cada comodo?

    É possível fazer isso com interação com o smart phone?

    • Equipe Usinainfo
      16 julho 2019 at 15:50
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Washington!
      Existe a possibilidade de usar mais de um Arduino como elemento de coleta de dados e integrá-los, basta verificar o método utilizado para a comunicação entre todos eles e direcioná-los para um único Arduino receptor. Sim, é possível fazer a integração com Smartphone, tanto via bluetooth, quanto via sistema wi-fi, por exemplo.

  • Vera Silva
    6 julho 2019 at 12:04
    Deixe seu Comentário

    Gosto muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

  • Fernando
    24 julho 2019 at 12:40
    Deixe seu Comentário

    Olá, gostaria de saber se consigo fazer uma automação que inclui portas e luzes utilizando apenas um arduino… em outras palavras, por exemplo, quantos arruinou eu precisaria de eu desejasse realizar todas as ideias deste post?

    • Equipe Usinainfo
      29 julho 2019 at 16:48
      Deixe seu Comentário

      Olá Fernando!
      Cada Arduino possui uma limitação de portas digitais e analógicas, atualmente para projetos maiores indicamos a utilização de um Arduino Mega, porém a integração de vários elementos de uma residência com Arduino pode ser um problema tendo em vista que todos os sensores precisam estar interligados diretamente em uma central, digamos assim, que processe todos os dados. Quanto mais distante o sensor do Arduino, maior é a perda de sinal e isto torna inviável tal procedimento. Uma solução é a instalação de mais de um Arduino e sensores de comunicação de rádio frequência, por exemplo, interligando todos a um único Arduino central para coleta de dados, interpretação e envio de reações no mesmo padrão.

  • Vera Silva
    17 outubro 2019 at 11:27
    Deixe seu Comentário

    Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

  • Fernanda
    8 junho 2020 at 12:01
    Deixe seu Comentário

    Primeiro, gostaria de falar sobre o artigo acima. Pra quem tá entrando na área agora, super esclarecedor.
    Parabéns.
    Depois, gostaria de contatar o autor Daniel para maiores informações sobre o artigo exposto acima. Para ter esclarecimentos sobre o uso das informações constantes no artigo e se poderão ser utilizadas para outros fins.

    • Daniel Lemos da Rosa
      16 junho 2020 at 10:49
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Fernanda, fico muito feliz que tenha gostado. Você pode utilizar esse material sem problemas, apenas cite as fontes 😉

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados