Raspberry Pi com SSH e IP Estático

O acesso remoto a uma Raspberry Pi, conectada à internet, fornece uma maneira muito prática para executar funções sem a necessidade de ter um mouse, teclado e monitor conectado diretamente nela. Nesse artigo “Raspberry Pi SSH e IP Estático” veremos como usar um protocolo de rede para fazer essa conexão com a Raspberry pi através de outro computador, e ainda definir o IP da Rasp como estático (que não muda dentro da rede).

A figura abaixo ilustra a configuração de dispositivos que usaremos: um computador  e uma raspberry pi conectados a um roteador.

Acessando a Raspberry Pi com SSH e IP Estático

Acesso com SSH e IP Estático

 

Nessa situação, ambos dispositivos possuem acesso à Internet através do roteador, mas eles não se comunicam entre si. Uma maneira de fazer isso acontecer, é ativando o SSH na Raspberry pi para que o computador acesse ela através de um programa (nesse artigo usaremos o Windows PowerShell).

O SSH (Secure Shell) é um protocolo de comunicação para dispositivos conectados à internet. Pode ser usado para web servers, transferência de arquivos, execução de programas etc. Todo o tráfego nesse modo é encriptado. Para começar a usar, é necessário ativar o protocolo SSH na Rasp.

Podemos fazer isso de algumas maneiras, dependendo de como você está usando-a. O primeiro cenário é caso você tenha ela conectado a um monitor, teclado e mouse, e deseja começar a usar o SSH. O segundo é caso você já tenha desplugado todos esses periféricos.

 

Ativando o SSH no Raspberry Pi

No primeiro caso, acesse o menu da Rasp e clique em Preferences > Raspberry Pi Configuration.

Ativando o SSH com Raspberry Pi

Ativando o SSH

 

Em seguida, na aba Interfaces, deixe a opção Enable na caixa correspondente à SSH, conforme a figura abaixo.

 

Outra forma de fazer isso, sem a utilização dos periféricos, é através da criação de um arquivo no cartão de memória da rasp. O arquivo deverá ter o nome de “ssh”, sem possuir extensão e nem conteúdo. A figura abaixo ilustra o arquivo.

 

Com o SSH ativado, vamos agora localizar o atual IP da Rasp.

 

Localizando o IP atual

Novamente, por meio desse post Raspberry Pi SSH e IP Estático, podemos fazer isso de duas formas. A primeira, é tendo os periféricos conectados à Rasp. Para isso, acesse o terminal da rasp e digite

Esse comando irá retornar uma linha parecida com a seguinte:

O primeiro endereço será o endereço do seu roteador (Anote o seu endereço, pois usaremos mais tarde). O segundo, o endereço a da sua Rasp. Para ilustrar melhor, observe a figura abaixo, que mostra uma configuração DHCP (IP dinâmico) comum em muitas redes domésticas.

Localizando o IP atual - Raspberry Pi SSH

Localizando o IP atual

A segunda forma de obtermos o IP, seria através do acesso ao roteador principal. Porém, como não há uma interface padrão para isso e cada leitor pode ter um roteador diferente, utilizaremos um software que faz um scan na rede e detecta os dispositivos conectados a ela. Para isso, procure na internet pelo software Advanced IP Scanner. Faça o download do mesmo e instale-o (é bem fácil e intuitivo). Com ele aberto, clique no botão Verificar, conforme figura abaixo.

Em seguida, aguarde alguns instantes até que o software escaneie a sua rede local. Após ele terminar, irá aparecer uma linha com o endereço da Rasp, conforme figura abaixo.

 

Com o IP em mãos, vamos agora usar o Windows PowerShell para fazer o acesso remoto.

 

Acesso Remoto

Abra o Windows PowerShell no menu do Windows. Ele pode ser acessado através de uma pesquisa no menu iniciar, conforme figura abaixo.

Acesso Remoto Raspberry Pi com SSH e IP Estático

Com ele aberto, digite:

Lembre de substituir o IP do comando acima para o IP da sua Rasp! Em seguida, caso seja a primeira vez que você esteja fazendo isso, aparecerá um aviso para guardar a sessão no computador. Se for o caso, digites ‘yes’ e pressione enter. Em seguida, digite a senha que você definiu quando instalou o sistema operacional na Rasp. Se tudo der certo, você deverá ver uma saída parecida com a figura abaixo.

 

Feito isso, vamos agora definir um IP estático para a Rasp.

 

IP Estático

Precisaremos de algumas informações para essa parte. A primeira é o endereço do roteador, que já descobrimos anteriormente. A segunda, é a interface que vc está usando, eth0 para Ethernet (cabo) ou wlan0 para WiFi. A terceira, é o endereço do servidor DNS. Para conseguir, digite o comando abaixo no terminal:

Ele irá abrir uma tela com o endereço do servidor DNS. Anote esse endereço. Para sair da tela, pressione CTRL + X.

Em seguida, vamos editar o arquivo de configurações de rede. Digite no terminal o seguinte comando:

Você verá uma página com diversas configurações. Encontre a parte parecida com a figura abaixo.

Edite seguintes campos conforme os dados que você coletou anteriormente. Note que eu fiz com a interface Ethernet. Note também que no endereço DNS são 3 campos.

Deverá ficar parecido com a figura abaixo. Nesse caso eu escolhi o endereço 192.168.0.200 (use um número alto para evitar conflitos de IP).

Em seguida, pressione CTRL + O para salvar o arquivo e CTRL + X para sair da tela de edição. Para aplicar as novas configurações, é necessário reiniciar a Rasp. Para isso, digite:

Testando

Após ela ter iniciado, faça a conexão novamente na PowerShell. Como é um novo endereço de IP, você precisará digitar ‘yes’ para prosseguir, e digitar a senha do seu usuário. Se tudo der certo, você verá uma tela como a da figura abaixo. Através do comando ‘hostname -I’ é possível verificar que a rasp está com o novo endereço IP.

Para desligar remotamente a Raspberry pi, use o comando:

Com isso, você estará pronto para os próximos tutoriais, onde executaremos leituras de sensores remotamente!

Categorias
Raspberry Pi

Bacharel em Ciência da Computação pela URI – Campus de Santo Ângelo, com experiência no desenvolvimento de pesquisas em Robótica e prototipação de Sistemas Robóticos.
2 Número de Comentários
  • Douglas da Roza
    8 outubro 2019 at 23:14
    Deixe seu Comentário

    muito bom!

  • Taurina
    26 março 2022 at 22:25
    Deixe seu Comentário

    Opa consegui achar a informação correta que estava
    procurando. Infelizmente tem muita informação errada na
    internet. Compartilhei no meu facebook. Obrigado.

  • Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados