Projeto Alarme com HC-SR501 e ESP32 Monitorado por WiFi

Projeto Alarme com Pir HC-SR501 e ESP32 Monitorado por WiFi

Neste artigo “Projeto Alarme com HC-SR501 e ESP32 Monitorado por WiFi”, faremos a interface do sensor de movimento PIR HC-SR501 com a placa WiFi ESP32 para criar um alarme contra roubo e assim conseguir proteger seu preciso patrimônio, seja ele qual for.

O que vai acontecer é que o ESP32 monitorará o sensor de movimento PIR e enviará uma notificação para um telefone quando o sensor for acionado. Você pode colocar este alarme em uma sala e receber uma notificação em seu telefone sempre que houver movimento na sala.

 

Alarme com HC-SR501 e ESP32 Monitorado por WiFi

Alarme com HC-SR501 e ESP32 Monitorado por WiFi

 

 

Então, o que é esse Sensor PIR HC SR501 ?

O Módulo Detector de Sensor de Movimento PIR HC SR501 permite que você detecte movimento. É quase sempre usado para detectar o movimento de um corpo humano dentro do alcance do sensor. Muitas vezes é referido como sensor “PIR”, “Pyroelectric”, “Passive Infrared” e “IR Motion”.

Isso se deve ao fato de ele possuir um sensor piroelétrico integrado, um circuito de condicionamento e uma lente Fresnel em forma de cúpula. Conta ainda com um potenciômetro de ajuste de tempo de atraso e um potenciômetro de ajuste de sensibilidade. Ele é compatível com ARDUINO, RASPBERRY PI, AVR, PIC, 8051, etc.

Sensor PIR HC SR501

Sensor PIR HC-SR501

 

Agora vamos verificar algumas características  do sensor de movimento PIR HC-SR501:

  • Sensor infravermelho com placa de circuito de controle;
  • Sensibilidade e o tempo de retenção são ajustáveis;
  • Tempo de bloqueio de 2,5s (padrão);
  • Configuração sensível: Vire à direita, aumenta a distância (cerca de 7m); Vire à Esquerda, Reduza a Distância (Cerca de 3m);
  • Ajuste do tempo: Vire para a direita, o tempo aumenta (cerca de 200S); Vire à Esquerda, Reduza o Tempo (Cerca de 5S).

 

Diagrama de Conexão do Projeto Alarme com HC-SR501 e ESP32:

Para a conexão do sensor no microcontrolador NodeMCU ESP32 é bem simples, para isso utilize jumpers para conexão direta.

Diagrama Projeto Alarme com HC-SR501 e ESP3

Diagrama Projeto Alarme com HC-SR501 e ESP3

 

Código de Programação:

Você vai precisar ter o programa IDE Arduino em seu computador, caso não tenha, acesse o site, selecione seu sistema operacional, baixe o programa e instale.

 

Configurando o BLYNK


1. Crie um novo projeto e dê a ele o nome 
Motion Detector e selecione o dispositivo “ NodeMCU ”.

 

2. Adicione o widget “ Notificação ” para receber notificação de detecção de movimento.

 

3. Como o Detector de Movimento envia dados continuamente, o usuário receberá notificações do Blynk várias vezes. Assim, para evitar receber notificações repetidamente, o usuário pode adicionar um botão de alerta. Quando colocamos este botão em ALTO, uma mensagem é exibida pelo Blynk.

 

 

4. Agora, após carregar o código do Arduino IDE, pressione o botão play no aplicativo Blynk para obter o resultado.

 

Dessa forma, quando o usuário pressiona o botão no aplicativo Blynk, o smartphone conectado começa a receber notificações do sensor de movimento. Quando o usuário quiser controlar essas notificações, pressione o botão de alerta novamente no aplicativo Blynk.

 

Post Traduzido do Artigo “Smart WiFi Burglar Alarm Using HC-SR501 and ESP 32“.
Escrito por Abhishek S.

Categorias
ESP32Projetos

Entusiasta em Sistemas Eletrônicos Embarcados. Gestor de Marketing Digital. Bacharel em Ciências Sociais Aplicadas / Direito – URI.
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados