Programando ESP32 CAM Wifi com ESP32-CAM-MB

Programando ESP32 CAM com ESP32-CAM-MB

No tutorial de hoje vamos aprender a programar a placa ESP32-CAM AI-Thinker usando o programador micro  USB ESP32-CAM-MB, um incrível módulo que facilitou muito a comunicação com o computador para posterior gravação do código de programação. Esta é a maneira mais fácil de programar sua placa.

O Módulo ESP32-CAM-MB funciona como um programador feito sob medida pra famosa placa ESP32-CAM, onde possibilita perfeita conexão, sendo desenvolvido no formato de shield, basta encaixar e pronto.

Como maior diferencial desse módulo esta a presença de porta de comunicação Micro USB, permitindo por meio de um cabo micro USB a comunicação perfeita com o software de programação no computador, permitindo fazer o upload do código de acordo com seu projeto.

Este programador micro USB funciona como um shield que você pode anexar à placa ESP32-CAM. O programador vem com uma entrada USB que você conecta diretamente ao seu PC .

ESP32 CAM Wifi com Câmera OV2640 IoT + Programador ESP32-CAM-MB

ESP32 CAM Wifi com Câmera OV2640 IoT + Programador ESP32-CAM-MB

 

Vale lembrar que um dos maiores aborrecimentos, quando você está trabalhando com o módulo ESP32-CAM Ai-Thinker, é fazer o upload do código para a placa. Já que a placa microcontroladora AI-Thinker não possui uma porta USB embutida.

Para você fazer o upload do código, tinha que fazer conexões tediosas do programador para o ESP32 CAM. Mas, agora você pode simplesmente usar o  programador USB ESP32-CAM-MB  e clicar no botão Upload para programar sua placa com sucesso. É simples assim.

O módulo ESP32-CAM é uma placa de desenvolvimento ESP32 com uma câmera OV2640, suportando cartão micro SD para gravação de dados, além de contar com flash em LED integrado e vários pinos GPIOs para conectar periféricos.

Conexão ESP32 CAM com Cabo Micro USB para Comunicação

Conexão ESP32 CAM com Cabo Micro USB para Comunicação

 

 

Módulo Programador ESP32-CAM-MB

O programador ESP32-CAM-MB é um shield que você anexa aos pinos GPIOs da placa ESP32-CAM. A imagem a seguir mostra o programador ESP32-CAM separadamente.

Programador ESP32-CAM-MB

Programador ESP32-CAM-MB

 

O programador vem com o chip CH340C USB para serial. Isso permite programar o ESP32-CAM usando a porta USB no shield. Pode ser necessário instalar o driver CH340 para que seja feita a devida comunicação com o computador e posterior gravação. Faça o download do driver CH340 e instale antes de prosseguir.

Botões e Porta Micro USB do Programador ESP32-CAM-MB

Botões e Porta Micro USB do Programador ESP32-CAM-MB

 

O shield também vem com os botões RESET e BOOT (IO 0). Isso pode ser útil para redefinir facilmente o ESP32-CAM ou colocá-lo no modo intermitente.

 

Programação do ESP32 CAM Wifi com ESP32-CAM-MB no IDE Arduino

Para programar a placa ESP32-CAM com o Arduino IDE, você precisa ter o programa Arduino IDE instalado em seu computador, bem como o complemento ESP32. Vamos ao passo que você vai ter que seguir:

 

Instalando a IDE Arduino

A instalação do software IDE Arduino é bem simples, primeiro vai ser preciso acessar o site do fabricante e fazer o download do arquivo, depois vai ser preciso instalar em seu computador, assim vai poder programar o ESP32 e também o Arduino, caso assim desejar.

 

Instalando a placa ESP32 no IDE Arduino

Em seguida, basta conectar o programador MB ao ESP32-CAM. Após, conecte a placa ao seu computador usando um cabo USB. E no seu Arduino-IDE, siga os próximos passos.

 

Se ainda não tiver instalado o ESP32 no seu programa IDE Arduino, vai ser preciso seguir um passos extras, mas não se preocupe, siga os passos abaixo com atenção.

Instalando a placa ESP32 no IDE Arduino

Instalando a placa ESP32 no IDE Arduino

 

Antes de iniciar o procedimento de instalação, certifique-se de ter a versão mais recente do Arduino IDE instalada em seu sistema.

Para instalar a placa ESP32 em seu Arduino IDE, Abra o Arduino IDE, vá em ArquivoPreferências.

 

Insira https://dl.espressif.com/dl/package_esp32_index.json no campo “Additional Board Manager URLs” conforme mostrado na figura abaixo. Em seguida, clique em “OK”.

 

Nota: se você já possui a URL das placas ESP8266, pode separar as URLs com uma vírgula que é a seguinte:
https://dl.espressif.com/dl/package_esp32_index.json, http://arduino.esp8266.com/ stable/package_esp8266com_index.json

Vá em Tools > Board > Boards Manager, é aqui que iremos instalar a placa esp32.

 

Seleção Placa ESP32 no IDE Arduino

Seleção Placa ESP32 no IDE Arduino

 

Procure por ESP32 e você verá ” ESP32 by Espressif Systems ” sendo exibido. clique em instalar.

 

Após alguns segundos, a placa será instalada.

 

 

Agora que você instalou o complemento pro ESP32 CAM e aparecer no programa IDE Arduino, vá para Ferramentas > Placa e selecione AI-Thinker ESP32-CAM. Se o complemento ESP32 não tiver instalado, a placa não aparecerá no menu de seleção.

 

Agora vá para Ferramentas > Portae selecione a porta COM à qual o ESP32-CAM está conectado.

Nota: Se a placa não aparecer, significa que você provavelmente não tem os drivers CH340 instalados em seu computador. Vá para o Google e pesquise “drivers CH340” seguido pelo seu sistema operacional e instale os drivers.

 

Teste Simples de Programação do ESP32 CAM Wifi com ESP32-CAM-MB

O código abaixo é um código básico que o ajudará a piscar o LED no CAM.

 

Este esboço, simplesmente pisca o flash LED integrado. Em seguida, clique no botão Upload em seu Arduino IDE. Você deve receber uma mensagem dizendo que o código foi carregado com sucesso e sua placa deve começar a piscar.

Piscando Led do ESP32 CAM

Piscando Led do ESP32 CAM

 

Agora que você aprendeu a Programar ESP32 CAM Wifi com ESP32-CAM-MB no IDE Arduino vai ser muito mais simples fazer o upload d código de programação dos seus projetos com poucos cliques, abrindo um enorme rol de possibilidades com os mais diversos sensores e módulos.

 

Post traduzido e adaptado de “Programming ESP32-CAM With ESP32-CAM-MB Micro USB Programmer”. Escrito porAbhishek S.

Categorias
ESP32Projetos

Entusiasta em Sistemas Eletrônicos Embarcados. Gestor de Marketing Digital. Bacharel em Ciências Sociais Aplicadas / Direito – URI.
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados