Célula de Carga Arduino com HX711 na Variação de um Strain Gauge

Diversos são os projetos que já imaginamos fazer em nossos laboratórios improvisados no quarto, na garagem, no quintal, seja onde for, e acredito que muitos já tiveram a intensão...

Diversos são os projetos que já imaginamos fazer em nossos laboratórios improvisados no quarto, na garagem, no quintal, seja onde for, e acredito que muitos já tiveram a intensão de montar uma balança digital caseira para desafiar as suas habilidades, em especial vamos trabalhar no projeto Célula de Carga Arduino com HX711 na Variação de um Strain Gauge.

Este pode ser um projeto um tanto quanto complicado e seu grau de complexibilidade pode pegar muitos de surpresa, o seu modo de conexão conta com algumas características próprias e extremamente relevantes que com uma boa explicação pode se tornar extremamente simples.

Os sensores de peso são pequenos equipamentos constituídos por um invólucro de metal e uma pastilha Strain Gage instalado junto ao seu corpo, devida a sua baixa variação de tensão, porém é necessária a utilização de um Módulo Amplificador de Sinais, neste caso, recomendado o Conversor Amplificador HX711 24bit 2 Canais.

 

O que é um Strain Gauge?

De forma direta, o Strain Gauge é um sensor variável que varia a sua resistência sempre que a superfície a qual está conectado sobre alguma alteração física como, por exemplo, quando a superfície em teste é comprimida, esticada ou submetida a deformação nos processos de análise, estando presente em na Célula de Carga Arduino, por exemplo.

Comumente conhecido como Sensor tipo folha, devido a sua milimétrica espessura, ele apresenta extrema funcionalidade já que torna possível a estimativa do grau de tensão utilizado para estruturas de grande e pequeno porte, como por exemplo, a estrutura do Sensor de Peso para Arduino.

De forma geral, trabalham com a associação da ponte de wheatstone, um esquema de ligação que equilibra os sinais de todos os sensores em uso e através de um amplificador torna possível a verificação e conversão de valores para medidas métricas de peso como grama e quilograma.

Esquema de ligação com Ponte de Wheatstone

 

Teste Prático Célula de Carga Arduino e HX711

 

Através deste vídeo desenvolvido pelo nosso parceiro WR Kits, podemos observar de forma simples e direta a funcionalidade e as principais características deste exclusivo projeto.

 

Produtos Utilizados no Teste

 

Funcionamento do Programa da Célula de Carga Arduino

Neste projeto vamos apensar verificar a variação do valor obtido pelo strain gage sem obtermos valores diretos de peso, os valores exibidos junto a janela de comunicação serão valores brutos e sujeitos a aprimoração do código para se tornarem valores do sistema de medida padrão de peso.

Download do código de funcionamento: DOWNLOAD AQUI.

 

Montagem do Projeto

Ao observarmos a ligação dos equipamentos descrita logo a baixo, podemos verificar uma das principais características da ponte de wheatstone que é a interligação de dois ou mais equipamentos resistivos com o fim de utilizar ambos os valores para um resultado final.

Esquemático Sensor de Peso com Arduino e HX711

 

Internamente, a Célula de Carga Arduino possui um Strain Gague que neste sistema elétrico possui a capacidade de identificar a variação e a pressão exercida sobre suas bases metálicas e apresentar junto a janela de comunicação da IDE do Arduino estes valores obtidos.

Para quem preferir, segue a baixo o esquema elétrico de ligação do referente projeto:

Esquema Elétrico Sensor de Peso com Arduino e HX711

 

Conclusão

A ideia do projeto Célula de Carga Arduino com HX711 na Variação de um Strain Gauge é apresentar a forma de funcionamento do conjunto como um todo, sem necessariamente aplica-lo diretamente em uma balança digital, o que faremos em breve em um projeto completo de uma Balança Digital com Arduino e Célula de Carga.

Categorias
ArduinoProjetos

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
42 Número de Comentários
  • Moisés Coelho
    22 junho 2017 at 14:13
    Deixe seu Comentário

    Há um comentário do eng Wagner rambo , no vídeo, em que ele diz que iria deixar um link p projeto dde uma balança completa.

    Não consegui ver, identificar , aonde ele há este link p o projeto.

    Favor me direcionar a este link .

    Grato Moisés

  • Thiago
    12 outubro 2017 at 22:50
    Deixe seu Comentário

    Amigo Gostaria de saber como faço para somar a capacidade de carga dessas celulas para suportar ate 200kg.

    • Equipe Usinainfo
      17 outubro 2017 at 14:00
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Thiago!
      Levando em consideração que cada célula de carga suporta 50kg, para suportar um peso de 200kg, você irá precisar de 4 células de carga distribuídas igualmente e com as devidas alterações no código e no esquema de ligação.

  • Vítor ZAncheta
    25 outubro 2017 at 11:37
    Deixe seu Comentário

    Gostaria de saber como faz para aparecer no programa o Peso (em kg) aplicado nos sensores.
    Grato Vítor.

    • Equipe Usinainfo
      26 outubro 2017 at 18:49
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde Vitor ! Infelizmente não temos até o momento um projeto para a leitura do peso em kg, somente a variação do Strain Gage, para realizar tal processo necessita-se de algumas alterações na variável e adaptação do projeto.

      Att Equipe UsinaInfo

  • Julio barreti
    3 dezembro 2017 at 20:44
    Deixe seu Comentário

    Deu um erro no programa:

    Arduino: 1.8.3 (Mac OS X), Placa:”Arduino/Genuino Uno”

    O sketch usa 2334 bytes (7%) de espaço de armazenamento para programas. O máximo são 32256 bytes.
    Variáveis globais usam 192 bytes (9%) de memória dinâmica, deixando 1856 bytes para variáveis locais. O máximo são 2048 bytes.
    avrdude: ser_open(): can’t open device “/dev/cu.usbmodem1411”: No such file or directory
    Problema ao carregar para a placa. Veja http://www.arduino.cc/en/Guide/Troubleshooting#upload para sugestões.

    Este relatório teria mais informações com
    “Mostrar a saida detalhada durante a compilação”
    opção pode ser ativada em “Arquivo -> Preferências”

    • Equipe Usinainfo
      5 dezembro 2017 at 19:04
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde Julio!
      Ao que tudo indica, o aplicativo tentou buscar algum arquivo, porém nada foi encontrado no local esperado. Tente desconectar o seu Arduino e conectar novamente e verifique seu diretório “/dev/cu.usbmodem1411” é onde a porta USB se conectou e tente conectar o Arduino como outra porta USB no seu computador.

  • Lucas
    28 fevereiro 2018 at 03:39
    Deixe seu Comentário

    Gostaria de saber se posso utilizar apenas um sensor, como fica o esquema elétrico neste caso.

    • Equipe Usinainfo
      1 março 2018 at 12:38
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Lucas!
      O recomendado é a utilização de dois Sensores de Carga como estes utilizados no projeto para o perfeito funcionamento do mesmo e uma melhor qualidade nas verificações.

  • Lucas Nicolau Aperguis
    6 abril 2018 at 22:20
    Deixe seu Comentário

    Boa noite! É possível eu obter os valores de cada sensor de forma separada?

    • Equipe Usinainfo
      19 abril 2018 at 20:49
      Deixe seu Comentário

      Olá Lucas!
      Para realizar este procedimento você precisará também de instalações independes, cada sensor em um amplificador no caso.

  • Guilherme Fernandes Amorim
    9 abril 2018 at 22:42
    Deixe seu Comentário

    Se a ligação for WHITE/WHITE, BLACK/BLACK e RED/RED, como mostra na figura, o potencial nos dois fios RED na saida de sinal vão ser iguais, tanto em A+ quanto no A-, assim ficando com o potencial zero entre A+ e A-, não?

    • Equipe Usinainfo
      17 abril 2018 at 14:54
      Deixe seu Comentário

      Olá Guilherme!
      O sistema de nomeação dos pinos neste caso não interfere no funcionamento do referente projeto, este é um esquema de ligação desenvolvido para realizar a leitura dos dados.

  • Danilo
    20 abril 2018 at 19:59
    Deixe seu Comentário

    Consigo montar uma balança (50kg) com apenas um sensor? Como faço para tirar a tara e após exibir em KG?

    • Equipe Usinainfo
      23 abril 2018 at 14:59
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Danilo!
      Cada sensor utilizado no referente projeto possui uma capacidade máxima de 50Kg, infelizmente até o momento não realizamos a conversão de valores para kg, algumas dicas você consegue através do seguinte link: http://www.nerdkits.com/videos/weighscale/

  • Daniela
    29 junho 2018 at 22:44
    Deixe seu Comentário

    Boa noite.

    Estou fazendo o teste exatamente conforme o esquema e com o mesmo código, mas só consigo leituras aleatórias, tanto com um quanto com dois sensores, pressionando-os ou não. Alguma ideia?

    • Equipe Usinainfo
      31 julho 2018 at 14:57
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Daniela!
      Infelizmente não passamos por este problema quando desenvolvemos o referente projeto, você já verificou as soldas se estão tudo ok e as conexões se não estão apresentando algum mal contato que cause ruídos aleatórios e atrapalhem a leitura?

  • Elizeu
    14 julho 2018 at 16:47
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde prezados,
    Saberiam informar qual a durabilidade estimada desses sensores em uso com carga constante sobre eles? exemplo, coloco um peso de 20 kilos sobre esses sensores, por quanto tempo será que eles são capazes de suportar esse peso e fazer as leituras corretamente, antes de começarem a apresentar erros de leitura em função da deformação que o sensor começaria a sofrer após “x” horas de vida útil sobre pressão constante?

    Desde já agradeço a atenção.

    • Equipe Usinainfo
      13 agosto 2018 at 12:51
      Deixe seu Comentário

      Bom dia!
      Infelizmente não temos como afirmar um tempo de vida útil exato para o referente equipamento, vale ressaltar que este é um equipamento de alta durabilidade desenvolvido com metal de baixo índice de deformação, porém o tempo exato, somente submetendo-o a teste.

  • wagner
    15 julho 2018 at 23:56
    Deixe seu Comentário

    Ola boa noite , parabens pelo post, saberia me dizer qual e o tipo de protocolo de comunicacao que esta sendo usado entre o arduino e o HX711

    • Equipe Usinainfo
      3 setembro 2018 at 13:55
      Deixe seu Comentário

      Olá Wagner!
      O protocolo de comunicação utiliza-se de uma combinação entre os determinantes CLOCK e DATA.

  • Equipe Usinainfo
    31 julho 2018 at 14:52
    Deixe seu Comentário

    Bom dia Daniela!
    Infelizmente não passamos por este problema quando desenvolvemos o referente projeto, você já verificou as soldas se estão tudo ok e as conexões se não estão apresentando algum mal contato que cause ruídos aleatórios e atrapalhem a leitura?

  • Adriel
    10 setembro 2018 at 18:40
    Deixe seu Comentário

    Queridos vocês precisam assinar os artigos. Precisamos de nomes para colocar como citações nos nossos trabalhos acadêmicos. Mais de um nome, se for o caso de vários autores.
    Obrigado!

    • Equipe Usinainfo
      27 setembro 2018 at 14:09
      Deixe seu Comentário

      Olá Adriel!
      Estamos providenciando isto, em breve teremos todos os nossos artigos assinados pelos seus devidos autores, fique de olho e não perca nossos novos artigos.

  • GRACIELA NOGUEIRA DA SILVA
    4 outubro 2018 at 11:39
    Deixe seu Comentário

    Bom dia! Para utilizar 4 células de carga, basta fazer a mesma ligação de hardware e conectar o fio vermelho das outras 2 celulas de carga em B+ e B-?
    Obrigada

    • Equipe Usinainfo
      23 novembro 2018 at 12:45
      Deixe seu Comentário

      Ola Graciela!
      A utilização de 4 células de carga simultânea junto ao HX711 necessita de um sistema de ligação diferenciado que pode ser encontrado na descrição do sensor junto ao nosso site.

  • Jairo Klug
    27 dezembro 2018 at 19:17
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde, amigos!

    Tenho um projeto para utilizar um strain gauge acoplado a um material que sofrerá deformação quando submetido a uma força.
    A minha intenção é mensurar essa força através da deformação que o o material sofreu.
    No meu caso eu não usarei célula de carga, mas sim strain gauge (extensometro).

    Gostaria de saber se, utilizando o HX711, o UNO R3 e o código fonte do projeto da balança, apenas substituindo a célula de carga pelo extensometro, eu conseguiria fazer essa medição.

    Agradeço desde já e desejo um otimo fim de ano à toda a equipe!
    Abraços

    • Equipe Usinainfo
      25 janeiro 2019 at 11:58
      Deixe seu Comentário

      Olá Jairo!

      Até o dado momento não utilizamos este código direto com um Extensômetro, mas acreditamos que seja possível demonstrar a deformação do seu equipamento desta maneira.

  • Juliana Pereira
    13 fevereiro 2019 at 19:05
    Deixe seu Comentário

    Preciso de uma ponte de wheatstone urgente em Belo Horizonte. Obrigada, era o que eu procurava

    • Equipe Usinainfo
      23 abril 2019 at 14:04
      Deixe seu Comentário

      Olá Juliana! Ficamos felizes em poder auxiliar.

  • luiz salgueiro
    21 março 2019 at 17:44
    Deixe seu Comentário

    estou pensando em usa-lo para controle de peso de gas de cozinha, com esp8266 1 na plataforma Blynk, teria as bibliotecas?

    • Equipe Usinainfo
      17 abril 2019 at 18:02
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde Luiz!
      Infelizmente não desenvolvemos nenhum projeto semelhante, as informação que temos estão disponíveis junto ao artigo e a descrição do produto.

  • Jean Costa
    1 junho 2019 at 21:53
    Deixe seu Comentário

    Boa Noite, Tenho um projeto da faculdade e preciso saber como consigo fazer uma balança que suporte uns 750 Kg, Tenho 16 Sensores de carga de 50 KG, mas não consegui encontrar nada que poça me auxiliar para tentar colocar eles em serie para conseguir esse peso máximo, ou aproximado, Se puder me auxiliar agradeço

    • Equipe Usinainfo
      16 julho 2019 at 15:39
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Jean!
      A ligação em série em um único amplificador 711 infelizmente não é possível, cada módulo amplificador suporta apenas até 4 sensores. Uma opção seria utilizar 4 sensores em 4 amplificador e através de código realizar a somatória máxima de correspondentes 800kg.

  • Felipe Pontes
    4 junho 2019 at 19:52
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde,

    Estou precisando medir apenas a deformação do strai-gage em uma placa de alumínio. Eu poderia retirar o sensor e colocar sobre a minha placa? O sensor medirá a deformação?

  • Felipe Pontes
    7 junho 2019 at 14:20
    Deixe seu Comentário

    Bom dia,

    Gostaria de saber qual a unidade desses valores (9166403…etc) que o arduino está informando na tela e saber se é possível converter esses valores (9166403…etc) para a unidade de deformação (em milímetros) ou carga. Se for possível, qual o cálculo que eu faria?

    Obrigado

  • Tadeu Clemente
    16 junho 2021 at 15:07
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde! Vocês já testaram este projeto utilizando o raspberry pi?

    • Matheus Gebert Straub
      17 junho 2021 at 16:05
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Tadeu! Infelizmente até o momento não desenvolvi este projeto com nenhum outro microcontrolador além do Arduino.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados