O Módulo Relé 12V 10A 16 Canais com Optoacopladores é um módulo essencial para projetos que demandam controle de múltiplos dispositivos elétricos. Compatível com diversos sistemas microcontroladores como Arduino, AVR, PIC, ARM e Raspberry Pi, este módulo permite o acionamento seguro e eficiente de dispositivos de corrente alternada, como lâmpadas, motores e outros equipamentos que operam com até 10A.
Esse módulo é especialmente útil em projetos de automação residencial, permitindo o controle de até 16 sistemas independentes. Ele possibilita, por exemplo, o desenvolvimento de casas inteligentes onde dispositivos podem ser ativados via internet, utilizando um aplicativo em smartphone integrado com um Ethernet Shield.
O grande diferencial deste módulo é a presença de optoacopladores, que garantem uma maior segurança ao isolarem eletricamente a parte lógica da parte de potência, protegendo o microcontrolador em casos de descargas elétricas ou outros surtos de tensão. O acionamento dos relés é feito através de um sinal LOW, com a opção de desativação sinal HIGH utilizando em série um resistor 100Ω (Ohms) e sinal 5V. Já utilizando um Arduino, por exemplo, dispensa a utilização do resistor devido sua limitação de corrente no pino digital.
Ligação Módulo Relé 16 Canais com Optoacopladores com Arduino
Ligação Módulo Relé 16 Canais com Optoacopladores com Expansor de Portas I2C PCF8574 e Arduino
CARACTERÍSTICAS:
- Módulo Relé 12V 16 Canais;
- Módulo Relé 5V 16 Canais;
- 16 Relés independentes;
- Sistema mais seguro, possui optoacopladores;
- Compatível com Arduino, AVR, PIC, ARM, Raspberry PI, etc.;
- Controle AC/DC;
- LED indicador de status em cada relé;
- 4 Buracos de 3mm para fixação na extremidades da placa;
- Download Código Exemplo Arduino.
ESPECIFICAÇÕES:
- Modelo: 12V16CH;
- Carga nominal: 10A 250VAC/ 10A 125VAC/ 10A 30VDC/ 10A 28VDC;
- Entradas: GND (negativo), 5V (saída para alimentar o microcontrolador), 12v (Fonte de 1,5A para alimentar os relés) e IN x16 (Sinal de controle);
- Saídas: Contato reversível NA (Normal Aberto), NF (Normal echado), C (Comum);
- Tensão nominal: 12v (alimentação dos relés);
- Tensão: 5V (para a parte o microcontrolador).
- Sinal Trigger: LOW;
- Corrente nominal: de 20 mA por canal;
- Corrente por canal: Até 10A;
- Dimensões totais (CxLxA):180x80x20mm ou 180x90x20mm;
- Peso com embalagem: 220g.
VÍDEO DO PRODUTO:
Obrigado.
Equipe Usinainfo
Bom dia Luis, este módulo possui um sistema de acionamento em nível baixo (LOW), sendo assim é facilmente testado. Primeiramente devemos alimentar o módulo através dos bornes e uma fonte 12V e também alimentar os pinos com os 5V do Arduino. Após, com um jumper podemos fechar curto entre o pino GND e os demais pinos numerados (cada numero relacionado a um relé), o que fará com os mesmos acionem. Quanto ao vídeo do Wagner, ele iniciou os comandos em LOW, ou seja, iniciou com os relés já acionados, mas esta lógica de programação pode ser facilmente revertida diretamente no código, mas lembramos que alterando o nível lógico inicial, o de acionamento também irá mudar.
Faça login para comentar