O
Arduino Pro Micro é uma pequena plataforma de prototipagem baseada no microcontrolador ATmega32U4, criada para uso em pequenos projetos eletrônicos, permitindo ainda instalação fácil em protoboards, ocupando mínimo espaço.
Detalhes Físicos
Fisicamente ele apresenta-se extremamente compacto, é uma das menores plataformas da família Arduino, considerado ideal para a montagem de projetos de pequeno porte ou para instalação fácil em protoboards.
Comparado ao popular
Arduino Uno, por exemplo, tem em média 1/4 do tamanho, combinando toda a funcionalidade possibilitada pelo microcontrolador em uma placa muito pequena, possuindo diversos pinos de conexão.
Alimentação
Diferentemente de outras versões, já possui conector USB, trabalhando a 16MHz e 5V, sua funcionalidade lembra muito seus irmãos maiores, entretanto em tamanho bem menor. A alimentação pode ser feita de duas formas: via USB (5V) ou com energia externa de 6 a 12V DC.
Os 12V devem ser fornecidos diretamente por meio do pino "RAW", o qual leva a tensão de entrada até um regulador interno que é responsável pela redução da tensão e permite posterior utilização do microcontrolador sem nenhum tipo de dano.
Importante lembrar que a alimentação feita por meio do pino VCC não pode receber valores maiores que o de trabalho do Arduino (3.3 ou 5V), isso porque esse pino não passa por nenhuma regulagem de tensão.
Pinagem
Para maior comodidade possui local para variados pinos de conexão, o que torna mais simplificada a instalação do Arduino Pro Micro junto a qualquer projeto, onde permite conexões com diversos sensores e módulos eletrônicos.
Muito prático, conta com 12 pinos de entrada digitais, entre os quais 5 podem ser utilizados como saídas PWM para conexão com sensores de obstáculos, de luminosidade e muito mais. Apresenta ainda 4 entradas analógicas para sensores que trabalhem com valores variáveis em suas saídas.
Programação
A programação do Pro Micro é feita diretamente no programa IDE Arduino, isso porque ele conta com o mesmo circuito microcontrolador do Leonardo: o Atmega32U4, sendo facilmente reconhecido na porta COM sem maiores dificuldades.
A partir desse ponto basta carregar os códigos de acordo com os sensores que estiver utilizando e carregá-lo. Pronto, agora o pequeno e fantástico microcontrolador estará pronto para executar as funções para as quais foi programado.
Informações Adicionais
Se você precisa de um microcontrolador de baixo custo e muito funcional, esse é o mais indicado, entretanto, se você estiver iniciando no mundo dos projetos eletrônicos e não tiver conhecimentos mais avançados, recomendamos optar pela utilização de Arduino Uno.
Devido ao fato de as plataformas de prototipagem Arduino tratarem-se de um projeto OpenSource é possível que sejam modificadas e aperfeiçoadas por outros fabricantes, e foi o que aconteceu com essa versão Compatível do Arduino.
Faça login para comentar