Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • Realizem minha primeira compra há alguns dias e tudo correu perfeitamente bem! A entrega foi feita pela TNT/FEDEX inclusive antes do prazo previsto, os produtos chegaram impecáveis e bem embalados. Gostei muito da experiência e voltarei a comprar de novo em breve! E o mais importante: aqui você consegue comprar quase tudo em uma única compra, o que facilita a reduz muito o custo de frete! Parabéns a USINAINFO pelo atendimento!!!
    Amarildo F Lopes, S.J.Rio Preto/SP
  • Infelizmente não estou com a mesma sorte dos demais, fiz uma compra e optei pela transportadora ''TNT FEDEX ''Mercadoria esta a 40 km de onde eu moro a 14 dias no depósito, eles não me entregam e nem deixam buscar só porque no prazo é de ate 28 dias .
    Élio Luis Luis, Nova Serrana

Kit Robótica Educacional

O que é Robótica Educacional?

A Robótica Educacional é um termo que está em pleno avanço tecnológico no país, muitas escolas de nível técnico, médio, fundamental e infantil começaram a implementar de forma gradual a educação da eletrônica aos...

O que é Robótica Educacional?

A Robótica Educacional é um termo que está em pleno avanço tecnológico no país, muitas escolas de nível técnico, médio, fundamental e infantil começaram a implementar de forma gradual a educação da eletrônica aos seus alunos em níveis básicos, médios e avançados a depender da série que frequentam.
Existem muitos kits de robótica educacional disponíveis no mercado, devendo principalmente envolvendo projetos simplificados para iniciantes, possuindo algum tipo de orientação que auxilie os professores e alunos, como acontece, por exemplo, com o kit Iniciante.

Para que serve a Robótica Educacional?

A Robótica Educacional serve para facilitar a difusão do conhecimento da eletrônica especialmente em escolas e universidades, apresentando projetos simples que incentivam a pesquisa e o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes com os resultados obtidos.
Os kits são uma ótima forma de envolver o microcontrolador Arduino, modelo que é uma ótima opção para instigar jovens a iniciarem no mundo da eletrônica, apresentando os aprendizes ao mundo dos sensores, módulos eletrônicos e a programação em computadores.

Vale destacar que para projetos que envolvam crianças é mais indicado utilizar um kit de robótica educacional que envolva leds, por exemplo, já que eles despertam muita atenção e curiosidade, podendo avançar nos projetos com o decorrer da aprendizagem.


Quais são os ganhos da Robótica Educacional para o aprendizado?

Os ganhos da Robótica Educacional para o Aprendizado são muitos, em especial é capaz de instigar os alunos a quererem aprender mais sobre o assunto por meio da busca de livros, revistas e sites especializados, fazendo com que de forma indireta façam muitas leituras, ampliando seu vocabulário de palavras.

Durante a parte prática outra ganho é o desenvolvimento psíquico e motor, fazendo com que unam o que aprenderam com os livros com as aulas práticas, aprendendo novos passos, novas possibilidades de projetos de podem resolver coisas simples do dia-a-dia, permitindo ver que suas ações são capazes de gerar coisas incríveis, o que acaba afetando outras matérias como um todo.

Vale destacar também o desenvolvimento do raciocínio lógico durante a aprendizagem, voltando a criança a estar mais propensa a resolução de problemas, além do estimulo ao lado criativo.


O que se estuda na Robótica Educacional?

Na Robótica Educacional se estuda noções de diversas áreas do conhecimento, em especial noções de mecânica, de eletrônica, de elétrica, além de aulas teóricas e práticas de programação, o que vem a enriquecer o currículo disciplinar do aluno com novas matérias que incentivam a aprendizagem da tecnologia e os tornam aptos para o que o futuro reservar.

Esse tipo de estudo é um longo caminho que precisa ser desenvolvido aos poucos pela grande quantidade de material disponível, ainda assim, o ensino precisa ser dividido de acordo com a idade e o tipo de conteúdo desenvolvido, se mais básico, intermediário ou avançado.

Na UsinaInfo existem muitos kits que permitem que crianças, jovens e adultos participem da montagem passo a passo de seus robôs, incluindo a parte física e programação. Para ajudar professores nesse tipo de tarefa dezenas de conteúdos estão disponíveis no blog, permitindo, inclusive, que até eventuais dúvidas possam ser tiradas.

Como o uso da robótica contribui na aprendizagem das diferentes disciplinas?

O uso da robótica contribui com a aprendizagem das diferentes disciplinas na medida que envolve uma série de conteúdos que vêm a ser abordados em outras áreas, em especial a depender do tipo de robô que está sendo criado, pode exigir conhecimentos de matemática, física, português e até mesmo biologia.

Como a robótica educacional consegue ser mais prática e sugestiva, ela faz com que os alunos se sintam motivados a aprender mais sobre outros conteúdos para que possam desenvolver seus projetos, permitindo que mais tarde grandes avanços sejam dados.

Mais Menos

45 produtos

Robótica Educacional nas Escolas

A Robótica Educacional é um fato que mostra o sucesso da plataforma Arduino, especialmente pela quantidade de cursos específicos que são oferecidos hoje, alguns deles apoiados por grandes instituições de ensino. Cursos como este, não só são dirigidos a pessoas com especial interesse em Eletrônica e Robótica, mas também aos professores que desejam usar a plataforma na educação. Todos os recursos mencionados anteriormente tornaram a Arduino uma plataforma muito popular e amplamente ampliada no contexto da educação básica até a superior.

O Arduino é especialmente popular em educação em Eletrônica, Controle Automático ou Robótica. Considerando todos os recursos da plataforma, bem como as obras e resultados de outros pesquisadores, esta plataforma mostra-se uma boa escolha para a construção de experimentos de laboratório para os assuntos que eles ensinam.

Robótica Educacional em Sala de Aula
Robótica Educacional em Sala de Aula


O principal objetivo é ensinar aos alunos a usar e programar um microcontrolador, ensinando conceitos teóricos e práticos do desenvolvimento da tecnologia e programação robótica.

A entrada desse tipo de conteúdo está em constante desenvolvimento, principalmente com a utilização de diversos tipos de Kit Robótica Educacional em turmas de nível inicial, fundamental, médio e técnico, avançando conforme o grau de aprendizado.

A tecnologia é a área do futuro e tende a ser incentivada cada vez mais cedo nos ambientes escolares, visando desenvolver a curiosidade e gosto por essa fantástica área de desenvolvimento, colaborando para o crescimento pessoal e futuramente tecnológico do país.

Kit Robótica Educacional: o Arduino no Universo dos Robôs

O campo da robótica está inegavelmente crescendo em importância, pois tem o poder de motivar os alunos e nos permite aproximar a tecnologia de meninos e meninas usando a robótica como uma ferramenta para apresentar os conceitos básicos da ciência, tecnologia , engenharia e matemática.

Assim, os alunos aprendem, quase por brincadeira, noções difíceis e complexas de explicar ou assimilar através da aula clássica.
Nesse campo educacional, o próprio ensino de robótica converge para outras disciplinas (por exemplo, programação), usando a robótica como ferramenta de ensino.

O Arduino na Robótica Educacional

Muitas estruturas de ensino são usadas para ensinar robótica às crianças, desde aquelas voltadas para o ensino fundamental até as mais poderosas, orientadas para o ensino médio e o ensino universitário. Eles geralmente são compostos de uma plataforma robótica concreta, ou seja, um robô que foi programado em um determinado idioma usando ferramentas de software.

Os alunos são obrigados a desenvolver diferentes exercícios, desafios ou projetos (atividades práticas). Eles ensinam a operação básica de sensores, atuadores e os rudimentos da programação. Essas estruturas são usadas como uma ferramenta dentro de uma metodologia específica para o ensino de aulas de robótica.

Podemos identificar quatro elementos que caracterizam as estruturas mais usadas e as inúmeras maneiras de ensinar robótica a adolescentes: plataforma de hardware Arduino (em geral), linguagem e infraestrutura de software, práticas concretas e metodologia.

Os robôs usados no ensino pré-universitário geralmente incorporam um processador limitado, sensores e atuadores simples. O uso frequente é feito de sensores infravermelhos (fotodetectores), ultra-som, contato, som, sensores de luz e similares.

Os atuadores normalmente incluem LEDs, telas, alto-falantes pequenos e, fundamentalmente, motores. Esses motores podem ser de vários tipos: motores CC, motores de passo ou servomotores. Eles geralmente são conectados ao processador do robô usando cabos diretos ou conectores simples (como RJ25).

E as facilidades de uso do Arduino e seu código aberto (livre de direitos autoriais) tornam o arduino parte central da grande maioria desses projetos de robótica.


Aula de Robótica Educacional em Escolas


Aula de Robótica Educacional em Escolas

Normalmente, cada robô possui um ambiente de software que permite a programação em um determinado idioma. O ambiente geralmente inclui editores de código, utilitários para fazer o download em robôs reais e, em algumas ocasiões, até simuladores. Linguagens simples são usadas para facilitar a programação por crianças.

Eles incluem instruções para solicitar comandos aos atuadores para ler medições, loops e instruções condicionais e de seqüenciamento do sensor.

As linguagens gráficas da LEGO específicas de seus robôs, como o antigo código RCX, o RoboLab (construído no LabVIEW), o NXT-G e o software EV3 mais recente, são uma opção útil. Todos contêm blocos de ação, sensores, controle de fluxo, operações com dados e similares.

Qual a amplitude do uso do Arduino como Kit Robótica Educacional?

Arduino é amplamente utilizado na robótica entre crianças e adolescentes, inclusive, os campeonatos de robótica para adolescentes, que incentivam o interesse nessa área de tecnologia, são outro exemplo da crescente importância da robótica na educação. Em nível internacional, são organizados vários campeonatos, que reúnem estudantes de todo o mundo para aprender, compartilhar experiências e aproveitar o desenvolvimento de protótipos robóticos.

Quais os principais campeonatos de Robótico Educacional?

Existem diversos campeonatos de robótica no mundo todo. O RoboCup Junior merece destaque, com testes como resgate ou futebol de robôs. Também há as competições de Primeira Liga Lego (FLL) e de robótica VEX. Na Finlândia, o campeonato por excelência que atrai estudantes de toda a Europa e tem uma versão com os centros da África do Sul é chamada de SciFest.
Arduíno kit robótica educacional: projetos e mais projetos.

Existe uma infinidade de possibilidades para a aplicação do arduino na robótica. Entre eles, os braços robóticos são uma das criações fascinantes da engenharia e é sempre fascinante observar essas coisas se inclinarem e se movimentarem para fazer coisas complexas, como faria um braço humano.


Competição Robótica

Esses braços robóticos podem ser comumente encontrados em indústrias da linha de montagem que realizam trabalhos mecânicos intensos como soldagem, perfuração, pintura etc., também estão sendo desenvolvidos recentemente braços robóticos avançados e de alta precisão para realizar operações cirúrgicas complexas.

Outro exemplo é o robô para evitar obstáculos, que é um dispositivo inteligente que pode detectar automaticamente os obstáculos à sua frente e evitá-los, girando-se em outra direção. Esse design permite que o robô navegue em ambiente desconhecido, evitando colisões, o que é um requisito primário para qualquer robô móvel autônomo.

A aplicação do robô para evitar obstáculos não é limitada e é usada na maioria das organizações militares atualmente, o que ajuda a realizar muitos trabalhos arriscados que não podem ser realizados por nenhum soldado. Esses são apenas 2 exemplos.

Quais outras ideias bacanas para Robótica Educacional com Arduino?

Que tal um robô que combate incêndios? Trata-se de um robô simples usando o Arduino que poderia se mover em direção ao fogo e bombear a água ao redor dele para apagar o fogo. É um robô muito simples que nos ensinaria o conceito subjacente de robótica; você seria capaz de criar robôs mais sofisticados depois de entender como funciona esse robô.

Porque o Kit Robótico Educacional tem se tornado tão popular no ensino atualmente?

Novas tecnologias estão mudando a maneira como as pessoas ao redor do mundo têm um impacto cada vez maior na sociedade.

As instituições educacionais estão promovendo reformas que levam em conta essa revolução, tanto para aproveitar as possibilidades educacionais abertas por essas tecnologias quanto para treinar os alunos a usá-las. E tudo isso torna o ensino de robótica atrativo, facilitado pelo código aberto do arduino.

E você, o que acha do Arduino e dos robôs como ferramenta educacional? De fato, ele é uma das placas mais versáteis para se criar qualquer tipo de projeto arduino em eletrônica. Essas foram as nossas dicas de hoje, até a próxima!