O Sensor de CO2 MH-Z19B Infravermelho para Dióxido Carbono é um dispositivo do tipo não dispersivo que tem a capacidade de verificar a presença de CO2 no ambiente em concentrações 400 a 5000ppm, permitindo criar projetos que garantam a qualidade do ar sem a presença do poluente.
Esse modelo possui como diferencial a capacidade de compensação de temperatura, contando com saída digital, analógica e PWM, aumentando as possibilidades de integração com microcontroladores, Arduino, Raspberry Pi, ESP32 e outros.
O funcionamento do Sensor de CO2 MH-Z19B foi desenvolvido com integração da tecnologia de detecção de gás absorvente ao infravermelho, por meio de um circuito óptico de precisão.
Ele é protegido por um revestimento com aberturas específicas para funcionamento do sensor, além disso, apresenta um cabo de conexão com 7 fios de 15cm de comprimento, permitido múltiplas formas de integração.
Conexão Sensor de CO2 MH-Z19B com Arduino
Conexão Sensor de CO2 MH-Z19B com ESP32
Apesar da maioria vierem de fábrica calibrados, alguns sensores por estarem mais tempo parado podem ser necessário a realização da calibração. Geralmente você percebe isto caso a leitura do seu sensor seja sempre a mesma, mesmo você assoprando (ao assoprar você joga ar rico em CO2).
Se o seu está com este sintoma, você pode facilmente calibrar em sua casa. Basta colocar seu sensor em um cômodo bem ventilado, iniciar um dos processos de calibração (melhor que o cômodo fique vazio durante o processo), e deixar cerca de 20 minutos no local, assim ele deve adaptar-se para os níveis adequados.
Uma sala bem ventilada tem como base 400ppm, essa será a base da calibração, você pode optar por dois métodos para iniciar a calibração, um utilizando jumper ou outro simplesmente enviando o código de calibração ao seu sensor.
É bastante simples, basta enviar ao seu microcontrolador o código de calibração disponível para download, deixar seu sensor em um cômodo bem ventilado por 20 minutos e está pronto, ele deve reagir as alterações de CO2.
Esta também bastante simples, basta pegar um fio e realizar o jumper entre os terminais HD e GND entre 7 a 10 segundos, o sensor deve entrar em modo calibração, colocando ele em uma sala arejada por 20 minutos ele deve estar pronto para uso, respondendo as variações de CO2.
CARACTERÍSTICAS:
- Sensor de CO2 MH-Z19B;
- Sensor de Dióxido Carbono CO2 Infravermelho;
- Detector de Dióxido de Carbono CO2;
- Sensor de Gás CO2 Mh-z19b;
- Encapsulamento anticorrosivo;
- Alta sensibilidade;
- Baixo consumo;
- Boa estabilidade;
- Compensação de temperatura;
- Longa vida útil;
- Imune a interferência por vapor de água;
- Ótimos resultados;
- Acompanha cabo de conexão;
- Ideal para ambientes domésticos e controlados;
- Datasheet Mh-z19b.
ESPECIFICAÇÕES:
- Modelo: Mh-z19b;
- Tensão de funcionamento: 3,6 a 5,5VDC;
- Interface: UART (serial ttl) e PWM;
- Corrente de trabalho média < 18mA;
- Faixa de detecção: 400-5000ppm;
- Margem de Erro: ± (50ppm + 3% valor da leitura);
- Tempo de aquecimento: 3 minutos (atraso para primeira leitura confiável);
- Tempo de resposta: <60s;
- Configuração Serial: Baud rate - 9600 bps / Data bits - 8 / Paridade - NONE / Stop bit - 1
- Temperatura de trabalho: 0°C a 50 °C;
- Umidade: 0 a 95% RH;
- Dimensões (CxLxE): 39×20×9mm;
- Peso: 6g.
Comentários
Sem comentários no momento.
Faça login para comentar