Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • NADA CONTRA A USINAINFO, COMPRA, AGILIDADE, ENTREGA, EMBALAGENS, MAS COMPREI UM FERRO DE SOLDA HICARI 25W 220V E NOS PRIMEIROS RESISTORESDE 1/4W QUE SOLDEI A PONTA SE OXIDOU E SAIU A CAMADA/PELICULA DE ALUMINIO, TUDO PRETO QUE NEM A PASTA RESOLVEU....FICOU INUTILIZADO TOTALMENTE, A HICARI DEVERIA SER RESPONSABILIZADA POR ESSE CASO, ATÉ DE SUBSTITUIÇÃO DO PRODUTO, TERMINEI MEU TRABALHO COM UM MODELO DA FAME QUE EU TINHA QUE AINDA SERVIA. ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA ENVIAR FOTOS OU O PRODUTO PARA...
    JOSÉ MARCIO COSTA FONSECA, GRAMADO/RS
  • Mais uma compra realizada com sucesso. Como todas as vezes produto entregue sem nenhum problema e dentro do prazo. Altamente recomendado a quem procura bons produtos com qualidade. Mais uma vez parabenizo a toda equipe da Usina. Até a próxima.
    Roberto Kunieda, São Paulo/SP

Pontes Retificadoras

A ponte retificadora é um exclusivo produto capaz de realizar a conversão de correntes alternadas, por exemplo, para correntes contínuas, um componente extremamente importante e conhecido do ramo da eletrônica.

Encontramos pontes...

A ponte retificadora é um exclusivo produto capaz de realizar a conversão de correntes alternadas, por exemplo, para correntes contínuas, um componente extremamente importante e conhecido do ramo da eletrônica.

Encontramos pontes retificadoras na maioria dos nossos equipamentos, uma vez que estes trabalham apenas com correntes contínua e a utilização de correntes alternadas direto em seus dispositivos poderia causar a queima dos mesmos.

Constituída normalmente de 4 diodos, as pontes retificadoras são dispositivos que são utilizadas através de encapsulamentos, modelos os quais encontramos na presente categoria e também na forma individualizada de diodos.

A vantagem de utilizarmos ponte retificadoras encapsuladas está na possibilidade maior de dissipação e resistência, trabalhar com correntes alternadas é sempre perigoso, então precisamos ter certeza do que estamos fazendo, veja mais sobre Ponte Retificadora abaixo.

Mais Menos

3 produtos

Você sabe o que é uma ponte retificadora? Muitas pessoas tem uma dificuldade grande de entender esse assunto e outros temas relacionados à eletrônica e eletricidade.

Se você não sabe o que é uma ponte retificadora,  ou quer aprender um pouco mais sobre o assunto, veio ao lugar certo!

Ponte Retificadora
Ponte Retificadora

Hoje nós vamos tirar as suas e explicar o que é, o que faz e por que é importante conhecer o assunto de forma mais detalhada, principalmente se você é uma pessoa interessada em atuar na área de eletrônica e elétrica.

 

Ponte Retificadora de Tensão - O que é

A ponte retificadora de tensão transforma uma tensão alternada em tensão contínua. É um item muito comum na eletrônica e presente em qualquer oficina de trabalho de quem atua na área.

Ela também é um item muito comum em diferentes fontes de alimentação e consequentemente, está presente em diversos equipamentos eletrônicos do nosso dia a dia. 

Dessa forma,  para entender melhor o que é a ponte retificadora de tensão é preciso conhecer um pouco mais sobre correntes elétricas contínuas e alternadas, o que veremos em breve.

Mesmo que você não saiba o que é uma corrente de tensão alternada,  pode ter certeza que você tem contato com ela diariamente.  Isso porque a tensão alternada é a que temos disponível na tomada de casa, podendo ser de 110 ou 220 volts.

Ela é chamada de corrente alternada por que varia de -110 a +110 ou de -220 a +220 ao longo do tempo, de acordo com a sua frequência, que geralmente é de 60Hz.

Exemplo Gráfico de Corrente Alternada de 220V
Exemplo Gráfico de Corrente Alternada de 220V

Uma tensão alternada, portanto, varia entre  valores negativos e positivos o tempo todo, em média 60 vezes por segundo!

E aí que entra a ponte retificadora.

Acontece que a maioria dos equipamentos que usamos em nosso cotidiano precisa de uma tensão contínua para funcionar.

Retificar significa tornar reto e teoricamente é exatamente isto que ponte retificadora faz, ela deixa  a tensão da corrente elétrica reta, ou seja, em uma mesma polaridade (positiva).

E quanto ao significado do termo ponte? Aceita-se normalmente que a expressão ponte que compõe o termo ponte retificadora relaciona-se com a ponte de Wheatstone, que é feita com resistores e não diodos, mas tem um desenho muito parecido.

 

O que é uma  tensão elétrica contínua mantida pela ponte retificadora?

Uma tensão elétrica contínua é aquela que se mantém o tempo todo em uma única polaridade, a positiva.  Mas isso não significa que a corrente seja constante, ou seja,  que tenha a mesma intensidade, significa apenas que a corrente elétrica se mantém na mesma polaridade o tempo todo.

 

Por que a ponte retificadora é um item muito comum em diversas fontes de alimentação?

A  presença  de uma ponte retificadora em  equipamentos eletrônicos é algo comum uma vez que a maioria dos dispositivos que usamos no nosso cotidiano precisa de uma tenção contínua positiva para funcionar e a Ponte retificadora faz essa conversão da tensão e a mantém em uma única polaridade.

Exemplo Gráfico de Corrente Contínua
Exemplo Gráfico de Corrente Contínua

 

Como funciona a ponte retificadora?

Se você está se perguntando por que a corrente que chega às nossas casas é alternada se os equipamentos elétricos precisam de uma corrente contínua para funcionar, saiba que é  fácil de entender.

Acontece que a corrente de tensão alternada é muito mais fácil de transportar a longa distância.

Isso significa que os custos desta operação são muito mais baratos do que seriam se fossemos transportar uma corrente contínua por muitos quilômetros de distância.

Em uma fonte de tensão alternada, um momento tem-se tensão positiva e em outro a tensão fica negativa. Cada parte do todo constitui um ciclo, ou seja, a tensão alterna-se entre ciclos positivos e negativos.

Uma tensão alternada pode ser proveniente de uma tomada ou saída de um transformador, pode até vir de um motor de micro-ondas.

A ponte retificadora posicionada junto à fonte de alimentação vai fazer a conversão da tensão elétrica para uma corrente contínua antes que a corrente adentre o equipamento eletrônico ligado na tomada e consequentemente danifique-o.

Exemplo Gráfico da Corrente Alternada após passar a ponte Retificadora
Exemplo Gráfico da Corrente Alternada após passar a ponte Retificadora

O exemplo acima explica o por que é imprescindível o uso de fontes de alimentação em diversos de nossos equipamentos e por que não devemos substituir estas fontes por qualquer outra ou conectar os equipamentos direto na tomada.

Isso vai garantir o correto funcionamento do equipamento  em questão, ou seja, vai impedir que ele queime entrando em curto circuito pela instabilidade da corrente alternada que danificaria os seus componentes eletrônicos.

Por esta razão a ponte retificadora é um equipamento que embora poucas pessoas conheçam,  todo mundo tem em casa mesmo que não saiba, afinal de contas, sem ela os nossos equipamentos não funcionariam!

Se o objetivo é trabalhar na eletrônica,  entender como funciona a ponte retificadora é essencial, até mesmo para fazer pequenos reparos em casa.

 

Quais os materiais que compõem uma ponte retificadora? 

Existem pontes retificadoras prontas para serem usadas, mas elas também podem ser montadas utilizando-se 4 diodos.

Exemplo de Diodo para Ponte Retificadora
Exemplo de Diodo para Ponte Retificadora

Para aqueles que não se lembram ou não estão familiarizados com o termo,  o diodo é um componente eletrônico que conduz a eletricidade em um único sentido, o que justifica a sua presença em uma ponte retificadora.

 

Qual o segredo para construir uma ponte retificadora?

Se você quer construir a sua ponte retificadora usando o diodo ao invés de comprar uma ponte, saiba que o grande segredo está na forma em que você vai alinhar os diodos entre si, cada um possui uma posição estratégica. Entende-se que a corrente passa pelo diodo indo do anodo para o catodo.

Esquema de Ligação Ponte Retificadora com Diodo
Esquema de Ligação Ponte Retificadora com Diodo

 

Como alinhar corretamente o diodo ao construir uma ponte retificadora?

Quando você ligar a tensão alternada na ponte retificadora,  é possível perceber que a tensão fica positiva do lado de cima, a corrente elétrica gerada chega no ponto p1 e precisa se decidir entre D1 e D2. O caminho permitido é através do D1, seguindo o sentido da corrente no diodo. Em p2 a corrente não pode fluir por D3, pois o sentido é proibido. Logo, a corrente elétrica fluirá pelo resistor até chegar a p3.

 

Ponte retificadora: conclusão

Como vimos,  a ponte retificadora é um equipamento eletrônico essencial para o funcionamento dos dispositivos elétricos que temos na nossa  casa, trabalho e outros lugares.

É importante para quem quer trabalhar com eletrônica de eletrodomésticos, por exemplo, saber o seu funcionamento e a sua aplicação uma vez que está presente em todos os dispositivos que temos contato normalmente.