O LDR ou fotorresistor é um resistor dependente de luz sensível à luminosidade que muda sua resistência quando a luz incide sobre ele. Os valores da resistência do LDR podem mudar em muitas ordens de magnitude, fazendo com que o valor da resistência cai à medida que o nível de luz aumenta.
Não é incomum que os valores de resistência de um LDR ou fotorresistor sejam de vários megaohms na escuridão e caiam para algumas centenas de ohms na luz forte. Com uma ampla variação de resistência, os LDRs são fáceis de usar e existem muitos circuitos LDR disponíveis. A sensibilidade de resistores dependentes de luz ou fotoresistores também varia com o comprimento de onda da luz incidente.
Os LDRs são feitos de materiais semicondutores para permitir que tenham suas propriedades sensíveis à luz. Muitos materiais podem ser usados, mas um material popular para esses fotorresistores é o sulfeto de cádmio, CdS, embora o uso desses materiais estejam proibidos por questões ambientais. Outros materiais que podem ser usados incluem sulfeto de chumbo, PbS e antimoneto de índio, InSb.
Embora um material semicondutor seja usado para esses fotorresistores, eles são dispositivos puramente passivos porque não possuem uma junção PN, e isso os separa de outros fotodetectores como fotodiodos e fototransistores.
O símbolo LDR usado em circuitos eletrônicos é baseado em torno do símbolo do circuito do resistor, mas mostra a luz, na forma de setas brilhando sobre ele. Desta forma, segue a mesma convenção usada para símbolos de fotodiodo e circuito de fototransistor, onde setas são usadas para mostrar a luz incidindo sobre esses componentes. Veja:
Símbolo LDR Resistor Dependente de Luz
Os símbolos do resistor / fotoresistor dependente da luz são mostrados na imagem acima, sendo a primeira apresentação o estilo mais recente, ou seja, uma caixa retangular e os símbolos de circuito do resistor de linha em zigue-zague são mais antigos.
Para funcionar um LDR ou fotoresistor é precisa ser feito de um material semicondutor de alta resistência. Ele tem uma alta resistência porque há muito poucos elétrons livres e capazes de se mover, a grande maioria dos elétrons está presa na rede cristalina e incapaz de se mover. Portanto, neste estado há uma alta resistência de LDR.
Conforme a luz incide sobre o semicondutor, os fótons de luz são absorvidos pela rede do semicondutor e parte de sua energia é transferida para os elétrons. Isso dá a alguns deles energia suficiente para se libertar da estrutura cristalina e, então, conduzir eletricidade. Isso resulta em uma redução da resistência do semicondutor e, portanto, da resistência LDR geral.
O processo é progressivo e, conforme mais luz incide sobre o semicondutor LDR, mais elétrons são liberados para conduzir eletricidade e a resistência diminui ainda mais.
Estruturalmente, o LDR fotorresistor é um resistor sensível à luz que tem um corpo horizontal que é exposto à luz. O formato básico de um fotorresistor é o mostrado abaixo:
A região semicondutora ativa é normalmente depositada em um substrato semi-isolante e a região ativa é normalmente levemente dopada.
Em muitos dispositivos fotorresistores discretos, um padrão interdigital é usado para aumentar a área do fotorresistor que é exposta à luz. O padrão é cortado na metalização na superfície da área ativa e isso deixa a luz passar. As duas áreas de metalização atuam como os dois contatos para o resistor. Essa área deve ser relativamente grande porque a resistência do contato com a área ativa precisa ser minimizada.
Estrutura LDR Fotoresistor
Este tipo de estrutura é amplamente utilizado para muitos fotoresistores pequenos ou resistores dependentes de luz que são vistos. O padrão interdigital é bastante reconhecível.
Os materiais usados para fotoresiste são semicondutores e incluem materiais como CdSe, CdS, CdTe, InSb, InP, PbS, PbSe, Ge, Is, GaAs. Cada material fornece propriedades diferentes em termos de comprimento de onda de sensibilidade, etc.
O LDR é utilizado com o Arduino em projetos eletrônicos com muita frequência. Ele é utilizado para automação residencial, já que em conjunto com o Arduino é capaz de informar sobre a presença ou não de luz, de modo que a plataforma tome as mais diferentes atitudes, entre elas, acender ou apagar lâmpadas, fechar cortinas quando existir a presença de iluminação solar, etc.
CARACTERÍSTICAS:
- LDR Resistor Dependente de Luz;
- Resistor variável;
- Fotocelula LDR;
- Resistência varia de acordo com a intensidade da luz;
- Menor brilho maior resistência;
- Maior brilho menor resistência;
- Utilizado em diversos projetos robóticos e domóticos;
- Datasheet LDR.
ESPECIFICAÇÕES:
- Modelo: LDR5;
- Diâmetro: 5mm;
- Comprimento com terminal: 34mm;
- Peso: 0,4g.
Ao menos o código universal do componente.
Agradeço a atenção.
Equipe Usinainfo
Bom dia Henrique, colocamos o datasheet para download junto às "características" do produto. Att. Equipe Usinainfo.
Faça login para comentar