Categorias

Receber novidades e promoções

Depoimentos

  • Mais uma compra realizada com sucesso. Como todas as vezes produto entregue sem nenhum problema e dentro do prazo. Altamente recomendado a quem procura bons produtos com qualidade. Mais uma vez parabenizo a toda equipe da Usina. Até a próxima.
    Roberto Kunieda, São Paulo/SP
  • Ótimo serviço! Recomendo.
    Alexandre N. Fukuda, S.Bernardo do Campo/SP

Bluetooth para Arduino

O que é o módulo Bluetooth Arduino?

O módulo Bluetooth Arduino é um dispositivo eletrônico que tem a capacidade permitir ao microcontrolador Arduino que envie e receba dados por meio da tecnologia de transferência de dados sem fio (Bluetooth)....

O que é o módulo Bluetooth Arduino?

O módulo Bluetooth Arduino é um dispositivo eletrônico que tem a capacidade permitir ao microcontrolador Arduino que envie e receba dados por meio da tecnologia de transferência de dados sem fio (Bluetooth). Na prática, é possível enviar dados de sensores conectados ao Arduino diretamente para smartphones, por exemplo.


Como funciona módulo Bluetooth HC06?

O módulo Bluetooth HC06 funciona por meio de comunicação serial, onde após conexão, envia e recebe dados TTL sem fio, ou seja, não é necessário utilizar nenhum tipo de cabo para fazer a comunicação entre os equipamentos.


Como testar módulo Bluetooth Arduino?

Para testar módulo Bluetooth Arduino é preciso fazer a conexão serial com o microcontrolador, observando as tensões de alimentação e de nível lógico e após ligar o Bluetooth no smartphone para procurar a rede. Vale destacar que cada modelo tem uma senha padrão para estabelecer a conexão, além de alguns modelos de iPhone exigirem um APP para fazer a integração.


Precisa de Internet para usar o Bluetooth?

Não é preciso de internet para usar o Bluetooth, pois o padrão de comunicação não depende da Rede Mundial de Computadores para funcionar, apresentando-se como uma rede sem fio própria capaz de transmitir e receber informação de forma rápida e pratica.


Como acionar Relé via Bluetooth Arduino?

Para acionar relé via Bluetooth Arduino é preciso montar um projeto e programar o microcontrolador para reagir diante de algum comendo, permitindo que a rele passe a energia. No Blog da UsinaInfo possuímos um projeto completo passo a passo para você desenvolver, acesse o projeto “Automação residencial Arduino no controle de iluminação pelo celular”.

Mais Menos

5 produtos

A Tecnologia Bluetooth com Arduino

O Bluetooth Arduino é um dispositivo que utiliza o bluetooth para controladores Arduino. É uma tecnologia que marcou gerações e que possibilita a transferência de dados e arquivos entre dispositivos.

O Bluetooth que conhecemos trata-se de um projeto de meio de comunicação sem fio e a curta distância. Ele iniciou-se a ser desenvolvido no ano de 1994 pela empresa Ericsson e amadurecido em um momento seguinte por um consórcio de várias empresas chamado Bluetooth Special Interest Group.

A Tecnologia marcou gerações, afinal antes da viabilidade de internet com velocidades que permitiram a transferência de arquivos via whatsapp, google drive e afins, era utilizado principalmente o Bluetooth para a transferência de arquivos a curta distância.

Como o Arduino fez tanto sucesso, não demorou para que entusiastas começassem a estudar a forma correta de integrar essa tecnologia de transmissão de dados sem fio com o famoso microcontrolador, e assim, foram criados os módulos HC-05, HC-06, HC-08 e seus similares.


Pontos positivos e negativos Bluetooth Arduino

Antes de mais nada, é bom deixar explícito de início quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia Bluetooth, que tanta agrega no nosso dia a dia.

Alguns dos benefícios de usar essa tecnologia são as seguintes: Baixo consumo de energia dos aparelhos; Velocidade de transmissão é consideravelmente mais rápida; É uma forma mais fácil de parear com dispositivos smartphones da atualidade; Os padrões são extremamente retrocompatíveis.

Com todos esses pontos já apresentados é possível considerar que o Bluetooth é de fato uma excelente forma de transmissão de dados da forma mais fácil.

Mas, contudo, este meio tecnológico de transmissão de dados tem suas desvantagens, como por exemplo: Um alcance baixo; A conexão é ponto a ponto, por isso só é possibilitado parear dois dispositivos.



Projeto Bluetooth Arduino Controlando Iluminação
Projeto Controle de Iluminação com Bluetooth Arduino


Aparelhos que fazem uso do Bluetooth

A tecnologia Bluetooth permite que exista troca de dados e arquivos entre vários dispositivos de uma forma segura e rápida, dentre ele os principais são:

  • ● Celulares;
  • ● Scanners;
  • ● Fones de ouvidos;
  • ● Sistema de voz para carros;
  • ● Controle sem fio para vídeo game;
  • ● Computadores e os seus periféricos.

Muito provavelmente você já fez e faz uso do Bluetooth em seu dia a dia. O uso mais comum nos dias de hoje é em caixinhas de sons portáteis e fones de ouvido ou mesmo em projetos com arduino.


Sistema que compõe o Bluetooth

O sistema que se utiliza desta tecnologia faz uso da frequência de rádio de onda curta a fim de criar a comunicação entre dois ou mais aparelhos que são compatíveis com ela.

Quando um aparelho entra no raio de alcance de outros dispositivos, qualquer um deles pode ser encontrado e liberar o uso mesmo que estejam em ambientes diferentes.

Já o seu consumo de energia é bastante baixo, por isso, não traz problemas para quem o utiliza em diferentes dispositivos, como o celular.

Porém o Bluetooth também apresenta desvantagens, uma delas é a limitação de distância, pois é restrito a certa distância para a conexão e transferência de dados, que varia de modelo a modelo.



Controle Bluetooth Arduino pelo SmartphoneControle Bluetooth Arduino pelo Smartphone


Classes do Bluetooth Arduino

Existem diferentes classes de Bluetooth Arduino, cada uma com sua potência e alcance diferentes. Dentre as principais pode-se citar:

  • ● A classe número um: o alcance é cerca de 100 metros e potência máxima de 100 mW;
  • ● A classe número dois: o alcance é de 10 metros e potência máxima de 2,5 mW;
  • ● A classe número três: o alcance dela é de 1 metro e potência máxima de 1 mW.

A comunicação do dispositivo só é permitida através do uso de uma rede que se chama piconet, que permite apenas a sua conexão de até oito dispositivos.

Mas ainda assim, para obter um aumento desta quantidade de dispositivos conectados é possível que você sobreponha mais piconets, de forma a aumentar o número de conexões por um método chamado de scatternet.

Vantagens de ter bluetooth com Arduino
A utilidade do Bluetooth Arduino se dá na criação de microcontroladores a curta distância, através da tecnologia Bluetooth para controlar peças feitas com Arduino.


Vantagens do Bluetooth Arduino

Entre as vantagens do Bluetooth Arduino é possível destacar a menor utilização de fiação, pois não é necessário o principal controlador ser conectado ao objeto a ser controlado, além disso, os equipamentos ficam mais leves e compactos, sem fiação e assim com peso final menor.


Tipos de Bluetooth Arduino

Os módulos Bluetooth para Arduino se dividem em alguns modelos, apresentando algumas caracteristicas diferemyes, bem como sua compatilidade, por isso, é necessário ter bastante atenção no momento da escolha, de forma a adquirir o modelo que realmente vai atender ao seu projeto maker diy. Conheça abaixo alguns modelo:

Tipos de Módulos Bluetooth ArduinoTipos de Módulos Bluetooth Arduino




Módulo HC-05

Um dos mais conhecidos módulo Bluetooth é o HC-05. Ele é excelente para projetos em que se é necessário a conexão sem fio confiável e de fácil uso.

Também pode ser configurado via comando AT e pode ter o funcionamento em modo Master ou slave.

O comando AT abrevia a palavra Attention, do português, Atenção. Ele também é conhecido por ‘’comandos Hayes’’, e é uma linguagem de programação desenvolvida por Dennis Hayes.

Módulo HC-06

O HC-06 é um da série de módulos que permite que você adicione o controle remoto Bluetooth para o Arduino, robô ou outro projeto com microcontrolador

Com isso é possível que você possa interagir com os projetos já criados por você através do uso de softwares. Já o HC-06 apenas pode operar em modo slave.

Módulo HC-08

Temos também o módulo HC-08, este é um módulo altamente tecnológico, feito com propósito de enviar e receber informações por Bluetooth, sendo compatível com plataformas Arduino, Raspberry e outras.

Módulo AT-09

Sendo também conhecido por HM-10, o AT-09 é um módulo em que existe um chip BLE. O AT-09 faz com que seja possível realizar comunicação série com o chip BLE por pinos digitais Rx e Tx.

Para não existir dúvidas também, o BLE (Bluetooth Smart) é a tecnologia de rede de área pessoal sem fios criada e de uso comercial pela Bluetooth Special Interest Group.

O diferencial entre o Bluetooth Clássico e o Bluetooth Smart seria apenas o de fornecer consumo de energia e custos consideravelmente reduzidos, a fim de um alcance de comunicação similar.

Módulo HM11

Por fim e não menos importante, temos o módulo HM-11, que faz com que o dispositivo receba ou envie os dados através do Bluetooth através do Bluetooth sem a dependência de algum cabo serial no Computador.

O HM-11 é capaz apenas de trabalhar em dois modos em 2 modos diferentes, sendo eles: Master e Slave.