Robótica Educacional com Robô Edison: Muito mais Acessível e Compatível com Lego Mindstorm

A Robótica Educacional já é uma realidade em muitas escolas do Brasil e do Mundo. Existem diversos projetos educacionais que envolvem a comunidade, as dinâmicas de empresas para integração de equipes, além dos hobbystas querendo conhecer e se aventurar na robótica, são alguns dos usos possíveis, além de muitos outros.

Conheça o Robô Edison! Ele é um robozinho dedicado especialmente para introdução e desenvolvimento da robótica educacional com crianças e jovens com idades entre 4 e 16 anos. Uma grande vantagem deste kit é que é compatível com as peças de robótica do Lego Mindstorm, permitindo criar diversas possibilidades de formatos.

Este robozinho tem um preço muito mais acessível que o Lego Mindstorms, possibilitando trabalhar com robótica educacional em todas as escolas e projetos educacionais, mesmo em escolas públicas, privadas e fundações.

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o Robô Edison, vamos partir para a parte prática, aprendendo a utilizar de forma rápida com passos super simples. Vale lembrar que não é preciso instalar nada! O software é totalmente gratuito e online, é só acessar:

Teste Prático Robótica Educacional com Robô Edison

 

Programando o Robô Edison

Muitos ainda têm dúvidas quanto a forma de programação desse pequeno coringa da robótica educacional, e vamos  ver que tudo é muito simples. A forma como ele foi pensado e desenvolvido foi para facilitar a vida de professores e alunos, mostrando-se uma forma prática de aliar a teoria com a prática.

Muitos tipos de códigos exemplos já estão prontos, basta carregar e utilizar, não precisando que nada seja modificado inicialmente, após, com o desenvolver das aulas e da utilização é possível criar códigos do zero, totalmente personalizados às necessidades de cada usuário, não importando qual ela seja.

Agora chega de papo, vamos carregar nosso primeiro programinha!

Dentro do site acesse o Menu e vá em Load Demos:

Programação Robô Edison V2.0

Programação Robô Edison V2.0

 

Em seguida procure por Drive Example:

Seleção de Programa Robô Edison

Seleção de Programa Robô Edison

 

O programa irá aparecer na tela. E para programar clique no botão Program Edison!!

No exemplo que vamos utilizar, a ideia é que ele inicie o funcionamento andando para frente, após dobrar a esquerda, parar e seguir em frente. Vale lembrar que na aba inferior é possível controlar o tempo que ele deve ficar executando cada manobra, você é quem decide!

Drive Example Robô Edison

Drive Example Robô Edison

 

Após alguns segundos o texto Program Edison ficará disponível para gravar o programa:

Program Edison pronto para gravar

Program Edison pronto para gravar

 

Agora vamos preparar o Robô Edison V2.0 para receber o primeiro programa.

O robozinho possui um cabinho para programação que é conectado no conector do fone de ouvido do computador. É lá que ele enviar as informações, ah, e não esqueça de colocar as pilhas palito para ele funcionar.

Conexão Cabo e Pilhas no Robô Edison

Conexão Cabo e Pilhas

 

Ao ligar o robozinho você irá ouvir alguns sons e ver os LEDs piscando:

Botão para Ligar o Robô Edison

Botão para Ligar

 

Ele tem 3 botões: um de Play para rodar os programinhas gravados nele, um de STOP e um de Gravar:
Botões de Controle do Robô Edison

Botões de Controle do Robô Edison

 

Com o Robô Edison ligado, coloque o volume do computador no máximo:

Aperte o botão Gravar do Edison e LEDS vão ficar acesos sem piscar.
Botão para Gravação no Robô Edison

Botão para Gravação no Robô Edison

 

Agora é só enviar o programinha! Você ouvirá um sonzinho durante a gravação e um som ao final avisando que a gravação terminou!

Fim da Programação do Robô Edison

Fim da Programação do Robô Edison

 

Ele emitirá um som diferente se a gravação ficar incompleta e neste caso é só enviar novamente.

Em alguns casos é preciso desabilitar o Audio Enhancement do windows!!

Agora é só apertar play e ver o Edison andando.

Botão Play Robô Edison

Botão Play Robô Edison

Conclusão

Viu como foi fácil fazer esta programação? A robótica educacional nunca foi tão rápida, simples e direta!! São poucos minutos para aprender e depois que o aluno aprendeu fica mais rápido ainda!

Escolas, professores, crianças e adultos podem aprender rapidamente e passar o conhecimento para mais pessoas, fazendo com que a programação e a robótica sejam parte do dia a dia de toda a sociedade em um futuro muito próximo.

O Robô Edison V2.0 é um exemplo prático de a que robótica educacional é viável financeiramente. Ele tem um custo que chama muito a atenção e entrega um projeto que atende perfeitamente o objetivo de aprender e educar.

Em breve mais novidades sobre o Robô EDISON!! É só acompanhar!!

Conheça toda Linha de Kits para Robótica Educacional na UsinaInfo.

É isso aí!! Valeuuu

Categorias
Arduino

Mestrando na Federal de Santa Catarina (UFSC), com formação em Automação Industrial pelo SENAI, Bacharel em Psicologia pela USP, CEO na EverThink e YouTuber. Faz pesquisa na área de Robótica Inteligente e Inteligência Artificial Forte.
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados