Projeto Esp32 Fechadura Elétrica com RFID

No Projeto Esp32 Fechadura com RFID de hoje iremos controlar uma tranca elétrica utilizando um módulo leitor de RFID (identificação por rádio frequência) e um NodeMCU ESP32, que irá possibilitar que você possa incluir várias funcionalidades extras ao projeto relacionadas à automação residencial.

Ele pode ser facilmente integrado em sistemas de segurança residenciais, onde por meio de um cartão com código único libera a passagem de um usuário, lembrando que a tecnologia RFID é amplamente utilizada para essa finalidade devido ao modo seguro de uso e a alta confiabilidade.

Esse tópico mostra-se ideal para makers que buscam inovar seus processos, podendo utilizar em projetos IoT (internet das coisas) de forma a controlar e visualizar o funcionamento do sistema pela internet, por exemplo, ampliando as possibilidades de uso, e tudo isso, deve-se à tecnologia do ESP32.

 

Vídeo do Projeto Esp32 Fechadura com RFID

 

Lista de Materiais Necessários:

• 1 x  Fechadura Elétrica Solenóide 12V NF para Projetos;

• 1 x NodeMCU ESP32 Iot com WiFi e Bluetooth – 38 Pinos;

• 1 x Módulo Relé 5V 10A 1 Canal com Optoacoplador;

• 1 x Kit RC522 Leitor RFID;

• 1 x Protoboard e alguns jumpers;

• 2 x LEDs.

 

Esquema do Projeto ESP32

O esquema do nosso projeto de Controle da Fechadura Elétrica com RFID exige várias conexões entre os módulos e placas utilizadas, então se atente a todas as ligações do nosso circuito, entre elas, preste atenção na alimentação do modulo rfid que é com uma tensão de 3.3V.

Veja a seguir o diagrama:

Esquemático Projeto Esp32 Fechadura com RFID

Esquemático Projeto Esp32 Fechadura Elétrica com RFID

 

Explicando o código

Iremos usar 2 bibliotecas que não são originárias da IDE do Arduino, que podem ser baixadas abaixo:

https://github.com/gustavors1608/Biblioteca-para-lcd-I2C

https://github.com/gustavors1608/biblioteca-para-modulos-rfid-mfrc522

Nosso código irá basicamente ficar sempre aguardando a leitura de uma tag RFID, caso ache, ira verificar se o id da tag é o mesmo do que nós havíamos registrado no código antes, caso for, irá abrir a tranca por 5 segundos, caso contrário, ira avisar para o usuário que ela não tem acesso e irá aguardar por 5 segundos enquanto o buzzer gera um alerta sonoro.

Obs: Após carregar o código, note que você deve fazer uma alteração no código, veja no trecho do artigo “Como Usar”.
Segue os trechos do código abaixo todo comentado, explicando cada parte do mesmo:

Faça Download do Código de Programação Completo AQUI!

 

Cabeçalho

 

Void setup()

 

Void loop()

 

Como usar

Para podermos verificar se a nossa tag RFID é a que está registrada no código, primeiro iremos carregar o programa acima para o Esp32 , feito isto, iremos abrir o monitor serial na velocidade de 115200 baud rate, e passaremos por cima do modulo leitor RFID a tag. Abaixo podemos verificar no monitor serial a informações de duas tags e os IDs das mesmas:

 

Feito isto, iremos copiar o id da tag que desejamos permitir abrir a tranca e colar entre as aspas a seguir (este trecho está logo no começo do nosso código):

Após nos trocarmos este trecho do código podemos carregar o código novamente para o ESP32.
E pronto quando nos passarmos a nossa tag cadastrada, a tranca ira abrir, o led verde acender e o display lcd irá indicar o tempo que a tranca ainda ficará aberta.

 

Conclusão

Neste projeto com Esp32 aprendemos como utilizar o leitor de tags RFID e implementamos também uma tranca e um display para informar ao usuário o status sobre a abertura da tranca. Tudo foi desenvolvido para que o projeto seja útil e seguro na prática, tornando possível implementa-lo em sua casa ou cômodo que desejar de forma simples, adicionando mais praticidade ao dia a dia.

Em breve iremos ter mais tutoriais desenvolvidos com o Esp32 NodeMCU. Enfim, agradecemos sua leitura e fique atento as novidades no blog.

Conheça toda Linha ESP32 no Site da UsinaInfo.

Categorias
ESP32

Programador com Enfase em Desenvolvimento de Sistemas Embarcados, Automação Residencial e Industrial, Entusiasta de Eletrônica Digital e Analógica e Amante do Mundo IoT e Maker.
17 Número de Comentários
  • Andrey Ruben Ribeiro Bessa
    24 outubro 2019 at 16:46
    Deixe seu Comentário

    Olá. Como vocês usaram esse rele se o sinal lógico que o esp32 envia é de 3.3v?

    • Matheus Gebert Straub
      31 outubro 2019 at 08:42
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Andrey! O Optoacoplador e vários outros circuitos lógicos digitais como sensores, atuadores digitais e Arduinos podem operar com uma tensão mais baixa que 5V através do pino de sinal uma vez que identificam como high, true ou ligado geralmente tensões a partir dos 3 volts. Porém vale lembrar que a alimentação do módulo, esta deve ser de 5V assim como as especificações.

      • Andrey Ruben Ribeiro Bessa
        31 outubro 2019 at 14:34
        Deixe seu Comentário

        Entendi. Bem interessante. Parabéns pelo excelente trabalho!

  • Felix
    14 janeiro 2020 at 11:11
    Deixe seu Comentário

    Olá gostaria de saber se o relé se conecta com alguma bateria ou pilha para fazer a tranca funcionar? e se sim como é feita exatamente essa conexão.

  • hector
    26 março 2020 at 20:12
    Deixe seu Comentário

    boa noite, gostaria de saber porque quando a chave abre, aparecem na LCD caracteres estranhos e aleatórios, ai reseto o Arduino e volta ao normal

    • Gustavo Rodolfo Stroschon
      27 março 2020 at 18:25
      Deixe seu Comentário

      Olá, Boa noite, esse problema geralmente esta relacionado a conexão do modulo I2C da tela com o Arduino ou seu esp32, podendo ser interferência causada pela fechadura (pois ela gera um campo magnético o qual pode gerar interferência na comunicação dos mesmos) nesse caso, um simples afastamento da fechadura do restante do projeto já vai resolver.

      Caso o problema persista, você pode tentar trocar de Jumper e/ou protoboard ou soldar os fios em casos de montagem fixa, pois também tem a possibilidade de ser mal contato entre a tela e o arduino.

      Qualquer duvida estou a disposição!

  • WALMIR MENDES DO NASCIMENTO
    4 junho 2020 at 19:54
    Deixe seu Comentário

    Posso usar um arduino uno, no lugar do módulo que
    Wi-fi?

  • Ale
    26 setembro 2020 at 16:28
    Deixe seu Comentário

    Consigo fazer este mesmo projeto com Módulo Esp8266?

    • Matheus Gebert Straub
      29 setembro 2020 at 11:42
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Ale! Até o momento, infelizmente nunca trabalhei com o ESP8266, porém acredito que seja possível sim, claro que com algumas alterações tanto no esquema elétrico quando no código base.

  • cleberson
    22 outubro 2020 at 14:39
    Deixe seu Comentário

    Boa Tarde tudo bom ?
    e possível colocar algum nome ao aproximar com o chaveiro ?

    • Matheus Gebert Straub
      23 outubro 2020 at 08:14
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Cleberson! É possível incluir na programação um comando que imprima um nome diferente para cada código de chaveiro, basta realizar as devidas alterações no mesmo para isto.

  • Fabricio
    28 janeiro 2021 at 17:26
    Deixe seu Comentário

    Olá, boa tarde! Seguindo na questão anterior, ao incluir e identificar a pessoa que acessa usando um tag (por exemplo), pode ser registrado em uma “planilha” o nome da pessoa? Para ter o controle de quem acessou uma sala por exemplo. Caso positivo, essa planilha pode ser extraída por cabo ou enviada por e-mail?

    • Matheus Gebert Straub
      4 março 2021 at 16:35
      Deixe seu Comentário

      Olá Fabricio! É possível desenvolver um código capaz de cadastrar as informações em um cartão de memória, neste caso seria necessário incluir o respectivo módulo e realizar as devidas adaptações ao código, mas é uma opção.

  • Hector Leon
    24 março 2021 at 01:04
    Deixe seu Comentário

    Hola, alguna idea de porque al presionar el botón boot al cargar el código, no lo detecta ? se queda esperando y el buzzer suena intermitentemente.

    • Matheus Gebert Straub
      26 março 2021 at 09:20
      Deixe seu Comentário

      Olá Hector! Verificou se selecionou o microcontrolador e porta COM corretos? é possível que o aplicativo não esteja conseguindo se conectar com o seu ESP.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados