Projeto Distribuidor Automático de Álcool DIY Sem Arduino

Projeto Distribuidor Automático de Álcool DIY Sem Arduino

Crie o mais simples distribuidor automático de álcool Diy utilizando pouco componentes, e o mais em conta é que não vai precisar nem usar o Arduino, reduzindo bastante o custo de produção.

Mantenha as mãos limpas preenchendo-as com sabonete líquido, desinfetante para as mãos ou com álcool 70%. Ao reduzir o contato físico, um distribuidor automatizado impede que o vírus se espalhe pelas áreas comuns.

Esse projeto pode ser aplicado em escolas, universidades, lojas ou mesmo em sua casa, impedindo que precise tocar no vidro como ocorre na maioria dos casos, impedindo possível proliferação do COVID-19.

 

Design Simplificado

Eu já vi vários distribuidores automáticos de líquidos com o Arduino circulando na Web, e não foram poucos modelos, em particular acho que o uso do Arduino é um pouco exagerado para este projeto tão simples, principalmente porque não são muito baratos.

Imaginei que usar um transistor simples ou MOSFET faria o trabalho, o que também reduziria drasticamente os custos. Obviamente, a ausência de um microcontrolador remove o controle do excesso de derramamento, mas descobri que o uso de um bico menor limitaria fisicamente o fluxo de líquido.

Existem vários circuitos RC de transistor que resolveriam o problema de derramamento excessivo, mas o design de um único transistor funciona bem, considerando que você escolhe o tamanho adequado do bico.

 

Montagem do Projeto Distribuidor Automático de Álcool DIY

 

Produtos para Distribuidor Automático de Álcool DIY Sem Arduino

Produtos para Distribuidor Automático de Álcool DIY Sem Arduino

 

Etapa 1: Peças e Materiais Necessários

Como trata-se de um projeto de baixo custo e com design simplificado, poucas peças vão ser precisas, algumas delas você vai ter em casa, certamente.

 

Etapa 2: Limpeza do Recipiente

Se você planeja reciclar um frasco ou recipiente de vidro como o meu. Você pode remover o rótulo descascando-o, o resíduo restante pode ser removido usando acetona pura ou álcool para lavagem das mãos.

 

Etapa 2 do Distribuidor Automático de Álcool Diy

Etapa 2 do Distribuidor Automático de Álcool Diy

 

Etapa 3: Conecte um tubo ao seu motor

Estique a ponta do tubo usando a ponta do alicate enquanto o aquece usando um isqueiro. O tubo deve ser ajustado à força na saída de líquido da sua bomba DC. Pode usar uma abraçadeira de nylon para mantê-la no lugar.

 

Fixação da Bomba de Água do Distribuidor Automático de Álcool Diy

Fixação da Bomba de Água do Distribuidor Automático de Álcool Diy

 

Etapa 4: Perfurar orifícios para fios e tubos

Use sua furadeira elétrica para fazer furos para o fio e o tubo. Certifique-se de usar a broca adequada para obter um ajuste confortável.

 

Montagem do Distribuidor de Álcool

Montagem do Distribuidor de Álcool

 

Etapa 5: Corte o tubo em excesso

Use uma tesoura para cortar o excesso de tubo.

 

Corte o Excesso do Tubo de Silicone do Distribuidor

Corte o Excesso do Tubo de Silicone do Distribuidor

 

Etapa 6: Adicione um fio bendy (arame ou outro semelhante)

Para evitar que o tubo se afunde, você pode usar arame ou fio de cobre para tornar o tubo dobrável. Basta inserir o fio dentro do tubo. Você pode trançá-lo para tornar o fio mais rígido.

 

Utilize um Fio para Deixar o Tubo mais Rigido

Utilize um Fio para Deixar o Tubo mais Rígido

 

Etapa 7: Bocal Improvisado

Um bocal pode ser usado para controlar a quantidade de fluido que sai do distribuidor. Peguei o meu na ponta de uma caneta. Você pode experimentar um bico menor para obter apenas uma névoa.

 

Bocal do Distribuidor de Álcool Automático

Bocal do Distribuidor de Álcool Automático

 

Etapa 8: Cola Quente no Sensor e Supercola no Transistor

Você pode usar uma porca e um parafuso para manter o sensor no lugar ou simplesmente usar cola quente para montá-lo no lugar.

O projeto se baseia em um circuito muito simples, usando um transistor como um dispositivo de comutação simples. Não encontrei a necessidade de usar uma placa de circuito impresso. O TIP32C é robusto o suficiente para lidar com a bomba DC sem aquecer. Você pode simplesmente montar seu transistor usando algumas gotas de supercola na tampa do recipiente.

Fixação dos Componentes do Distribuidor de Álcool

Fixação dos Componentes do Distribuidor de Álcool

 

Etapa 9: Diagrama Esquemático

Aqui está um diagrama de fiação simplificado para os componentes. Por que não conectar a bomba diretamente à saída digital do sensor? Por um lado, a saída digital do sensor pode lidar apenas com alguns mili-amperes de corrente, conectar a bomba diretamente ao sensor de infravermelho pode danificar o chip LM393.

Segundo, a saída digital do sensor é ALTA por padrão quando nenhum objeto é detectado ou BAIXA quando um objeto foi detectado. Isso significa que você precisaria de um inversor lógico para que o distribuidor funcione corretamente. O uso de um transistor PNP resolve os dois problemas de maneira econômica.

 

Esquemático Projeto Distribuidor de Álcool sem Arduino

Esquemático Projeto Distribuidor de Álcool sem Arduino

 

Etapa 10: Revisão Esquemática

MOSFET: Originalmente, o plano era usar um MOSFET de nível lógico em vez de um BJT. Os MOSFETs são projetados para operar como dispositivos de comutação, ao contrário de um BJT que costuma ser usado para servir na região ativa do que em um nível saturado. Os MOSFETs também podem lidar com mais corrente devido à sua composição de material. A razão pela qual eu escolhi usar um BJT foi devido à sua disponibilidade para amadores, pois eles são mais comuns que os MOSFETs.

DIODO DE FLYBACK (USO OPCIONAL): O motor atuando como uma carga indutiva. Um diodo flyback é um diodo conectado através de um indutor usado para eliminar o flyback, que é o repentino pico de tensão observado em uma carga indutiva quando sua corrente de alimentação é subitamente reduzida ou interrompida. Você pode adicionar um diodo retificador comum, como um diodo 1N4007 ou schottky, para obter uma resposta mais rápida. A partir de medições e observações rápidas, o motor da bomba DC específica emite apenas quantidades muito pequenas de EMF de volta devido ao tamanho do motor e à relutância do eixo em parar imediatamente. Quando se trata de comutação, a adição de um diodo de retorno é uma prática comum na eletrônica. Embora eu não tenha tido problemas com a ausência de um diodo flyback neste projeto específico, se um diodo estiver disponível na mão, seria melhor adicionar apenas para ter certeza.

 

Etapa 11: Adicionar um Plugue USB Macho

O projeto foi projetado para operar em tensões abaixo de 6 volts. A energia USB era a fonte mais universalmente disponível que eu conseguia pensar que fornece 5 volts. Você pode recuperar qualquer cabo USB existente. Corte a outra extremidade do cabo e use o seu descascador de fios, após conecte no carregador do seu celular para alimentar.

 

Alimentação do Distribuidor de Álcool DIY

Alimentação do Distribuidor de Álcool DIY

 

Etapa 12: Calibrar o Limite de Distância do Sensor

O sensor vem com um botão de ajuste (trimpot). Você pode usar uma chave de fenda para afinar. O botão limita a faixa de limiar de detecção. Ao girá-lo, o sensor fica mais sensível ou menos sensível. Vale destacar que você pode utilizar cola quente pra fixar todos os componentes após a soldagem, como na imagem.

 

Calibração do Sensor de Distância Infravermelho

Calibração do Sensor de Distância Infravermelho

 

Etapa 13: Encha o Dispensador com Álcool ou Sabonete Líquido

Agora você pode encher o seu dispensador com qualquer líquido que desejar. Funciona até com líquidos viscosos, como sabonete líquido e líquidos para lavar louça! Eu fiz esse projeto especificamente para o álcool para lavagem das mãos, pois eu o uso frequentemente antes e depois de comer.

 

Líquido para Distribuidor Automático de Álcool Diy

Líquido para Distribuidor Automático de Álcool Diy

 

Etapa 14: Você Acabou o Projeto Distribuidor Automático de Álcool DIY

Agora você pode testar o projeto. Espero que vocês tenham gostado deste tutorial!

 

Distribuidor de Álcool Automático sem Arduino

Distribuidor de Álcool Automático sem Arduino Finalizado

 

Projeto original por Ascas Angelo.
Estudante de Engenharia.
Postado originalmente em instructables.com

Categorias
Arduino

Entusiasta em Sistemas Eletrônicos Embarcados. Gestor de Marketing Digital. Bacharel em Ciências Sociais Aplicadas / Direito – URI.
34 Número de Comentários
  • Marcelino lameu da silva
    14 abril 2020 at 09:08
    Deixe seu Comentário

    Muito bom o projeto, parabéns!
    Uma dúvida, essa bomba não é danificada ao ficar submersa em alcool 70%, ou sabonete líquido? Aparentemente, ela é para água.

    • Matheus Gebert Straub
      15 abril 2020 at 10:57
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Marcelino! A utilização contínua em álcool pode diminuir o tempo de vida útil do produto, porém pode ser utilizado normalmente.

  • Heitor Antunes
    2 maio 2020 at 13:28
    Deixe seu Comentário

    Tem como alimentar o sistema através de pilhas? Se sim, qual a melhor configuração em termos de vida útil?

  • Leandro Bravo
    12 maio 2020 at 00:07
    Deixe seu Comentário

    Muito interessante sua proposta de redução de custos para este tipo de projeto. Parabéns!

  • edval pedro
    13 maio 2020 at 23:18
    Deixe seu Comentário

    A bomba é submersa? Gostaria de saber se existe algum risco de fogo ou explosão?

    • Matheus Gebert Straub
      14 maio 2020 at 10:12
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Edval! Isto mesmo, a bomba é instalada de maneira submersa. O único problema que pode ocorrer é chispa na emenda dos fios da mini bomba, sendo assim, é recomendado utilizar fios sem emendas dentro do vidro.

      • Karoline
        17 março 2021 at 23:38
        Deixe seu Comentário

        Como ajustar o experimento para usar com um módulo TCRT5000 que tem 4 saídas diferente desse sensor originalmente mostrado na foto? O OUT seria a saída A0 e a saída D0 fica sem ligação?

        • Matheus Gebert Straub
          24 março 2021 at 11:16
          Deixe seu Comentário

          Olá Karoline! Primeiro é necessário saber o produto é capaz de fornecer 5V através do pino de saída, mas isto você vai verificar no pino D0, que seria a saída digital de 5V, uma vez que só possui dois estados, HIGH e LOW.

      • Angelica
        25 outubro 2021 at 20:05
        Deixe seu Comentário

        Boa noite, diz meu circuito e está funcionando direto, não está parando, pois o certo seria funcionar só quando chegasse perto do sensor. Pode ser alguma ligação errada?

  • Ugo cardoso
    24 maio 2020 at 12:30
    Deixe seu Comentário

    Existe a possibilidade de usar uma bomba que seja externa? O que acha?

    • Daniel Lemos da Rosa
      25 maio 2020 at 11:27
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Ugo, sim, você pode utilizar uma bomba externa, apenas procure um modelo que tenha capacidade de aspiração.

  • Paulo costa
    27 maio 2020 at 12:20
    Deixe seu Comentário

    Com alcool em gel nao funciona.. por conta da densidade.. liquidos funcionam

  • fabio Bastos
    28 maio 2020 at 15:01
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde! Gostaria de acrescentar um temporizador sem a necessidade de Arduíno o que indica para o projeto?

  • MAURICIO GASPARINI
    14 junho 2020 at 19:08
    Deixe seu Comentário

    Matheus boa noite
    onde encontro esse kit pra montar um dispositivo para alcool gel ?
    aqui no ABC ou proximo
    Grato
    Mauricio

    • Matheus Gebert Straub
      15 junho 2020 at 10:59
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Maurício! Infelizmente a Usinainfo não possui um kit pronto para o desenvolvimento deste projeto, porém através da lista de componentes é possível ter acesso aos produtos disponíveis na loja. Quanto a utilização de álcool gel, infelizmente não será possível uma vez que é um material muito espesso, apenas álcool líquido é indicado para este projeto.

  • João Denadai
    16 junho 2020 at 17:11
    Deixe seu Comentário

    Para o uso de álcool em gel a bomba poderia ser substituída por uma peristáltica, e teria a vantagem da bomba não ter contato direto com o gel, evitando contaminação cruzada

    • Matheus Gebert Straub
      17 junho 2020 at 09:25
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia João! Em primeiro lugar, infelizmente este projeto não pode ser desenvolvido com álcool gel, já quanto à utilização de uma mini bomba submersa, esta medida foi tomada para simplificar o projeto.

  • Rogerio Lopes Fagundes
    16 junho 2020 at 17:39
    Deixe seu Comentário

    Matheus,Parabéns pelo projeto achei o máximo. E em resposta à pergunta do Marcelino, esta boma é ideal, somente as partes de plastico que tem contato com o alcool, e levando-se em consideração que o ALcool possui 30% de Agua, naao terá probelmas.

  • Germano
    16 junho 2020 at 21:52
    Deixe seu Comentário

    Não teria como limitar o tempo do jato? Creio que somente o sensor vai causar muitos desperdicios, afinal enquanto as mãos estiverem ao alcance ele vai continuar borrificando o gel, imagine crianças usando este dispenser? Ou ao afastar as mãos que podem estar ao alcance do sensor e já fora do bico do dispenser?
    Teria que ter algo que cortasse a alimentação da bomba após uns 4 segundos e só reativasse após sair e retornar ao alcance do sensor.

    • Matheus Gebert Straub
      17 junho 2020 at 08:45
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Germano! Para limitar o tempo existem duas opções, ou incluímos um Arduino e fizemos um controle via relé e verificação de porta digital, ou existe também a possibilidade de incluir ao projeto um relé temporizador.

  • Valmir
    17 junho 2020 at 13:14
    Deixe seu Comentário

    Ótimo projetos parabéns .

  • Eder
    2 julho 2020 at 19:13
    Deixe seu Comentário

    quando inside luz solar no sensor ele dispara o alcool independente de detectar proximidade da mão. o que fazer?

    • Matheus Gebert Straub
      24 julho 2020 at 17:08
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Eder! Infelizmente este projeto deve ser utilizado apenas em ambientes internos uma vez que a luz solar mostra-se com maior intensidade que a luz infravermelha do sensor e faz com que esta seja dada como interrompida.

  • Gustavo Panontim
    3 julho 2020 at 07:51
    Deixe seu Comentário

    Bom dia Matheus, eu montei conforme o esquema da “etapa 9”, mas estou tendo problema pois fica contínuo o fluxo do álcool mesmo ajustando o trimpot. O que pode estar errado? OBS.: eu não montei com o diodo.

    • Matheus Gebert Straub
      29 julho 2020 at 09:10
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia! A utilização do diodo é opcional, acredito que possivelmente esteja com algum problema de excesso de luminosidade ou sensibilidade, caso o produto não esteja em contato direto com o sol tente girar o trimpot do módulo para ajustar a sua sensibilidade.

  • FRANCISCO
    1 agosto 2020 at 17:44
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde! Gostaria de comprar o projeto pronto, e se possível com a possíbilidade de temporizar o tempo que é acionada a bomba, quando o sensor detecta obstáculo, para evitar de ficar acionando direto. Obrigado. Se tiver algum email que eu possa contatá-los eu agradeço.

    • Matheus Gebert Straub
      11 agosto 2020 at 10:53
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Francisco! Infelizmente não trabalho com o desenvolvimento de projetos específicos, quanto à temporização, infelizmente para isto seria necessária a inclusão de um microcontrolador e demais adaptações.

  • ELTON SIMOES
    5 fevereiro 2021 at 15:24
    Deixe seu Comentário

    BOA NOITE, TERIA COMO FAZER O FUNCIONAMENTO AO CONTRARIO?
    TIPO QUANDO O SENSOR ESTIVER SEM OBSTÁCULO ELE ACIONA E QUANDO ESTIVER COM OBSTÁCULO ELE PARE DE FUNCIONAR?

    • Matheus Gebert Straub
      4 março 2021 at 16:55
      Deixe seu Comentário

      Olá Elton! Neste caso, por se tratar de um projeto com componentes diretos, sem o uso de microcontroladores, infelizmente não é possível realizar o que deseja, porém com um Arduino, por exemplo, este projeto pode ser feito sem problema algum.

  • EUCLOVIS LUIS DRESCH
    6 abril 2021 at 11:15
    Deixe seu Comentário

    bom dia
    vcs sao de onde? e qual e o valor ?

  • Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados