Projeto Arduino com Kit Termopar e Sensor tipo K

O Projeto Arduino com Kit Termopar e Sensor tipo K é baserado no Módulo de Leitura MAX6675, que é um inversor utilizado em conjunto com o termopar tipo K para medir faixas de temperaturas mais elevadas, chegando aos 800ºC (1472ºF). Esta sua capacidade de alcançar altas temperaturas dá-se devido à sua blindagem de Aço Inoxidável localizada na extremidade de verificação.

Bastante utilizado em equipamentos industriais como fornos elétricos e a lenha, o Kit Termopar é um produto completo que conta com um módulo capaz de captar as temperaturas e comunicar-se com o Arduino de modo que possibilite os mais diversificados projetos, seja para controle ou simples verificação.

A única limitação deste sensor é que o mesmo não possui conversões suficientes para representar temperaturas negativas, compensando através das altas temperaturas que o mesmo consegue verificar, contando com sistemas de rosca para instalações e blindagem metálica para auxiliar nas verificações no Projeto Arduino com Kit Termopar e Sensor tipo K .

 

Equipamentos Utilizados no Teste

– Arduino Uno R3 + Cabo USB;

– Kit Termopar Tipo K 0 a 800°C + Módulo de Leitura Max6675;

– Protoboard 400 Pontos para Montagem de Projetos;

– Jumper Premium para Protoboard.

Aplicação e Funcionamento

O Projeto Arduino com Kit Termopar e Sensor tipo K terá como finalidade identificar a temperatura do local em que a sonda do termopar tipo K estiver instalada e exibir os dados coletados em um display LCD 20×4 com adaptador I2C, o que facilita ainda mais o projeto simplificando o esquema de conexão do mesmo junto à protoboard.

Caso seja do seu interesse um projeto mais elaborado e com maiores funcionalidades que leitura, como por exemplo, sinal sonoro para dada temperatura, você pode encontrar através do vídeo explicativo de nosso parceiro WR Kits, veja:

Maiores informações como código exemplo, diagrama de ligação e demais informações do projeto desenvolvido pelo nosso parceiro, você encontra na descrição do vídeo.

 

Esquema de Ligação (Hardware)

O esquema de ligação do Projeto Arduino com Kit Termopar e Sensor tipo K é extremamente simples e para aumentar ainda mais a facilidade de instalação, utilizamos um display I2C que além dos pinos de alimentação utiliza-se apenas de 2 fios para comunicação.

Além do display, o Kit Termopar também se demonstra como um equipamento de fácil conexão já que utiliza-se apenas de dois pinos para alimentação e três pinos para o sinal, sem necessidade de qualquer outro componente.

Código de Funcionamento (Software)

Assim como o esquema de ligação, o código de funcionamento é extremamente simples, contendo três bibliotecas de fácil interpretação e utilização que proporcionam um melhor sistema de linguagem e obtenção dos dados, lembre-se sempre de incluir as bibliotecas junto à pasta libraries do seu Arduino.

Para maiores informações quanto a utilização do display com conversor I2C, sua facilidade de conexão e como adaptar o seu código para esta linguagem de comunicação CLIQUE AQUI.

Abaixo, veja o código que possibilita a leitura da temperatura no ambiente o qual o sensor está instalado e consequentemente a sua visualização através de um display LCD 20×4 I2C:

Conclusão

O presente artigo Projeto Arduino com Kit Termopar e Sensor tipo K demonstra de uma forma simplificada a funcionalidade deste exclusivo produto que é o Kit Termopar, um produto que através de suas altas faixas de leitura possibilita sua aplicação em projetos dos mais diferentes abrangendo desde projetos eletrônicos simples até projetos industriais dos mais diversificados.

Planejado de forma mais simples, o projeto em questão foi desenvolvido com um sistema de comunicação que tem bastante a agregar devido à baixa quantia de pinos utilizados e a facilidade de utilização junto ao Módulo Adaptador I de um potenciômetro para ajuste do Display2C que além de tudo dispensa a inclusão.

Fica como desafio a atualização deste projeto para algo ainda mais funcional como adicionar uma relé para desligar o forno, adicionar um LED para indicar que o local atingiu tal temperatura ou quem sabe até a inclusão de um sistema de resfriamento para altas temperaturas, as opções são muitas.

Desenvolva, melhore, conquiste conhecimento e jamais pare de acreditar na sua capacidade e de compartilhar as suas experiências conosco através dos comentários. Espero que tenham gostado deste projeto que acabou de “sair do forno”!

Categorias
Arduino

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
4 Número de Comentários
  • alternatribe
    20 maio 2019 at 18:06
    Deixe seu Comentário

    Comofaço para ligar 5 sensor tipo k?

    • Equipe Usinainfo
      14 junho 2019 at 20:47
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Para isto, terá que realizar a conexão independente de 5 sensores, cada qual com seus respectivos pinos e suas respectivas variáveis declaradas, o código atual possibilita apenas a conexão de uma unidade, verifique o projeto e use-o como base para o desenvolvimento de suas adaptações.

  • Paulo Boratto
    21 abril 2020 at 14:21
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde.
    Teria como eu ter a indicação de temperatura e o equivalente em mV mostrado no display?

    • Matheus Gebert Straub
      22 abril 2020 at 16:37
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Paulo! Infelizmente esta biblioteca não possui um comando para tal funcionalidade, porém é possível através dos devidos testes e verificações, adaptar uma regra de três para tal leitura.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados