Energia Estática e seus Prejuízos, Fuja desta Cilada!

Energia Estática e seus Prejuízos, Fuja desta Cilada!

Quando você inicia um projeto de abrir uma empresa de manutenção eletrônica, que pode ser conserto de celulares e smartphones, manutenção de ar condicionado, televisores de LED e LCD, etc, você sonha com o paraíso, que tudo dará certo. Pode até ser uma maravilha, mas você precisa ficar atento a pequenos detalhes que podem gerar prejuízos cruciais para a manutenção do seu negócio: a Energia Estática.

Na maioria das vezes dá certo, porém temos que pensar em situações que podem dar errado, ainda mais no inicio. Uma das situações mais complicadas para quem está iniciando ou mesmo para quem já esta no ramo, é danificar um equipamento.

 

Símbolo para Dispositivo de Proteção ESD

Símbolo para Dispositivo de Proteção ESD

 

Cuidados com a Energia Estática

Imagine você abrir a empresa, e a primeira TV que vais dar manutenção custa R$ 5.000,00 e você ou seu técnico danifica ela por engano ou com uma descarga estática. Você nunca deverá dizer ao cliente que já chegou assim, simplesmente assuma o erro e tente ver como conseguirá o dinheiro para substituir o aparelho. O certo continua sendo certo.

O próximo passo quando isto ocorre é identificar a causa deste problema, se foi desconhecimento técnico, ferramenta errada, problemas de estática, etc, e verificar meios de diminuir a chance de dar problemas, erros, ou falhas durante os próximos trabalhos.

Uma das falhas mais comuns durante os consertos em equipamentos eletrônicos é de não usar equipamentos de proteção antiestática, como, por exemplo, pulseira antiestática, manta antiestática, ou qualquer outro equipamento ESD para proteção e descarga da energia estática.

 

Proteção Antiestática ESD Durante a Manutenção

Proteção Antiestática ESD Durante a Manutenção é Essencial

 

Na maioria dos casos esse erro ocorre por falta de informações do profissional, ao ignorar os impactos que podem ser gerados pela energia estática produzida pelo próprio corpo, já que nas placas eletrônicas existem muitos componentes que não resistem a tal condição e acabam por comprometer o conserto do equipamento.

 

Conclusão

Muito cuidado com este pequeno detalhe invisível, a estática pode lhe causar vários prejuízos. Por isso, não caia na cilada que vai tomar cuidados e não precisa de proteção. Os equipamentos ESD são projetados por profissionais exclusivamente para você que trabalha com consertos, apresentando custos relativamente baixos se comparado aos prejuízos que sua empresa pode levar com danos aos equipamentos dos seus clientes. 

Categorias
Eletrônica
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados