CNC Arduino Laser DIY Parte 3 - Gravação em Superfícies

CNC Arduino Laser DIY Parte 3 – Gravação em Superfícies

O Projeto CNC Arduino Laser Diy é uma opção para quem deseja criar sua própria CNC de uma maneira simplificada, com instruções de como proceder passo a passo, e por isso, neste último artigo será demonstrado a instalação dos componentes para transformar sua CNC em gravadora a laser.

 

Laser CNC Arduino DIY

Laser CNC Arduino DIY

 

O laser é um feixe de luz monocromática de alta intensidade que sofre estreitamento por meio de lentes para que as partículas de luz adotem o mesmo sentido e direção. Devido ao estreitamento do feixe, a alta intensidade da luz incidida sobre a superfície possibilita várias utilizações, como por exemplo, nos leitores de mídia que se utilizam deles para ler DVDs e nos supermercados onde os lasers são empregados na leitura de códigos de barras.

Mas os lasers também podem ser empregados em exemplos menos convencionais, com o objetivo desse artigo, que é criar uma gravadora de superfície embarcada em nossa CNC Arduino DIY. Tome cuidado ao manusear o laser quando estiver ligado, pois ele pode danificar sua visão, por isso, procure utilizar óculos de proteção.

Vale destacar que o modelo de laser que será utilizado é do tipo experimental e não possui capacidade de corte muito amplo, possibilitando que você instale modelos mais fortes, caso seu projeto exija.

 

Componentes para Montagem do Projeto

Passo a Passo CNC Arduino Laser

A instalação é simples e começa por fixar os componentes na estrutura da máquina, e a localização fica de acordo com a sua vontade. A partir da instalação dos componentes mecânicos na estrutura mostrada no artigo dois “Projeto CNC Arduino DIY Parte 2 – Montagem da Estrutura” monte também o laser e o relé conforme a imagem abaixo.

 

Esquemático CNC Arduino Laser

Esquemático CNC Arduino Laser

 

Você pode utilizar a saída de 3,3V do Arduino para alimentar o laser ou utilizar uma fonte externa, mas certifique-se de regular a voltagem e a tensão de acordo com as características do laser que podem ser vistas no site. Se você utilizar a alimentação limite máximo de tensão do laser, ou seja, 4,5V é recomendável que você instale um cooler para refrigerar o laser e evitar possíveis danificações devido ao alto calor gerado.

Depois de instalar todos os componentes instalados é hora de ligar a sua gravadora a laser CNC Arduino DIY. Nesse momento procure acertar a distância entre a superfície que você quiser gravar e também o ajuste do foco do laser, procure deixar o ponto redondo de incidência de luz o menor possível.

Quando o laser estiver focado e na distância correta, você irá perceber que o ponto de cor vermelha irá ser alterar para um ponto de cor branca e que a superfície começara a ser marcada.

Ajuste de Foco Laser CNC Arduino

Ajuste de Foco Laser CNC Arduino

 

Depois disso você terá a sua gravadora a laser CNC Arduino DIY pronta para o uso. Como o laser é de baixa potência, apenas as superfícies mais opacas e de coloração escura permitirão a gravação.

 

Gerando o Gcode

Como explicado no artigo um “Projeto CNC Arduino DIY – Faça você Mesmo“, o comando CNC lê as linhas do g code e aciona os motores para realizar os movimentos. Mas para gerar o g code é necessário que você utilize um programa de desenho que possua essa extensão como o Inkscape.

Primeiro baixe o programa Inkscape  e depois instale a extensão, descompacte os arquivos na pasta de extensões do Inkscape, por exemplo (C:\Program Files (x86)\Inkscape\share\extensions). Inicie o programa e comece a criar suas imagens, e para gerar o g code primeiramente, deve-se gerar o caminho selecionando toda a sua edição, depois indo em “Caminho” e depois em “Converter em caminho” como mostra a imagem abaixo.

Gerando Gcode CNC Arduino Laser

Gerando Gcode CNC Arduino Laser

 

Depois de gerar o caminho vá em “Extensões” e “Generate Laser Gcode” como mostra a imagem abaixo.

CNC Arduino Laser Gcode

CNC Arduino Laser Gcode

 

Após isso irá abrir uma caixa de configuração do seu Gcode, como está mostrado abaixo.

 

Configuração Gcode CNC Arduino Laser

 

 

Controlando a CNC Arduino DIY

 

Para controlar a sua gravadora a laser CNC Arduino DIY terá que baixar e instalar o programa . Após instalado, conecte o Arduino em seu computador e inicie o programa.

Controlando a CNC Arduino Diy

Depois de iniciado, procure a porta em que seu Arduino está conectado e faça a conexão. Depois procure seu arquivo “.gcode” e inicie o trabalho.

Categorias
ArduinoProjetos

Bacharel em Engenharia Mecânica pela URI Santo Ângelo com experiência em pesquisa e desenvolvimento de projetos mecânicos.
10 Número de Comentários
  • Carlos
    19 janeiro 2020 at 03:01
    Deixe seu Comentário

    intalei o programa Inkscape mas não tem a opção na cx extensio !generate laser Gcode, poderia explicar com mais clareza?

    • Equipe Usinainfo
      23 janeiro 2020 at 16:17
      Deixe seu Comentário

      Olá Carlos.
      Primeiro você deverá fazer o download do arquivo da extensão no link que está no texto e depois descompactar na pasta “extensions” na pasta raiz do programa, conforme está explicado no texto.

  • cARLOS
    20 janeiro 2020 at 14:29
    Deixe seu Comentário

    Por favor o inskape em extensões não possui o item laser.Como faço?

    • Equipe Usinainfo
      23 janeiro 2020 at 16:18
      Deixe seu Comentário

      Primeiro você deverá fazer o download do arquivo da extensão no link que está no texto e depois descompactar na pasta “extensions” na pasta raiz do programa, conforme está explicado no texto.

      • Izaque vinel Nunes
        15 julho 2020 at 14:24
        Deixe seu Comentário

        Onde eu encontro o laser para comprar ??

        • Matheus Gebert Straub
          16 julho 2020 at 14:00
          Deixe seu Comentário

          Boa Tarde Izaque! Infelizmente no momento este produto está indisponível no site da Usinainfo, porém acredito que mais tardar mês que vem ele já volte ao estoque.

  • Jose neto
    27 maio 2020 at 13:05
    Deixe seu Comentário

    BOA TARDE!

    oQUE SERIA O ITEM AZUL DA GRAVURA ONDE ESTA CONECTADO O LASER?

    • Matheus Gebert Straub
      1 junho 2020 at 16:49
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Jose! Acredito que esteja se referindo ao módulo relé situado à direita no projeto.

  • aleksander
    23 junho 2021 at 08:54
    Deixe seu Comentário

    elçe cosegue desehnar em felolite na parte de componentes

    • Matheus Gebert Straub
      29 junho 2021 at 11:38
      Deixe seu Comentário

      Olá Aleksander! Infelizmente este produto não foi desenvolvido para esta finalidade que deseja.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados