CNC Arduino Diy

Projeto CNC Arduino Diy Parte 2 – Montagem da Estrutura

O Projeto CNC Arduino Diy é uma opção para quem deseja criar sua própria CNC de uma maneira simplificada com instruções de como proceder passo a passo, e por isso, neste segundo artigo os componentes mecânicos serão instalados em uma estrutura. Antes de prosseguir, é importante que tenha lido o primeiro artigo sobre a CNC Arduino, caso ainda não, faça agora.

A primeira etapa da construção da CNC é a estrutura,  ela pode ser fabricada da forma e do material que desejar, o importante é garantir a resistência necessária para suportar a carga dos componentes.

A segunda etapa é a instalação das guias nas quais as bases móveis irão se movimentar. A principal opção para compor as guias são os eixos lineares que fazem parceria com rolamentos lineares garantindo precisão e liberdade de movimentos.

 

CNC Arduino Diy

Projeto CNC Arduino Diy

 

A terceira etapa da construção do Projeto CNC Arduino Diy é a tração dos eixos. Se você procura uma máquina com maior precisão e que também possa desenvolver grandes trabalhos, terá que utilizar motores robustos como o NEMA 17, mas se a estrutura da sua máquina for menor que uma impressora 3D convencional, pode ser utilizado o motor de passo 28BYJ-48.

Para trabalhar junto com os motores na movimentação dos eixos, pode ser utilizado fusos trapezoidais, se a necessidade for precisão e robustez, mas se a sua máquina irá ser montada para grandes áreas de trabalho, será necessário utilizar uma correia GT2.

Você pode fabricar a sua CNC no formato ideal para atender sua necessidade.

 

CNC Arduino Diy Caseira

CNC Arduino Diy Caseira

 

Componentes para Montagem da CNC Arduino Diy

 

Passos para Montagem da CNC

No caso desse projeto caseiro da CNC Arduino Diy, o desafio foi projetar uma máquina de menor custo. Sua estrutura foi feita em madeira, para as guias foram utilizadas corrediças telescópicas e para a movimentação foi utilizado motores 28BYJ-48, como mostrado no primeiro artigo.

As corrediças telescópicas foram parafusadas na estrutura e nas mesas móveis. As mesas moveis são responsáveis por fixar os componentes de funcionalidade como lasers e canetas, no caso do eixo X, e a matéria prima no caso do eixo Y. Nesse projeto a mesa do eixo Y possui dimensões de 30×30 cm e por isso as corrediças possuem 30 cm de comprimento.

 

Eixo X e Y Montagem CNC Arduino Diy

Eixo X e Y Montagem CNC Arduino Diy

 

Certifique-se que as corrediças possuem tamanho suficiente para garantir o movimento da ferramenta para alcançar os quatro pontos da mesa no eixo Y.

Parafusado aos motores 28BYJ-48 estão polias GT2. O barbante é fixo nas laterais da CNC e enrolado uma volta na polia.

 

Montagem do motor de passo CNC Arduino Diy

Montagem do motor de passo CNC Arduino Diy

Para o controle dos motores foram utilizados Easydrivers, pois, como o nome já explica, são drivers de controle de fácil utilização. Eles conseguem controlar bem os servos motores 28BYJ-48, mas como não utiliza todos os 5 fios desse motor, é necessário utilizar uma maior tensão de alimentação para se obter o torque máximo, por isso, foi utilizado uma fonte de 9V e 1A.

Todos os componentes, tanto os elétricos quanto os mecânicos, foram fixados utilizando parafusos. Os componentes elétricos podem ser distribuídos de acordo com a sua vontade.

 

Dicas para Fabricação da CNC Arduino

Durante a montagem das guias certifique-se que elas posicionadas bem paralelas, para não limitar os movimentos. Essa dica também vale se caso forem utilizados os fusos trapezoidais e os mancais de rolamento desses fusos.

Quando for montar a tração dos eixos, se caso utilizar formas flexíveis como as correias GT2 ou barbantes, é necessário fixa-los às extremidades ajustáveis. Pois como são flexíveis, facilita o ajuste, esticando ou afrouxando, buscando a melhor capacidade de movimentação.

No próximo artigo dessa série vamos abordar o teste do equipamento e o setup para o laser, possibilitando maiores possibilidades de uso para a estrutura.

Conheça toda linha de produtos Arduino na UsinaInfo.

Categorias
ArduinoProjetos

Bacharel em Engenharia Mecânica pela URI Santo Ângelo com experiência em pesquisa e desenvolvimento de projetos mecânicos.
6 Número de Comentários
  • Renato
    10 fevereiro 2020 at 21:41
    Deixe seu Comentário

    Tem como usar um trabalho laser para madeira e papel

    • Equipe Usinainfo
      18 fevereiro 2020 at 10:13
      Deixe seu Comentário

      Olá Renato, pode ser usada para ambos, mas quanto menos potência o laser tiver, mais dificuldade terá para cortar ou gravar superfícies claras ou com brilho.

  • Ricardo
    23 maio 2020 at 23:12
    Deixe seu Comentário

    Esse motor de passo é suficiente pra movimentar a plataforma sem problemas num dos 3 eixos?

  • Bjmin
    15 setembro 2020 at 08:44
    Deixe seu Comentário

    Muito interessante esse artigo.
    Me inscrevi em um curso de eletrônica por causa do conteúdo aqui apresentado, quero aprender tudo sobre Arduino,acho fantástico.
    Já conheço a máquina CNC mas quero conhecer o seu funcionamento completo.

  • Rodolfo
    19 março 2023 at 17:30
    Deixe seu Comentário

    Muito bom o artigo. Parabéns!!!

  • Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados