Regulador de Tensão LM2596 Ajustável com Voltímetro

Regulador de Tensão LM2596 Ajustável com Voltímetro

O Regulador de Tensão LM2596 é um dispositivo ideal para projetistas que precisam controlar de maneira precisa a tensão aplicada aem determinados circuitos eletrônicos. Diferentemente de muitos módulos, ele possui um trimpot onde é possível regular a tensão de saída desejada e, por meio do display de 7 segmentos integrado é possível visualizar as tensões de entrada e saída.

Apresenta ainda um botão multifunção na parte superior da placa, onde se pressionado por 4 segundos terá a função liga/desliga e, se pressionado ligeiramente, cerca de 1 segundo, alternará as informações disponíveis no display, mostrando em sequência a tensão de entrada e a de saída.

Para alimentação o Módulo Regulador LM2596 opera com tensão de entrada mínima de 4.5V e máxima de 28V, com corrente de aproximada de 2A (máximo 3A com modificação de hardware). As tensões de saída variam, por meio de regulagem, entre 1.3V a 25V.

Ele é uma fonte com regulagem e filtragem de tensão de saída, o que significa dizer a tensão de saída é extremamente precisa e pode ser utilizada para alimentar plataformas de prototipagem, entre elas, o Arduino, ou ainda chips microcontroladores, dentre outros dispositivos.

Vale lembrar que fontes de alimentação com filtro de tensão aumentam a vida útil dos seus circuitos elétricos, pois não obrigam o dispositivo a tentar estabelecer tensões, de forma a não perder os dados.

 

Vídeo de Teste do Regulador de Tensão LM2596

Produtos Utilizados no teste:

– Módulo Regulador de Tensão LM2596

Fonte de alimentação 1502 para 12V 2A

– Lâmpada

 

Montagem do Projeto LM2596

O esquema abaixo desenvolvido é somente para teste de demonstração do Regulador de Tensão LM2596. Na saída você pode estar colocando o dispositivo desejado, desde que respeite os 2 Amperes de corrente suportados pela placa.

Demonstração do Regulador de Tensão LM2596

Esquema para Teste do Regulador de Tensão LM2596

 

Conclusão

O Módulo Regulador de Tensão LM2596 é um dispositivo muito útil e extremamente seguro para fazer a proteção dos seus circuitos elétricos. No decorrer da demonstração não apresentou qualquer deficiência, mostrando-se muito versátil e robusto. Algo muito interessante percebido no decorrer dos testes foi que ele não apresentou qualquer nível de aquecimento.

Conheça toda Linha de Reguladores de Tensão Ajustáveis na UsinaInfo.

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
Eletrônica

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
2 Número de Comentários
  • lucas
    25 agosto 2021 at 12:36
    Deixe seu Comentário

    Eu consigo fazer a leitura da saída com arduino e exibir ?

    • Matheus Gebert Straub
      25 agosto 2021 at 14:09
      Deixe seu Comentário

      Olá Lucas! É possível, porém seria necessário incluir junto do Arduino um Sensor de Tensão, que converteria a saída em um sinal digital para leitura do microcontrolador.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados