Regulador de Tensão Ajustável LM2596 Step Down com Display e Saída de 1,25V a 37VDC

Regulador de Tensão Ajustável LM2596 Step Down com Display e Saída de 1,25V a 37VDC

O Regulador de Tensão Ajustável LM2596 é o dispositivo ideal para quem precisa controlar a tensão aplicada a determinado circuito com exata precisão. Por meio do trimpot encontrado na parte superior da placa pode-se regular a tensão de saída desejada. O Regulador conta ainda com um display de 7 segmentos na parte superior da placa, o qual possibilita a visualização de 3 dígitos, demonstrando ao projetista a visualização da tensão de entrada e a da saída, de forma a manter maior controle do sistema.

O botão presente é caracterizado como multifuncional, possibilita a função de mostrar de forma alternada a tensão de entrada e a de saída e, se pressionado por 2 segundos desliga o display.

A principal indicação de uso do Módulo Regulador de Tensão é em circuitos onde é necessário alimentar e proteger determinados dispositivos, devido à sensibilidade dos seus componentes.

O Regulador de Tensão Ajustável LM2596 caracteriza-se como uma fonte com regulagem e filtragem de tensão, ou seja, a tensão de saída é extremamente precisa. Isto possibilita a alimentação do Arduino, chips microcontroladores, dentre outros dispositivos.

Ele funciona com tensões de entrada de no mínimo 4V e no máximo de 40V, com corrente de aproximadamente 2A (max 3A com modificação de hardware). A tensão de saída é regulável e permite variações entre 1.25V a 37V.

Além disso, conta com o imponente regulador LM2596, este é o responsável pela regulação com precisão da tensão de saída e, juntamente com os demais capacitores e indutores filtra a tensão de saída, tornando-se assim uma Fonte conversora de alta qualidade, com saída totalmente estabilizada.

É importante lembrar que o Regulador de Tensão com filtro de tensão aumenta a vida útil dos seus dispositivos, uma vez que não obriga o circuito a tentar estabelecer a tensão para não perder seus dados.

Vídeo Teste Prático do Regulador de Tensão Ajustável LM2596

Produtos Utilizados no teste

modulo-lm2596-regulador-de-tensao-ajustavel-voltimetro-borne

 

Módulo Regulador de Tensão LM2596

– Fonte de alimentação

– Lâmpada

Montagem Física

Este esquema que desenvolvemos é somente para testes. Na saída do Módulo Regulador você poderá estar colocando o dispositivo que desejar, desde que respeite os 2 Amperes de corrente suportados pela placa. A ligação deve ser feita conforme a imagem abaixo:

Esquemático Teste Regulador de Tensão Ajustável LM2596 com Display

Esquemático Teste Regulador de Tensão Ajustável LM2596 com Display

Conclusão

Após o teste constatei que o Esquemático Teste Regulador de Tensão Ajustável LM2596 com Display é um dispositivo muito tecnológico, com grande gama de aplicações. O que mais chamou minha atenção foi a precisão e a estabilidade da tensão oferecidos pelo Módulo, que, além do mais, mostrou-se muito imponente, visto que não apresentou qualquer nível de aquecimento durante os testes. É o equipamento ideal para que procura um Regulador com alta precisão, extremamente robusto e com excelente relação custo x benefício.

 

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
Eletrônica

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
6 Número de Comentários
  • Sérgio Portari
    17 agosto 2018 at 11:36
    Deixe seu Comentário

    Olá. Todos falam da amperagem de saída (2A). Mas qual a amperagem devo entrar para ter esta saída a 2A? Quero uma saída 4v 2A, usando uma fonte 12v 12A consigo isso? Ou uma fonte 12v 1A consigo os 2A? Se for uma bateria de carro terei os 2A? grato.

    • Equipe Usinainfo
      11 setembro 2018 at 13:37
      Deixe seu Comentário

      Olá Sérgio,tudo bem?
      A corrente de entrada pode ser maior que 2A se deseja ter 2A na saída, porém nunca menor pois estes equipamentos não amplificam a corrente, somente a tensão. Vale ressaltar que quando utilizado em sua corrente máxima, é necessária a utilização de dissipadores de calor junto ao regulador, neste caso como a corrente seria de 2A, recomendaria até outro regulador com maior corrente para evitar danos em casos de pico de corrente, por exemplo.

      • Davi
        10 maio 2021 at 20:12
        Deixe seu Comentário

        Eu fui ligar esse regulador,
        Pegando da bateria de 165ah entrada 12,6v pra sair pro roteador de 9v..
        Mas só q o regulador queimou o circuito diodo m7.
        Pq será que queimou, pois eu liguei certo, chegou acender o visor daí passou uns minutos queimou??

        • Matheus Gebert Straub
          11 maio 2021 at 15:25
          Deixe seu Comentário

          Olá Davi! Pelo seu relato, acredito que o tenho ocorrido seja um excesso na corrente que fez com que o sistema aquecesse além da conta e acabasse queimando o componente. Verifique a corrente de funcionamento do roteador e se a mesma não ultrapassa a corrente nominal do regulador.

  • IBARRA
    17 julho 2019 at 16:22
    Deixe seu Comentário

    Olá rh person. para bateria 3.7V e 500mA, é possível carregar pelo lm2596 à uma corrente menor que 1A ?

    • Equipe Usinainfo
      26 julho 2019 at 10:08
      Deixe seu Comentário

      Olá, infelizmente não compreendi exatamente a sua pergunta, porém existem algumas informações que podemos esclarecer: a corrente de saída do regulador de tensão é a mesma que a de entrada, ele possui a capacidade de controlar apenas a tensão.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados