Sensor de Gás Arduino MQ-2 para Gases Inflamáveis e Fumaça

Sensor de Gás Arduino MQ-2 para Gases Inflamáveis e Fumaça

Se você pensa em automatizar sua residência, sempre é bom ter cuidados preventivos com a segurança, principalmente contra incêndios. A cada dia são criados novos dispositivos para auxiliarem nesta importante tarefa, entre estes, hoje vamos dar especial destaque ao Sensor de Gás Arduino MQ-2.

Ele é um dispositivo que tem a função de verificar a presença de gás inflamável e/ou fumaça no local onde estiver instalado, alertando o sistema microcontrolador (por exemplo, o Arduino) do ocorrido. Para funcionamento trabalha com tensão DC de 5V, possuindo duas saídas de sinal (uma analógica e uma digital TTL).

Diante do alerta, o Arduino tomará as providências para as quais estiver programado, seja enviando sinais sonoros e/ou luminosos. Se instalado para atuar junto a uma válvula solenóide, é possível cessar a alimentação de gás da residência acabando com o vazamento e afastando o perigo.

Uma válvula solenóide é um dispositivo eletrônico capaz de bloquear a passagem de algum tipo de gás ou líquido em um condutor, de modo elétrico. Ou seja, ao aplicar uma tensão sobre a bobina haverá uma movimentação interna que interromperá a condução da matéria transportada de forma segura.

O Sensor de Gás Arduino MQ-2 é capaz de detectar diversos tipos de gases, entre eles: gás de petróleo liquefeito, butano, propano, metano, hidrogênio, álcool, gás natural, entre outros, ou mesmo fumaça.

Com múltiplos sensores em locais diferentes, você pode até mesmo saber onde é o foco da fumaça ou gás, alertando as equipes de socorro do vazamento de gás ou da presença da fumaça que muito possivelmente é um foco de incêndio.

 

Vídeo Projeto Sensor de Gás Arduino MQ-2

Produtos Utilizados

Esquemático do Projeto

Para o teste basta realizar as ligações conforme o esquema abaixo:

Esquemático Projeto Sensor de Gás Arduino MQ-2

Esquemático Projeto Sensor de Gás Arduino MQ-2

Código de Programação

Conforme nosso código criado, o microcontrolador estará fazendo a leitura do sensor de gás arduino a todo o tempo, e se por algum momento o sensor detectar algum gás, ele irá verificar novamente e, se a detecção persistir, vai desativar a válvula solenóide responsável pelo fornecimento do gás e disparará o Buzzer.

Conclusão

O Sensor de Gás Arduino MQ-2 é um dispositivo de grande utilidade, principalmente para sua segurança e a da sua casa. É um dispositivo de interface simples, mas que o deixa ainda mais prático de usar. Seu design é compacto, o que facilita sua utilização perto de fontes de gás ou fumaça, sem interferir na estética do seu ambiente.

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
ArduinoProjetos

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
26 Número de Comentários
  • weslen
    17 setembro 2017 at 02:20
    Deixe seu Comentário

    Olá, gostaria de saber qual a unidade de medida do sensor de gás MQ-2, por exemplo, ele me da uma medição na porta analógica de 200, ele numero é em que unidade de medida? Obrigado desde já.

    • Equipe Usinainfo
      26 setembro 2017 at 19:33
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Este valor dado pelo Sensor de Gás é dado em ppm (Partes Por Milhão).
      Att Equipe UsinaInfo

  • jacineumo Falcão
    8 outubro 2017 at 20:02
    Deixe seu Comentário

    Olá, preciso fazer uma medição constante de metano gerado em um sistema de tratamento de esgotos em escala laboratorial. Vocês vendem o kit já pronto ? Vi que no exemplo dado quando a medição de gás fica constante ele ativa um alarme, no meu caro a medição seria constante.

    • Equipe Usinainfo
      11 outubro 2017 at 20:11
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Este sensor é um sensor desenvolvido com fins didáticos e para quem necessita de indicações de presença ou não de um dos gases listados, devido ao fato de não conseguir isolar cada gás que detecta, os seus valores não são de total precisão. Infelizmente não temos um kit pronto referente a este projeto.
      Att Equipe UsinaInfo.

  • Oséias D. Farias
    13 fevereiro 2018 at 12:05
    Deixe seu Comentário

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida, esse comando int var = 0; faz com que o 0 se torne uma variável?
    Obrigado!

    • Equipe Usinainfo
      22 fevereiro 2018 at 14:09
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Oséias, tudo bem?
      Este comando faz com que se crie uma variável para armazenar o valor de leitura.

  • Ramon
    20 março 2018 at 22:20
    Deixe seu Comentário

    Boa noite, poderia me tirar uma duvida? a programação foi feita pelo c++, MatLab ou Scilab?

    • Equipe Usinainfo
      23 março 2018 at 19:14
      Deixe seu Comentário

      Olá Ramon, foi utilizado C++ para a programação do referente projeto.

  • DIEGO HENRIQUE DOS REIS
    22 maio 2018 at 01:34
    Deixe seu Comentário

    Usinainfo, tá de parabéns pelo trabalho. Ganhou um fã da Automação!!!!

    • Equipe Usinainfo
      30 maio 2018 at 13:00
      Deixe seu Comentário

      Muito obrigado, ficamos felizes em poder ajudar!

  • Liomar
    21 agosto 2018 at 02:45
    Deixe seu Comentário

    boa noite, quanto cobraria para desenvolver um programa com 3 sensores para leitura de gás de cozinha , e quando detectar o gás,acione o buzzer e envie msg sms através do módulo SIM800 para 1 ou 2 celulares. Favor me retornar no email

    rodrigues.rodrigues1979@outlook.com

    Aguardo , obrigado

    • Equipe Usinainfo
      11 setembro 2018 at 13:39
      Deixe seu Comentário

      Olá Liomar!
      Infelizmente não trabalhamos com o desenvolvimento de projetos.

  • IGOR SILVEIRA DAMASCENO
    21 setembro 2018 at 11:25
    Deixe seu Comentário

    BOM DIA,

    GOSTARIA DE SABER COMO FICARIA O ALGORITMO NA SEGUINTE OCASIÃO:

    ELE DETECTA O VAZAMENTO E SÓ VOLTA A FUNCIONAR DEPOIS DE DADO UM RESET MANUAL, ATRAVÉS DE UM BOTÃO. POR QUE NO FUNCIONAMENTO ATUAL, ELE DETECTA O VAZAMENTO E CORTA ENQUANTO DETECTA, SÓ QUE PELO QUE VI O GÁS AINDA ESTARIA VAZANDO AOS POUCOS CONFORME ESTIVESSE UMA QUANTIDADE SUFICIENTE NO AMBIENTE PARA ACIONAR O SENSOR. OBRIGADO E É MUITO BOM PROJETO.

    • Equipe Usinainfo
      16 outubro 2018 at 13:38
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Igor!

      Infelizmente não trabalhamos com o desenvolvimento de projetos, nossos projetos são desenvolvidos com o intuito de instigar nosso público a desenvolver melhorias e aperfeiçoamentos. O procedimento desejado não é tão complicado de se desenvolver, precisaria incluir um botão e alterar o delay de reinicialização para um acionamento manual.

  • Juliana
    17 dezembro 2018 at 15:44
    Deixe seu Comentário

    Olá, tenho interesse em fazer um projeto deste, mas quando detectar o gás/fumaça, disparar um e-mail ou SMS para celular. Sabe me dizer se é possível conectá-lo a uma placa wireless ou a uma placa que aceite chip 3G/4G?

    • Equipe Usinainfo
      25 janeiro 2019 at 13:27
      Deixe seu Comentário

      Olá Juliana! É possível desenvolver este projeto sim, pode-se utilizar tanto o Módulo quanto o Shield Wireless ou GSM (compatível com cartão SIM).

      • GLÁUCIO
        5 agosto 2019 at 18:42
        Deixe seu Comentário

        Montei o projeto, porém funciona ao contrário, ou seja, quando aplico gás no sensor o arduino desarma o relé. Sem gás o arduino arma o relé.

        • Equipe Usinainfo
          8 agosto 2019 at 16:38
          Deixe seu Comentário

          Boa tarde Gláucio!
          Isto ocorre pq existem dois modelos de módulos Relés, alguns com o acionamento em HIGH e outros com o acionamento em LOW, esta variação ocorre uma vez que o desenvolvimento do módulo possui pinos comuns de alimentação diferenciados. Para solucionar o problema, recomendamos que altere digitalWrite(Rele, HIGH) para digitalWrite(Rele, LOW) e digitalWrite(Rele, LOW) para digitalWrite(Rele, HIGH).

  • XAVIER
    10 julho 2019 at 05:54
    Deixe seu Comentário

    Ao compilar a programaçao aparece a mensagem: Invalid digit 8 in octal constant. O que fazer?

    • Equipe Usinainfo
      16 julho 2019 at 16:02
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Xavier!
      Até o momento não tivemos de um retorno com este defeito e não temos maiores informações sobre o mesmo, verifique o seu código se está ok com o descrito em nosso site e caso tenha realizado alguma alteração, verifique as mesmas.

  • Marco eduardo
    15 setembro 2019 at 19:20
    Deixe seu Comentário

    ola amigo boa noite, fiz a programaçao no arduino mas o buzzer não para de apitar mesmo sem a presença do gás.

    • Equipe Usinainfo
      4 outubro 2019 at 17:45
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde Marco!
      Se o Buzzer está conectado no pino 2 e o código está como descrito no artigo, infelizmente não vejo motivo de estar acontecendo tal problema.
      Verifique o trimpot de sensibilidade do sensor se não está interferindo nos resultados e também, a ligação dos componentes na protoboard.

  • Charles
    4 outubro 2020 at 21:53
    Deixe seu Comentário

    Olá, boa noite. Parabéns pelo projeto, extremamente útil. Gostaria de saber se existe a possibilidade de expandir esse projeto, incluindo um modulo wi-fi e possibilidade de envio de mensagem se ocorrer alguma alarme. Se sim, qual literatura deveria procurar? Obrigado.

    • Matheus Gebert Straub
      5 outubro 2020 at 12:02
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Charles! Neste caso, recomendamo dar uma lida nos Artigos sobre ESP32, um microcontrolador semelhante ao Arduino, mas que possui sistema de comunicação wi-fi já integrado. Inclusive tenho um artigo que que comunica-se diretamente com o Telegram, claro que algumas adaptações seriam necessárias, mas é uma opção viável.

  • Pedro
    20 novembro 2021 at 20:08
    Deixe seu Comentário

    Fiz o Projeto, usei o mesmo código, só que o buzzer está disparando constantemente mesmo sem a ativação do mesmo pelas leituras do sensor MQ2. Qual deve ser o problema?

    • Matheus Gebert Straub
      25 novembro 2021 at 16:40
      Deixe seu Comentário

      Olá Pedro! Tente capturar os valores do sensor através do monitor serial e verificar se estão dentro da faixa de análise do código.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados