Regulador de Tensão LM2596 Step Down com Saída Ajustável de 1,5 a 35VDC

Regulador de Tensão LM2596 Step Down com Saída Ajustável de 1,5 a 35VDC

O Regulador de Tensão LM2596 é um dispositivo ideal para quem precisa controlar a tensão aplicada a certo circuito com precisão e exatidão. Através do trimpotque encontra-se na parte superior da placa é possível regular a tensão de saída desejada, da forma que melhor satisfaça sua necessidade.

Para alimentação opera com tensão de entrada mínima de 3.2V e máxima de 40V, com corrente aproximada de 2A (máximo 3A com modificação de hardware). As tensões de saída variam, por meio de regulagem, entre 1.5V a 35V.

Neste Módulo contamos com poderoso LM2596, o qual possibilita regulagens de tensões da saída com total precisão. Este, juntamente com os demais capacitores e indutores, é o responsável por filtrar a tensão de saída, tornando assim o Módulo Regulador de Tensão em um conversor de alta qualidade, oferecendo tensões de saída totalmente estabilizadas.

Se você precisa proteger algum circuito delicado ou que necessite exatidão na tensão de saída, vai precisar deste dispositivo. O Regulador de Tensão LM2596 é uma fonte com regulagem e filtragem de tensão, ou seja, a tensão de saída é extremamente precisa. Desta forma, é possível alimentar o seu Arduino, um chip microcontrolador, dentre outros dispositivos.

Importante lembrar que as fontes de alimentação com filtro de tensão aumentam a vida útil do seu dispositivo, pois não obrigam o circuito a tentar estabelecer a tensão de forma a não perder os dados.

Vídeo Teste Prático Regulador de Tensão LM2596

 

Produtos Utilizados

 

Esquemático Teste Regulador de Tensão LM2596

O esquema abaixo foi criado apenas para fins de teste. Na saída você poderá estar colocando o dispositivo desejado, desde que respeite os 2 Amperes de corrente suportados pela placa.

Esquemático Regulador de Tensão LM2596

Esquemático Regulador de Tensão LM2596

 

Conclusão

O Regulador LM2596 é um conversor muito útil durante o desenvolvimento de projetos elétricos, sejam robóticos ou de automação residencial. Seu funcionamento cumpre com o que promete. Achei interessante que durante os testes que realizei o mesmo não sofreu nenhum tipo de aquecimento, mantendo a tensão de saída estabilizada. É um dispositivo ideal para uso em projetos eletrônicos, microcontroladores, acessórios elétricos para Arduino, entre outros.

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
Eletrônica

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
2 Número de Comentários
  • André Neto
    26 novembro 2017 at 03:09
    Deixe seu Comentário

    boa noite, eu estou tentando regular um desses mas nao estou obtendo sucesso, o que pode ser? eu giro o potenciometro e nada acontece.

    Obrigado

    • Equipe Usinainfo
      30 novembro 2017 at 16:50
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Estes reguladores tem uma característica comum entre sí, seus potenciômetros devem ser girados diversas vezes para iniciar o processo de regulagem, é um modo de proteção para não desregular a tensão de saída.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados