Projeto com Arduino Nano: Como Ligar Lâmpada com Arduino

Quem está iniciando com Arduino e quem já trabalha há algum tempo, já deve ter percebido ao escolher seu microcontrolador que existem muito modelos diferentes e cada qual com...

Quem está iniciando com Arduino e quem já trabalha há algum tempo, já deve ter percebido ao escolher seu microcontrolador que existem muito modelos diferentes e cada qual com suas especificações e funcionalidades. Hoje em especial vamos trabalhar com o Mano, no Projeto com Arduino Nano: Como Ligar Lâmpada com Arduino.

 

Arduino Nano

O nano é um pequeno microcontrolador baseado no chip ATmega328 com as mesmas funcionalidades e recursos que os demais modelos de equipamentos da empresa Arduino, a única coisa que o diferencia dos demais modelos é o seu número de portas e sua estrutura física.

Dentre as características deste equipamento, sua principal falha é a falta de um conector para alimentação, impossibilitando o uso de qualquer tipo de fonte de alimentação externa que não através do seu conector mini USB, como por exemplo, baterias e demais fontes de conexão P4.

Dentre as principais características que diferenciam este equipamento dos demais modelos é o seu tamanho minúsculo, vale lembrar que seus pinos são comumente dados através de conectores machos e comumente deve ser utilizado junto a protoboard.

Dentre estes pinos temos uma alternativa para fonte de alimentação externa, porém é uma opção que precisa de muito cuidado já que qualquer coisa errada pode acabar ocasionando na queima da sua placa, o segredo está no pino Vin encontrado no corpo do produto, verifique algumas opções de alimentação alternativa:

 

Aplicação e Funcionamento

Pensando nisto tudo, decidimos mudar um pouco e começar uma série de projetos com alguns modelos diferentes de microcntroladores, o escolhido para iniciarmos é o Arduino Nano A sequência “ Projeto com Arduino Nano” tem como objetivo proporcionar projetos com esse pequeno microcontrolador. Para iniciar iremos desenvolver um projeto para ligar lâmpada.

O Arduino Nano é um modelo menor que modelos como o UNO e MEGA, porém suas funcionalidades são as mesmas e devido a estas suas características, este equipamento é indicado para todos que necessitam de um equipamento em menores dimensões e que se adaptem em ambientes menores.

 

Teste Prático Projeto com Arduino Nano

Neste vídeo podemos observar o Arduino Nano ligar a lâmpada através do auxilio de um relé, diferenciando-se dos demais modelos de relé, garantimos utilizar um relé com optoacoplador, capaz de impedir que algum dano aconteça ao seu Arduino caso ocorra algum problema com a sua rede elétrica.

Para garantir maior segurança ao operador, este equipamento possui um sistema de segurança que garante que o relé somente será acionado caso pressione-se o seu push button durante um intervalo de 2 segundos, impedindo que qualquer pressão sobre o botão o acione.

 

Produtos Utilizados no Projeto

 

Montagem Física (Hardware)

A montagem física do  Projeto com Arduino Nano: Como Ligar Lâmpada com Arduino é simples e rápida, basta conectar os pinos do produto em seus respectivos pinos do Arduino através de uma conexão direta ou através de uma protoboard, vale lembrar que a soldagem dos pinos do Arduino para uma melhor verificação e certificação de funcionamento e fundamental neste caso.

Esquema de Ligação do Arduino Nano Controlando Relé

Esquema de Ligação do Arduino Nano Controlando Relé

Lembramos que alguns cuidados devem ser tomados levando em consideração que estamos trabalhando com uma rede elétrica de alta tensão, verifique todas as ligações antes de dar continuidade ao projeto.

Neste projeto com Arduino Nano podemos verificar a utilização de um resistor ligando o pino de sinal do push junto ao pino GND, é uma característica muito utilizada em projetos como este que trabalham com botões para poder alterar o estado do botão e não deixa-lo sempre em um único estado e se chama pull-down.

No corpo do relé temos entre os pinos de instalação da alta tensão três terminais, o terminal COM que recebe energia direta da rede (indicado a utilização da fase sempre) e dois terminais NO (Normally Open = Normalmente Aberto) e NC (Normally Close = Normalmente Fechado).

O pino Normalmente Aberto pode dar a entender que estaria aberta a passagem de energia, mas é bem o contrário, o estado aberto está com seus terminais aberto e não conduz energia para alimentação do sistema. Diferente do caso anterior é o estado normalmente fechado, que fecha o contato entre os terminais e libera o fluxo de energia.

 

Funcionamento do Programa (Software)

Com um funcionamento extremamente simplificado, este projeto não necessita de bibliotecas para funcionamento e basta ser colado junto ao Software do Arduino para compila-lo e utilizar junto ao seu projeto.

Neste projeto incluímos uma delay para o acionamento da relé que impede que a mesma seja acionada sem que a pessoa pressione por no mínimo dois segundos o push button, caso deseje retirar esta variável do seu projeto basta excluir a linha referente ao deley incluso na variável if, observe:

E caso queira aumentar ou diminuir o tempo da delay que deixa acionado o seu esquema elétrico, basta alterar a delay presente na variável else, vale lembrar a remoção deste delay não irá deixar o esquema ligado até que pressione novamente, para isto necessita-se de um código um pouco mais elaborado, observe:

 

Conclusão

Este é um projeto Projeto com Arduino Nano: Como Ligar Lâmpada com Arduino é simples e de fácil adaptação, podendo ser aplicado em prédios, por exemplo, de mais andares para acionar as luzes do corredor durante um tempo suficiente para desligar-se assim que a pessoa chegar até onde deseja, dependendo da programação.

São diversas as possibilidades que podem ser desenvolvidas junto a este projeto, basta usar a criatividade e realizar os mais diversificados projetos com Arduino Nano, assim como o de ligar lâmpada com relé Arduino.

Utilize sua criatividade, desenvolva os mais diversificados projetos e não se esqueça de comentar logo a baixo suas experiências, opiniões e sugestões para próximos projetos.

Conheça toda Linha de Produtos Arduino no Site da UsinaInfo.

Categorias
Arduino

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
5 Número de Comentários
  • Dorival
    29 março 2018 at 01:04
    Deixe seu Comentário

    Muito obrigado por fazer projeto com o arduíno nano, assim podemos ampliar nossos conhecimentos
    Dorival Bonini

  • Dorival
    29 março 2018 at 01:18
    Deixe seu Comentário

    Poderia fazer um projeto de alarme usando um módulo 433 MHz de longa distância, mas que o acionamento do relé fosse feito pelo receptor
    Seria útil para utilizar na garagem do prédio, na moto ou na bicicleta etc
    Teria mil utilidade
    Seria possível fazer com o arduíno uno para ficar bem compacto
    Agradeço desde já
    Dorival Bonini

  • Dorival
    29 março 2018 at 01:21
    Deixe seu Comentário

    Retificando o projeto do alarme, ficaria muito mais compacto com o arduíno nano
    Obrigado Dorival Bonini

  • davi
    16 janeiro 2020 at 02:24
    Deixe seu Comentário

    Essa ligação aí do relé… Não acham que tá errado não? A ligação vai dá curto no sistema elétrico da casa

    • Matheus Gebert Straub
      16 janeiro 2020 at 17:44
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Davi! Agradecemos pelo feedback, se interpretado da maneira errada o esquema anterior poderia ocasionar uma queda, porém não estava totalmente errado sendo que representava a interrupção através da lâmpada e a continuação de outro fio. Mas já foi atualizada a imagem, muito obrigado.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados