Projeto Arduino Vu Meter com Leds Endereçados

Você já imaginou conseguir visualizar a intensidade sonora de uma música que você gosta por exemplo? Hoje iremos construir um Projeto Arduino Vu Meter com Leds Endereçados.

 

Mas, o que é um vu-meter?

Ele é um aparelho que verifica a intensidade sonora e mostra ao usuário esta intensidade, simplesmente ligando ou desligando leds de acordo com a intensidade sonora que está recebendo, muito parecido com o que ocorre no display de alguns modelos de equalizador por meio de barras gráficas.

No nosso projeto vamos utilizar um sensor de som constituído por um microfone de eletreto, este módulo ao verificar a variação sonora do local que ele se encontra, irá enviar um sinal para o Arduino. O microcontrolador vai processar esse sinal e verificar níveis de tensão enviados pelo sensor e acionar os leds endereçados de acordo com as diferentes frequências sonoras que receber.

 

Materiais para o Projeto Arduino Vu Meter

 

Esquema de Ligação

Como podemos ver abaixo, o esquema de ligação do projeto é razoavelmente simples. Observação: o potenciômetro serve para ajuste de sensibilidade.

Esquemático Projeto Arduino Vu Meter

Esquemático Projeto Arduino Vu Meter

 

Código de Funcionamento

O nosso código irá simplificadamente aferir o valor que tem origem do módulo sensor de som, após isto vamos verificar o valor do pino conectado ao potenciômetro, o qual é responsável pela regulagem de sensibilidade do vu-meter, e a partir desse valor vamos definir alguns valores que ao serem atingidos vão ligar respectivo led.

Faça download do código completo.

 

Cabeçalho

No início do programa vamos incluir a biblioteca Adafruit NeoPixel que pode ser baixada aqui. Ela é responsável pelo controle dos leds. Logo abaixo definimos o pino que está conectado aos leds endereçáveis, número de leds, pino do potenciômetro, pino do sensor de som e também vamos iniciar um objeto leds, passando como parâmetros essas definições anteriores.

 

Void setup()

Aqui no void setup vamos iniciar a serial com a velocidade de baud rate de 115200, após isto definir como entrada os pinos do módulo sensor de som e do potenciômetro. Logo abaixo vamos iniciar a comunicação com os leds e vamos definir a intensidade do brilho.

 

Void Loop()

No void loop vamos aferir as duas portas analógicas referentes ao sensor de som e ao potenciômetro e atribuir esses valores às variáveis intensi (referente a intensidade sonora) e a variável set, após vamos mostrar esses valores na serial.

Vamos chamar a função clear() que basicamente vai percorrer todos os leds e “apagar” a cor que estava sendo exibida pelo mesmo.

Abaixo disso temos vários IFs que são respectivos a cada led, após o valor de intensidade atingir o valor “set” + um valor adicional a cada led, iremos acender o respectivo led.

 

Funções auxiliares

Temos algumas funções auxiliares também, que são a função led e a clear, a qual estão destinadas a simplificar o controle dos leds.

A função led recebe como parâmetro o número do led o qual será controlado e recebe mais 3 variáveis que definem a cor controlando as cores vermelha, verde e azul.

Já a função clear tem um laço de repetição que vai “apagando” cada um dos leds.

 

Demonstração de Funcionamento

 

Projeto Arduino Vu com Leds Endereçados

Projeto Arduino Vu com Leds Endereçados

 

Conclusão

No artigo de hoje “Projeto Arduino Vu Meter com Leds Endereçados” aprendemos a fazer um vu-meter, o qual pode ser aplicado ao seu sistema de som para visualizar a intensidade sonora de forma interativa e funcional.

O código proposto pode ser ajustado a determinada necessidade, sendo possível aumentar ou diminuir a quantia de leds, por exemplo, desde que fazendo os determinados ajustes no programa. Enfim, este foi mais um projeto que você pode replicar em sua casa, obrigado por ler e até a próxima.

Categorias
ArduinoProjetos

Entusiasta de programação com experiência em pesquisa, desenvolvimento e prototipagem em sistemas embarcados e robótica.
3 Número de Comentários
  • Valmir Morschheiser
    12 fevereiro 2020 at 14:35
    Deixe seu Comentário

    Olá, interessante projeto, Olha estou a procura de um projeto parecido desse que tem o detector de som, preciso só que ele detecta um sinal de som e armar um relé, só armar para desligar usaria o modo manual. Tens algo parecido? Grato!

  • Valmir Morschheiser
    13 fevereiro 2020 at 12:44
    Deixe seu Comentário

    Matheus, muito obrigado pelo retorno. Abração!

  • Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados