Led Endereçável: Como Utilizar?

Como utilizar o Led Endereçável? Essa é uma pergunta muito comum entre os entusiastas que desenvolvem projetos com Arduino. E que tal controlar 100 leds com o Arduino com um único fio de controle? Impossível? Não, é simples, só usar um conjunto de leds endereçados.

Mas o que é um led endereçável? São leds que possuem um endereço individual único, com isso podemos controlar qualquer led desse barramento com somente um fio de dados. Simplesmente passando o endereço do led e a cor que desejamos, cor essa que geralmente é controlada pelo sistema de cores RGB, que nada mais é uma abreviação de 3 cores da língua inglesa: o vermelho, verde e azul, as mesmas a qual podem ser alterados a quantia de cada cor e gerar praticamente qualquer cor.

Led Endereçável

Led Endereçável

 

Materiais Necessários

Nesse projeto de hoje utilizaremos poucos materiais, lembrando que será necessário soldar 3 fios ao led endereçado, sendo eles para a alimentação e o fio de dados, os materiais necessários são:

 

Forma de Ligação do Led Endereçável

O esquema de ligações é super simples, bastando conectar o cabo de dados ao pino 2 do Arduino e ligar os cabos de alimentação, que são o VCC e o GND, segundo o esquema abaixo:

 

Esquema

Código Programação do Led Endereçável RGB

Para o nosso código funcionar vamos precisar da biblioteca “NeoPixel” da adafruit a qual pode ser feito o download clicando aqui.

E o código completo:

 

Cabeçalho

O código vai basicamente, após incluir a biblioteca, definir o pino de dados e o número de leds. Nós vamos criar um objeto chamado leds, o qual recebe como parâmetros essas definições anteriores.

Depois disso, também temos uma definição de quanto tempo é esperado no loop para ligar mais um led.

 

 

Void setup()

Já no void setup vamos somente iniciar a comunicação com os leds.

 

Void loop()

No void loop iremos primeiro apagar todos os leds, após isto iniciaremos um laço de repetição que vai repetir a mesma quantia de número de leds, dentro desse laço nós vamos passar como parâmetro para a função setPixelColor que recebe o número do led que desejamos controlar e no outro parâmetro digitamos a cor que queremos no formato RGB.

Logo abaixo vamos agora exibir esse valor no led, ou seja, nós vamos enviar esse comando ao led, e por último o programa faz uma parada pelo tempo que definimos no cabeçalho.

 

Funcionamento do Led Endereçável RGB

Demonstração LED Endereçável

Demonstração LED Endereçável

 

Conclusão

Nesse artigo apresento uma forma de controlar os leds endereçáveis, sendo que, utilizando este código como base podemos criar vários efeitos de iluminação diferentes, e/ou utilizar em vários dos seus projetos, tornando-os mais simples e com menos fios por exemplo.

Em breve teremos mais projetos utilizando leds endereçados, pois possibilidades com o mesmo não falta.

Categorias
ArduinoProjetos

Entusiasta de programação com experiência em pesquisa, desenvolvimento e prototipagem em sistemas embarcados e robótica.
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados