Jogos com Arduino: Genius, Snake e Jump Boy

Nesse post especial de dia da criança sobre Jogos com Arduino vamos aprender a transformar o pequeno e famoso microcontrolador em um console rápido e fácil de utilizar a partir de programações simplificadas, recriando três jogos clássicos do mundo dos games, o Jogo Genius (da memória), o Jumpy Boy (desvio de obstáculos) e o Jogo da Cobrinha Snake.

Esses 3 exemplares de jogos foram verdadeiras febres em suas épocas, marcando toda uma geração, e essa vontade de jogá-los para muitos ainda continua, em especial os makers que realizam esses projetos por diversão ou mesmo para brincar com os seus filhos, possibilitando agregar um jogo prazeroso com a prática em desenvolvimento da eletrônica.

Jogo com Arduino

Jogo com Arduino

Foi pensando em todos estes tipos de pessoas que decidimos reunir alguns projetos para despertarmos a criança que existe dentro de você e recordar o sentimento prazeroso de montar seu próprio sistema eletrônico que neste caso será explorado com o auxílio dos três exclusivos games.

O melhor de tudo é que estes projetos são extremamente fáceis e você pode montar com seu próprio filho e o incentivar a descobrir este mundo ainda um tanto quanto inexplorado e que assim como você quando criança, seu filho pode despertar o gênio da eletrônica que existe dentro dele.

Além de despertar o gosto por um novo assunto, ao trabalhar com eletrônica você estimula o raciocínio lógico da criança, ajuda na organização de modo geral, estimula a criatividade e principalmente desenvolve em seu filho habilidades únicas para solucionar situações das mais diversas, além de se divertir brincando e aprendendo.

 

Teste Prático dos Jogos com Arduino

 

Jogos Com Arduino: Genius, o jogo da Memória

Direto do túnel do tempo trazemos também um dos queridinhos do passado, desenvolvido por volta de 1980 o Genius foi um jogo distribuído pela Brinquedos Estrela e tinha como objetivo estimular a memorização de cores e sons.

Considerado o primeiro jogo eletrônico vendido no Brasil, o Genius tinha como desafio ao jogador memorizar uma sequencia de sons e cores aleatórias com o intuito de propiciar ao jogador a oportunidade de representar o processo de forma idêntica à exposta, repetindo cor a cor sem errar.

 

Material Necessário:

 

Diagrama de Conexão:

 

Esquemático Jogo Arduino Projeto Genius

Esquemático Jogo Arduino Projeto Genius

 

Funcionamento do Programa (Software):

Downloads Aqui

Considerado um projeto fácil de se desenvolver, devemos cuidar quanto ao posicionamento e a ligação de cada componente junto ao Arduino, isto pois, cada botão neste projeto corresponde a um LED específico, no demais quanto ao código, por exemplo, o mesmo não necessita de includes e o seu desenvolvimento é extremamente fácil e simplificado.

Para desenvolver nosso modelo de Genius utilizamos uma caixa acrílica e fizemos algumas adaptações estéticas junto ao projeto, em vez de usarmos push buttons, por exemplo, optamos por utilizar 4 pulsadores e 4 LEDs de alto brilho para aumentar a visibilidade do sequencial.

Vale lembrar que ao utilizar LEDs de alto brilho nos deparamos com a necessidade de diminuir a luminosidade já que os LEDs mostrarem-se muito forte para quem estava jogando, neste caso aumentamos o valor dos resistores e substituímos os resistores de 330R por outros de 10K.

 

Jogos com Arduino: Jump Boy

Desenvolvido através de um Arduino e um Display 16×2, o Jump Boy é baseado em um esquema de emulação aleatória de conjuntos de dados que por sua vez acaba por criando pequenos obstáculos que devemos desviar no transcorrer do jogo visando acumularmos pontos com o fim de superarmos nossa própria pontuação ou a dos demais membros da família reunidos em um ambiente de descontração.

O Jump Boy é um game desenvolvido com uma quantia extremamente reduzida de componentes e equipamentos que fazem deste projeto o projeto ideal para quem deseja praticar seus dotes eletrônicos e também se divertir um pouco neste dia das crianças.

 

Material Necessário:

 

Diagrama de Conexão:

 

Esquemático Jogo Arduino Jump Boy

Esquemático Jogo Arduino Jump Boy

 

Funcionamento do Programa (Software):

Downloads Aqui

Como podemos observar, a quantia de componentes utilizadas é extremamente baixa e o esquema de ligação é extremamente simples e prático. Cada componente desenvolve um papel fundamental neste projeto e para facilitar um pouco mais a sua montagem, a pasta de include deste projeto já está inclusa entre as pastas padrões de libraries da empresa Arduino.

De forma simples, o potenciômetro é responsável por realizar a calibração do contraste em nosso display, ou seja, caso a imagem em seu display esteja aparecendo um pouco embaçada ou até mesmo não esteja aparecendo, recomendamos que gire o potenciômetro até encontrar a calibração ideal.

Com uma capacidade gráfica um tanto quanto inferior, o jogo do Jump Boy vem para fazermos nos recordar dos antigos jogos Mario e Zelda que possuíam gráficos hoje considerados de baixa qualidade, mas que no passado eram considerados, uma das coisas mais incríveis tanto para crianças e jovens quanto para adultos, sem contar que eram desenvolvidos através de uma criatividade indiscutível.

 

3º Jogos com Arduino Snake, o jogo da Cobrinha

Certamente os jogos da atualidade que prendem a atenção de todos são realmente viciantes e cada vez mais revolucionários, mas na década passada a febre de jogatina em celulares móveis era o famoso Snake, o jogo da cobrinha que vinha instalado na maior parte dos celulares Nokia.

Sem sombra de dúvidas este jogo não poderia ficar de fora da nossa lista de clássicos do passado que após, junto a outros jogos como o Space Impact trouxeram uma confiabilidade e créditos por toda a população para modelos de celular como o Nokia 5110 e 6110.

 

Material Necessário:

 

Diagrama de Conexão:

 

Esquemático Jogo Arduino Snake, o jogo da Cobrinha

Esquemático Jogo Arduino Snake, o jogo da Cobrinha

 

Funcionamento do Programa (Software):

Downloads Aqui

Desenvolvido através de uma Matriz de LED 8×8, o referente projeto possui quatro exclusivos botões para o controle de mobilidade da sua cobrinha e outro botão programado para reiniciar o jogo sempre que acabar por pendendo a vida durante a sua partida.

Através do seu sistema de continuidade, o seu personagem pode atravessar de um lado para o outro ultrapassando as barreiras do display sem perder a vida e possibilitando ainda maiores possibilidades de capturar ainda mais “frutinhas” que a faz crescer cada vez mais.

Através da sua capacidade de ligação em cascata, este módulo possui a possibilidade de conectar outros equipamentos lado a lado com o fim de possibilitar um maior campo de ação para o seu jogo e consecutivamente tornar a brincadeira ainda mais divertida.

Vale lembrar que neste projeto temos duas pastas de Include não presentes em nosso sistema que são as pastas LedControl e pitches, para sua perfeita utilização e para a compilação do código fonte, é necessário pegar estas duas pastas e movê-las até a pasta libraries presente na pasta de origem do seu programa Arduino.

 

Conclusão

Depois de revermos todos estes clássicos do passado e botarmos a mão na massa para desenvolver todos estes projetos de Jogos com Arduino não dá uma vontade maior ainda de continuar programando e continuar sentindo esta alegria de termos desenvolvido nosso próprio game?

Neste dia das crianças desperte a criança que existe dentro de você e como bônus desperte em seu filho o gostinho de aprender eletrônica se divertindo e ganhe como presente um lindo sorriso no rosto de uma das pessoas mais importantes da sua vida, seu filho!

Jogo com Arduino

Jogo com Arduino, Especial dia das Crianças

 

Para quem pretende presentear seu filho, o Kit Arduino Iniciante em Eletrônica é uma excelente opção, auxiliando no desenvolvimento de diversos projetos, de uma forma extremamente simplificada e didática, já que acompanha um exclusivo manual desenvolvido para quem está iniciando no mundo da Eletrônica.

Categorias
ArduinoProjetos

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
3 Número de Comentários
  • Marinei
    14 outubro 2016 at 19:14
    Deixe seu Comentário

    Excelente pessoal, parabéns…..

  • Sílvio Campion
    21 novembro 2021 at 22:18
    Deixe seu Comentário

    Matheus, boa noite. Você tem alguma ideia ou programa sobre logística?

    • Matheus Gebert Straub
      25 novembro 2021 at 16:38
      Deixe seu Comentário

      Olá Sílvio! Infelizmente não conseguir identificar exatamente o que deseja, infelizmente até o momento não realizei nenhum projeto relacionado à logística.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados