Fonte Ajustável para Protoboard 3.3V e 5V com USB e P4

Fonte Ajustável para Protoboard 3.3V e 5V com USB e P4

A Fonte Ajustável para Protoboard 3.3V e 5V é um dispositivo desenvolvido para criar projetos diretamente na proto com maior facilidade. Possibilita tensões reguladas de saída de 3.3V ou 5V (configurável por jumper). Para maior comodidade, possui como diferencial um interruptor liga/desliga, que retira a necessidade de desligar os cabos durante a operação, contando ainda com um LED indicador de funcionamento.

O dispositivo pode receber na entrada tensões de 6.5V a 12V, por meio da entrada para plug P4 ou diretamente na entrada USB. Sua corrente máxima de operação é de 700 mA.

A entrada USB também pode usada como saída para alimentar circuitos, uma vez que oferece em seus terminais 5V, permitindo ao projetista alimentar diferentes acessórios, inclusive o Arduino.

A seguir, faremos um teste prático com Fonte para Protoboard, de modo a demonstrar seu funcionamento.

 

Vídeo Teste da Fonte Ajustável para Protoboard

 

Produtos Utilizados

 

Forma de Ligação da Fonte  

O modo de utilização do fonte é muito simples, já que possibilita encaixe direto sobre a protoboard, contando com um plug P4 para conexão com fonte de alimentação externa, além de também permitir que o usuário possa optar por utilizar a porta USB, podendo utilizar fontes com tensão de 6,5 a 12VDC. Vale relembrar que ele possui um regulador de tensão, fornecendo valor de  de saída ajustável de 3.3v ou 5v.

Esquemático Fonte Ajustável para Protoboard

Esquemático Fonte Ajustável para Protoboard

Conclusão

Após a demonstração, percebe-se que esta Fonte apresenta grande utilidade, com resultados plenamente satisfatórios, tem uma saída de tensão bem confiável, e dispensa a necessidade de solda. Uma coisa que achei muito legal na Fonte Ajustável foi justamente a presença do interruptor, dispensando a necessidade de desligamento dos cabos de alimentação. Outra coisa muito interessante é que esta placa possibilita alimentação da Protoboard com duas tensões diferentes, ou ainda com apenas um regulador ativado, desativando o outro. Excelente produto, vale o investimento!

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
Eletrônica

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
Sem Comentários

Deixe seu Comentário

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados