ESP32 Projeto Controlando um Relé

É comum encontrarmos o esp32 em projetos de automação que envolvam o controle de dispositivos em 110 ou 220 volts. Para tanto, usam-se os conhecidos relés. Nesse projeto ESP32...

É comum encontrarmos o esp32 em projetos de automação que envolvam o controle de dispositivos em 110 ou 220 volts. Para tanto, usam-se os conhecidos relés. Nesse projeto ESP32 NodeMCU iremos conectar a placa um a um relé que acionará ou desligará uma lâmpada LED. Com base no código que você verá nesse tutorial, será possível desenvolver aplicações para o controle de uma quantidade maior de dispositivos.

Materiais ESP32 Projeto com Relé

Usaremos os seguintes materiais nesse tutorial Esp32 Relé:

Ao mexer com os fios da lâmpada para ligar o relé, tenha certeza que os mesmos estão desconectados da energia.

 

Esquemático

A conexão na ESP32 relé é bem simples. A porta GPIO que utilizaremos é a 23, que fica ao lado da porta GND. Para alimentar o relé, será usado 5V. Tenha atenção com as conexões dos fios da lâmpada: só é necessário cortar um deles ao meio e ligar esses dois fios no relé, conforme a figura abaixo. O outro fio, ilustrado de cor vermelha, permanece intacto no sistema. Dessa maneira, o que irá acontecer será uma interrupção na ligação dos fios, dentro do relé, que apagará a luz. Em seguida, ao ligar o relé, ele volta a juntar esses fios para permitir a passagem de corrente, consequentemente ligando a luz.

 

Código

Primeiramente, iremos declarar uma variável chamada “rele” para armazenar o valor da porta GPIO conectada ao relé. Caso o leitor queira mudar o pino, basta alterar o valor dessa variável e o código continuará funcionando sem mais alterações. Veja o código completo abaixo:

No void setup, temos apenas a declaração do modo de funcionamento do pino, que nesse caso é de saída: OUTPUT.

Em seguida, no void loop, teremos o acionamento (linha 8) e desligamento (linha 10), intercalados por tempos de ociosidade (delays) nas linhas 9 e 11. Esse exemplo ESP32 Relé é bem simplista, porém é essencial compreendê-lo para então montar projetos mais complexos. Muitas vezes, essa complexidade virá da junção de diversos componentes em um código só, visto que o controle de uma lâmpada com relé é trivial.

 

Conclusão

Esperamos que o leitor tenha compreendido o funcionamento desse tutorial do ESP32 com Relé. Sempre é bom tentar integrar pequenos exemplos como esse junto a outros projetos mais robustos. Acerca disso, um ótimo exemplo, perfeito para o uso de relés, é a automação residencial. Pode-se integrar sensores que detectem a presença de pessoas e que liguem a lâmpada automaticamente. Além disso, pode-se usar o relé para acionar e desligar outros eletrodomésticos, como geladeiras, microondas, ventiladores, etc. Por fim, as possibilidades são muito abrangentes e de diferentes níveis de dificuldade. Desafie-se!

Conheça toda Linha ESP32 e Acessórios no site da UsinaInfo.

Categorias
ESP32

Bacharel em Ciência da Computação pela URI – Campus de Santo Ângelo, com experiência no desenvolvimento de pesquisas em Robótica e prototipação de Sistemas Robóticos.
12 Número de Comentários
  • Caio
    31 outubro 2019 at 11:02
    Deixe seu Comentário

    Com esse Relé eu posso usar 220V ou 110V para ligar a lampada?

    • Matheus Gebert Straub
      31 outubro 2019 at 11:18
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Caio! Sim, o relé utilizado no projeto comporta tanto tensão de 110 quanto 220V.

  • Marcelo Ignácio Martim
    12 novembro 2019 at 16:20
    Deixe seu Comentário

    Olá !
    Com esse projeto ou qual projeto consigo controlar o tempo de pulso em 1ms até 1000ms de um relé ?
    O objetivo é conseguir controlar o tempo de pulso ( duplo ) de um relé para Solda a Ponto através de uma Bateria de Carro.
    Ou seja o controlador vai apenas controlar o tempo de acionamento de um Relé que aciona um Contator de 12V.

    • Matheus Gebert Straub
      12 novembro 2019 at 18:43
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Marcelo! Para o chaveamento rápido de pulsos, o Módulo Relé não é o produto mais indicado. Uma possibilidade para realizar o seu projeto é através da utilização de esquemas elétricos com transistores, por exemplo.

  • Marcelo Ignácio Martim
    13 novembro 2019 at 09:34
    Deixe seu Comentário

    Bom dia Matheus !
    Obrigado pelas informações.
    Vocês pretendem por um projeto desse para que possamos comprar as peças e montar ?
    Pois não encontro um esquema elétrico do mesmo. Pois há duvidas sobre Mosfet e Tiristor.
    Grande abraço

  • LUIZ FERNANDO LIBORIO
    31 março 2020 at 17:35
    Deixe seu Comentário

    Bom dia!

    Tentei aqui deixar duas lampadas alternando, enquanto uma liga a outra desliga, mas não consegui ainda! Poderia me ajudar?

  • Luiz Carlos
    2 abril 2020 at 18:27
    Deixe seu Comentário

    Eu vou instalar um esp32 em um veiculo e gostaria de fazer o meu esp perceber se o carro esta ligado ou não. Eu tenho um fio que quando o carro esta ligado é alimentado com 12v, quando o carro esta desligado nao tem energia nele. Eu sei que nao posso simplesmente ligar este fio em um GPIO, como eu faço pra chegar este fio em uma GPIO?

  • Gustavo Rodolfo Stroschon
    7 abril 2020 at 15:15
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde! Você pode utilizar um divisor resistivo, que consiste em basicamente 2 resistores, os valores desse resistores podem ser calculados de acordo com a tensão de entrada e saída desejadas. A formula é bem simples: tensaoDeSaida = R1 / R1 + R2 x TensaoDeEntrada, a ligação dos resistores pode ser encontrada facilmente no Google.
    espero que ajude!

  • João Pedro Oliveira
    9 abril 2021 at 10:20
    Deixe seu Comentário

    estou tendo problemas para ligar o relé no esp pois toda vez que eu envio o comando para ligar ou desligar ele sempre fica ligado

    • Matheus Gebert Straub
      10 maio 2021 at 10:05
      Deixe seu Comentário

      Olá João! Caso tenha feito alguma alteração no projeto, sugiro que verifique o mesmo para ter certeza que após o delay, por exemplo, existe uma variável para desligar o relé, caso não tenha feito nenhuma verificação, sugiro analisar o esquema de ligação e se não existe nenhum fio de alta tensão passando por cima do módulo relé e seus jumpers de comunicação.

  • Gilson
    5 setembro 2021 at 15:32
    Deixe seu Comentário

    Boa tarde, ótimo tutorial!
    Não estou conseguindo acionar a lampada com a esp32 atraves do smartphone, tens como me dar uma explicação.

  • Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados