Arduino IDE – O Software para Gravação de Códigos no Arduino

O Arduino IDE é o software Arduino gratuito que facilita o desenvolvimento e a gravação de códigos diretamente no microcontrolador. Através deste, é possível realizar o Upload dos códigos para a placa tanto em sistemas operacionais Windows quanto Linux, demonstrando sua funcionalidade e versatilidade.

Além de uma compatibilidade com quase todos os sistemas operacionais, o Arduino IDE torna possível à programação de todos os modelos de placas Arduino e sempre que o projeto apresentar algum problema em sua configuração ou até mesmo em seu código, o mesmo irá gerar uma notificação e elencar onde pode estar o problema.

Atualmente existem dois métodos disponíveis para o Upload de códigos Arduino, seja via Arduino IDE, software instalado junto ao computar, quanto via navegador através de uma plataforma online recentemente desenvolvida pela Empresa Arduino.

 

Arduino IDE – Software para Instalação

A opção mais utilizada e conhecida pelos desenvolvedores de projetos refere-se ao download e instalação do Arduino IDE em seu computador, com este método é possível realizar a programação e o upload de códigos em qualquer lugar com acesso ou não à internet.

Janela de Inicialização do Arduino IDE

Janela de Inicialização do Arduino IDE

O software Arduino em questão conta com um layout bastante completo e de fácil navegação, todas as opções são separadas de acordo com suas funções e possibilitam os mais diversificados procedimentos de forma direta e simples, e o melhor de tudo, totalmente em português.

Janela Inicial do Arduino IDE

Janela Inicial do Arduino IDE

Na janela inicial, podemos destacar alguns pontos importantes como os botões de atalho que possibilitam funções como verificação de códigos e upload de códigos para a placa Arduino, assim como possibilita iniciar um novo arquivo, abrir um arquivo já existente, ou salvar o arquivo que está sendo editado. Comumente utilizado para a verificação de informações e tela de interação direta para o Arduino IDE, também é possível abrir o monitor serial.

Atalhos da Janela Inicial do Software Arduino

Atalhos da Janela Inicial do Software Arduino

Para ter acesso ao Arduino IDE basta realizar o Download do mesmo junto a pagina oficial da empresa e realizar a sua devida instalação de acordo com o sistema operacional utilizado, para o download é necessária a conexão com a internet, porém posterior a isto, a sua utilização pode ser feita off-line.

Link para download do Arduino IDE: CLIQUE AQUI!

Ao acessar o link acima, uma nova janela será aberta e as seguintes opções abaixo serão exibidas, a atual versão para download disponível pela empresa é a versão 1.8.10, versão totalmente traduzida e pronta para uso.

Local para Download do Arduino IDE

Local para Download do Arduino IDE

Após selecionar o sistema operacional o qual irá realizar o download, irá abrir automaticamente uma janela de contribuição, é um recurso da empresa para arrecadar fundos através do software, porém o mesmo é GRATUITO e para prosseguir com o download basta clicar em JUST DOWLOAD.

 

Arduino Web Editor

A versão online do Software é facilmente encontrada junto ao link disponibilizado para download, porém limita-se a necessidade de estar conectado à rede de internet para poder ser utilizado, isto pois, algumas de suas funções utilizam bancos de dados online.

Local de Acesso Arduino Web Editor

Local de Acesso do Arduino Web Editor

Após acessar o Arduino Web Editor, estará disponível uma tela para Login, é necessário entrar em uma conta Arduino ou conta Google para ter acesso aos benefícios desta ferramenta, caso não tenha uma conta em nenhuma destas plataformas, ela é facilmente criada através da tela inicial.

Por se tratar de um sistema online com capacidade de armazenamento e configurações específicas e individuais, este procedimento é indispensável para poder proporcionar uma melhor experiência de uso ao Usuário.

Janela de Acesso para versão Web

Janela de Acesso para versão Web

Tendo realizado o login em uma das contas citadas, será realizado o redirecionamento a uma janela inicial, nesta estará disponível todas as funções necessárias para o desenvolvimento de projetos e realização de Upload e verificação de códigos.

Janela Inicial do Arduino Web Editor

Janela Inicial do Arduino Web Editor

Desenvolvido de uma maneira mais simplificada, a janela inicial do Arduino Web Editor não possui tradução para o Português, é totalmente desenvolvida em Inglês, para quem já utilizou o Arduino IDE não terá dificuldade de utilizar esta versão, porém para iniciantes este método pode não ser a melhor opção.

 

Como Incluir Bibliotecas no Arduino IDE

Para quem utiliza o Software Arduino com mais frequência sabe que existe uma quantia extremamente grande de bibliotecas disponíveis, algumas delas são instaladas junto ao Arduino IDE quando realizamos o download e outras devem ser incluídas de acordo com as necessidades de cada projeto.

Bibliotecas originais instaladas junto ao Software

Bibliotecas originais instaladas junto ao Software

Ao desenvolvermos um projeto como o da Balança com Arduino Leonardo, que realizava a impressão de dados diretamente no Excel através de um comando externo via Arduino, tem-se duas bibliotecas necessárias para o desenvolvimento do mesmo, a Keyboard e a HX711.

Como podemos observar acima, a biblioteca Keyboard já está incluída entre as padrões do Arduino IDE, porém a biblioteca HX711 precisa ser previamente instalada e para isto existem dois métodos básicos, cada qual com suas características básicas.

 

Incluindo Bibliotecas através do Arduino IDE

Uma das maneiras disponíveis para a inclusão de bibliotecas é diretamente na Arduino IDE através do seu sistema online de bibliotecas, é o método mais fácil de incluir bibliotecas, porém possui certa limitação, uma vez que existem bibliotecas que não são cadastradas ou são incompatíveis com a utilizada em projetos específicos.

Para utilizar este recurso devem-se seguir os seguintes passos: “Sketch à Incluir Biblioteca à Gerenciar Bibliotecas…” ou para quem preferir, é possível abrir a janela para gerenciamento de bibliotecas diretamente através do atalho Ctrl+Shift+i, segue imagem com os passos de tal procedimento:

Passos para a Inclusão de bibliotecas pelo Arduino IDE

Passos para a Inclusão de bibliotecas pelo Arduino IDE

Este procedimento só pode ser executado se o Arduino IDE estiver também conectado à internet, caso o computador esteja off-line este procedimento não é possível.

 

Incluindo Bibliotecas na pasta libraries

Outro método bastante utilizado, tendo em vista que possibilita a inclusão de todas as bibliotecas disponíveis na internet é a inclusão de bibliotecas diretamente na pasta libraries instalada com o Arduino IDE em Arquivos de Programa no local Meu Computador do Windows.

Quando optamos por esta função, realizamos o download de um arquivo .zip, normalmente e devemos descompactar este na pasta mencionada acima, ao incluirmos o mesmo na pasta libraries, a biblioteca já estará pronta para uso e disponível no Arduino IDE.

Inclusão de biblioteca direto do arquivo .zip

Inclusão de biblioteca direto do arquivo .zip

Como na imagem acima, possivelmente o Windows irá pedir uma permissão para incluir a biblioteca, neste caso clica-se em continuar e o procedimento continuará normalmente.

 

Selecionando Modelo da Placa Arduino

Para realizarmos o upload de códigos no Arduino IDE, precisamos ficar atentos a alguns detalhes fundamentais para tal procedimento, um deles é a seleção do módulo Arduino utilizado.

Como se sabe, existem diversos modelos de placas Arduino disponível no mercado, dentre as mais conhecidas temos o Arduino UNO, Mega, Micro e Nano, mas esta lista é ainda maior e cada qual possui um processo de gravação diferenciado, funções diferenciadas e microcontroladores diferentes, por isto a importância desta seleção.

Seleção de Placa Arduino para Upload de códigos

Seleção de Placa Arduino para Upload de códigos

Como na imagem anterior, para realizar a seleção da placa Arduino basta ir em “Ferramentas à Placa” e selecionar o modelo do Arduino em questão, normalmente um modelo já estará previamente selecionado se este for o utilizado, não é necessário dar continuidade a esta etapa.

 

Selecionando Porta Serial (Porta COM)

Ao conectarmos o Arduino no computador, o mesmo é atribuído a uma porta serial específica, comumente conhecida como porta COM e este é o segundo passo fundamental para o upload de códigos, caso esta não esteja selecionada ou esteja selecionada incorretamente o código não será gravado.

Assim como para a seleção do modelo Arduino, iremos até Ferramentas, porém ao invés de selecionarmos a Placa, selecionaremos a Porta que estará normalmente indicada pelo modelo exato conectado à porta USB.

Seleção da Porta COM utilizada para Upload

Seleção da Porta COM utilizada para Upload

 

Conclusão

O Arduino IDE é o software padrão utilizado para upload de códigos na placa Arduino, pode ser facilmente instalado na maioria dos sistemas operacionais, sua compatibilidade e usabilidade destacam-se com toda certeza.

Para os amantes da programação e desenvolvimento de projetos, tem uma novidade lançada neste mês pela empresa Arduino, é uma versão alpha do Arduino PRO IDE, uma nova versão do Software que vem com o intuito de melhorar ainda mais a usabilidade da versão anterior, bastante similar com a versão online já disponível.

Como vimos, de maneira fácil podemos executar os mais diversificados projetos dentro do Arduino IDE, podemos incluir bibliotecas, realizar as configurações necessárias e tudo de uma maneira extremamente simples.

Não deixe de comentar as suas experiências com este software, deixar sua opinião e incluir mais algumas dicas úteis para todos que fazem uso do Arduino IDE, sabe alguma função interessante que não mencionamos?  Comente!n

Categorias
Arduino

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
2 Número de Comentários
  • Geraldo
    20 abril 2021 at 17:34
    Deixe seu Comentário

    Vocês estão de parabéns mais o que eu já procurei e não encontrei e um método completo de como programar o módulo de comando de voz Arduino v3 para obter corrente contínua quando damos um comando para ele ligar e essa mesma corrente saia quando damos o comando de desligar !!

  • Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados