Anemômetro Arduino – Um Sensor de Vento para Estação Meteorológica

Desde a antiguidade o homem sempre buscou ter controle sobre as coisas, saber o que vai acontecer, calcular possíveis variáveis que digam o que irá por vir, seja na...

Desde a antiguidade o homem sempre buscou ter controle sobre as coisas, saber o que vai acontecer, calcular possíveis variáveis que digam o que irá por vir, seja na política, no mercado financeiro e até mesmo em eventos climáticos, analisar dados com o intuito de fazer previsões é algo que cada vez mais evita diversos problemas nos mais diversificados setores. No post “Anemômetro Arduino – Um Sensor de Vento para Estação Meteorológica” vamos ter muito a aprender.

Além de realizar a medição das chuvas, temperatura e umidade do ar, a meteorologia utiliza de outras variáveis que influenciam em suas previsões, uma delas é a medição da velocidade do vento em determinados locais, medição a qual junto do conjunto de dados pode trazer bastantes informações.

Os ventos são gerados através do aquecimento não uniforme da superfície terrestre e o seu deslocamento da origem a diversos efeitos que podem por acarretar em transformações no dimensionamento de estruturas urbanas, industriais e rurais, além de impactar no meio ambiente e na produção agroindustrial.

Anemômetro Arduino

Realizar a verificação e o controle das rajadas de vento e das suas velocidades médias, além de sua direção, podem proporcionar a estimativa do potencial eólico de uma dada região, evitando que acidentes casados pelos ventos causem perdas econômicas tanto em plantações quanto em construções.

Para conseguir medir a velocidade do vento são utilizados instrumentos meteorológicos conhecidos como anemômetro, eles possuem em seu corpo exclusivas conchas conectadas em um eixo que gira sempre que identificada uma rajada de vento, quanto mais voltas ele der maior será a velocidade do vento.

Internamento o Anemômetro Arduino possui um Reed Switch para detectar a velocidade do vento, este equipamento é um interruptor de lâmina com duas lâminas flexíveis e separadas e hermeticamente seladas dentro de um tubo de vidro com atmosfera interna inerte.

Sempre que um campo magnético exerce algum tipo de influencia próximo ao Reed Switch, a ação do mesmo faz com que as lâminas deste sensor se magnetizem e com isto se unam fechando um contato elétrico e possibilitando a passagem de corrente, corrente a qual gera um pulso para o Arduino e possibilita a medição da velocidade.

Funcionamento Elétrico do Anemômetro Arduino

 

Como podemos observar na imagem acima o seu funcionamento é extremamente simples, junto ao eixo de rotação é conectado um imã que cada vez que passa pelo reed switch manda um pulso para o Arduino e o mesmo realiza a conversão necessária para exibir a velocidade do vento.

 

Teste Prático

Através deste teste de funcionamento do Anemômetro, podemos observar o quão fácil e simples é a sua montagem de Hardware e seu exclusivo funcionamento, contando com apenas dois fios, o Sensor de velocidade do vente garante que cada volta dada pelo equipamento ponha em curto ambas as pontas do fio e gere um sinal para o Arduino, que identifica-o e converte-o.

Por meio da utilização de um ventilador, nosso parceiro do WR Kits simula uma corrente de ar para poder medir qual a velocidade exercida pelo vento e apresenta tanto esta velocidade em km/h quanto em m/s.

 

Produtos Utilizados no Projeto Anemômetro Arduino

 

Montagem Física (Hardware)

A montagem física do referente projeto Anemômetro Arduino – Um Sensor de Vento para Estação Meteorológica é extremamente simples já que trabalha com somente dois fios do anemômetro e um Arduino, o único detalhe que podemos destacar para a instalação é a utilização de um resistor em Pull Down conectado diretamente ao pino digital 2 em um dos fios do sensor e uma fonte de energia de 5V que pode ser o próprio pino VCC do Arduino no outro fio.

Esquemático Anemômetro Arduino

 

Caso prefira, segue também o esquema elétrico de ligação do referente projeto:

Esquema Elétrico Anemômetro Arduino

 

Neste projeto deve ser levada em consideração uma informação muito importante para o processo de instalação do Anemômetro no ambiente em que desejar, desenvolvido neste formato, o mesmo precisa ser instalado no sentido horizontal com as conchas o mais linearmente possível.

 

Funcionamento do Programa (Software)

Como foi possível observar, o esquema de conexão é extremamente simplificado e o código de funcionamento não fica muito para trás não, além de ser de fácil compreensão, o código desenvolvido é totalmente comentado e auxilia você desenvolvedor a realizar todas as alterações a qual deseja.

Por se tratar de um equipamento capaz de executar a verificação da velocidade do vento, o controle visual dos valores obtidos não poderia faltar neste nosso projeto, pensando nisto adaptou-se o código para que o mesmo torne capaz a visualização direta dos valores através da serial do Arduino com Baud Rate configurado para 9600.

Para melhor lhe auxiliar em suas verificações, o código abaixo disponível já encontra-se com as frases de leitura e verificação todas traduzidas e pronto para ser adaptado ao seu projeto, agora basta montar o esquema elétrico, abrir o código, compila-lo e aproveitar suas funcionalidades, lembrando que o referente código não necessita de bibliotecas para sua execução.

Download do código de funcionamento: DOWNLOAD AQUI.

 

Conclusão

Este é somente um dos equipamentos utilizados em Centrais da Estação Meteorológica Arduino, com o tempo vamos postando os demais equipamentos que temos disponíveis e você irá perceber que desenvolver a sua própria central é mais fácil do que imagina, basta ter os equipamentos certos e incluí-los todos em um único projeto.

Este projeto é somente um exemplo de aplicação realizado para auxiliar hobbistas e projetistas em seus trabalhos, porém você pode fazer outras adaptações que irão enriquecer ainda mais ó seu medidor de velocidade do vento, por exemplo, para se desprender da necessidade de um computador para verificar os valores, pode-se incluir um display LCD e até mesmo um Display de LED.

Outra ideia legal para quem deseja um desafio neste caso, é adaptar este mesmo código para que o mesmo torne possível a armazenagem da maior velocidade do vento registrada em um dia, ou a velocidade média do vento neste mesmo dia, as ideias de melhoria são muitas basta por mão na massa e a cabeça para funcionar.

Você tem mais sugestões para a melhoria deste projeto do anemômetro arduino ou você tem alguma ideia para algum projeto futuro? Então não esqueça de comentar aqui em baixo deixando sua opinião e a sua experiência com este incrível sensor para Arduino, para o infinito, e além!

Conheça toda Linha de Produtos Arduino no Site da UsinaInfo.

Categorias
Arduino

Mecânico de Manutenção com Experiência em Sistemas Embarcados, Automação e Desenvolvimento de Projetos; Graduado nos Cursos de Matemática - URI e Física - UFFS.
20 Número de Comentários
  • Vilson
    25 novembro 2017 at 22:20
    Deixe seu Comentário

    Consigo usar esse sistema (código e hardware que forneceu em uma cobettura retrátil ? )

    • Equipe Usinainfo
      30 novembro 2017 at 17:15
      Deixe seu Comentário

      Boa tarde!
      Infelizmente não consegui compreender a sua pergunta referente ao processo de adaptação, solicito maiores informações para poder lhe auxiliar.

    • Luiz FErnando reinheimer
      23 janeiro 2020 at 06:39
      Deixe seu Comentário

      Bom dia equipe de suporte da Usinainfo.

      Tentei usar no ESP32 mas não consegui a medição correta, no UNO, deu tudo OK, como devo proceder?

      Um abraço.

      • Matheus Gebert Straub
        28 fevereiro 2020 at 08:54
        Deixe seu Comentário

        Bom Dia Luiz! Como é recomendada uma tensão de alimentação de 5V para o funcionamento do Anemômetro e o ESP32 trabalha com tensões de 3.3V, é recomendada a inclusão de um divisor resistivo antes do pino de leitura do microcontrolador. O excesso de tensão muitas vezes pode ocasionar danos ao pino utilizado, por isto recomendamos que realize o teste através de outra entrada digital.

  • Rodney
    21 maio 2018 at 13:41
    Deixe seu Comentário

    Gostaria de saber qual é o sensor de velocidade de ar em m/s ?

    • Equipe Usinainfo
      30 maio 2018 at 13:01
      Deixe seu Comentário

      Bom dia!
      Este mesmo projeto possui a capacidade de verificar as velocidades em m/s e km/h, um produto pronto que consiga realizar a leitura de m/s infelizmente não temos no momento.

  • Edson Martins
    28 outubro 2018 at 05:51
    Deixe seu Comentário

    queria ligar o anemometro no ESP8266-12e, porem gerou duvida sobre os pinos que posso ligar…

    • Equipe Usinainfo
      28 novembro 2018 at 13:53
      Deixe seu Comentário

      Bom dia Edson!

      O Anemômetro trata-se fundamentalmente de um sensor reed sweet de sinal digital que capta a velocidade através da quantia de pulsos gerado pelo mesmo, ou seja, a utilização de qualquer porta digital capaz de verificar estes dados pode ser utilizada sem problema.

  • antonio josé
    12 dezembro 2018 at 21:33
    Deixe seu Comentário

    o projeto é muito interessante e muito pratico

    • Equipe Usinainfo
      25 janeiro 2019 at 13:30
      Deixe seu Comentário

      Este é o nosso objetivo, proporcionar projetos de fácil desenvolvimento e que sejam úteis para nosso público.

  • Eduarde David Freitas Brandão
    3 fevereiro 2019 at 19:39
    Deixe seu Comentário

    ola boa tarde. peguei o codigo exemplo que consta no site usinainfo, porem não consigo obter um calculo de velocidade do vento que seja veradeiro. Alguem pode me passar um whatzap ou numero pra que eu possa ligar pra gente conversar sobre codigo…(obs: comprei anemometro no site usinainfo )

    windspeed = ((4 * pi * radius * RPM)/60) / 1000; // Calculate wind speed on m/s

    esse calculo aparentemente tem um erro….

    • Equipe Usinainfo
      23 abril 2019 at 14:09
      Deixe seu Comentário

      Olá! O código foi desenvolvido com um nível de precisão compatível ao necessário para testes, maiores adaptações são de responsabilidade do projetista. Desenvolvemos exemplos que tendem a inspirar nossos clientes a melhorar seus conhecimentos.

  • Flavio DL
    17 agosto 2020 at 20:54
    Deixe seu Comentário

    Olá. É possível trocar o reed switch por um sensor de efeito Hall? Alguma idéia de como ficariam o circuito e o código?

    • Matheus Gebert Straub
      8 outubro 2020 at 14:37
      Deixe seu Comentário

      Boa Tarde Flávio! Talvez seja possível realizar esta substituição em projetos semelhantes, porém nesta caso, em que estamos falando de um produto pronto para uso, eu não recomendo a substituição.

  • Eduardo russo
    23 setembro 2020 at 17:15
    Deixe seu Comentário

    Suas explicações foram muito claras e funcionaram perfeitamente no Arduino, porém, tentamos o mesmo código para o ESP32 da Heltec e os dados obtidos foram muito inconsistentes. Voce tem alguma idéia do que poderia ser?

    • Matheus Gebert Straub
      7 outubro 2020 at 08:56
      Deixe seu Comentário

      Bom Dia Eduardo! Até o momento não realizei nenhum projeto integrando os dispositivos da estação meteorológica e o ESP32, porém não deveria existir tal incoerência dos dados uma vez que o anemômetro possui um sistema via Reed Switch que lê apenas a quantia de pulsos e converte para velocidade. Verifique se a inclusão do resistor, por exemplo, continua vinculada à sua função original de Step Down.

  • Weverton rodrigo
    1 outubro 2021 at 07:18
    Deixe seu Comentário

    Você tem algum projeto em que integram-se componentes da estação meteorológica como anemometro, sensor de temperatura e sensor de chuva informando esses dados para excel ?

    • Matheus Gebert Straub
      26 outubro 2021 at 08:41
      Deixe seu Comentário

      Olá Weverton! Infelizmente não tenho nada pronto com todas as características citadas, porém é um ótimo projeto para por na lista de desenvolvimento. Obrigado pela sugestão!

  • Mateus correia
    5 março 2022 at 08:59
    Deixe seu Comentário

    O link do código não está mais disponível para download

    • Equipe Usinainfo
      24 março 2022 at 17:17
      Deixe seu Comentário

      Olá Mateus.
      Muito brigado por nos notificar, realizamos as devidas correções.

    Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados