Utilizando o Kit ESP32 Intermediário UES10

Utilizando o Kit ESP32 Intermediário UES10

O Kit ESP32 Intermediário UES10 é um conjunto completo de componentes eletrônicos, módulos e sensores desenvolvido especialmente para jovens e adultos que já deram os primeiros passos com o incrível microcontrolador ESP32, uma plaquinha muito simples e poderosa que reúne atributos de conectividade com Wifi e Bluetooth nativos, além de capacidade superior de processamento que o Arduino Uno.

Os testes básicos a seguir foram criados para quem já teve algum contato com os componentes eletrônicos e sensores junto com ESP32 NodeMCU 38 Pinos, onde será possível replicar as ligações e fazer upload do código de programação junto ao Software IDE Arduino. Para baixar e instalar acesse: IDE Arduino.

Caso seja seu primeiro contato com o ESP32, recomendamos dar uma olhadinha no post: “ESP32 TUTORIAL COM PRIMEIROS PASSOS”. Com ele vai ser possível aprender passo a passo todos detalhes para fazer a devida programação, permitindo ao final da leitura que seja possível montar ou pensar nos seus próprios projetos, personalizando com sensores e módulos distintos.

A seguir são mostrados 9 testes de funcionamento dos componentes e sensores que fazem parte do kit. Você pode ir integrando mais sensores ou dar aplicações mais especificas alterando a programação, permitindo desenvolver os mais diversos projetos. Faça o download dos códigos de programação.

Reforçamos que os testes a seguir são simples, não chegam a ser considerados projetos, pois não tem uma aplicação específica, apenas ensinam como fazer a conexão básica dos dispositivos e o devido código de programação para que funcionem. Em geral, os mesmos códigos utilizados no Arduino podem ser usados no ESP32, desde que sejam feitas as alterações relativas as portas.

 

Teste 1: Apagando Led via Pulsador Push Button

Esse teste tem como intuito único e exclusivo fazer com que o led funcione em conjunto com o ESP32 via protoboard, onde será preciso utilizar dois resistores e alguns jumpers, além disso, fique atento para seguir as ligações nas mesmas trilhas utilizadas. Outras trilhas da protoboard podem comprometer o funcionamento.

O código de programação abaixo vai fazer com que o led fique ligado de forma contínua e sempre que for pressionado o pulsador push button, o led vai se desligar, voltando ao estado original no mesmo momento que o pulsador deixar de ser apertado.

 

 

Esquema de Montagem:

 

Teste Kit ESP32 Apagando Led via Pulsador Push Button

Teste Kit ESP32 Apagando Led via Pulsador Push Button

 

Código de Programação:

 

Teste 2:  Bip Sonoro Intermitente com Buzzer

Essa simulação traz o conceito prático de gerar sons a partir de um buzzer, onde o ESP32 em conjunto com a programação vai manter o buzzer tocando de forma intermitente com intervalo de alguns segundos, ele toca, para, toca, para e assim sucessivamente. Esse teste básico pode ser integrado em um projeto com alarmes, por exemplo.

Esquema de Montagem:

 

Teste Kit ESP32 Bip Sonoro Intermitente com Buzzer

Teste Kit ESP32 Bip Sonoro Intermitente com Buzzer


Código de Programação:

 

Teste 3:  Piscando Led com ESP32

Esse teste foi criado com um intuito simples de mostrar como a programação do ESP32 pode ser manipulada para manter o led acesso por um tempo determinado e desligar, repetindo esse  looping de forma constante. É possível definir o tempo exato que ele fica ligado ou desligado, permitindo integrar mais leds, por exemplo. Alterando a programação e acrescentando mais leds, seria possível criar um projeto de semáforo com esp32, lembrando que acompanha o kit diversos componentes e módulos.

 

Esquema de Montagem:

 

Teste Kit ESP32  Piscando Led com ESP32

Teste Kit ESP32  Piscando Led com ESP32

 

Código de Programação:

 

Teste 4:  Acendendo Led ao Escurecer

Nessa simulação um componente LDR (resistor dependente de luz) está integrado em um pequeno módulo e conforme foi definido na programação, vai acionar o led sempre que o ambiente ficar escuro. Essa placa é o que chamamos de sensor de luz, mudando sua resistência diante da claridade ou da escuridão, fazendo com que o ESP32 interprete essa mudança e execute a função para o que esta programado.

 

Esquema de Montagem:

Teste Kit ESP32  Acendendo Led ao Escurecer

Teste Kit ESP32  Acendendo Led ao Escurecer

Código de Programação:

 

Teste 5:  Controle do Relé de Forma Intermitente

No controle do relé por meio do ESP32 será possível fazer o controle de cargas elétricas com até 10A de corrente. Nesse teste simples, é definido na programação que o relé vai ligar por alguns segundos e desligar, repetindo o ciclo. O relé é ideal para controle de lâmpadas 127V ou 220V, pequenos motores, ventiladores e etc. Para que utilize em algum projeto é preciso alterar a programação e criar um método de acionamento, seja via aplicativo, um sensor de presença ou um botão.

 

Esquema de Montagem:

Teste Kit ESP32 Controle do Relé de Forma Intermitente

Teste 5  Controle do Relé de Forma Intermitente

 

Código de Programação:

 


Teste 6:  Acendendo Led com Movimentos

Nessa simulação o ESP32 vai acionar o led sempre que o sensor pir detectar algum movimento. Esse tipo de sensor é comumente encontrado em alarmes residenciais, avisando o microcontrolador sempre que algum movimento for detectado. Essa simulação poderia ser combinada com a anterior, permitindo que o relé ligasse sempre que fosse detectado algum movimento, em todo caso, seria preciso alterar a programação e fazer as respectivas ligações.

 

Esquema de Montagem:

Código de Programação:

 


Teste 7:  Medindo Distância e Mostrando na Serial do Computador

No sétimo teste, a proposta é criar um tipo de trena eletrônica, fazendo com que o ESP32 e o sensor ultrassônico mostrem a distância até determinado objeto que esteja em sua frente, alterando o valor a medida que for aproximado. Como nessa simulação não foi utilizado um display, será preciso ver essas informações diretamente na Serial do Computador (uma pequeno monitor que abre no programa IDE Arduino).

 

Esquema de Montagem:

 

Teste Kit ESP32 Medindo Distância e Mostrando na Serial

Teste Kit ESP32 Medindo Distância e Mostrando na Serial

Código de Programação:

 

Teste 8:  Exibindo Umidade e Temperatura na Serial do Computador

Assim como no exemplo anterior, vai ser preciso verificar as informações fornecidas pelo sensor DHT11 diretamente no monitor serial, onde permite que o programador verifique a umidade e temperatura do ambiente em tempo real. Esse tipo de sensor é muito aplicado em estações meteorológicas e locais que precisam de monitoramento constante das condições climáticas.

 

Esquema de Montagem:

Teste 8:  Exibindo Umidade e Temperatura na Serial

Teste 8:  Exibindo Umidade e Temperatura na Serial

 

Código de Programação:

 

 

Teste 9:  Exibindo Cronômetro no Display

Na ultima simulação com os produtos do Kit ESP32 Intermediário vamos manipular um display 16×2 via comunicação I2C com o ESP32, esse tipo de ligação utiliza menos pinos que métodos convencionais, permitindo que o microcontrolador possa ser utilizado em conjunto com outros sensores. No teste abaixo, o ESP32 foi programado para exibir e indicar a contagem de um cronômetro diretamente na tela. Com a devida alteração na programação é possível mostrar no display qualquer tipo de texto e até mesmo figuras rudimentares, permitindo que o microcontrolador consiga se comunicar de forma visual.

 

Esquema de Montagem:

Teste Kit ESP32 Exibindo Cronômetro no Display

Teste Kit ESP32 Exibindo Cronômetro no Display

 

Código de Programação:

 

Após essas simulações simples, fica mais fácil utilizar e perder o medo de manipular componentes eletrônicos e sensores com o ESP32, possibilitando a criação dos mais diversos tipos de projetos, desde os mais simples como controle de iluminação em maquetes, até monitoramento de movimentos ou de dados de umidade e temperaturas remotamente via smartphone. As opções podem ser as mais variadas, e ai, vamos começar?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categorias
ESP32

Entusiasta em Sistemas Eletrônicos Embarcados. Gestor de Marketing Digital. Bacharel em Ciências Sociais Aplicadas / Direito – URI.
Um Comentário
  • Marcelo Augusto de Souza
    11 julho 2023 at 11:22
    Deixe seu Comentário

    Bom dia !!! Excelente o seu post. Eu nunca trabalhei com o Esp, estou vendo aqui e parece ser bem tranquilo para trabalhar. Vou comprar um para mim pois já tenho vários periféricos que utilizo com o arduino. Nós estamos ajudando o pessoal de uma escola publica lá na minha cidade (Limeira-SP) e, os kits de vocês são simplesmente sensacionais. São de ótima qualidade, bom preço, muito bem explicados e detalhados e altamente didáticos. Já devo ter comprado uns 10 e, pretendemos comprar mais pois estamos para começar o projeto em outras escolas da nossa cidade… Parabéns e muito obrigado pelo trabalho que vocês desenvolvem !!!

  • Deixe seu Comentário

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados